IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

House of Cards (2013) By tombiz





Episodio 6x1 - Nota 8 2020-04-01 17:20:57

Um episódio interessante para finalizar o que estava em aberto e recomeçar a história, curiosamente, retomando alguns velhos dilemas. A disputa entre o velho e o novo. A feminilidade contra a masculinidade. A arrogância versus a elegância. A força em choque com a delicadeza. E, por fim, o tradicional posto em conflito com a inovação.

E nem me refiro exatamente ao fato de ser uma mulher a presidente dos Estados Unidos pela primeira vez na história. Mas por ser, potencialmente, uma pessoa que está disposta a fazer as coisas à sua própria maneira. Não por ser totalmente diferente dos que estiveram naquela posição do passado; é óbvio que ela também está focada no próprio ego, no próprio legado e na própria construção da sua imagem, como tantos outros que a precederam.

Mas, já de início, há uma inclinação para o combate à autoridade. Aquela autoridade invisível que sempre perpassa o controle institucional das ditas "democracias" ocidentais. Porque o poder real nunca esteve com quem supostamente tem o poder segundo o senso comum. Mas sim com quem controla os fios que comandam os títeres na peça.

Francis entendia isso. E sabia jogar o jogo. Claire entende isso. E tem potencial para subverter o jogo. Vamos ver no que vai dar.

Episodio 6x2 - Nota 7.5 2020-04-01 18:25:53

A maior ironia de assistir esse episódio em meio à pandemia foi ver a reação oposta do governo federal e do governo estadual em relação ao que acontece(u) aqui no Brasil. O paralelo entre aqueles que chamam de "gripezinha" ao mesmo tempo que são atendidos em hospitais de referência, como o Albert Einstein ou o Hospital das Forças Armadas, enquanto querem sujeitar todo mundo a se expor aos riscos, foi inigualável. Se quer que os outros bebam a água, que beba também, uai.

Quanto ao resto do episódio, um pouco mais fraco que o primeiro. A meu ver, deveriam ter agilizado o encerramento da trama envolvendo o mistério do Francis para dar mais foco aos outros plots em curso. Se a expectativa do primeiro capítulo era ver a Claire subvertendo o sistema, parece que vai ser o Doug que vai usá-lo para derrubar a Claire antes que ela possa fazê-lo. A menos que ela vá em frente nesse projeto de conciliação com o Doug, tanto quanto indicou que faria na relação com os Sherpherds...

Ou, ao menos, deixou a entender que assim seria. As aparências enganam, afinal. E, como bem pontuado, ainda não sabemos se ela realmente é humana ou apenas uma entidade representando o papel, não é mesmo?

Episodio 6x3 - Nota 6.5 2020-04-01 20:58:50

Ladeira abaixo. Enquanto nas outras temporadas os roteiristas teriam se dedicado para construir as maquinações de forma que fizessem sentido e guardassem coerência com a proposta das tramas, agora preferem fazer tudo às pressas e concluir pontos da narrativa sem qualquer esmero. Tudo muito fácil e conveniente. E o pior que até essa palavra foi usada no começo do episódio para criticar um ponto da trama. A ironia...

Episodio 6x4 - Nota 7.5 2020-04-01 21:54:50

80% do episódio pareceu andar em círculos, o que fez o enterro da Cathy parecer, ironicamente, também o enterro da série. No fim, finalmente algumas viradas interessantes, não só pelo twist da própria Catherine quanto pelo ressurgimento da Claire. Se a personagem estava cansada de fingir incompetência, graças a Deus os roteiristas parecem ter cansado também.

Episodio 6x5 - Nota 7.5 2020-04-01 22:59:29

Gostei da maquinação para retomar o controle da situação. Estão conseguindo, aos poucos, retomar o que fazia a série ser interessante. Mas curioso para saber como vão lidar com o rebote pra cima de alguém que mexeu, desta vez, não só com uma única família poderosa, mas com toda uma elite que comanda o governo de um país.

Episodio 6x6 - Nota 8.5 2020-04-01 23:56:46

23h59: Olha só, meu governo só tem mulheres! Acabou a vez dos homens brancos como Bill Shepherd!

00h00: Toma aqui sua bolsinha e seu carguinho pra continuar quietinha no seu lugar e ser usada quando for necessário, ok, miga?

#Feminista

Mas o melhor episódio da temporada até agora. Realmente estavam só fingindo incompetência.

Episodio 6x7 - Nota 7.5 2020-04-02 01:35:16

Já me preparando pra desgraça no último episódio... em todos os sentidos possíveis. Espero ser positivamente surpreendido.

Episodio 6x8 - Nota 5 2020-04-02 02:58:24

Que final tépido e sem vida. É possível perdoar a maior parte do desenvolvimento da temporada ter sido irregular, pelo fato de terem de alterar muito do que havia sido planejado em cima da hora, mas pelo menos o fim deveria ter sido digno da série. E não foi.

Claire foi o destaque da temporada final de longe. Mas nem todo o carisma e o trabalho extremamente seguro de Robin Wright conseguiriam salvar um roteiro desses.

O final foi basicamente um remendo de coisas que já tínhamos visto antes ("vamos criar uma ameaça externa enquanto dissuadimos a interna"), o fim do processo de transformação de personagens sólidos (como o Doug) em meras caricaturas, a insistência em abordar tramas de personagens para os quais ninguém nunca deu a mínima (como a família Shepherd, obviamente) e, por fim, uma resolução completamente insatisfatória para o "mistério" da temporada.

Não me levem a mal, amo a série, e acho que este último conjunto de episódios teve lá seus momentos, principalmente no "Capítulo 71". Porém, em geral, poderiam ter feito um trabalho melhor para conduzir a temporada. Enxugar personagens desnecessários (Duncan, por exemplo, era só um penduricalho pouco factível) e investir mais nas intrigas internas, tal qual temporadas anteriores, teria sido um caminho mais interessante para os desdobramentos finais.

De qualquer maneira, um seriado de altíssimo padrão. Críticas certeiras a todo instante àquilo que chamamos de democracia e o fato de que os verdadeiros poderosos sempre comandam o jogo por trás daqueles que julgamos ter o poder. Até porque a moda agora é "dar o poder ao povo", por meio das mídias sociais, criando verdadeiros exércitos de inúteis úteis prontos para serem usados para suas próprias agendas mesquinhas, enquanto alimentam a ilusão de que são livres. E os representantes que supostamente escolhemos para administrar o poder podem até se rebelar, mas não é possível manter o castelo de cartas em pé por todo o tempo...


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

tombiz

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries