IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Deutschland By LucaSP





Episodio 1x1 - Nota 8 2021-02-02 13:47:13

Reassistindo esse piloto pela terceira vez (por causa dos hiatos absurdos entre as temporadas) e segue sendo um episódio inicial bem competente, introduzindo as personagens e partindo para a ação. Talvez a única crítica seja justamente a rapidez que tudo ocorreu, não trabalhando muito a vida de Martin no lado oriental antes de jogá-lo no ocidental. Porém, acredito que seja proposital justamente para mostrar esse baque e que ele não teve muita escolha quanto a isso.

Do lado bom, a tensão esteve presente em vários momentos, especialmente quando a mulher flagra Martin ligando para o outo lado. O bom é que cria-se uma angústia tanto pelo que ela pode fazer - contar para alguém e acabar com o disfarce do protagonista - quanto pelo como ele pode reagir - acabar a matando para esconder o segredo.

Episodio 1x4 - Nota 9 2021-02-03 15:15:27

Um ponto de virada para o protagonista. Ele sabia desde o início que teria que se livrar de Linda. Também sabia que, como espião, não poderia se apegar a vida que estava levando, fazendo planos para o futuro como se esse existisse. Ainda assim, ele traiu esses princípios e realmente tentou fazer que as coisas funcionassem a seu favor. Evitou deixar Linda morrer afogada, tentou manipular a narrativa de modo que tudo desse certo para os dois, e no final apenas piorou as coisas. Linda teve uma morte muito mais agonizante do que se tivesse ficado no lago e ele ainda teve que enterrar seu corpo, se sujando no sangue que ele tanto evitou derramar.

No geral, foi um episódio pautado nas personagens despertando para a realidade que as cerca. Isso também pode ser percebido no ótimo plot de Alexander, com ele batendo de frente com o pai. Acho interessante que a série mostre que no meio dessa guerra não exista lado com boas intenções. Dá para torcer mais facilmente para o protagonista assim.

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2021-02-04 15:48:49

Não me lembro se havia planos para uma segunda temporada quando a série foi lançada, mas esse episódio soube muito bem dar uma conclusão ao que foi apresentado nesse primeiro ano, encerando de forma fechada sua trama e ainda deixando alguns ganchos envolvendo o destino das personagens caso houvesse um próximo.

Apesar do ritmo frenético e a constante tensão serem um bom atrativo, também há de se elogiar todo o desenvolvimento de personagens feito nesses oito episódios, especialmente pelo protagonista. Ele, que começou seguindo tudo que lhe era ordenado tendo plena convicção que estava fazendo o certo para seu país, foi aos poucos sendo tentado pela vida no outro lado e acabou no mesmo lugar de onde partiu, mas desiludido quanto ao que pregava e sendo, de certa forma, rejeitado por ambas Alemanhas.

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2021-02-05 15:41:00

Após dois episódios bem introdutórios, aqui a tensão voltou com tudo. A cena do dinheiro caindo, o massacre acontecendo e o take com o sangue se misturando a grana foi excelente, além de trazer uma boa analogia com o contexto político do seriado, afinal os interesses financeiros comandam o mundo, não importando que sangue se derrame no caminho.

Acho muito boa a forma com que a série lidou com a passagem do tempo, não se apressando em contextualizar tudo de uma vez, mas indo inserindo o que aconteceu com cada personagem aos poucos. Ótimo saber a resolução de quem levou o tiro na casa de Alex no final da temporada anterior.

Episodio 2x5 - Nota 9 2021-02-06 15:49:43

Gosto bastante como a temporada começou com tramas aparentemente isoladas entre si, em comparação ao ano anterior, e aos poucos vai as interligando umas com as outras. Caso, por exemplo, de Alex que estava sendo um plot a parte até ser pego na explosão aqui. E que tenso toda a sequência, ainda mais da forma como a montaram, intercalando as cenas do Alex feliz com o soldado com o lembrete que a bomba estava ali.

Assim como no primeiro ano, novamente Martin acabou no meio de dois lados e dando um jeito de ferrar as coisas com ambos. É possível ver que certas coisas permanecem iguais nas duas temporadas, tal como esse desejo que o protagonista tem de escapar dessa vida de espião imposta a ele.

Episodio 2x10 - Nota 8.5 2021-02-09 14:43:29

A primeira temporada foi muito sobre a juventude, sobre ideias versus a realidade. Essa segunda, fazendo jus ao salto no tempo, trouxe um amadurecimento, focando muito nas relações de família - tanto que os principais plots nessa finale envolveram filhos (re)encontrando os pais. Nesse sentido, achei muito coerente com essa abordagem um final que o protagonista larga tudo para ficar com o filho, afinal, naquele momento, uma família era o que ele mais almejava.

Birgitte era a representação de algo que, por mais sedutor que pareça, Martin não queria mais. Ele não queria viver fugindo ou envolvido em espionagem e, sim, deixar isso tudo para trás. Não daria certo nada entre eles, uma vez que Martin que acreditava poder conciliar essas duas vidas já havia ficado em 83. Se no primeiro ano, acompanhamos um jovem idealista, aqui vemos o que o tempo e as decepções com esses ideais fizeram com ele.

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2021-02-18 12:03:06

Achei que a temporada seguiria os acontecimentos anteriores à queda do muro de Berlim, terminando com este evento. Gostei que inverteram essa expectativa e começaram por ele, dando oportunidade para a temporada trabalhar o que veio depois - algo que não costuma ser muito abordado quando se trata de produções focadas na Guerra Fria. Foi bem interessante acompanhar o olhar das personagens que acompanhamos durante esses anos assistindo às pessoas passando para o outro lado, incluindo diversas reações, como esperança, dúvida e mesmo desespero ao perceber que o que dedicaram a vida estava ruindo.

Gostei também dos momentos de tensão aqui não serem relacionados a alguma cena de ação ou a um ritmo frenético na narrativa. Pelo contrário, cenas como a do café ou Ingrid confrontando o espião foram bem sutis em termos do que estava acontecendo, mas ainda assim angustiantes.

Episodio 3x4 - Nota 8.5 2021-02-19 14:44:44

Martin é um protagonista que me causa muita pena. A jornada dele é bem trágica se parar para pensar. Foi jogado nessa vida de espião sem ter escolha alguma, perdendo por muito tempo tudo que tinha e tendo que viver fugindo e se escondendo. Mesmo agora, quando recuperou a vida, construiu uma família e a guerra estava chegando ao fim, ele se vê mais uma vez no meio de uma disputa e mais uma vez tendo que fugir - sem falar a própria tia querendo o matar. Se for ver, ele não perdeu ninguém muito importante, mas também não teve uma vida para aproveitar. O que lhe restou agora é o filho e até esse acabou ameaçado, no meio do fogo cruzado, dessa vez. Até acharia interessante ver a professora se revelando uma espiã - e até justificaria ela embarcar nessa loucura - mas no momento só torço para o protagonista encontrar alguma felicidade e descanso.

No geral, foi um episódio muito bom. A tensão na cena do videogame foi absurda e perfeitamente construída. Só esse final que foi completamente inesperado, não exatamente num bom sentido, e destoou de todo resto. Irmão gêmeo a essa altura do campeonato é uma reviravolta bem difícil de engolir, mas espero que a série tenha bons planos para isso.

Episodio 3x8 - Nota 8.5 2021-02-23 18:40:34

O final desse episódio não foi apenas uma crítica ao Trump, não. Num dos melhores diálogos dessa temporada, ainda na premiere, Lenora fala sobre como as pessoas que atravessavam o muro buscavam por liberdade e encontrariam, ao invés disso, capitalismo. Quando inquirida se uma coisa não levaria a outra, a personagem responde que o capitalismo serve apenas para seus interesses próprios e consumiria aquelas pessoas sem dó. No último diálogo dessa finale, Martin fala que a Guerra Fria acabou e o capitalismo e democracia venceram, dando a entender que isso seria algo positivo para o mundo. Logo, a brilhante montagem final corta para os eventos atuais, onde vemos na """"maior democracia do mundo"""", o berço do capitalismo mundial, um lunático querendo construir um muro nas suas fronteiras. A verdade é que, como Lenora percebeu, mudam-se os lados e esse ideal de liberdade segue sendo uma utopia.

Por mim, esse final serve perfeitamente para encerrar a trajetória da série. Martin tinha que "morrer" para conseguir escapar dessa vida e começar uma nova. Não vejo muito para onde a narrativa continuar sem começar a ficar excessivamente repetitiva. Além disso, o cenário de fundo da série, que era a Guerra Fria, terminou aqui. Eventos futuros, como o fim da URSS, para mim, já fogem da proposta do seriado.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries