IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Alienist By LucaSP





Episodio 1x6 - Nota 8.5 2021-02-09 11:51:24

Eu demorei para começar a série pensando que seria mais uma obra policial comum, cujo o atrativo era se passar no século XIX, mas The Alienist vem me surpreendendo com a quantidade de nuances que a história possui.

Primeiro que a narrativa não gira a respeito de uma simples caçada a um assassino, mas, sim, busca entender seu perfil e motivação. A identidade dele acaba sendo um detalhe secundário nisso. Segundo, há personagens interessantíssimas por trás da investigação que também são objetos de análise. Não é coincidência, por exemplo, que o clímax do episódio se dê simultaneamente na perseguição do criminoso e no confronto entre Laszlo e Sara.

A única coisa que me incomoda de fato é a escuridão completa em cenas que deveriam ser tensas. A iluminação quase inexistente junto com essa fotografia escura cortam o clima em várias cenas, já que a angústia se torna entender o que está acontecendo. A cena de Marcus naquele corredor, por exemplo, quase não deu para ver o assassino atrás, o que deveria dar o suspense à cena. Muito diferente da sequência mais tensa do episódio, com John e Marcus distraídos com as crianças enquanto o serial killer quase fazia uma nova vítima, que é angustiante justamente porque o público consegue entender o que está acontecendo e as personagens não.

Episodio 1x9 - Nota 8.5 2021-02-12 10:38:11

É interessante como o episódio que a investigação mais rendeu foi aquele que Kreizler não participou dela. Gostei como progrediram bastante em relação ao caso aqui, mantendo um ritmo frenético ao longo do episódio, mas ao mesmo tempo retratando como era um processo demorado, com a equipe tendo dificuldade em localizar o suspeito mesmo sabendo sua identidade.

Os minutos finais foram tensão pura. Mesmo sabendo que era impossível alguém chegar e deter o serial killer, afinal as personagens estavam em outro ponto, fica-se num sentimento constante de apreensão para que algo aconteça e evite uma nova vítima - ainda mais ao ver Joseph voltando ao local.

Episodio 1x10 - Nota 8 2021-02-13 11:41:06

Apesar de alguns pontos que não me agradaram muito na série acabarem tendo espaço no episódio - como o romance para lá de piegas entre Sara e John e o excesso de cenas em ambientes muito escuros - foi um bom desfecho para a temporada. Não tanto pelo confronto com o assassino em si, que acabou seguindo o clichê básico de qualquer produção do gênero - todo mundo chegando no timing certo para salvar as personagens mais importantes - mas pela analogia que fizeram do caso em relação às figuras que acompanhamos tentando o solucionar, especialmente Laszlo.

É muito interessante a forma como o protagonista se apegou ao assassino como um objeto de estudo, indo na contramão da repulsa que se esperaria que alguém que cometeu seus crimes ocasionaria. Se para quase todos, deter o serial killer era apenas uma missão a fim de evitar novas mortes, para Kreizler também era uma chance de entender da onde surgiu seu comportamento criminoso. É até compreensível essa quase afeição que se estabeleceu do protagonista com o outro, afinal entender de onde vem esse mal, bem como se ele tem relação apenas com um passado traumático, para Laszlo, também é se entender. Saber o que desvirtua o ser humano e o torna um assassino à sangue frio é também saber se ele mesmo não corre o risco de seguir por esse caminho.

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2021-02-16 11:21:21

Pelo visto cada temporada seguirá com uma personagem diferente protagonizando, tendo seu passado de alguma forma conectado com o caso e este as afetando de uma forma especial. A primeira foi de Kreizler, esta vem sendo claramente de Sara e a próxima, se tiver, provavelmente deve ser de John. Acho bem interessante essa abordagem, pois acaba sendo mais integrante decifrar as personagens em si do que o próprio mistério. Acaba-se sendo dois estudos em um: o da mente criminosa e o daqueles que a investigam.

Estou achando que essa temporada tem um certo upgrade em relação o que não havia me agradado a anterior, com cenas noturnas bem melhores de enxergar e dispensando romance que não agrega na história - muito menos nas personagens. Tem tudo para superar o primeiro ano, apesar do caso principal parecer um pouco mais óbvio e sem a mesma profundidade.

Episodio 2x6 - Nota 8.5 2021-02-19 11:18:38

Não me agrada nada esse drama amoroso completamente enrolado entre Sara e John que de repente vem recebendo mais atenção na temporada do que deveria. Felizmente, a série é inteligente o suficiente para não colocar todos os holofotes nisso e saber balancear com as demais tramas da temporada. Inclusive, nem Sara vem sendo limitada apenas a seu par romântico, sendo desenvolvido mais plots em torno da personagem, seja ela imersa na resolução do caso ou enfrentando o sexismo no ambiente de trabalho. Entre os últimos episódios, esse foi o que eu mais gostei.

Legal que mesmo o caso aparentando estar esclarecido, ainda vem rendendo ótimos momentos focando na busca por Libby e nela tocando o terror solta. Interessante ver cenas de tensão acontecendo ao ar livre em plena luz do dia, uma abordagem bem diferente da temporada passada, onde tudo rolava à noite. Porém o momento mais angustiante foi ver Libby com o bebê naquele final. É algo mais apavorante quanto mais inocentes e frágeis as vítimas são.

Episodio 2x8 - Nota 8 2021-02-21 11:00:35

Eu tenho certeza que se tiver uma terceira temporada vão dar um jeito de juntar John e Sara, afinal já investiram bastante nesse romance, mas eu gostei bastante desse final que deram para eles aqui. No fim, ele estava apaixonado pela ideia de ter uma família. Enquanto isso, ela estava receosa justamente disso. A coisa que eu mais gostei nas duas temporadas, foi justamente como elas aproximaram seus protagonistas - Lazlo e Sara - das figuras que eles tinham que caçar. É bem visível como Libby mexeu com Sara, especialmente por se identificarem com a questão do pai, e isso assusta ela.

De maneira geral, a primeira temporada acabou sendo bem superior. Muitas sub-tramas, como a do Lazlo, foram abordadas bem superficialmente e se não fosse as duas ótimas intérpretes nesse confronto entre Sara e Libby, acredito que esse plot não teria sustentado a temporada em si. Fico curioso para ver o que seria uma temporada focada em John, mas se for para fazer ela girar em torno da necessidade dele por uma família e no relacionamento "proibido" com Sara, eu prefiro que acabe por aqui mesmo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries