IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Cold Case By LucaSP





Episodio 3x2 - Nota 8.5 2019-09-30 00:01:05

Um dos melhores da série. Todas as temáticas abordadas aqui - O bullying, gordofobia, os privilégios de quem tem poder - são possíveis de se identificar na realidade, sendo um dos casos que mais acertaram nesse sentido. A narrativa soube conduzir muito bem cada uma delas, levando a um desfecho que não traz surpresa alguma, mas que é muito coerente.

O toque emocional, potencializado com a trilha sonora excelente, como sempre, deixou tudo ainda melhor.

Episodio 3x4 - Nota 7 2019-10-06 03:54:52

Acho incrível, mas não no bom sentido, esses casos muito antigos que além de serem reabertos, as testemunhas/suspeitos ainda estão vivos e com excelente memória. Chega ser surreal.

O caso foi tão fraco que em determinado momento, uma das reviravoltas foi que uma personagem poderia ter matado Clyde porque na verdade ela era negra e ele saber essa informação poderia prejudicar ela. É visível que faltaram ideias na elaboração do episódio, principalmente para motivações para o crime - e mais ainda na resolução.

Episodio 3x6 - Nota 8 2019-10-06 21:23:52

Estrutura de caso bem diferente do padrão, já que não era apenas um homicídio e já ficou claro desde o início o responsável, sendo mais um exercício para encaixar as peças.

Também foi legal ver a protagonista mais envolvida no caso, inclusive por ter história com ele.

Episodio 3x9 - Nota 8.5 2019-10-09 01:17:35

Mais um caso que não tenta fazer suspense a respeito do responsável. Apesar do início deixar dúbio que a mãe poderia ser a culpada, ela sempre é relatada preocupada e protetiva com as filhas, o que já deixa claro que quem era o abusivo era o pai. Mesmo assim, foi bem interessante acompanhar a história sendo montada, sem suspeitos, apenas com testemunhas - até mais interessante do que os casos que a culpa vai sendo jogada de um pra outro no decorrer do episódio.

Episodio 3x16 - Nota 8.5 2019-10-09 22:34:56

Entendo a necessidade do episódio ter algum suspense e tensão e por isso inserirem o garoto do presente na história. No entanto, achei que o episódio apenas focando no Steve e no interrogatório já estava bem completo, tendo pecado justamente no ir além - foi um desfecho um tanto conveniente terem encontrado Justin vivo. Fora esse detalhe, foi um dos melhores roteiros da série até agora.

Episodio 3x19 - Nota 7.5 2019-10-11 04:09:58

Pelo visto Cold Case se divide entre quem acha que quanto mais antigo, melhor e aqueles que acreditam que quanto mais antigo, pior - que é meu caso.

É muito fora da realidade ver a equipe se dedicando num assassinato quase 80 anos depois, em que todos envolvidos encontram-se mortos. É louvável a série tentando desafiar as personagens, colocando-as decifrando um caso por meio de registros e não depoimentos, mas isso só tornou mais irreal ainda a investigação.

Ainda é uma série de ficção, mas não de fantasia. O mínimo que se espera é que mantenham um pé no tangível.

Episodio 3x20 - Nota 8 2019-10-12 22:33:24

É clássico em séries policiais um episódio dedicado em alguém no corredor da morte tentando provar a inocência. Gostei que não apelaram para o clichê de "salvo no último minuto", dando um toque maior de realidade ao caso. A única coisa que ficou um tanto utópica foi o promotor sendo demitido no fim. Dificilmente isso ocorreria fora da série.

Episodio 3x23 - Nota 7.5 2019-10-26 01:27:58

Se episódios que vão muito atrás no tempo não são críves, episódios que retrocedem tão pouco como esse não são nada interessantes, já que as condições para a resolução do crime são basicamente as mesmas.

Para piorar, é um season finale bem aleatório, devido a falta de um algo a mais para o caso da semana. O jeito que a série encontrou para que esse episódio tivesse um diferencial foi forçar um envolvimento de Lilly aqui, algo que só soou sem sentido.

Episodio 4x1 - Nota 9 2019-12-08 20:51:37

Entre todos os episódios até agora, esse sem dúvidas é top 3. É muito interessante ver os últimos dois suspeitos dizendo que deveriam ter intervindo e perceber como foi uma série de acontecimentos que levou a massacre e como, em todos, alguém teve a oportunidade de intervir e não o fez. Isso é o mais assustador do episódio: a inércia das pessoas frente alguém que precisa de ajuda.

Se tem algo para criticar nesse episódio é o uso de One of Us para encerrar ele. Até entendo que talvez tenham a utilizado para amenizar o clima pesado do episódio, mas destoou completamente do final.

Episodio 4x4 - Nota 8 2019-12-10 20:46:21

Acho complicado desenvolver casos com tão pouco suspeitos. Era óbvio que apenas alguém de dentro da família poderia ter matado a bebê. Logo, tentar trazer suspeitos de fora soou um tanto perda de tempo.

Estava apostando no irmão, então a reviravolta no final me pegou de surpresa. No entanto, achei que ficou mal elaborado o momento que ele percebe a verdade. Passou vinte anos acreditando em algo e do nada se lembra do que aconteceu. Foi o ponto mais fraco do episódio.

Open Arms casou como uma luva pro final. Aliás, belíssima a cena das duas no meio da neve.

Episodio 4x8 - Nota 7.5 2019-12-11 20:28:23

O episódio é muito interessante na abordagem do racismo, mas tem um dos piores desfechos do seriado. Até cheguei a cogitar que a menina poderia estar viva, mas o modo que isso foi conduzido fez zero sentido. O garoto vai ao encontro das duas com uma arma porque o pai dele o batia, atira nelas, sequestra uma e a leva para outro estado onde, agora sim, baleia-a de verdade e a deixa para morrer. Só que, na verdade, ela sobrevive. Uma reviravolta digna de novela, com direito até a amnésia.

Episodio 4x10 - Nota 8.5 2019-12-12 19:03:10

Eu geralmente sou o último a gostar de recursos como flashback em preto e branco. Entretanto, num raríssimo caso, isso funcionou muito bem aqui. É como se o público nunca tem a oportunidade de conhecer Cooper por completo, até o final quando o assassinato é solucionado - o que acarreta na revelação por trás dele.

Ótimo detalhe mostrarem as cores vermelho e amarelo. Cores quentes, que nunca estão no protagonista, que permanece com um tom cinzento o episódio inteiro. Além disso, o amarelo, aqui, muitas vezes se encontra associado a luzes, como no caso das velas ou da janela que aparecem em certos momentos e o vermelho a vários detalhes envolvendo a profissão de Cooper, como a viatura, o telefone, até a bandeira dos EUA. É como se a vida do personagem estivesse dividida entre a claridade de ser quem é e o dever como policial.

Episodio 4x13 - Nota 8 2019-12-13 18:29:32

Esse episódio é puro Agatha Christie, seja por o mistério se localizar todo em um único cenário, seja pelo foco na família com múltiplos mistérios, ou até no clima causado pelo apagão.

No geral, vem sendo a temporada mais consistente do seriado. Não tem tantos episódios excelentes, mas tem pouquíssimos abaixo da média. Esse foi mais um bom exemplar.

Episodio 4x18 - Nota 8.5 2019-12-14 18:37:35

Não são muitos os casos que, mais que vítimas, trazem personagens interessantes, do tipo que a história deles, por si só, cativa, independente do mistério de como foram assassinatos. Esse é um bom exemplar disso.

Angel no final foi uma excelente escolha. Não penso em uma música melhor para encerrar a história de uma mãe que só queria uma segunda chance com as filhas.

Episodio 4x19 - Nota 8 2019-12-16 00:10:45

Esse episódio tem uma premissa muito interessante. Gostei como conduziram o caso sem interrogarem o culpado, que, ainda assim, se faz presente em todos os momentos, por meio do testemunho de terceiros, sem ser revelado que ele era o assassino. Também foi legal que não houve as tradicionais indas e vindas na investigação, quebrando o padrão da série de ouvir os depoimentos dos suspeitos mais de uma vez.

Há algumas cenas muito boas aqui. O testemunho do pedófilo foi muito pesado pela forma como ele descreve a si mesmo e a relação com suas vítimas. A cena da porta da garagem se fechando no final também foi outro ponto alto, sendo uma bela analogia com o que aconteceu com o garoto.

Já pelo lado ruim, o amadorismo do Scotty, entregando detalhes da investigação a um assassino por telefone, foi muito tosco. Também achei muito mal feito o clímax do episódio. Zero tensão, afinal quem se importa se o pedófilo acabasse morto, e ainda, mais uma vez, mostrando um amadorismo por parte da equipe, colocando a ex-esposa para lidar com o cara em meio a sei lá quantos policiais armados - apenas para gerar uma cena dos dois abraçados vendo o filho.

Episodio 4x24 - Nota 7.5 2019-12-16 19:15:41

O início dessa temporada foi infinitamente melhor que a reta-final. Esse episódio poderia ter sido muito melhor se a sequência no escritório fosse mais convincente. Achei muito fácil a forma como o bandido conseguiu fazer 4 membros experientes de refém. É tão simples assim aparecer com uma arma lá? Ninguém viu ele se aproximando? Sem falar no sniper errando o tiro e mais uma vez Lily tendo que lidar com o assassino com a equipe por fora.

Por falar nela, esse é um raríssimo caso que a trama envolvendo a vida pessoal de um detetive - no caso, a da protagonista - foi mais interessante do que o caso, que até poderia ser melhor se dessem um aspecto mais assustador, e menos romântico, ao stalker. De fato, se não fosse ao problemático clímax no escritório, seria um caso bem esquecível.

Episodio 5x1 - Nota 7.5 2019-12-17 19:18:35

Achei mais interessante ver Lilly lidando com os efeitos da season finale anterior que o caso em si, que até começou interessante, abordando as confissões forjadas, mas teve um desfecho bem fraco.

É estranho ver num episódio que inicia criticando as técnicas coercivas dos detetives na investigação do passado, utilizar do medo do suspeito do escuro na do presente. É exatamente esse tipo de técnica que gera falsas confissões. Até por isso não estranhei nenhuma punição para o cara que prendeu os suspeitos errados. Existe uma crença que vale tudo na resolução de homicídio, especialmente em casos mais sensíveis, como o de crianças.

Episodio 5x7 - Nota 7 2019-12-18 20:11:00

A temporada já estava bem abaixo da média. Esse episódio não contribui em nada para melhorar. Casos muito antigos são sempre complicadíssimos, já que foge completamente de um senso de realidade que Cold Case poderia trazer*. Mas esse conseguiu pecar até nos mais básicos detalhes. A caracterização do elenco na passagem de tempo talvez seja uma das mais fracas do seriado. Em muitos casos, parecia que nem havia se passado 70 anos. Os interrogados deveriam estar entre 90 e 100 anos, mas pareciam um pouco mais velhos que o filho da vítima.

*seja com testemunhas com uma memória incrível e uma longevidade ainda mais impressionante, ou seja com a disposição para investir recursos numa investigação para chegar no fim e prender (?) um perigosíssimo e centenário senhor com Alzheimer,

Episodio 5x8 - Nota 8.5 2019-12-19 17:59:46

Agora sim um ótimo episódio nessa temporada, sendo o melhor dessa com tranquilidade. Fugiu do formato tradicional da série, mas ainda assim manteve a sua pegada e ainda trouxe um clima bem tenso. A pequena crítica que fizeram com o fato que a polícia não se preocupar com os garotos e, por isso o serial killer pode fazer outras vítimas, caiu muito bem.

Episodio 5x9 - Nota 8.5 2019-12-20 23:14:13

Um dos episódios mais tristes de Cold Case. É triste porque o caso se passa em 1963, mas poderia se passar nos anos 70, 80, 90 ou até mesmo depois que esse episódio foi exibido. É triste porque ainda que um tenha sido culpado, na realidade todos contribuíram para a morte de Sam. E também é triste, porque, mesmo com boas intenções, o episódio se referia ao Sam no feminino a todo momento, ou seja nem a equipe responsável pelo episódio entendeu completamente a mensagem que queriam passar.

Episodio 5x12 - Nota 7 2019-12-21 15:53:06

Eu normalmente acho que a série é bem sucedida quando sai do formato tradicional, especialmente quando envolve múltiplos crimes. Nesse caso, em específico, achei que o roteiro não ficou bem construído.

Não dá para esperar comportamentos racionais dos assassinos, muitos inclusive aparecem agindo no calor do momento, mas aqui, era de se esperar uma lógica maior nas ações de alguém que planejou os atentados. A morte do garoto da loja não fez o menor sentido. É o tipo de ação impulsiva que não combina com o padrão que tentaram estabelecer para os crimes.

Episodio 5x15 - Nota 8.5 2019-12-28 22:52:39

Come Home no final foi golpe baixo. Um dos casos que a trilha sonora casou perfeitamente com a essência do episódio.

Gostei muito do formato. Clima bem denso construído com maestria. Até a fotografia escura e a ambientação, quase totalmente no carro ou em algum ambiente sufocante, contribuíram nesse sentido. Também foram bem interessantes os diálogos entre Lilly e o criminoso. Apesar de ser uma série focada na resolução de casos antigos, sinto que a série consegue se sair ainda melhor quando dá destaque à mente de psicopatas.

Episodio 6x2 - Nota 8 2019-12-29 22:14:48

É difícil para uma série que tem 40 minutos para apresentar uma personagem, contextualizá-la em alguma época e, principalmente, desenvolver uma investigação de homicídio, ir muito ao fundo em alguma temática específica. Porém, a abordagem do sistema de educação aqui foi bem precisa, retratando os diversos lados envolvidos de uma forma condensada, mas certeira. Deveriam ter usado o episódio como premiere. Esse foi bem mais interessante que o anterior.

Episodio 6x7 - Nota 7 2019-12-30 21:18:38

O problema do episódio foi justamente o ponto que o mais o destaca: o clima de Stand by Me, que foi tão presente que em vários momentos nem parecia uma investigação de homicídio. Nesse sentido, a revelação de como se deu o crime foi bem "o episódio precisa de um momento chocante porque não teve nada até agora", com uma justificativa para o crime que não faz sentido algum.

Episodio 6x9 - Nota 7 2019-12-31 14:07:23

Que temporada pouco inspirada. Uma mulher assassinando outra por inveja não é das premissas mais criativas, mas é ainda pior aqui, uma vez que tiveram a mesmíssima resolução no episódio passado. Criatividade passou longe.

Episodio 6x14 - Nota 7 2020-01-01 16:58:42

Não me admira que a série tenha durado apenas uma temporada após essa. A estagnação criativa é gritante. Deu para perceber muito cedo que o garoto teria alguma coisa a ver com a resolução do crime, já que ele tinha destaque nos flashbacks, e alguns plots como o envolvimento entre Roy e a mulher e a parte da violência doméstica foram visíveis de longe. Talvez a única parte mais surpreendente seja o motivo do assassinato não ser por ciúmes e, sim, medo. No entanto, até chegar nessa parte, o episódio já tinha me perdido há tempos.

Episodio 6x17 - Nota 9 2020-01-02 15:20:01

Toda a criatividade que não usaram no restante da temporada, guardaram para ser utilizada nesse episódio, um dos melhores de toda a série.

É digno de nota como esse episódio não é um cold case, mas conseguiram inserir todos os elementos da série aqui, de modo que ainda era Cold Case. Houve flashbacks, testemunhas - incluindo numa interessante troca de papéis, os próprios detetives - e a equipe correndo de um lado a outro em busca do culpado. Além disso, especialmente nos minutos iniciais, houve uma excelente atmosfera de tensão*, afinal como coadjuvante Jeffries não tem a imunidade de protagonista contra a morte.

*nesse sentido, muito bacana mostrarem as reações da equipe ao saberem do ocorrido, o que trouxe um sentimento de urgência e perigo ainda maior para o início do episódio.

Episodio 6x18 - Nota 7.5 2020-01-03 16:24:56

Caso bem estranho. Deram muito mais destaque a Pete que a vítima, que terminou o episódio como uma figura apática, enquanto com ele deu para se simpatizar um pouco. O desenrolar também não foi muito interessante, já que muitas coisas foram um tanto óbvias.

Conduto, teve alguns detalhes que eu, particularmente, gostei. A ligação desse episódio com o anterior com Lilly no tribunal, a mudança de fotografia para tons mais vibrantes quando mostrava um ponto de vista de Pete e o bom uso de John Lennon na trilha sonora foram pontos positivos que colocam esse episódio acima da média da temporada.

Episodio 6x20 - Nota 7.5 2020-01-04 15:07:09

Até achei o episódio interessante na abordagem temática que se propôs. O problema aqui foi o desfecho. Para que o espectador ainda sentisse empatia pelo assassino e pelo que ele passou, o crime virou algo não pensado, quase acidental, o que não faz menor sentido porque ninguém espanca outra pessoa com um taco por acidente e, ainda assim, não apresentaram motivos para ser algo feito com o propósito de matar - já que se ele fugiu com o primo não deveria culpá-lo por ele ter conseguido se dar bem, pelo contrário. Ficou um final estranho para o caso.

Episodio 6x23 - Nota 8 2020-01-05 13:24:27

Achei bem interessante a ideia desse episódio, especialmente pelo destaque dado a Lilly. Entretanto, ficou bem forçado esse resgate no final. Até acharem o carro e resgatarem ela, haveria sequelas bem piores do que as mostradas, se é que ela teria sobrevivido.

Episodio 7x3 - Nota 7.5 2020-01-06 12:52:13

Achei interessante a abordagem do sistema penal americano, especialmente com a ótima reviravolta envolvendo o juiz. Acredito até que o episódio poderia ter se aprofundado além se não ficassem indo e voltando com os suspeitos. Entretanto, o desfecho mostrando o culpado foi bem fraco, inclusive pela horrível cena do assassinato. Seria um fim muito mais interessante mostrar que o juiz pagou alguém para matar Alex, além de inesperado visto que não tinha sido interrogado até então.

Episodio 7x7 - Nota 7.5 2020-01-07 14:16:50

Suspeito que esse revesamento de elenco seja algum corte de gastos, por isso alguns personagens vem sumindo do nada e isso explicaria porque Kat saiu - apesar de aparecer de volta aqui, como se nada tivesse acontecido.

Sobre o caso, não foi dos piores, mas houve detalhes que poderiam ter sido melhores, como o momento da confissão. Scotty fala que a única pessoa que sabia do cano era quem matou Donalyn, como se isso contradissesse a mulher sendo que ela havia acabado de falar que Kenneth tinha confessado isso para ela. Com o suspeito morto, dificilmente haveria caso contra ela sem a confissão. Para alguém que escondeu isso por 18 anos, se entregou muito fácil.

Episodio 7x9 - Nota 7.5 2020-01-08 11:57:32

Cold Case deveria focar mais nos casos da semana, que não andam muito bem feitos, ao invés de investir em tramas secundárias tão desnecessárias como essa da mãe do Scotty.

Nesse, pelo menos, até que deu para criar uma simpatia pela vítima, mas achei bem sem sentido uma fotografia tão saturada para os flashbacks, com as personagens quase laranjas graças ao exagero na cor. Já o recurso de dividir a tela eu achei mais justificável, porque deu uma agilidade e sensação de urgência maior aos flashbacks, o que representa bem, o estado de Luke.

Episodio 7x15 - Nota 8 2020-01-09 12:46:47

Acho que é o primeiro episódio realmente bom dessa temporada. Mérito total do formato que permitiu Cold Case ser Cold Case de uma forma diferente, mais descontraída, apesar de seguir o mesmo padrão do restante dos episódios.

Interessante a ideia dos detetives manterem a discrição para interrogar as testemunhas, dando um desafio a mais na resolução do crime, mesmo que em certos momentos soe conveniente a facilidade que a equipe consegue as informações sobre um casamento de dois anos antes.

Episodio 7x17 - Nota 8.5 2020-01-10 10:51:56

Quem diria que um dos melhores episódios do seriado seria um focado em Vera. Gostei muito do formato desse, utilizando os flashbacks para mostrar a investigação dele, o que criou um loop no mínimo inusitado: a equipe investigando o paradeiro de Nick, através da investigação dele de um caso que ele já tinha investigado.

Mas o ponto mais interessante aqui é mostrar que os detetives ainda são humanos sujeitos a falhas. A diferença é que a falha deles resultam na condenação - e nesse caso morte - de um cara inocente. E, se não tenho pena nenhuma de Vera, já que ele é sempre irredutível em ideias pré-estabelecidas e foram elas que o induziram ao erro, não posso dizer o mesmo da família do Joe no final. É uma reflexão que sempre me ocorreu na série: até onde vale a pena reabrir e reinvestigar crimes do passado? Nesse caso, o que adianta provar a inocência de alguém, quando já destruiu toda a vida dessa pessoa?

Episodio 7x20 - Nota 7 2020-01-11 10:45:24

Esse episódio tem cara de tapa buraco que inventaram de última hora para dar um rumo para as personagens no fim da série - que, muito provavelmente, não foi planejado como tal. Não me surpreenderia se não houvesse mais desenvolvimento dos plots vistos aqui, como Lily no FBI.

O caso foi um dos menos elaborados de uma temporada que já contava com casos bem simples. Em um raríssimo caso, acredito que talvez o episódio fosse melhor sem ele, apenas trabalhando a vida pessoal das personagens.

Episodio 7x22 - Nota 6.5 2020-01-12 10:49:41

É bem claro que não planejaram um final visto que ficou tudo em aberto. Muita coisa, como eu imaginei, nem foi mais mencionada ao longo da temporada. Mas mesmo se fosse apenas uma season finale, esse episódio seria bem fraco como tal.

Dividir em dois casos diferentes foi uma péssima ideia, porque acabou que nenhum teve o desenvolvimento necessário para gerar empatia, ou mesmo interesse. No do Jeffries, consideravelmente mais interessante, faltou um destaque para a vítima. No da Lily, faltou tensão. Aliás, entre tantas tramas que houveram para ela nessa última temporada, é estranho terem utilizado para terminar a da irmã, que nem foi tão presente ou relevante. Definitivamente, faltou planejamento aqui.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries