IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Jane the Virgin By LucaSP





Episodio 1x1 - Nota 8 2015-02-26 23:51:06

O maior mérito que Jane The Virgin demonstrou foi não tentar esconder suas raízes novelescas, inclusive tirando sarro delas. O resultado foi um episódio divertido, que talvez teria funcionado melhor com metade da duração.

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2019-02-13 11:18:16

A metalinguagem desse episódio estava sensacional. Gostei muito do formato que ele adotou, como se fosse um livro, e o espectador em uma posição semelhante a de Jane - vendo o fim antes do início. Os avisos de spoiler também foram uma sacada bem engraçada.

A única coisa que eu não gostei muito foi o fato de Anezka se passando por Petra ser idêntica a própria Petra, sendo que que as personagens são completamente diferentes uma da outra. Não precisava ser algo escrachado, como um sotaque, mas poderia haver diferenças notáveis em termos de postura, na forma de olhar para os outros, algo que entregasse que para o público que aquela não é a Petra original.

Episodio 3x3 - Nota 8 2019-02-16 10:55:43

Eu achei que o episódio ia ser inteiro girando em torno de Michael e Jane tentando transar, mas que bom que foram ágeis o suficiente para encerrar esse plot da primeira vez e ainda engatar outro dos dois tentando adquirir compatibilidade na cama.

Os desenhos ficaram ótimos, mas o melhor detalhe cômico do episódio foi, sem dúvidas, as referências à CW, especialmente as zoações com o canal.

Episodio 3x7 - Nota 8 2019-02-21 09:39:05

Adorei as referências a Hitchcock, inclusive na forma como o episódio é montado. O momento que as regras são aplicadas na narrativa foi excelente. Aliás, a criatividade da série na montagem dos episódios, sempre trazendo algo diferente e o costurando na história, é de longe a melhor coisa do seriado - e quase ninguém elogia isso.

Dito isso, Rafael melhora 100%, como pessoa e personagem, quando não está interessado em Jane e especialmente quando a confronta. Não é porque ela é a protagonista que está sempre certa em relação a tudo, principalmente ao filho.

Episodio 3x9 - Nota 7.5 2019-02-24 09:50:41

Até agora não entendi qual era o papel de Catalina na série. Entrou como um elo de Jane com a família. Lá pelas tantas, parecia que seria uma espécie de agente do caos no casamento da protagonista. Depois virou interesse amoroso de Rafael. Após, insinuaram ela como vilã. E, no fim, saiu como um zero à esquerda na série, não fazendo absolutamente nada de relevante e ficando apenas na insinuação.

Petra é outra que está completamente perdida na narrativa do seriado. Uma hora é "a bitch voltou", na outra, já está fazendo as pazes com Rafael. E o pior que isso vem sendo desde o início da série. Não há evolução de personagem se esta fica repetindo os mesmos papéis em um ciclo sem fim.

No meio disso, os plots de casal de Jane e Michael é o que mais anda funcionando no seriado. No entanto, não tem como se sustentar apenas com isso. Uma hora ou outra tem que haver algo a mais aqui.

Episodio 3x11 - Nota 8.5 2019-02-27 10:39:38

Achei muito inteligente a ideia do timeskip, junto com a morte de Michael, para sair da zona de conforto que a série se colocou. Nem todas as mudanças funcionaram bem - o caso que arrumaram para Petra ficou absolutamente deslocado - mas foi bom ver a história seguindo novos rumos.

Esse reality show de Rogelio ficou ótimo. Bem que poderiam dedicar um episódio apenas a ele.

Episodio 3x14 - Nota 8 2019-03-01 11:23:23

O salto temporal foi uma boa ideia, mas parece que as mudanças foram só no começo e agora a série retrocedeu e voltou ao início de tudo. Jane no hotel, Rogelio e Xiomara, Petra e Rafael*. Não é possível que em três anos algumas coisas não tenham sido superadas. Esse é meu maior problema com a série: ela se repete demais.

Dito isso, a rivalidade de Petra e Jane até foi algo divertido de acompanhar, ainda mais com a analogia a uma campanha eleitoral, mas ainda bem que, pelo o que o final deu a entender, as personagens superaram isso. Ainda assim, é bem provável que a série ignore isso e coloque as duas em uma nova disputa em breve.

*Disso eu nem reclamo muito, porque Chuck é insuportável e colocar Jane e Rafael juntos agora seria a mesma coisa que dizer que só mataram o Michael para por os dois juntos.

Episodio 3x18 - Nota 8.5 2019-03-03 10:22:55

Gargalhei alto com cada referência à Sex and the City. A abertura ficou excelente, mas nada supera a cena da conversa na mesa. Impressionante como todos os atores incorporaram bem os trejeitos das personagens originais. Talvez o episódio mais engraçado da série.

Episodio 4x1 - Nota 8 2019-03-03 20:05:07

Excelente a ideia de dois narradores. Muito boas as interações entre eles e como cada um sempre puxava o foco da narrativa para seu lado. Foi de longe a melhor parte do episódio, inclusive deixando certos momentos ainda mais engraçados, como Petra fingindo ser a irmã fingindo ser ela mesma.

Porém, a melhor sequência do episódio foi todos espionando Jane e Adam e o (novo) Mateo indo salvar a mãe. Ótima sacada, a propósito, avisar a troca de atores.

Episodio 4x5 - Nota 8.5 2019-03-06 18:45:01

Um detalhe muito legal e que pode passar despercebido por muitos, é a quantidade de vezes que a palavra bissexual é falada nesse episódio. Algo tão importante quanto toda a trama em si.

Já imaginava que essa história de Luisa era armação no momento que só Anezka contradisse ela. Justamente, uma personagem nada confiável que já aprontou antes contra a irmã.

Episodio 4x7 - Nota 8 2019-03-06 20:02:24

Muito bons todos os momentos de Alba, Xo e Jane juntas nesse episódio. Também foi bem bacana a série trazendo a mãe de Michael de volta para dar uma conclusão com esse plot, como se agora a protagonista pudesse seguir em frente.

Fora isso, não gostei nada desse morre, não morre de Anezka. Além disso, esse retorno entre a protagonista e Rafael foi um tanto apressado. Ela mal acabou um relacionamento e não faz muito que ele estava apaixonado por Petra.

Episodio 4x11 - Nota 7.5 2019-03-16 19:24:34

A série já teve épocas melhores. A criatividade na montagem dos episódios - algo que a série sempre se destacou - parece que se esvaziou e a narrativa entrou em um piloto automático. Até as sacadas do narrador parecem menos inspiradas e mais um lembrete que ele ainda existe.

O relacionamento entre Jane e Rafael está sendo bem maçante de se acompanhar. É um problema recorrente na série inclusive. Esta é bem mais interessante quando a protagonista está solteira ou no início de algum relacionamento. A partir de um certo ponto, ela entra em uma zona de conforto e parece não ter mais o que explorar - nesse relacionamento. O mesmo eu digo para Xiomara e Rogelio.

Isso talvez justifique porque Petra e a outra Jane vem sendo a parte mais interessante da série no momento. É algo que tem o que ser explorado, independente desse mistério desnecessário que colocaram as personagens.

Gostei de ver Eva Longoria na série, mas realmente queria que as circunstâncias fossem melhores.

Episodio 4x13 - Nota 8.5 2019-03-17 15:39:34

Melhor episódio que essa temporada teve em muito tempo. Esse plot da Xiomara veio em boa hora para sacudir um pouco as coisas e acrescentar certo drama no seriado. Além disso, foi bom ver o ponto de vista da Luisa do início da história.

Mas a melhor parte foi esse plot da fada do dente, que tinha tudo para ser bem bobo, mas que funcionou muito bem, seja demonstrando a evolução de personagem que Petra teve, seja por mostrar como Jane, ao contrário do que dizia para si mesma, estava preocupada e descontando em bobagens.

Episodio 4x14 - Nota 8.5 2019-03-24 23:36:55

Um equilíbrio perfeito entre a dramaticidade que o plot da Xiomara demanda e pequenos alívios cômicos, que, como o nome diz, aliviam a situação. Muito engraçado, por exemplo, Rafael achando que Petra estava com uma queda para cima de Jane protagonista. Aliás, todas as cenas entre a primeira e a outra Jane conseguiram ser um bom contraponto com as partes mais dramáticas do episódio.

Episodio 5x1 - Nota 8.5 2019-03-30 22:54:35

Vi muitos comentários dizendo que não faz sentido Jane e Michael terminarem a série juntos, uma vez que isso seria apagar a "história" ente Jane e Rafael - vulgo uns dez episódios juntos. Talvez, concordaria se fosse Jane e Jason. No entanto, é completamente coerente que duas pessoas que se casaram e não foram separados por vontade própria, se reconectem e terminem juntos. Assim como também faz sentido se Jane achar que superou Michael e prefira seguir em frente. Pra mim, a série está em uma posição bem confortável, onde qualquer caminho que tomar será, de alguma forma, correto

Adorei o episódio. A metáfora com o dia de los muertos foi perfeita, no sentido de que o Michael que Jane via não era o mesmo que ela se apaixonou. Ainda sobre essa questão, achei muito legal como Jason não tem nada do Michael - até prefere cachorros que gatos -, mas em certos momentos lembra bastante, como quando disse que até havia treinado falar mais rápido para não irritar Jane.

Por fim, Gina Rodriguez. Apenas isso.

Episodio 5x6 - Nota 8 2019-12-14 20:51:48

Em plena quinta e última temporada, é extremamente maçante ver a série ressuscitando personagem para colocar um triângulo amoroso no meio da história. Jane não precisa tomar uma decisão agora, aliás acho bem ridículo como pressionam ela a decidir algo como se ela estivesse trocando de roupa. Agora seria um ótimo momento para ela deixar a vida amorosa de lado e focar em outras coisas.

Felizmente, as tramas paralelas vem salvando a temporada. A da Petra nesse episódio foi sensacional. Inclusive a participação de Jane nesse plot já foi melhor que qualquer cena com Rafael ou Michael.

Episodio 5x8 - Nota 7.5 2019-12-16 19:38:42

Sério que a única utilidade que pensaram para volta do Michael foi fazer Jane (muito coerentemente) ficar em dúvida de seus sentimentos, a ponto de Rafael (feito uma criança birrenta) desistir dela e agora ela ter que (se humilhar) perseguir ele para o ter de volta? Acho que nem em uma novela utilizam de modo tão raso esse recurso de retorno de alguém morto, que geralmente é associado a uma reviravolta relevante na narrativa.

Seria ótimo que Jane aproveitasse mesmo isso para cuidar da carreira e família e terminasse a série sozinha. Entretanto, é óbvio que irão juntar ela com Rafael de volta em algum momento. Então já poderiam ter feito isso economizando o drama. Ou melhor, nem trouxessem o drama em primeiro lugar, deixando Michael morto.

Episodio 5x11 - Nota 7 2019-12-17 21:19:48

Eu dei risada quando Alba começa a citar as "incríveis" coisas que Jorge faz por ela e solta um "ele coloca toda manhã pantufas no lado da cama". Algo realmente muito equiparável com todas as coisas que ela faz por ele. Me admira que tenham tentado fazer disso um momento sério e romântico.

Aliás, todo esse episódio romantizou muito comportamentos machistas - não somente nesse plot. Alba diz que, justamente por ser uma mulher forte e independente, ela tem o direito de escolher como quer viver, mas não é como se ela tivesse escolhido isso em vez de ter sido condicionada a agir assim. Ela mesmo fala que sempre fez tudo, mesmo com Jane e Xo, ou seja, nunca conheceu uma situação de divisão de tarefas. Complicado tentarem insinuar que ela escolheu esse estilo de vida, quando ela nunca vivenciou outro.

O plot de Rogelio foi ainda mais desastroso. Mas devo confessar que aqui teve a única boa sacada do episódio. No meio da desnecessária cena briga, quando o narrador fala pra Xiomara pular o tubarão. Clássica referência a Happy Days e única coisa a se elogiar aqui.

Episodio 5x17 - Nota 8.5 2019-12-19 20:45:27

Finalmente ocorreu algum confronto entre Jane e Rose. Apesar que muitas ações da segunda terem afetado a primeira, especialmente envolvendo Mateo e, obviamente, Michael, essa relação entre as duas nunca foi o clássico mocinha e vilã de novelas, já que Jane não era o alvo dela e sempre que afetada era por conta de outra pessoa. Até por conta disso, Rose nunca foi um elemento necessário no seriado, principalmente nas últimas três temporadas. Não a toa, sua trama foi encerrada antes do final da série.

Ainda assim, guardaram o melhor da sua participação para o final. Muito legal como usaram do narrador para inserir tensão no episódio, com uma fala mais ansiosa sempre que envolvia o rapto da protagonista. Apesar de o desfecho ter sido um clássico de telenovela, foi legal por trazer uma rima com o início da série.

Episodio 5x19 - Nota 8 2019-12-21 10:53:07

Eu imagino que seja o único, mas não vi necessidade alguma de dar uma identidade ao narrador. A graça era justamente a onisciência e onipresença dele. É um recurso absurdo que a série soube utilizar muito bem. Não era algo que precisava de uma explicação lógica.

De resto, foi exatamente, sem tirar nem por, um final que poderia se esperar de uma série que faz um ode a telenovelas. Teve pieguices, teve despedidas, teve imprevistos no caminho da protagonista, teve personagens atingindo seus objetivos, teve outras reatando relacionamentos, até teve um casamento. Enfim, foi claramente o final que a série queria.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries