IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Leftovers By Rafael Mattos





Episodio 1x1 - Nota 8 2014-07-02 03:06:25

True Detective foi sem nexo, é?

Episodio 1x1 - Nota 8 2014-07-02 03:28:03

Eu sei que as pessoas gostam de mostrar suas opiniões e sentimentos após terminar um episódio, mas assim... Ok, vocês não entenderam nada, mas isso é proposital. A série não quer que vocês entendam as coisas agora. Ela quer é intrigar vocês a continuar pra ver onde a história irá.

Falando da vertente de Lost, eu não sou nenhum fã, mas também nunca fiquei decepcionado com a série. Pra mim, Lost errou feio com certas coisas, mas sabia bem desenvolver personagens. O Lindelof sabe como lidar com vários deles em um só episódio e aqui ele fez bem. Vimos como o "evento" afetou todas as pessoas (mesmo que três anos depois) e conhecemos o culto dos fumantes e também seja lá o que é aquele lugar que o Tom e o Wayne estão.

Já a produção é HBO. E aqui eu não digo "A série é foda porque é da HBO". Eu digo pela direção, pela fotografia, tudo bem feito, essas coisas. Temos que entender que qualidade HBO nem sempre é roteiro, mas quase sempre é a de produção.

Enfim, piloto interessante e instigante. Continuarei.

Episodio 1x1 - Nota 8 2014-07-02 15:58:48

Já eu, não amo e nem odeio. Gosto da série, mas não sinto muito por ela.

Episodio 1x1 - Nota 8 2015-12-27 12:19:58

Ano passado foi tão bom pras séries que mesmo prometendo que ia continuar com The Leftovers, acabei deixando-a de lado. Esse ano, o jogo virou e é uma das séries mais elogiadas atualmente. Então aqui estou correndo atrás pra finalmente testemunhar isso.

Eu já tinha escrito um comentário anteriormente sobre o piloto e não mudei tanto de opinião. É um piloto intrigante, com muitos personagens, mas que soube apresentá-los muito bem, suas falhas, suas dúvidas e como o sumiço de 2% afetaram suas vidas direta ou indiretamente. É também um drama misterioso que à cada cena faz surgir uma dúvida nova, mas é um exagero dizer que é um piloto tão confuso assim que não dá pra entender nada como muitos aqui fazem parecer. Obviamente, aspectos serão explicados nos próximos episódios, porém, acho que é uma série que não devemos assistir aguardando entender cada detalhe.

Só acho que esse primeiro episódio é um tanto longo, dava pra cortar algumas cenas, deixá-lo mais enxuto e dinâmico. Demorei um pouco pra terminá-lo. Minha opinião, enfim...
Dessa vez vou cumprir a promessa de continuar e espero me surpreender.

Episodio 1x1 - Nota 8 2016-04-03 03:43:45

Mas o que todo mundo quer saber é: o que é pra ti?

Episodio 1x8 - Nota 9 2016-01-22 19:11:28

Esse discurso tardio da Patti veio para reforçar o que muitos já pensavam sobre as motivação dos Remanescentes Culpados, um culto lembrança viva para que ninguém possa esquecer e seguir em frente. Ou seja, o bando mais egoísta ever. Então, o "embate" psicológico entre Kevin e Patti se entrelaçou muito bem com a trama da Jill que parecia buscar a arma de Nora para provar a si mesma que ninguém está bem e ninguém ficará e que seguir em frente é apenas ignorar um acontecimento que muitos não querem aceitar que aconteceu. Faz sentido que ela procure por sua mãe e uma possível estadia junto dos RC já que tudo parece tão fora de controle e sem propósito.

Claro que, pra uma série como Leftovers, nem todas as cartas foram realmente entregues à mesa. Me questionei muito se a Patti realmente ordenou o assassinato da Gladys ou ela usou isso pra deixar seu argumento mais impactante e justificado já que a Gladys pediu para as pessoas parassem enquanto jogavam as pedras.

No mais, devo dizer que não gostei como trabalharam com a Meg nesse episódio. Ela passa os últimos episódios calada e aceitando ser um dos RC e nesse não para de falar como se fosse a pessoa mais tagarela do mundo. Precisam fazer melhor com ela.
Receio também do Kevin e essa síndrome de Tyler Durden. Espero que haja uma explicação mais decente pra essa falta de noção de tempo pro personagem do que apenas dupla personalidade.

Episodio 1x9 - Nota 9 2016-01-26 19:47:30

Episódio muito bom que realmente dá a sensação de que poderia ser o piloto da série, porém, acredito que é muito mais interessante assisti-lo já conhecendo melhor os personagens de três anos depois para vê-los nesse flashback.

E ninguém era realmente feliz antes do acontecimento que mudou a vida de todos. Enquanto Kevin, no começo da série, queria sua família de volta - Laurie e Tom em casa e Jill se comportando melhor - no passado ele enfrenta uma crise, infeliz de que aquela família é o ápice de sua vida e que não tinha mais propósito (Lembrando o que a Patti disse de que todos querem um propósito pra continuar vivendo).

Não vou dizer que entendo completamente o motivo dos roteiristas gostarem tanto de usar plots envolvendo animais com Kevin, mas a sensação que tive é que o veado preso dentro das casas, sem conseguir ser livre e retornar para a floresta é o mesmo que Kevin sentia, aprisionado a uma vida cotidiana sem encontrar satisfação pessoal em nada daquilo. Algo parecido dá pra se dizer de Nora que também busca algo para si que não envolva apenas sua família e a função como dona de casa. E no final das contas, ambos perderam a família de formas diferentes. Triste.

Tão legal ter um insight sobre a Laurie. Com um casamento praticamente acabado e com suas dúvidas entre ter um cachorro - e por tabela uma criança - para depois perder essa oportunidade, dá pra entender melhor porque ela se juntou ao culto. Ainda mais pela não sútil aparição da Patti avisando com antecedência de algum acontecimento que iria afetar à todos.
Também tivemos Tom num plot bem ok sobre ele ir buscar contato com o pai e que nos lembra todo o discurso da Patti sobre não esquecer que é o que a Laurie diz pro filho ao descobrir. Entretanto, o mais impressionante desse episódio é realmente ver a Jill feliz e divertida. Adolescência fode mesmo com a alegria dos jovens.

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2016-01-28 17:20:18

The Leftovers tem uma capacidade de se mostrar realista mesmo quando há figuras e ações bizarras no decorrer dos episódios. Essa premiere, a cidade que não foi afetada pela Partida, possuí seus moradores estranhos ala Twin Peaks: o velho que é alimentado pelo Michael; a rápida cena da mulher com vestido de noiva regando a grama; o senhor que aparece pra cortar o pescoço da cabra no meio do restaurante... Isso sem contar como John usa de um motivo superficial pra queimar a casa de alguém que possivelmente lê o futuro das pessoas ou a Erika desenterrando uma caixa com um pássaro vivo.

The Leftovers também tem essa mania de utilizar animais em seus plots. O pássaro na caixa, a águia no céu, o grilo que John tenta encontrar... Não que eu tenho algo a dizer sobre isso, é só uma observação mesmo.

Episodio 2x5 - Nota 9 2016-07-02 03:48:20

Enquanto já nos primeiros minutos do episódio o roteiro nos faz questionar sobre a veracidade do que Matt diz sobre Mary ter acordado na noite em que a engravidou, somos jogados numa pequena epopéia onde o reverendo entra numa sucessão de situações estranhas e constrangedoras, como se tivesse sendo testado, ou pelo menos ele faz-se pensar nisso.

Acho que Leftovers é uma das poucas séries que nos mostra um personagem religioso sem aquela visão estereotipada de que essas pessoas são apenas crentes e isso as resume. Matt possui vontades, tem angústias e, o melhor de tudo: os roteiristas não têm medo de tirá-lo da zona de conforto. Enquanto mais se fode, mais torcemos por ele e sempre podemos esperar que Matt irá continuar avançando em seu objetivo porque não é um homem que desiste fácil.
Entretanto, não nego que fiquei confuso sobre ter ido libertar o cara. Será que ele estava se punindo de algo? Será que, na visão dele, essa é a melhor forma pra esperar por Mary?

Já John, no pouco que aparece, continua sendo um cara enigmático e fdp ao mesmo tempo. É sempre o primeiro a desconfiar das pessoas e tentar quebrar sua fé por conta de seu ceticismo.
E quantos mais episódios passam, tenho a sensação que não saberemos o que aconteceu com as garotas. Leftovers é o tipo de série que interessa-se mais na reação dos que ficaram do que explicar as coisas. Let the mystery be...

Episodio 2x6 - Nota 9.5 2016-07-03 18:46:41

Cada pessoa, de certa forma, explora a sua dor. Tem gente que se acha culpada até pelas coisas mais improváveis. Normal que esse episódio se foque nesse tema é também nas duas mulheres que mais sofreram por partidas dentro da série.

No caso de Nora, o negócio é totalmente visível já que ela continua sendo assediada por cientistas que agora acreditam que ela é uma lente, uma causa para os desaparecimentos. O que é algo muito fdp de se fazer por todo o trauma que a mulher possui e que seguimos até aqui. No caso de Érika é como se fosse mais místico. Não a conhecemos, então a revelação do seu background com a avó e a explicação dos pássaros na caixa acabam fazendo total sentido e justifica a culpa que sente por Eve.

O ponto alto do episódio, obviamente, fica na conversa entre as duas. A direção acertou muito em fechar close nas atrizes (até me lembrou a direção American Crime que vive fazendo isso) e Carrie Coon e Regina King mitaram poderosamente. A cada olhar, cada frase, não tinha como não ficar atento. E enquanto eu ficava satisfeito com Nora jogando na cara de Erika que muitos pássaros teriam que ser enterrados para acontecer a primeira partida segundo a lógica dela,tambem sei que ela estava sendo hipócrita em dizer que superou o que aconteceu com sua família. Não é a toa que Erika a "destrói" perguntando quais foram as últimas frases dos filhos dela.

Outra coisa interessante de perceber é a subversão de algo que parecia ter sido estabelecido pela Patty no episódio quatro. No final das contas, Kevin e Nora provam ser mais honestos e unidos, enquanto Erika queria deixar John. Isso é muito foda.

Mas foda mesmo é as cenas finais que foram seguindo-se; desde a perseguição quase inaudível já que ocorria no ponto de vista da Erika e ela estava sem pilha no aparelho; até a cena na arrecadação que não serviu apenas para ela externar suas angústias mas também para amarrar dúvidas que a premiere abrira.

Episodio 2x9 - Nota 9 2016-07-06 18:12:27

Ok, devo admitir que as garotas quietas naquela cena rápida na premiere foi um dos foreshadowings mais fodas que já vi. É como se a resposta estivesse exatamente na nossa cara, mas não tínhamos informações o suficiente para pensar nisso direito. É aí que vemos como planejamento é algo importante e nos faz admirar mais uma série desse jeito. Até porque eu já estava dando como certo que nunca saberíamos o que aconteceu com elas.

Sobre a Meg, muito legal o retorno. Não foi um dos meus episódios favoritos da temporada, mas ele foi incrivelmente revelador, o que acho ser necessário agora que estamos na reta final. Faz muito sentido que Meg queira atingir Jarden que muitos acreditam ser um lugar seguro. Entretanto, também vemos que ela possui uma própria agenda, como se tivesse usando os RC apenas como desculpa para as suas ações. Não é a toa que ela nunca se acostumou a ficar escrevendo no papel. Ansioso pra saber como ela fará a cidade sofrer mais do que já aconteceu.

Episodio 3x4 - Nota 9.5 2017-05-29 02:11:27

Quanto tempo eu não escrevo sobre The Leftovers... Sempre chego atrasado na festa e todo mundo já falou o que eu pensei.

De qualquer forma, é bom ver como os roteiristas sabem que o relacionamento de Kevin e Nora já não perdurará. Seria difícil negar isso. É bom pensar que eles serão uma família e cada um irá completar o outro, mas isso não vai acontecer. Eu acho que não existe mais uma noção de família dentro deles. Foi basicamente o que a Lauren faz a menina dizer para Kevin e bate muito com o que eu penso.

Eles estão tão machucados e tão presos em seus próprios problemas, como se quisessem provar algo, Nora de que aquilo é uma farsa (mas aposto que ela gostaria que fosse verdade) e Kevin tentando provar que Evie está ali na frente dele, viva.
Devo admitir que o plot do Kevin foi tão inesperado e interessante que, aos poucos, o plot da Nora não pegou tanto, até pelo modo como termina. Porém, com a discussão na cena final, cada um jogando tantas coisas, é difícil não sentir à dor e ter que lidar com a verdade de que os dois estão juntos só porque precisam e não porque querem. Emmy tape all over that scene.

Enfim, foi um episódio que estuda mais essa relação dos dois e encontra meios fascinantes para isso. É difícil – pelo menos pra mim -, saber onde a temporada vai e às vezes fico perdido tentando entender o que cada peça quer dizer, mas em termos de personagens, The Leftovers continua dando um show.

Episodio 3x7 - Nota 9.5 2017-06-06 06:13:27

The Leftovers é uma das poucas séries que pode se dar o luxo de brincar com o sobrenatural, com possíveis realidades diferentes ou outras vidas, sem parecer fora de contexto ou desfocada, porque a série é simplesmente muito bem cuidada, estruturada e planejada. Todos os episódios reafirmaram a jornada de cada personagem e esse capítulo reafirma a de Kevin.

Essa série pode ser tão louca que podemos nos perder em seus objetivos, mas os roteiristas sabem bem onde querem chegar e com a presença de Patty novamente Kevin precisa se questionar e tentar entender porque ele quer voltar pra casa mas ao mesmo tempo ele continua fugindo. Temos a revelação de que Nora realmente é uma parte importante de sua vida, talvez a mulher que melhor o entenda mesmo que ambos escondam-se coisas. É difícil saber o que será daqui pra frente... Eu ainda penso que tanto Kevin como Nora perderam a noção do que é ter uma família estável, mas com toda certeza eles ainda pensam nisso e querem viver isso.

O que mais me chama atenção nessas viagens é como os próprios personagens não entendem direito o que está acontecendo, muito menos Kevin que apenas vai com a maré de cada plot aleatório que ele vai ouvindo algum personagem dizer. Ele é o assassino, o presidente, precisa usar o pênis pra ter acesso e matar alguém por causa de um protocolo. Por mais que eu sinto falta dos roteiristas explicarem as regras desse local onde Kevin vai quando morre, também sinto que não explicar as regras é o mesmo que dar um leque de oportunidades para os roteiristas explorarem.

Episodio 3x8 - Nota 9.5 2020-02-05 16:32:18

Pelo que eu lembro, era intencional por parte do Lindelof e dos roteiristas em não mostrar a Nora do outro lado pra ficar aquela ambiguidade se ela realmente foi ou não. Então no final, ficamos nos perguntando se ela está mesmo dizendo a verdade ou se ela está mentindo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Rafael Mattos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries