IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Fall By





Episodio 3x1 - Nota 9 2016-10-31 13:59:07

Essa perspectiva intimista tende a humanizar Spector, a fazer ver o que é ele para além da monstruosidade, o que se ilustra tanto na experiência de quase morte quanto por, em todo o tempo na cirurgia, ele ser visto a partir de uma condição de extrema vulnerabilidade. Nesse passo, há um paradoxo porque na sua fragilidade se vê a força, a resistência. Ao ponto de notarmos, com Gibson, não sem ficarmos impressionados, como ele já inspirava poder na recuperação, mesmo inconsciente. Parece mesmo que isso lhe é inerente e serve quase como um efeito hipnotizador para aqueles que faz de alvo e mesmo os que não faz. Isso é muito sentido por quem o circunda, por quem se vê cativado ou paralisado.

Gosto muito de como Stella Gibson conduz essa investigação e talvez seja porque ela acaba se identificando um pouco ali, não por ter um espírito cruel como o de Spector, mas por guardar sentidos de predadora, com a necessidade óbvia de fazê-lo ver quem ela é, como lhe foi superior, mesmo com os perigos de se deixar atrair, ambos exercendo certo magnetismo, mutuamente.

No mais, a discussão sobre a ética médica é instigante nesses casos, embora eu entenda a rejeição de tanta gente ao tempo gasto com isso. Mesmo assim, não deixa de ser perturbador (e isso é bom pra atmosfera da série) como uma maioria de mulheres, que seriam potenciais vítimas de Spector, acabaram por salvar sua vida. Daí entendermos como é palpável a sensação de medo e insegurança da cirurgiã.

Episodio 3x1 - Nota 9 2016-10-31 14:03:17

me parece que muitos dos personagens dessa série apreciam o risco, a possibilidade de uma fatalidade... não estranharia se ele se matasse, embora eu ache que está ali mais pela tentação disso.

Episodio 3x1 - Nota 9 2016-10-31 14:05:07

ahahaha, não mesmo
conseguiu mais tensão nesses minutos de cirurgia que as últimas 4 temporadas de grey's juntas.

Episodio 3x1 - Nota 9 2016-10-31 14:07:33

SIM! Um dos prazeres em acompanhar The Fall é justamente a pertinência dessas discussões, com Gibson lutando contra essas barreiras, maiores ou menores, mas sempre misóginas.

Episodio 3x2 - Nota 9 2016-10-31 16:07:05

O que se vê como lentidão nos episódios é o quanto a série realmente se voltou para as camadas psicológicas que envolvem esse caso, no que parece ser uma teia de eventos, palavras e descobertas para nos forçar a pensar sobre as noções de humanidade que cultivamos, se devemos ter o perdão por base de tudo, o que é justo para além da lei, se somos capazes de nos identificar ou ter empatia para com um assassino como Spector. Nesse sentido, esse início de temporada me surpreende positivamente, embora só se possa concluir algo passados os seis episódios.

Necessariamente, duas personagens mereceram destaque aqui: Katie e a enfermeira. Katie está visivelmente perturbada, completamente enredada por Paul há muito tempo, a ponto de não querer enxergar o óbvio ou percebê-lo e, conscientemente, enganar-se. Quanto à enfermeira, há algo nela que me levanta desconfiança desde o episódio passado. Os cuidados com o paciente não pedem certas demonstrações de carinho que manifesta, notadas inclusive por ele, quando lhe tocou o braço pra avisar da chegada de Sally e Olivia. Existe algo ali por se revelar e eu penso que esteja além de uma nova vítima do magnetismo do assassino.

Realmente é muito doloroso ver os efeitos que o caso teve e ainda terá na família dele. Mesmo assim, fico me perguntando até que ponto seria aceitável se empenhar na defesa do marido/pai quando se trata de um caso desse e de uma possibilidade real dele se livrar de uma pena maior. Talvez esse conflito seja o da advogada (acho que é) que trabalha com o advogado contratado, notadamente incomodada com a possibilidade de livrar aquele culpado.

Por fim, não consigo confiar em absolutamente nada que venha de Spector, nem nesse esquecimento. Se há algo que o afetou, talvez seja justamente o instinto de autoproteção, de sobrevivência, uma saída quase automática para convencer as pessoas de sua insanidade (logo, da impossibilidade de um julgamento com os procedimentos normais).

E não dá pra deixar de comentar como Stella Gibson é cativante, além de ser admirável esse instinto muito latente nela (justamente um dos traços que a aproximam de Spector: os sentidos muito espertos, à flor da pele).

Episodio 3x3 - Nota 8.5 2016-10-31 19:12:14

Essa peste teve perda de memória nada!

Como eu gosto da identificação que Stella tem para com as mulheres, sejam as vítimas ou suas companheiras de trabalho. É muito bonito ver essa empatia.

Episodio 3x4 - Nota 9 2016-10-31 22:19:19

Foi o melhor episódio da temporada pra mim, até aqui. Mais por aprofundar o que sabíamos sobre a personalidade não-dita, embora já imaginada, indiciada, dos personagens que se destacaram, a começar por Sally e seu desespero latente, que conduziu a dor de Stella, pela culpa que carrega, tanto por isso quanto pelo fato de Spector ter raptado Rose.

Além de tudo, "the hell within him" trouxe muita dor, muita agonia. A agonia de Rose trancada no carro, na angústia de rememorar o desespero um pouco envergonhado. Infelizmente há uma tendência para que as vítimas, especialmente as mulheres vítimas de crime sexual, assumam uma parcela, mesmo que mínima, de culpa, como se sua experiência não fosse dolorida o suficiente. Talvez Rose se culpe por ter estado com Spector e se interessado por ele um dia, assim como a própria Gibson, por ter apreciado o jogo, a caça, mesmo que por instantes, mesmo que a coisa mais importante pra ela fosse pegar o assassino, puni-lo pelas mortes, impedi-lo de outras. Ela sabe como essas cargas afetam as mulheres e seu trabalho é, inclusive, de resistência e desconstrução constante de qualquer culpabilização indevida. Daí o encantamento que ela desperta quando fala sobre isso, chamando a si e a outras para que resistam.

Eu ainda me surpreendo com a frieza de Spector. Sabe como causou um efeito sobre a enfermeira (eu realmente esperei que a personagem fosse ter um destaque para além de ser mais uma vítima de sua sedução, como Katie), sabe exatamente como despertar sua solidariedade e simpatia. Sempre a desprezou, como fez com suas palavras, aquelas que Stella acabou capturando. Quando o rapaz que lhe falou na clínica o observa pela primeira vez, ele revira os olhos, desdenhoso, arrogante. Assim que tem a oportunidade, se diverte às custas dele, com as palavras que insistem em não comprometê-lo, escolhidas tão conscientemente quanto ele tem consciência de si e do que fez. Também não deixam de me impressionar os escritos, o quanto ele pareceu envolver sua alma pela crueldade, ainda tentando tornar essa crueldade em uma razão divina, superior, alcançável por poucos.

No mais, Stella o definiu bem quando viu que, mesmo trancado, ele continuava a causar efeitos sobre outras pessoas, a prejudicá-las, a perturbá-las. Definitivamente, eu não gostaria de ser o advogado que busca ascensões a partir de uma defesa dessa.

Episodio 3x4 - Nota 9 2016-10-31 22:31:14

É aquela coisa dos "opressores" com cúmplices entre os "oprimidos". Gosto muito de como essa temporada trouxe, de forma bem desconfortável e proposital, as discussões sobre ética e solidariedade. A começar pela medicina, bem compreensível e aceitável, na minha opinião. Mas a defesa de advogados sobre um caso desse realmente me deixa um pouco enjoada. Principalmente quando a gente vê que, tanto para o advogado quanto para a advogada em questão, o caso é visto como um desafio e um meio para se destacarem na carreira. Fico me perguntando se, em algum momento, a consciência dela vai doer por estar defendendo um criminoso com as características de Spector. Compreendo que qualquer um tem direito mesmo à defesa. Eu só não gostaria de me ver defendendo um Spector da vida. Teria vergonha de mim.

Episodio 3x4 - Nota 9 2016-10-31 22:39:55

Desde agora, fazendo promessa por mais histórias com Stella. Espero que não sacrifiquem a qualidade para manter o show, o que é sempre um risco. Mas que eu adoraria mais umas duas temporadas com uma história nova, eu adoraria.

Episodio 3x4 - Nota 9 2016-12-19 14:08:28

Confiram American Crime Story: the people vs OJ Simpson assim que puderem. Traz uma discussão sobre essa e muitas outras coisas de forma muito competente.

Episodio 3x5 - Nota 9 2016-11-01 00:16:30

Gosto bastante de como Dr. Larson busca, pelos princípios éticos, manter certo distanciamento e esse inquestionável profissionalismo, colaborando para a discussão que a série provocou com destacada competência nessa temporada. Também gosto de ver essa catalogação de informações, em um trabalho médico e jurídico-policial conjunto, por ser instigante a produção de indícios em todos esses âmbitos, as arengas entre as evidências e os discursos, estes com a possibilidade de moldar, honestamente ou não, as primeiras.

Nesse passo, Spector vai elaborando um discurso de vitimização, e trazendo, por outro lado, o debate de questões sobre como traumas na infância podem marcar o caráter de um indivíduo, desenhando sua personalidade. E é bem perceptível como ele domina inclusive as discussões científicas sobre isso, dado até sua profissão antes de ser preso, aproveitando-se de todas as oportunidades para fazer notar traços de inocência ferida, o que lhe tiraria um tanto do peso das culpas. É certo que experiências traumáticas fazem perdurar suas marcas e é certo que elas podem perturbar o espírito de suas vítimas, espelhar a crueldade e reproduzi-la, como pareceu acontecer aos "preferidos do padre Jensen". Mas também é certo que a crueldade reproduzida, as vilezas cuidadosamente planejadas, as violências físicas e psicológicas não podem ser amenizadas pelo doloroso passado de outrem. É a questão dos limites, dos graus, da responsabilização necessária a quem, de forma premeditada, fere inocentes, sem dores na consciência. Tenha sido vítima de outrem ou não.

Mais um ótimo episódio. Muito denso, muito desconfortável, por nos fazer encarar a capacidade humana de espalhar crueldade. Vou para o último episódio, achando todos até aqui necessários e sem entender o tanto de crítica a essa temporada.

Episodio 3x5 - Nota 9 2016-11-01 00:21:27

Concordo demais. Se a finale for tão boa quanto esses dois últimos episódios, será minha temporada preferida, inclusive.

Episodio 3x5 - Nota 9 2016-11-01 00:27:05

há um limite entre ter sido afetado por um trauma de infância e manter a frieza e a racionalidade, sem dores na consciência, depois de ter cometido crimes de forma premeditada contra inocentes

mas eu entendo o sentimento e uma das intenções de toda essa contextualização que a série montou, creio eu, é pra problematizar até onde vai nossa capacidade de se apiedar pelas terríveis experiências de outra pessoa, mesmo a pessoa sendo um Spector da vida

Episodio 3x6 - Nota 9.5 2016-11-01 01:51:36

Esse suicídio foi a derrota que Spector impôs a Gibson, preservando seu fantasma, a ponto de assombrar depois de morto, como afetava as pessoas depois de preso. Ele, acostumado a manipular, fez isso com a derrota iminente, estando aprisionado. Transformou sua fragilidade em força novamente, deixando como legado essa presença/memória incômoda, perturbadora. É triste pensar que ele conseguiu deixar sua marca, mesmo depois de intensamente incomodado por alguém ter visto seu espírito, mesmo que envolto na escuridão que adorava porque queria ser seu deus.

Eu espero que não seja isso, enfim, mas muito de Spector ficou na filha, como uma herança quase inevitável, dos sonhos terríveis do pai que ela também tinha. Eles diminuíram, agora que ela foi acolhida em um lar aparentemente amoroso. Mas diante de toda essa crueldade plantada, não só por Spector, mas como algo que está inerente, por mais triste que isso seja, na humanidade, os temores existem. E eles são reais, como sabe Rose, que um dia conseguiu esmaecer a memória do trauma que Spector a fez passar e começou a deixar portas escoradas, janelas abertas. Até que um dia ele se aproveitou disso.

Mas, em uma relação com o que a temporada nos trouxe, da personalidade também ser desenhada pelas experiências do passado, sabemos que o caminho de Stella seria o da solidão, como diz o nome do episódio. Algo que ela acabou cultivando, envolta em suas próprias penumbras.

Eu não sei bem se esse é o final da série, tão dizendo que há possibilidade de retorno. Seria ótimo se isso acontecesse, apesar dos riscos. Só espero que mais histórias dessa mulher, ou inspiradas nela, que aprendeu a ser firme diante das turbulências da vida, sejam contadas.

Episodio 3x6 - Nota 9.5 2016-11-01 01:53:51

muita tristeza saber do apoio a uma coisa dessa :/

Episodio 3x6 - Nota 9.5 2016-11-01 02:00:32

ahahaha... tinha até comentado no teu comentário do episódio passado... é frustrante se apiedar de alguém e vir esse tamanho de decepção :/


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil



Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries