IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

My Mad Fat Diary By Rafael Mattos





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2014-11-14 02:37:53

O legal da Rae é que ela não é apenas uma gordinha insegura e tímida, mas também possuí um personalidade criativa e até atrevida, que faz dela uma adolescente bem interessante de se assistir. Logo a personagem ganha carisma e se estabelece os seus medos e desejos. O voice-over também ajuda pra isso.

Outra coisa legal do piloto é a execução e a edição. O jeito que as músicas são utilizadas até me lembrou Shameless, um jeito ágil delas aparecerem conforme as cenas. Assim como as palavras e os desenhos que deram um toque a mais.
Só espero ver a série lidando um pouco com a época em que os personagens vivem, já que os anos 90 são bem interessantes.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2014-11-18 14:02:08

Bom, dava pra notar que tava muito fácil essa "paixão" do Archie pelo Rae. Mas eu nem tinha pensado na possibilidade dele ser gay. Foi uma descoberta interessante. Pensei que o Archie seria algum tipo de pervertido ou babacão, mas que bom que não foi pra esse lado.

Agora, não dá pra saber direito sobre Chloe... Às vezes eu acho que é só o jeito dela, às vezes ela parece ter um problema com a Rae... Mas foi bem desnecessário ela pedindo pra Rae falar sobre experiências sexuais, sabendo que ela nunca fez nada.

E a cena dela tirando toda a gordura foi muito foda. Foi tão simples, mas funcionou tão bem pra representar os sentimentos da personagem.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2014-11-18 16:09:33

Então nós tivemos o plot sempre trabalhado nas séries teens que é a gravidez inesperada. Mas isso apenas impulsionou o foco para a amizade da Rae com Chloe, onde percebemos que a segunda não quer ferrar com Rae, mas que é uma pessoa muito egoísta.

Eu creio que a gente acaba sempre se focando mais nos defeitos e nas qualidades e invejamos quando outras pessoas as possuem. Rae daria tudo pra ser bonita e ter a atenção dos garotos como acontece com Chloe, mas acaba esquecendo que ela é uma garota super divertida e inteligente, coisa que a Chloe pareceu invejar nesse episódio.

Por enquanto, eu tô gostando da série, mas tô sentindo ela uma série teen bem normal comparado com outras, mas que tem o diferencial de uma boa edição, trilha sonora e os desenhos aparecendo na tela.

Episodio 1x4 - Nota 9 2014-11-19 22:23:50

Eu sei que muitas histórias da adolescência envolve relacionamentos. Nessa época, a gente só se preocupa com isso, em achar alguma pessoa que nos entenda e que possamos passar um tempo junto. Mas eu também sinto falta de quando mexem com outros assuntos igualmente importantes (Algo que Daria, por exemplo, fazia). Apesar de todos os episódios de MMFD ter o foco os relacionamentos, eu gostei muito de ver a Rae lidando em ser falsa ou honesta. Isso é algo que eu gosto em ver numa série adolescente, quando possuí esse algo a mais que podemos nos identificar com os personagens, não apenas só relacionamentos.

Rae e Chloe caminham para possuir uma amizade bem complexa. Elas se gostam, mas ainda assim, parece sempre estar em conflito. Uma pena Chloe estar apaixonada pelo Finn porque até faz sentido o que ela disse, em namorar um cara na idade dela e ser mais normal.
E quem diria que já nos anos 90 a friend zone era algo que existia. Hhsauhhsau!

Episodio 1x5 - Nota 9 2014-11-22 00:18:52

MMFD faz uma representação tão legal da adolescência. A Rae ficando egoísta nesse episódio era de se esperar porque adolescentes são assim, fazem burradas e se decepcionam. Não apenas Rae, como Chop por não conseguir falar nada pra Izzy, Finn vendo Rae beijar Archie, etc, etc... E também na representação de que nem sempre uma rave acaba sendo divertida no final das contas, por mais que você tome drogas para "melhorar" a experiência.

E aí temos a Tix ganhando mais atenção. Às vezes, eu acho ela mais interessante que a própria Rae. Gosto da forma como a série não apenas fica nos problemas adolescentes habituais, mas também de alguns que possuem problemas mentais e maiores.

Episodio 1x6 - Nota 9.5 2014-11-22 02:02:28

Vou ser direto agora: apesar de eu achar MMFD um pouco superestimada, eu entendo o apelo que ela possuí. Com tantas séries adolescentes clichezentas e mal escritas que temos por aí, Rae e suas aventuras, por sua vez, se mostra uma das melhores séries adolescentes, não só da atualidade, mas também como uma das melhores já feitas.

A gente vendo ela quase retornar ao estado de antes, se sentindo sozinha, pensando que seria deixada pelos amigos, assim como aconteceu com seu pai, foi tragicamente lindo ver que uma série trata a adolescência de forma mais real e palpável, onde sentimentos se mostram verdadeiros.

No final das contas, dessa temporada eu achei a amizade de Rae e da Chloe a coisa mais interessante. Incrível como as duas estão sempre em conflito, mas ainda assim continuam amigas. É aí que vemos que uma amizade ainda pode existir mesmo que tenha altos e baixos.
E só espero que o Finn tenha mais destaque na próxima temporada. Apesar de sabermos que ele gosta de música e é um cara simpático e que gosta da Rae de verdade, ainda não sabemos muito dele.

Episodio 2x1 - Nota 9 2014-11-24 16:10:06

Esse episódio cresceu de uma forma... O que eu mais gosto em MMFD é que o roteiro consegue unir histórias normais da adolescência e também de como a mente de jovens podem pirar a qualquer momento. Às vezes eu pensava "Como é que a Rae pode ser tão problemática se ela possuí uma galera, uma mãe e um terapeuta que realmente se importam com ela e a aceitam como é?", mas o problema não está nisso propriamente dito e sim na mente da Rae.

Por mais que tenha se tornado social e por mais que tenha se divertido durante o verão, ela ainda tem dificuldade de se ver de forma diferente a não ser uma gorda louca. Então, se a série seguir nessa linha, tem tudo pra ser ótima nessa temporada, porque se tem um desenvolvimento que será difícil e importante pra Rae é aprender a se aceitar.

No mais, bem legal ver a Izzy ganhando mais espaço e que pena que a Tix morreu tão cedo. Eu sempre achei que ela poderia render mais na série.
Só não entendi porque a Chloe ficou se esfregando no Archie se ela leu o diário da Rae na temporada passada e sabe que ele é gay.

Episodio 2x1 - Nota 9 2014-11-30 17:19:41

Ah, é? Eu jurava que ela tinha lido. Mas acho que eu não prestei atenção mesmo. :O

Episodio 2x2 - Nota 9 2014-11-28 05:50:29

Que estranho essa média tão baixa (Para os padrões de MMFD)... Só por que a Rae terminou com o Finn ou por que ela tá um saco? Pessoal tem que entender os motivos que ela fez o que fez. Esse episódio é bem dark se comparado com tudo o que foi nos mostrado até agora. Rae possuí problemas que muitos não entenderam, nem o próprio Finn.

Ela adora ele, mas o fato de não conseguir ficar com ele por causa do preconceito que as pessoas tem ("Você é um "onze" e eu sou um "quatro".") faz dela se sentir mal pra caramba, criando toda uma depressão e baixa estima que não ajuda. Como já visto na premiere, o problema não é apenas o que as pessoas pensam, mas sim que ela não consegue se aceitar. Ela não gosta de ser gorda e isso a afeta em níveis alarmantes.

E aí nós temos essa cena bem poderosa da Rae fingindo que está queimando o outdoor "Hi Boys" da mulher estereotipada como a mídia nos mostra como uma mulher tem que ser fisicamente (E isso se segue até os dias de hoje). Muito bom ver uma série que sabe desenvolver seus personagens adolescentes de forma decente, sabendo utilizar clichês ao seu favor (como o ambiente escolar), para criar um roteiro bem escrito e realista.

Episodio 2x3 - Nota 8 2014-11-28 07:08:48

Pra quem assistiu Daria deve se lembrar do fashion club. Esse episódio foi totalmente fashion club. And God, como eu odeio essas historinhas. Eu acho que o episódio melhorou significantemente quando a Rae se deu conta de si, assim como ela se deu conta do que estava ocorrendo com o Archie. Achei isso muito bom, mas pensei que na faculdade as coisas eram diferente, como se essas histórias de garotas bitchies fosse algo do ensino médio ou algo do tipo...

De qualquer forma, isso bate muito com a realidade, quando tentamos entrar numa turma e fingimos sobre isso pra tentar agradar pessoas que nem nos importamos muito na realidade.
Só estranho esse desaparecimento da Izzy... Eu tenho certeza que ela entraria em algum lugar nessa história.

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2014-11-28 11:29:34

Finn é tão perfeito que às vezes eu acho muito forçado, apesar de ter sido bonita a cena dele admitindo que já sabia sobre Archie. Mas com o andar da caruagem, o Liam é um personagem bem mais interessante.

Episodio 2x5 - Nota 8.5 2014-11-30 15:31:42

Depois de dois episódios que foram um tanto medianos por tentarem lidar com estereótipos escolares, MMFD voltou com o clima dark parecido com o 2x02. É muito fácil dar uma nota baixa ou dizer que a Rae foi um lixo nesse episódio, mas eu não consigo ficar irritada com ela. Essa personagem possuí tantos sentimentos que eu já possuí também, sobre querer mostrar minha maturidade na adolescência, sobre baixa estima e etc. É incrível como ela tenta encontrar "felicidade" em caminhos errados.

Nesse episódio eu gostei do Finn. Às vezes, acho ele muito perfeito, meio que uma forçação de barra, mas aqui, quando se mostra sincero, dá pra ver que o personagem tem dificuldade de se encaixar no meio em que vive. Ele foge um pouco daquele tipo de cara que é popular e se aproveita disso. Quando teve aquela conversa com Rae, Finn estava tentando se segurar nela para não se mudar. Foi realmente triste ver ela deixando ele por uma festa idiota.

Aí no final das contas dá pra ficar com raiva da Rae por ter tido sua primeira experiência sexual com o Liam? Talvez... O problema é que ela possuí muita influência da Chloe. Continua acreditando que a amiga sempre tá um passo a frente e então, quando a amiga diz que a Rae é frígida, ela precisa provar que Chloe está errada, né? Aí chegamos num momento meio humilhante onde ela se encontra sem chão, não consegue contato com Finn e o pai e Krester não pode ajudá-la (Numa atitude meio fria, mas correta.), ela vai até Liam que, tão problemático quanto ela, acaba soltando sobre não tirar as roupas, o que deve ter ferrado mais ainda a estima da garota.

No mais, não sei o que achar sobre Victor... Única coisa que consigo pensar é que ele vai decepcioná-la e deixá-la pior ainda do que já está.
E gostei bastante do Archie mandando o Chop se foder. Às vezes, seria legal ver mais dos outros personagens da turma, sem ter a Rae na narrativa.

Episodio 2x6 - Nota 9.5 2014-12-02 15:20:22

Eu havia falado isso na primeira temporada e volto a repetir: a melhor coisa dessa série é a amizade complexa da Rae e da Chloe. As duas são bitchs. Na realidade, a Chloe é aquela bitch genérica que conhecemos, que é bonita, faz sucesso com os caras, mas nunca é levada a sério. Pra ela, Finn é a idealização de um homem perfeito, bonito, gentil, carinhoso e, as palavras da Rae, que ela não o merecia, ainda a perseguem. Aí eu percebo que o Finn é muito mais importante pelo que ele representa do que pelo que ele é como personagem.

Foi realmente maravilhoso ver esse episódio nessa perspectiva. O que eu gosto nessa série é que os estereótipos são quebrados o tempo todo. Parece que é fácil fazer isso, mas não é. Enquanto Rae vai caindo num processo onde ela simplesmente acredita que pessoas não mudam e Liam é o melhor que ela conseguirá com sexo a luz apagada, Chloe também fica nessa de pensar que a única coisa que consegue fazer na vida é saber satisfazer um homem.

Acho que não há medo em dizer que essa é uma das melhores séries da atualidade. Mesmo sendo teen, ela transparece uma sinceridade que muitas não consegue. Tudo de forma criativa e, ainda assim, cru e dark. É um lembrete de que séries teens podem ser tão boas quanto as séries bem elogiadas.

Episodio 3x1 - Nota 9 2015-06-27 23:45:05

MMFD que é uma série que sobreviveria bem com 6/7 episódios por temporada, vai finalizar logo com três só? Uma pena mesmo porque os roteiristas nunca deixaram a peteca da série cair.

Sobre o episódio, os roteiristas conseguiram criar uma dilema muito bom para a Rae logo de cara. Claro que algumas mulheres podem falar coisas como "nunca escolha um homem em vez de estudo/trabalho", mas não acho que é essa questão que se encaixa aqui. O que vimos durante duas temporadas é Rae tentando se aceitar e achar uma forma estável de viver. A gangue e Kester ajudaram ela a encontrar essa estabilidade, ainda mais Finn - perfeito como sempre, by the way... -, então é normal que ela não queira trocar tudo isso depois da demora que foi chegar até aí. Ainda mais depois de receber um "eu te amo" e um pedido pra morar juntos do namorado.

Por outro lado, é bem importante ver a série se preocupando com o futuro da protagonista, assim como ver Chloe aparentemente mudada, se esforçando pra não cair na desgraça que foi na temporada passada. Não acho que irão tão longe em matar a personagem, mas com certeza isso vai servir pra Rae superar mais um passo no seu emocional indeciso e tomar novamente controle da sua vida.

Episodio 3x2 - Nota 8.5 2015-07-06 07:59:16

Não consigo imaginar um final onde a Rae consiga viver num mundo onde merdas acontecem e ela não pire a cabeça toda vez. Ela tem que constantemente superar a si mesma psicologicamente pra continuar vivendo de forma estável. Oh, Rae... Se você simplesmente não levasse tudo tão a sério...

Episodio 3x3 - Nota 9.5 2015-07-12 15:29:45

Existe um mangá muito bom chamado Solanin que, um pouco diferente do estágio em que a Rae começa na série, segue a história de alguns personagens que já saíram da escola ou universidade e agora precisam se redescobrir e entender o que querem fazer da vida. O final do mangá é lindo e agridoce, nos mostrando que a vida é feita de pequenas vitórias, muitas derrotas e várias despedidas. É um dos finais que eu mais gosto porque me faz sentir triste e ao mesmo tempo otimista para seguir em frente e acreditar que posso realizar meus sonhos, mesmo que a realidade possa pesar. E estou dizendo isso porque essa finale de MMFD me atingiu de uma forma muito parecida.

Em Rae, MMFD deixou de ser apenas uma série teen, mas também se tornou momentos de identificação. Rae, construída tão bem, tinha seus momentos em que nós amávamos e odiávamos ela, mas não tem como dizer que, como personagem, não soe humana. Com essa garota, aprendemos que aceitação é fundamental para continuarmos vivendo. É um ideologia muito clichê, mas continua algo totalmente verdadeiro. Todos devemos a nós mesmo a se dar uma chance.

Apesar de que, em si, tudo deu certo no final e Rae, aparentemente, aprendeu que é forte o suficiente para lidar com os problemas que virão pela frente, essa finale foi bem real. Os roteiristas poderiam fazer Rae e Finn terminar juntos e toda a turma estudar na mesma faculdade, mas um dos pontos mais importantes que Kester levanta nessa temporada é que Rae pode se sair muito bem sozinha. Ela precisou da turma para encontrar estabilidade e agora está bem para aguentar o tranco de uma nova vida. E talvez, não deixar que seu namoro com Finn retorne seja mais um dos pontos positivos, porque essa é a vida. Às vezes você ama demais alguém e, ainda assim, compreende que o timming não está certo. Gosto de pensar que num futuro mais próximos, com ambos mais maduros, eles consigam se entender e viver num relacionamento saudável. Mas por enquanto, me pareceu a melhor opção mesmo.

Enfim, MMFD é uma série muito estável que transmitiu bem uma fase da adolescência sem cair tanto no clichê como muitas outras. E com uma protagonista tão complexa, já dá saudades de assistir as aventuras de Raemundo e cia.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Rafael Mattos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries