IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Ripper Street By LucaSP





Episodio 1x1 - Nota 8 2020-09-14 12:31:45

Piloto bem ágil e eficaz em transmitir o desespero e a pressa que se cercou a investigação do início ao fim, com a possibilidade do retorno do serial killer mais famoso e, ainda assim, de identidade desconhecida do século XIX. Achei interessante essa abordagem do clima pós-Jack, pois não é algo tão comum de se ver. Já houveram várias obras que abordaram o assassino ou os crimes como destaques, mas desconhecia, até então, uma focando nas sequelas que ele deixou.

Não sei se eu gostei de terem resolvido o caso já aqui, indicando que possivelmente seguirão um modelo procedural. Seria interessante acompanhar algo contínuo e mais complexo, que demandasse mais esforço na investigação. Além disso, por conta de terem focado o episódio em encerrar esse plot, acabou que o caso ofuscou todo o resto, pouco podendo conhecer das personagens, fora o trabalho delas.

Episodio 1x3 - Nota 8 2020-09-15 01:24:16

Acho interessante como a série consegue referenciar elementos da época e usá-los a seu favor na hora de montar os casos, mostrando como a sociedade londrina mantinha certas cicatrizes e o pânico que a menção a elas causava, primeiro com Jack, o Estripador, agora com a Cólera. Ainda assim, o enredo se mantem dentro do historicamente aceitável, não criando um novo surto para a doença e surgindo com uma explicação que rendeu até mais para a narrativa, como essa do veneno.

A única coisa que não gostei tanto foi terem colocado a vida de Emily em jogo, como se fossem matar a personagem em pleno terceiro episódio. Seria bem chocante, mas era previsível que dariam um jeito de curá-la. Além disso, o fato da série ainda estar no início dificulta que já haja um laço entre ela e o público a ponto de temer pela vida da personagem.

Episodio 1x8 - Nota 8.5 2020-09-15 23:30:45

Em termos de caso, o do episódio passado me pareceu mais uma season finale. Mas o ponto mais interessante aqui foi o aprofundamento das personagens, em especial do protagonista.

A cena que ele finalmente enfrenta a perda da filha e conversa com a esposa sobre isso, ao invés de fugir nos braços da amante, foi sensacional - talvez minha favorita da temporada. Matthew Macfadyen conseguiu algo absurdo que é atuar apenas com o olhar, mantendo um tom de voz controlado enquanto o personagem narra a cena para Emily, mas, conforme a câmera se aproxima nos olhos, expressando neles toda a culpa e tristeza que Reid reprime em si.

Episodio 2x2 - Nota 8 2020-09-16 01:52:45

Um episódio bem melhor que a premiere. Boa sacada a abordagem dos freakshows, afinal é um tema que, não apenas se encaixa muito bem no contexto, rende bastante material, tanto em termos de exploração que os "freaks" sofriam, quanto com a reação da sociedade perante a eles.

Achei curioso inserirem Joseph Merrick na narrativa. Para quem não sabe, ele realmente existiu e era conhecido por ser o Homem-Elefante - inclusive é a história dele no filme homônimo do Lynch, onde ele é erroneamente chamado de John. A morte dele se deu em circunstâncias parecidas com as retratadas no episódio, em virtude dele ter se reclinado para dormir, porém, obviamente, a série acrescentou uma dramatização a mais - ainda assim, se mantendo dentro do verossímil. Essas referências históricas são uma das partes mais interessantes do seriado, complementando muito bem os episódios e me deixando intrigado em saber mais daquelas que não estão tão na cara como a desse daqui.

Episodio 2x8 - Nota 8 2020-09-29 22:18:17

Acredito que fui o único que preferiu a primeira temporada sobre essa. Não que eu achei esta ruim, mas os casos do primeiro ano soavam mais críveis, enquanto os desses pareceram um pouco mais elaborados, de modo que remeteu mais a algo fictício.

Eu gostei, no entanto, de ver as personagens ganhando mais destaque, especialmente as femininas que não tiveram muita importância na temporada anterior. Inclusive, tive a impressão que o protagonista acabou ficando um tanto apagado nessa em decorrência disso. Também achei interessante, neste episódio especificamente, o clímax ter sido uma luta de box, algo diferente em comparação aos demais, mas ainda dentro do que a série apresenta.

Episodio 3x2 - Nota 8.5 2020-09-30 22:28:28

Um caso que começou sem grandes alardes, mas foi se desenvolvendo e ganhando proporções maiores até chegar nos minutos finais, que foram espetaculares. Matthew Macfadyen mais uma vez entregando uma performance visceral representando a dor do seu personagem. Aliás, visceral descreve bem a cena inteira que culmina em Reid batendo a cabeça do cara na parede. Dos melhores e mais impactantes momentos do seriado até agora.

Episodio 3x4 - Nota 8.5 2020-10-01 00:15:05

Essa temporada está sendo tranquilamente a mais dramática até agora, entregando episódios mais tensos que as anteriores, à medida que os casos vêm sendo mais pessoais para o protagonista, colocando-o em uma posição mais desesperadora.

Seria uma ótima (e um tanto sádica) reviravolta se matassem Reid no mesmo episódio que ele reencontra a filha. Era algo que até faria bastante sentido, afinal o seu arco já foi encerrado aqui. Porém, como ainda há mais duas temporadas e meia, somado com esse final que ele ainda estava consciente, é um tanto óbvio que ele deve sobreviver - o que torna esse momento bem desnecessário.

Episodio 3x6 - Nota 8.5 2020-10-01 11:33:10

Um dos melhores dessa temporada. Gostei demais que mantiveram a investigação do caso em um só ambiente, permitindo desenvolver ele focando mais nos diálogos do que na ação, o que de certa forma tornou ele mais desafiador. Sem falar que com Reid ainda se recuperando seria muito estranho ver ele, de um episódio para o outro, correndo por ali.

Mesmo com a narrativa se mantendo estática, ainda conseguiram passar bem uma sensação de urgência em esclarecer os fatos o quanto antes. Não foi um episódio que beirou a tensão o tempo todo, mas que conseguiu me prender a atenção mesmo assim.

Episodio 4x3 - Nota 8 2020-10-01 23:51:41

Um dos meus casos favoritos do seriado. Acho que desde o piloto não focavam tanto em uma atmosfera mais sombria para um episódio, que, normalmente, são desenvolvidos quase todos de dia. Esse teve bons toques de terror, sabendo bem usar como referência Dracula - fazia um tempo, por sinal, que eu não identificava tão fácil o que inspirou o episódio - , mas ainda mantendo uma narrativa, na medida do possível, pé no chão.

Episodio 4x6 - Nota 7.5 2020-10-02 11:30:36

Quando uma série tem uma season finale que poderia servir de series finale, normalmente, o que vem a seguir não costuma ser muito bom. Ripper Street parece mais um desses casos que deixou de ter um desfecho satisfatório na temporada passada para seguir rumos duvidosos nessa.

Alguns casos no decorrer da temporada foram interessantes, mas, no geral, o desenvolvimento das personagens ficou decepcionante. Bem difícil de engolir essa Rose desiquilibrada que tentaram vender a troco de nada, bem como Susan que o roteiro claramente não sabe o que quer fazer - às vezes parece que querem colocar ela de vilã, às vezes de arrependida. Essa morte do Bennet foi só para gerar um drama para não parecer que a temporada foi completamente inútil.

Episodio 5x4 - Nota 8 2020-10-02 21:50:44

Estava com um pé atrás com essa temporada, afinal justamente na última resolveram entregar algo diferente em relação às demais. Entretanto, esses dois últimos episódios elevaram o nível dela e mostraram que foi uma boa ideia essa abordagem. Deu para sentir muito mais apreensão aqui do que na temporada passada inteira.

Também estou curtindo como estão desfazendo a imagem de mocinhos e vilões, trabalhando o enredo de uma forma mais dúbia em relação aos outros anos, com o time que estávamos acostumados a ver representando a lei, do outro lado dela.

Episodio 5x6 - Nota 7.5 2020-10-02 22:33:04

A impressão é que era para ser um episódio de meia hora e precisaram preencher os minutos finais com algo. Nisso, lembraram do título da série e trouxeram a questão do Ripper de volta, em forma de flashback, para encerrar o ciclo aqui.

Não achei o resultado ruim, mas deslocado. Talvez se fosse um episódio apenas para os flashbacks, vindo logo após a morte de Bennet, teria se localizado melhor dentro da narrativa, porque pelo menos se justificaria como uma despedida para o personagem. Aqui, no final, ficou um tanto confuso mostrando o protagonista sendo atormentado por esse caso não resolvido, mesmo esse plot nem tendo sido tão trabalhado no decorrer da serie.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries