IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Borgen By LucaSP





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2017-02-03 14:24:32

Piloto excelente. Não sei se foi uma boa ideia fazer esse episódio girar todo em torno da eleição, tornando-o óbvio ao final. Talvez fosse mais interessante acompanhar o processo por mais alguns capítulos ou já começar a partir dela eleita. Mas esse detalhe é o máximo que dá para criticar Borgen.

Birgitte é uma boa protagonista para a série. Convicta em seus ideais, vai ser interessante acompanhar ela em um papel tão complicado, que muitas vezes exige ceder aquilo que se acredita.

No entanto, o melhor e mais promissor núcleo é o jornalístico. Deu um toque diferenciado na série muito bom, além de permitir essa explorar novos pontos de vistas e temas. A sequência do debate ficou realmente muito boa.

Episodio 1x4 - Nota 9 2021-01-05 23:45:26

É interessante notar como, em teoria, Birgitte e Katrine estão em posições antagônicas, mas isso não é usado pelo roteiro para criar um lado certo e um errado ou instaurar uma rivalidade entre ambas. Pelo contrário, dá para compreender muito bem a visão de cada uma e acaba que o espectador fica em uma posição parecida a de Kasper - dividido entre ambas.

Os dois plots que moveram o episódio, apesar de diferentes entre si, foram ambos apresentados de forma bem competente, abordando diversas questões. De um lado uma conspiração que remete The X-Files - a referência ao Deep Throat é tão clara que até o próprio episódio a usa. Do outro a questão da Groelândia, que resulta na excelente cena no cemitério que é uma bela metáfora de toda a situação. Dois governos e muitas mortes (indiretas) sobre seus pés.

Episodio 1x7 - Nota 8.5 2021-01-09 12:33:38

Acho fantástico como a temática confiança x controle se estendeu além do plot principal envolvendo a escuta para dentro do casamento da protagonista, algo que até agora vinha sendo trabalhado como um escape de Birgitte em relação à política. Claro que, em teoria, ela confia no marido, mas a sensação de controle acaba sendo mais tentadora e ela não resiste a dar uma espiada básica.

Obviamente, há diferença na escala entre o que ela e o que Hox fizeram. No entanto, o princípio é o mesmo: invadir a privacidade de alguém com base na possibilidade de algo acontecer (ou estar acontecendo) pelas suas costas. É isso que o governo fez. É isso que a protagonista ficou tentada em fazer com o marido. No fim, foi uma trama muito bem conduzida que mostra bem como ter as coisas sobre controle é sempre mais atrativo do que apenas confiar - independente de quem seja ou a quem afete. E isso acaba se estendendo também para o confronto de Birgitte e Hox no fim, afinal ele não apenas quebrou a confiança dela indo contra suas ordens, mas também, fugiu do seu controle.

Episodio 2x2 - Nota 9 2021-01-15 11:42:50

Ainda que tenha sido interessante o plot da escolha do comissário em função dos desdobramentos políticos, foi ao trabalhar as relações pessoais entre as personagens que o episódio realmente acertou.

Tanto a aproximação de Hanne e Katrine, quanto a reaproximação de Birgitte com Bent entregaram momentos bem emocionais para o episódio. Enquanto as primeiras acabaram se apoiando e criando um laço em função das relações distantes com suas familiares, a protagonista teve que lidar com o quanto abalou sua amizade com Bent os acontecimentos da temporada passada. O final foi um tanto surpreendente, mas mostra bem como a vida humana é algo frágil e como é importante mantermos quem gostamos por perto.

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2021-01-17 11:00:31

Esse episódio quase chegou a me incomodar pela saída que deram para se livrarem de Troels, que estava no caminho da protagonista, mas ao mesmo tempo não sujar a moral dela ou de Katrine. Porém, ainda que ver uma das duas ultrapassando essa barreira teria trazido nuances interessantes à série e às personagens, não faria muito sentido com o que já foi estabelecido a respeito delas.

Além disso, a mensagem principal do episódio foi muito bem passada, mostrando o lado podre do jornalismo - e, nesse sentido, é interessantíssimo o contraponto com Katrine e Hanne, que se recusam a se rebaixar no nível e exporem o político - e como certos escândalos ainda são vistos com um impacto desproporcionalmente maior do que outros - afinal, Troels jamais seria levado ao limite se fosse fotografado tendo um caso com outra mulher.

Episodio 2x6 - Nota 10 2021-01-19 11:51:11

Svend Åge foi um baita vislumbre de figuras que assumiriam o poder em diversos países anos depois desse episódio ir ao ar. O jeito "brincalhão", que passa uma imagem de carismático e acaba se destacando na mídia, ao mesmo tempo que é bem incisivo na defesa do que deseja e que, segundo ele, é do interesse do "povo". Para ficar mais profético que isso, somente se substituíssem o empurrão na escada por uma facada e o discurso da redução da maioridade penal pelo do porte de armas liberado.

No entanto, o que realmente fez o episódio se destacar foi o plot do Kasper, ancorado por uma interpretação visceral de Pilou Asbæk. Como o roteiro brilhantemente mostra, esse discurso que tenta colocar crianças no mesmo patamar que adultos em termos de poder de decisão e responsabilidades pelos atos não é nada diferente do que pedófilos usam em suas vítimas. Kasper foi alguém que teve a infância tirada de si por um bando de adultos - o que afetou diretamente o seu presente, na incapacidade de manter relacionamentos - e que poderia sofrer ainda mais se dependesse de políticos desprezíveis como Svend Åge que não poupariam tempo em jogar um garoto que estava se defendendo contra seus abusadores numa prisão como se fosse um adulto. É uma temática tão densa e que o episódio soube muito bem expor aos poucos, dando a atenção necessária a cada nuance.

Em meio a esse turbilhão de emoções, Sidse Babett Knudsen não ficou para trás e entregou uma performance tão arrebatadora quanto a do companheiro de cena. Se Kasper se sentiu diretamente afetado com a questão da maioridade penal, Birgitte sente isso de uma forma mais indireta ao ver sua filha, sua "criança", tendo que receber tratamento psiquiátrico como uma adulta. Qualquer resto de infância sendo deixado para trás. A cena dela escovando os dentes foi perfeita. Toda a construção de tensão entre a protagonista e Kasper, com ambos sendo levados a seus limites, espetacular. O final com ele e Katrine, de uma delicadeza ímpar. Enfim, melhor episódio da série.

Episodio 2x9 - Nota 9 2021-01-20 11:51:08

Essa temporada está sendo muito bem construída e conduzida. Birgitte deixando o cargo é uma reviravolta surpreendente, ainda mais pela maneira seca que se deu a sequência final - ela fazendo o anúncio, saindo ser responder perguntas, pegando as coisas e deixando a sala -, mas faz completo sentido com todo o plot dela nessa temporada, especialmente com os conflitos se somando, tanto na vida pessoal, tanto no trabalho. A questão da filha foi apenas a faísca que acendeu essa bomba que estava prestes a explodir.

O núcleo jornalístico sempre foi um dos atrativos da série. Porém, nessa temporada vem se destacando ainda mais por apresentar mais de um lado, mostrando que, enquanto existem profissionais sérios como Katrine, que não está disposta a noticiar tudo sobre qualquer pretexto, há também um Laughesen, que não se importa em invadir a vida pessoal dos outros desde que isso lhe garanta notícia – e, claro, atinja seus adversários.

A discussão sobre o sistema de saúde também foi um baita acerto aqui. Impressionante como certos assuntos continuam relevantes, mesmo após 10 anos da série ter ido ao ar.

Episodio 3x2 - Nota 8 2021-01-22 11:20:30

Ainda não sei se gostei das mudanças propostas para esse ano. A princípio me parece um passo para trás que funcionaria melhor numa temporada inicial, afinal a série já começou com Birgitte como primeira ministra e agora vemos ela voltando ao início. No entanto, essa troca de perspectiva talvez funcione para inserir outras temáticas, que não foram possíveis de serem abordadas pelo fato da série ter iniciado com ela eleita.

Katrine vem sendo a personagem que está mais (propositalmente) perdida nesse início de temporada, tendo que lidar com um filho pequeno, com a complicada relação com a mãe e ainda com uma vida profissional tão conturbada quanto a pessoal. Por enquanto, vem sendo o plot mais interessante de acompanhar.

Episodio 3x5 - Nota 9 2021-01-24 11:55:27

Episódio importantíssimo. Mesmo oito anos após ir ao ar, essa discussão a respeito de profissionais do sexo ainda se mantém muito relevante. De maneira geral, o roteiro sobre expô-la muito bem, evitando cair no erro que normalmente se vê por aí e que o episódio justamente critica: achar que toda profissional envolvida com sexo é uma vítima que precisa urgentemente ser salva por pessoas de fora dessa realidade, que julgam compreendê-la melhor do que quem está inserido no meio.

Bem didática e explícita a forma que é abordada como essa noção condescendente de "eu sei mais sobre o que você faz da vida do que você mesma" é mais degradante e humilhante do que o trabalho em si, além de deixar bem claro que a preocupação não é com as prostitutas - afinal, nem se dão ao trabalho de ouvi-las - mas com limpá-las da rua.

A verdade é que existem várias realidades por aí, inclusive as negativas, mas que a criminalização, assim como em vários outros assuntos, não é igual a extinção - EUA que o diga. Pelo contrário, marginalizá-las apenas aumenta as chances das envolvidas se tornarem vítimas de algum mau-caráter que as explorará em troca de dinheiro.

Episodio 3x10 - Nota 8.5 2021-01-27 09:41:11

Esses dois últimos episódios trouxeram à série uma sensação de um ciclo se fechando, com ela terminando do mesmo modo como iniciou. Achei interessante não terem voltado com Birgitte de Primeira-Ministra, o que mostra que houve uma mudança durante as temporada e que ela não simplesmente voltou para trás.

Entretanto, de maneira geral, foi um temporada abaixo da média para os padrões do seriado. Algumas tramas, como o câncer de Birgitte foram colocadas apenas por colocar, acrescentando um obstáculo na trajetória da protagonista, mas não trazendo algum impacto necessário à história.

Curioso para ver como será a abordagem da quarta temporada. Se tem uma série cujo o retorno faz sentido é esta, ainda mais por conta das mudanças na política internacional durante estes oito anos.

Episodio 4x1 - Nota 8.5 2022-08-27 12:34:39

Se não fosse pelo filho da Birgitte enorme, nem daria para notar que houve uma passagem de tempo. O elenco envelheceu muito pouco em quase 10 anos. Ainda assim, esse timeskip é um ponto central do episódio, com uma mudança significativa em relação as três temporadas originais: a protagonista já não está mais no poder. Seja em relação a política, na própria casa com o filho ou até mesmo com o próprio corpo, Birgitte já não tem mais o controle que costumava ter. Por três anos, a série tratou sobre as dificuldades de estar por cima. Agora, a luta da protagonista começa posições abaixo e inclusive com uma certa rixa com quem herdou seu antigo cargo - que por sinal foi um caminho que ela pavimentou.

Gostei que a série se mantém relevante em termos de lidar com assuntos pertinentes no momento e vai dar destaque às questões ambientais. Curioso por esses núcleos paralelos, que pareceram um tanto aleatórios nesse primeiro momento, mas que podem render se forem bem trabalhados.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries