IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

O Aprendiz By LucaSP





Episodio 11x1 - Nota 7.5 2019-03-19 21:13:53

Eu sempre fui fã do formato e fiquei receoso quando vi que o programa voltaria, tendo em vista da péssima, caótica, desastrosa, temporada com celebridades. Quando foi revelado que os participantes seriam digital influencers fiquei menos preocupado porque, ainda que seja uma nova temporada com celebridades, pelo menos se supõe que estas tenham um entendimento maior de marketing e negócios do que as últimas.

Tendo isso em vista, me frustrou bastante terem escolhido como primeira prova essa dos bombeiros. Sim, há uma metáfora com um mundo corporativo, mas o modo como foi conduzindo pareceu mais uma gincana do que O Aprendiz. Só fui me lembrar do programa que eu estava vendo quando chegou a sala de reuniões, que foi quando o episódio esquentou.

Para mim a eliminação era extremamente óbvia e sabe-se lá porque Justus resolveu dar um desconto para o primeiro líder, ainda elogiando a proatividade - que, na minha época, era chamada de burrice - dele ao se voluntariar para o papel. Se o problema de comunicação de Erasmo tivesse se restringido a Jéssica, somado com a unanimidade de todos a respeito do desempenho dela, eu entenderia sua eliminação. Mas, teve o caso do quiz, que ele também não soube delegar papéis, além dos vários pequenos casos que foram trazidos a tona na sala de reuniões - e que ele não parecia a par de nenhum. Outra coisa que fez zero sentido foi ver Erasmo sendo elogiado pela vontade de continuar, quando Jessica soube se defender muito mais que ele.

Algumas outras observações:

- Não sei o que odiei mais: a abertura ou os tweets passando toda hora na tela. Band, melhore.

- Walter Longo, que falta que tu faz.

- Vivianne Brafmann, única que salvou dos conselheiros, sempre com observações relevantes e bem precisa sobre quem deveria ser demitido.

- O que foi aquela criatura falando que achava que todos deveriam voltar para a segunda etapa? Ela entende as regras do programa e que é cada um por si?

- E por falar em entender as regras, o que dizer do líder que não sabia que tinha que trazer duas pessoas para a segunda etapa? Claramente, uma pessoa que não deve ter visto um episódio do programa.

Episodio 11x3 - Nota 8 2019-04-02 18:07:33

Somente a mijada do Justus já fez valer esse episódio como o melhor. Mas faltou culhões em cumprir o que havia dito e eliminado os três - ou Erasmo está cotadísssimo e acabou salvando os outros dois.

Realmente acredito que Estevam estava mais interessado no programa e, sem dúvidas nenhuma, ele entende muito mais deste que a outra equipe inteira. Isso é bem notável no modo como ele gastou sua participação na sala de reunião se dedicando em atacar o desempenho de Julia. É exatamente assim que se sobrevive nesse reality. Não interessa o quão ruim você foi, tem que fazer alguém parecer pior. E ele fez muito bem - até mudou a opinião de Vivi - só esqueceu de um detalhe que me fez concordar com sua demissão.

A equipe perdeu por não ter entendido o conceito da prova e não ter aplicado corretamente no vídeo. Isso tem absolutamente NADA a ver com finanças e em nenhum momento que o líder critica o desempenho de Julia, ele soube relacionar esse com a derrota. Por outro lado, literalmente, havia duas outras pessoas responsáveis pelo lado criativo na sala de reunião - uma tinha acabado de levar um mijão do Justus. Estevam simplesmente perdeu a mirrar no alvo errado.

Episodio 11x4 - Nota 8 2019-04-09 19:14:58

A eliminação do Carlos era previsível no momento que ele assumiu a liderança, porém fiquei surpreso ao, no fim, discordar dela. Sim, ele deveria ter levado pra segunda parte da sala quem teve a ideia linchada por Justus. O fato de não ter feito demonstra que provavelmente é mais um que nunca assistiu ao programa. No entanto, é possível perceber que a Share inteira não entendeu o quão ruim a ideia deles foi. Todos eles chegaram na sala de reuniões confiantes que executaram a tarefa certo. Todos, menos Alberto.

É um tanto injusto dizer que o único a ser contra o erro deveria ser despedido, porém me incomoda horrores alguém executar algo sabendo que está errado. Há uma diferença entre trabalhar em grupo e ser submisso a ele. Como o que detinha maior conhecimento de moda no grupo*, ele deveria ter usado disso a seu favor e sido persuasivo a fim de melhorar o desempenho na tarefa. O tema era ruim, mas a execução foi horrível. Ainda se mantendo fiel à temática, o resultado final poderia ser melhor.

Aliás, Justus precisa urgentemente parar de elogiar trabalho ruim. Não, o resultado da Share não foi bom. Havia problemas evidentes na decoração e o vídeo deles foi amador ao extremo. Dá para se elogiar o esforço em levar diversidade ao desfile e também ao dar destaque a isso - coisa que não se percebeu no outro grupo - mas de resto, com muita bondade, chamaria de medíocre o desempenho deles. Já a outra equipe, pareceram mais organizados, mas a informalidade do vídeo não me pareceu compatível com uma cobertura jornalística, além de eu não ter sentido que souberam focar nos modelos. Chamar de ótimo, também é um baita exagero.

Por fim, parece que na Share só existem PC e Gabi. Sempre parecem ser os mais participativos e sempre são os mais elogiados. Não me surpreenderia se algum deles vencesse o programa, mesmo com esse início ridículo - 25% de aproveitamento.

*nem vou comentar o "ainda não veio as provas que eu gostaria de participar"

Episodio 11x6 - Nota 8 2019-04-23 12:31:12

Prova de venda é uma das minhas favoritas no programa, atrás da de compra - que foi um fracasso nessa edição - e da do quiz. Achei que em muitos aspectos foi a melhor prova dessa temporada, mesmo com um grupo se sobressaindo horrores sobre outro.

Porém, a sala de reunião foi disparada a pior até agora. Detesto equipes harmônicas, não só por sempre protagonizarem salas de reunião insossas, onde reina o discurso "todo mundo foi bem", mas também, porque nunca são realmente harmônicas. Sempre há uma rachadura, um elo mais fraco, mas que insistem em esconder sobre uma máscara de pacificidade. Deu para perceber que o que sentou na ponta tinha um claro descontentamento com a liderança e com o fato de não ser ouvido.

By the way, fiquei com pena da Vivi nesse episódio. Em dez segundos ela deu mais ideias para equipe perdedora do que eles tiveram em dois dias de tarefa. Se esforçou para defender a permanência da criatura que, para retribuir, praticamente desistiu do programa. E, acima de tudo, claramente está mais empolgada com as provas que os próprios participantes

Apenas uma observação: uma coisa que vem me incomodando no decorrer das tarefas é o frequente uso da imagem para ter um resultado positivo. Fechar parcerias, conseguir coisas de graça ou prontas, não vejo problema algum. Nas temporadas com anônimos, isso também acontecia, afinal os participantes recebem uma verba limitada. Agora convocar seguidores eu acho mais problemático, já que, focando nessa prova, não dá para saber se os participantes estão vendendo algo, ou recebendo dinheiro. Há tarefas. que ainda não deram as caras nessa temporada - exemplo: assumir a administração de algum estabelecimento -, que essa distinção faz toda a diferença.

Episodio 11x8 - Nota 8 2019-05-07 19:06:41

Eu já perdi as esperanças com uma sala de reunião realmente boa nesse programa. Houve outras expulsões ou demissões duplas e TODAS geraram mais entretenimento que a desse episódio.

Ainda que tenham dito que a demissão de Karla não se deve à timidez dela, é impossível não atribuir sua eliminação a isso. A resposta dela na segunda parte da sala de reunião foi muito melhor que a do PC, que pareceu mais interessado na parte financeira do prêmio do programa - algo que Justus sempre abominou.

Sobre os participantes que sobraram, em ordem de favoritismo ao prêmio:

1) Gasparini: 7 vitórias em 8 provas. Muitos vencedores antigos do programa não atingiram esse índice nem contado até a final.

2) Gabi: As provas que ela menos teve destaque, a Share perdeu. Ou seja, a edição muito associa sua presença a vitórias da equipe. Minha aposta mais segura para finalista.

3) Sandra: De longe, a participante mais organizada e articulada na temporada. As quatro derrotas seguidas mancham bastante o histórico, ainda mais que ela foi líder em uma, porém ela vem sendo peça fundamental para o funcionamento da equipe e tem boas chances se reverter a maré de derrotas.

4) PC: Muito bom estrategista. Destaque a como ele garantiu a permanência no programa questionando algo extremamente óbvio, mas que deu espaço para Justus e cia exibirem seus conhecimentos. Resultado: pareceu alguém querendo aprender e um participante valorizando a oportunidade que é o programa.

5) Xan: Teve um momento tocante na edição, o que é ótimo em um reality show, e sempre parece ser uma força criativa nas provas. Entretanto, é justamente nas ideias que podem estar o problema para ela, como a prova do desfile demonstrou.

6) Taty: Eu venho achando ela bem desanimada e não tenho dúvidas que se o time voltar a perder, sobrará para ela. É bem articulada, mas não acho que isso a ajudará em um time com favoritos ao prêmio.

7) Erasmo: Há episódios que eu frequentemente venho esquecendo sua existência no programa. Sorte dele que há quem possa ser sacrificado no seu lugar caso a equipe perca.

8) Nana: Não conheço, mas, pelo programa, parece ser alguém introvertido, personalidade que vem sendo podada nessa temporada.

9) Alberto: Fun fact: ele foi o líder da Share nessa tarefa. Foi completamente apagado por Gabi, o que em caso de derrota teria resultado em sua demissão.

Episodio 11x9 - Nota 7 2019-05-14 18:22:17

Se eu já achava que o Aprendiz Celebridades tratava os participantes como se fossem café com leite, esse vem pegando mais fácil ainda. Parece que toda a prova que não permite eles usarem os seguidores não é bem elaborada. Essa foi bem fora do contexto do programa, não sendo bem uma prova de evento e sendo bem safe. Ambos os grupos foram bem, porque não tinha como ir mal. É uma execução muito óbvia que tinha que ser feita.

Sobre a demissão do Alberto, nada a comentar a não ser que foi uma sala de reunião mais insossa que as anteriores. Justus já foi melhor em incitar discórdia do que é hoje.

Fiquei bem decepcionado com as novas equipes, que na verdade são as originais com PC pro lado da Hashtag, o que foi um erro absurdo por parte de Taty. Ao optar por manter-se na equipe que estava perdendo e adicionar um elemento a mais, esse acaba automaticamente ganhando os méritos da vitória que deveriam ir para sua liderança. Não foi só a vitória de Taty como líder, foi a oitava vitória do Gaspar. Pior, agora se esse grupo voltar a perder não vejo outra demissão que não seja a dela, já que ela tem na equipe uma pessoa bem articulada, um que sabe jogar com Justus e conselheiros e um recordista de vitórias.

Gaby foi muito mais esperta nesse sentido, não escolhendo Gaspar e ainda dizendo que não o achava tão necessário na sala de reuniões - apesar da Share só ter vitórias com ele na equipe. Se tivesse vencido, ela teria praticamente enterrado o favoritismo dele e assumido a posição.

Episodio 11x10 - Nota 6 2019-05-21 18:03:29

Conseguiram a façanha de estragar uma das melhores provas do programa, de novo. Que quiz sem graça, só perguntas de múltipla-escolha, quando a prova original sempre envolveu mais etapas, em um estúdio gritando baixo orçamento. Isso para não falar de uma pergunta com duas alternativas iguais.

Eu até tinha uma ponta de dúvida sobre quem entre Gabi e Erasmo deveria ser demitido. Ela teve um desempenho patético na prova, quando o grupo foi questionado se ela seguiria participando, ela disse que sim - apesar de na sala de reunião ter dito que estava muito insegura, ela não expôs isso na hora que poderia ter sido substituída -, parecia não ter domínio em nenhuma das categorias e por isso foi jogada na tecnologia - que era claramente a que valia mais. Não obstante a isso, teve um desempenho horroroso na sala de reuniões, não sabendo se defender dos ataques do Erasmo e ainda admitindo que omitiu informações na tarefa anterior.

(Aliás, parênteses para ela questionando a atitude do Erasmo de expor o que ela falou fora das provas, entregando que seu conhecimento do programa é bem baixo. Maytê sobreviveu INÚMERAS salas de reunião fazendo justamente isso, inclusive numa das provas mais mal feitas que esse programa já viu, na qual ela era líder.)

Sobre Erasmo, então, o negócio ainda é pior. Não foi capaz de intervir no desastre que foi Gabi na prova e ainda conseguiu ser um desastre por si só. Além disso, é o único participante que nunca venceu como líder e ainda teve o mesmo erro em ambas as lideranças - não saber delegar papéis.

É natural que os participantes falem por afinidade e tenham optado pela Xan. É completamente nonsense o apresentador dar ouvido a isso e demitir alguém com um desempenho que foi melhor que o dos dois piores juntos. Se tinha alguém que definitivamente não deveria ser demitida era ela. Isso é claramente fruto da necessidade do programa de audiência e manter os participantes mais populares. Se tivesse que contratar algum deles, Justus pensaria bem mais antes de fazer essa demissão.

Episodio 11x11 - Nota 8 2019-05-28 18:40:03

Finalmente, uma prova mais elaborada nessa edição, uma sala de reunião levemente mais tensa e imprevisível e uma decisão coerente na demissão. PC com certeza é bem inteligente, sabe como jogar no programa - basta ver a defesa de Vivi a ele - mas nem se compara aos outros dois. Pela quantidade de vitórias, Gaspar obviamente era figurante. Já Sandra tem uma articulação absurda. Basta ver ela vendendo a caneta. Deu um banho nos dois. Além disso, a forma como ela soube ressaltar seus pontos fortes e "desmerecer" os de PC foi incrível e me lembrou dos participantes mais peso-pesado em salas de reunião desse programa.

Continuo satisfeito com o desempenho de Vivi como conselheira, da mesma forma como gostei dela no mesmo papel na terceira temporada. No entanto, às vezes me parece que ela está acompanhando um reality alternativo. Teve o episódio que ela ralou para defender uma participante que quase pediu para sair em seguida. Nessa a situação foi pior.

Ela: "O PC quer mais isso aqui. Ele veio pro tudo ou nada. A Sandra tem caminhos. Plano B, C, D, ..."

PC [questionado sobre o que aconteceria se saísse do programa]: "Bom, eu volto pra casa e a minha vida segue. Tenho outras coisas para aprender... Ficaria chateado porque eu queria ser finalista"

Sandra: "Eu não imagino a possibilidade de eu sair. Desde que eu entrei eu penso na final."

Nesses momentos que Walter Longo ou até mesmo o Renato Santos fazem falta, para complementar em termos de percepções e argumentos, já que aquele coach não fala nada com nada. Se Vivi não tivesse dado a deixa e questionado PC, era bem capaz de Sandra ter saído por essa impressão que ela não quer tanto o programa - mesmo que PC seja o que sempre cita a premiação como motivação para estar ali.

Episodio 11x13 - Nota 7 2019-06-18 18:30:41

Não me espanta ver o nível das provas decaindo tanto nessa reta final do programa. O Aprendiz é um reality que depende que marcas deem um suporte para a realização das provas e é notável que isso não vem acontecendo. Em certo momento do episódio, Justus chama essa tarefa de gincana e ele não poderia ter sido mais preciso.

O que me espanta é como uma equipe consegue ir mal numa prova que foi basicamente fazer o que qualquer influenciador digital faz diariamente: divulgação. Não me admira que as marcas não tenham confiança em se envolver em tarefas mais complexas. Nem o simples essas criaturas vem sabendo executar.

A eliminação da Taty não chegou a me incomodar, mas também achei no mínimo irônico ela ter feito nessa prova o mesmo que na anterior - convencido o grupo a seguir o caminho errado -, porém, do nada, o perfil dela era inferior ao do Gaspar - sendo que o dele é muito parecido com o da Sandra. O programa nunca foi muito claro nos critérios de eliminação, mas vem se superando nessa temporada.

Episodio 11x14 - Nota 7 2019-06-25 18:38:17

O fato de alguém que deveria ter sido o primeiro eliminado chegar na final já é surreal. O fato dessa pessoa chegar ainda apoiado na opinião dos conselheiros/apresentador é risível. Erasmo cresceu nas últimas provas porque teve um desempenho muito ruim no começo, especialmente nas duas primeiras lideranças. Se ele tivesse tido uma crescente tão boa como quiseram tentar vender - com destaque na parte dele sendo uma pessoa criativa -, ele e Gabi teriam ganho essa prova de lavada.

Aliás, é impressionante como, depois de esculachar o desempenho de ambos os grupos, os líderes são os primeiros a serem poupados. Coerência pra quê? Pior, é a visível falta de critérios para justificar a eliminação do Nathan. Comentei uns episódios atrás que ele acabaria eliminado por ser introvertido. E foi justamente o que aconteceu. Nana se defendeu melhor que Erasmo, mostrou muito mais garra que ele, tinha um histórico melhor (duas vitórias como líder contra uma) e tinha a opinião dos demais a seu favor*, com destaque para o fato que na possibilidade de trabalhar novamente com os três da Share, Gaspar escolheu ele. Todos esses pontos já foram decisivos na eliminação de algum participante nessa temporada, menos aqui, onde prevaleceu a "estrela em ascensão".

A final será provavelmente mais uma prova insossa, de fácil execução, já que os participantes mostraram-se extremamente limitados, com uma vitória que está entre Gaspar e Gabi, mais pendendo para ela, embora eu ache que ele mereça mais. Por mais que tenha quatro derrotas seguidas no currículo, acredito que as derrotas dele mais tem a ver com uma ambição de ir além, como na prova passada onde ele e Taty perderam tempo no "enigma" dos números por achar que a solução não seria óbvia. Já Gaby engatou uma sequência de vitórias, mas sempre focando em entregar o básico, algo que ficou escancarado nesta prova.

*a propósito, um dos momentos mais engraçados da temporada é Justus deixando no ar que na verdade Erasmo era o participante mais forte e os outros três estavam tentando derrubá-lo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries