IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Supernatural By LucaSP





Episodio 4x1 - Nota 8.5 2020-01-05 20:59:24

Existe uma Supernatural antes e outra depois dessa premiere, uma das melhores da série - para mim, só fica atrás do início da segunda temporada. O episódio inteiro conduz o espectador a acreditar que quem trouxe Dean de volta era alguma ameaça ainda maior que a que o levou para o inferno. Portanto, é uma reviravolta muito interessante ver que não apenas se tratava de um aliado*, como ainda era o oposto do que os irmãos vinham enfrentando até aqui.

Por toda a abordagem que já se viu na série a respeito de fé, trazer anjos para a história é uma expansão bem interessante da mitologia.

*até há uma ironia quanto a isso, com Castiel perguntando se Dean não acredita que coisas boas pode acontecer. Com tudo que se viu até agora, é justificável essa relutância dos protagonista, bem como do público, que tendem a imaginar o pior cenário possível.

Episodio 4x3 - Nota 8 2020-01-06 21:29:38

Acho a ideia desse episódio muito boa, mas revendo, ele perdeu grande parte do brilho que teve na primeira vez. Ainda é fantástico como ele costura a mitologia do seriado, trazendo de volta o plot das crianças escolhidas e mostrando como se deu a seleção. Além disso, conecta bem isso com a trama dessa temporada. Há alguns buracos que ficam ao final que eu não me lembro se são explicados mais para frente, então não são relevantes por agora.

O que eu não gostei de imediato foi a ingenuidade da Mary a fazer o pacto, que beira a burrice. Dá para entender que ela queria uma vida normal para a família e é algo que faz completo sentido, mesmo conhecendo tão pouco a respeito da personagem. Mas de onde que essa criatura tirou que fazendo um pacto com um demônio, que seria cobrado algum dia, ela conseguiria isso? Ainda que o preço fosse "uma visita", é uma ingenuidade bizarra - e não condicente com uma caçadora - acreditar que a vida dela e da família permaneceria normal após isso. Ela achou que ele surgiria 10 anos depois para tomar um chá? Talvez seria uma decisão mais coerente se os pais dela também fossem ressuscitados em função do pacto.

Desabafado isso, não me lembrava como Castiel sabia impor respeito nesse início. Cada aparição dele é uma ameaça diferente a Dean.

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2020-01-07 20:34:17

Descartaram muito fácil a cheerleader como suspeita. Ela tinha relação com as duas primeiras vítimas, acesso a ambos os locais e, principalmente, havia mentido para eles. Mas entendo que ao vê-la amarrada jamais devem ter pensado na possibilidade de haver mais de um bruxo.

No geral, foi um ótimo episódio, desmitificando a visão de anjos como criaturas, essencialmente, boazinhas e os retratando mais como guerreiros, que priorizam uma missão acima de todos. Além disso, a narrativa manteve um ótimo nível de tensão, seja durante os sacrifícios, quando o demônio enfim é invocado, até quando Sam o enfrenta.

Episodio 4x10 - Nota 8.5 2020-01-08 19:27:35

Muito interessante esses dois episódios por dois motivos:

1) Novamente colocar os anjos com suas posições, interesses e métodos próprios, os quais não são necessariamente os mesmos dos protagonista e nem sequer soam os mais corretos, moralmente falando. Isso é ótimo porque coloca os Winchesters no meio termo dessa guerra, ora recebendo ajuda de um lado - Ruby - ora do outro - Castiel. Dito isso, achei um tanto desnecessário colocar um irmão transando com um demônio e outro com anjo para simbolizar essa divisão de lados dos protagonistas, já que isso já tinha sido falado anteriormente e é algo bem claro no desenvolvimento da temporada.

2) Situar, ainda que superficialmente, o que aconteceu com os irmãos nos seis meses que separam uma temporada da outra. É curioso que enquanto Dean estava literalmente no inferno, Sam enfrentava o seu inferno pessoal. Acredito que conseguiram explicar bem como ele acabou confiando em Ruby por conta disso.

Episodio 4x15 - Nota 9 2020-01-09 18:52:55

O Melhor dessa temporada, por enquanto. Os ceifeiros são, provavelmente, o melhor elemento do seriado. Sempre que estão envolvidos em algum episódio, há discussões bem interessantes sobre a vida e a morte e aqui não foi diferente. Ótimos os diálogos entre Dean e Tessa. Aliás, o sub-plot do menino inteiro foi bem bom.

Também gostei muito da inversão de papéis, com Sam e Dean aprendendo a usar os poderes de espirito, além do ferro e das balas sendo usados contra eles. Bem tenso a sequência na funerária.

Sobre Pam, é uma perda de uma personagem bem carismática e com ótimas sacadas, que funcionam bem no humor do seriado. Porém, analisando por outro lado, a série vinha utilizando-a bastante de quebra-galho, sem haver uma noção de até onde iam suas habilidades. Já a mostraram invocando um anjo, hipnotizando e recuperando as memórias de outro e agora projeção astral. A linha que separa isso de fazer qualquer coisa sobre-humana que os Winchesters precisavam estava ficando bem pequena.

Episodio 4x16 - Nota 9 2020-01-10 17:26:05

Dando prosseguimento ao episódio anterior, esse foi tão interessante quanto, se não mais, trazendo um lado mais sombrio dos Winchesters. Enquanto um torturava, outro bebia sangue de demônio para alimentar seus poderes. Mostra bem o quão eles foram levados ao limite.

Também foi muito boa a justificativa que deram a respeito do papel de Dean no início do apocalipse, que também explica porque os pactos dele e do pai tiveram prazos bem menores. De maneira geral, essa temporada vem costurando várias pontas deixadas ao longo do seriado.

Mas a melhor trama do episódio foi protagonizada por Castiel. Extremamente oportuno o colocar questionando as ordens recebidas, que de fato fazem pouco sentido. Usar de tortura para obter informações é algo que se espera mais dos demônios do que de anjos. Da forma como as coisas vêm se desenrolando nessa guerra, pouco vem separando os dois grupos. Inclusive, bem interessante ver que existe anjos apoiando o apocalipse, o que dá uma complexidade a mais à história. Ótima sacada também foi a de colocar Anna despertando essa dúvida em Castiel, mantendo uma coesão na temporada.

Episodio 4x20 - Nota 8.5 2020-01-11 17:28:45

Muito bom ver mais sobre Jimmy e como a história dele se assemelha com Castiel, uma vez que ele também mantinha uma fé cega em algo e também acabou criando dúvidas a respeito de seu papel. Aliás, um detalhe muito interessante é que, apesar dos anjos precisarem a permissão do receptáculo, esta permissão acaba sendo dada justamente por conta da crença desses indivíduos que são necessários para um bem maior, quando na verdade acabam sendo apenas mais uma ferramenta, como os próprios anjos em si.

E finalmente Dean descobriu sobre Sam e o sangue. Já estava me dando agonia todo mundo insinuando algo e ele ainda nas escuras quanto a isso.

Episodio 4x22 - Nota 9 2020-01-12 14:29:06

Finale repleta de reviravoltas. Ruby estando no outro lado talvez seja a mais óbvia. Em muitos momentos dessa temporada, deram essa deixa, como quando ela volta do inferno ou mesmo quando salva Sam da emboscada da Lillith, coisas que já indicavam que elas estavam trabalhando juntas para manipular Sam. Nesse final, isso ficou bem escancarado, com ela pressionando Sam para consumir o sangue do demônio, mesmo que isso significasse ferir uma inocente.

Lillith ser o último selo foi bem surpreendente, porque, desde a temporada anterior, vinham desenvolvendo a vilã de modo que todos torcessem pela sua morte e, nesse fim, inverteram completamente isso. Tenho minhas dúvidas que mesmo se Dean tivesse chego antes ele impediria Sam. Avisaria, com certeza, mas, muito provavelmente, o usariam de refém de modo a garantir que Lillith fosse sacrificada. A propósito, muito bom o flashback linkando a abertura do inferno no final da segunda temporada com o plot de agora.

Mas, talvez a maior reviravolta, foi a desistência dos anjos em impedir a volta de Lucifer. É perceptível que eles nem se esforçavam para impedir a quebra dos selos, mas não dava para imaginar uma postura tão arrogante, achando que as chances de vitória são grandes o suficiente para valer a tentativa. Mesmo com várias atitudes questionáveis, somente com essa reviravolta que eles penderam mais para o lado de vilões, afinal o que separam eles dos demônios se eles têm o mesmo objetivo e estão igualmente pouco se importando com as vidas humanas?

Episodio 5x2 - Nota 8.5 2020-01-13 13:34:11

Em um episódio melhor que a premiere, a temporada já começa a instaurar o clima de apocalipse, retratando uma cidade em guerra, além da própria personificação da entidade. Muito boa a reviravolta que na verdade não haviam demônios no local, algo perceptível na cena do mercado, onde não apenas a faca não fez o efeito de quando o demônio é morto, como não fazia sentido algum eles estarem lá buscando bebida.

Também foi bom que, ao contrário do primeiro episódio, esse trabalhou melhor a dependência de Sam, bem como o clima de desconfiança entre os irmãos. Muito interessante o final. Apesar de ser óbvio que não vai dar em nada, é bom ver que as escolhas da última finale não ficaram sem consequências.

Episodio 5x4 - Nota 8 2020-01-14 12:34:28

Nunca acreditei muito que Dean realmente foi para o futuro e que isso não era uma ilusão criada por Zachariah. Quando encontra Lúcifer, ele fala que nada que Dean pode fazer evitará aquele destino, porque ele não irá aceitar ser receptáculo de Michael e nem tem coragem de matar Sam. Por que diabos ele falaria o que Dean deveria fazer para detê-lo? Além disso, no final é claro que a lição por trás da visão era para Dean dizer sim para Michael.

Mas foi bem engraçado ver Cass no futuro alternativo, todo hippie e completamente diferente do presente. Por falar nele, ainda mais engraçado foi ele esperando Dean dormir na beira da estrada. Nessa temporada, a série vem o humanizando, usando a seriedade e disciplina dele para o tratar como alívio cômico.

Episodio 5x8 - Nota 9 2020-01-15 13:16:13

Facilmente, um dos melhores episódios do seriado. Excepcional a caracterização de todos os shows pelo qual eles passavam, seja mudando a trilha sonora, a fotografia, ou mesmo o uso de todos os clichês possíveis na forma de sátira, como o romance na série médica, as punch lines na sitcom, o visual e as frases de efeito na série policial. Mesmo que fosse um filler, já estaria muito acima da média.

O desfecho unindo o Trickster à história do apocalipse foi surpreendente e deu uma complexidade a mais ao personagem, o irmão medroso que apenas assiste enquanto os outros irmãos brigam. Num episódio focado em assumir papéis, o que Dean fala para Gabriel foi muito preciso.

Episodio 5x10 - Nota 8.5 2020-01-16 11:26:51

Tremenda ingenuidade dos irmãos achar que o Colt funcionaria com Lúcifer sem nem antes testar com outros anjos - o que, ainda assim, não seria garantia que a arma funcionaria nele. Partiram para uma missão suicida completamente despreparados, com um exército de quatro pessoas e um anjo. Porém, não acho isso algo negativo para o episódio, pois mostra bem o desespero dos Winchesters, que se agarram as menores esperanças que não envolvam eles terem que se enfrentarem.

Legal ver que, assim como há anjos no lado de Lúcifer, há demônios contra ele, algo que faz muito sentido. Além disso, tal como no segundo episódio, esse traz realmente um clima de apocalipse, com uma cidade sendo sacrificada e a Morte sendo invocada.

Episodio 5x13 - Nota 7.5 2020-01-17 15:23:12

É complicado lidar com linhas temporais e viagens no tempo. Sinto que a série sempre deixa uma ponta para trás quando resolve investir nisso. No último episódio que tratou do tema, fica bem implícito que não pode se alterar o passado. Ainda assim Anna, que como anjo deveria saber disso, decidiu tentar. Achei bem fora da personagem querer sacrificar quatro pessoas para deter o apocalipse, sendo que ela sempre criticou os anjos pelos métodos não convencionais - que também incluíam sacrificar pessoas para um bem maior.

Além do mais, não foi o nascimento de Sam que desencadeou tudo e, sim, uma série de eventos, nos quais ela poderia intervir sem matar ninguém - isso supondo que ela pudesse fazer algo. Anna poderia voltar para o momento que Sam matou Lillith, para quando Lillith foi liberada do inferno, para quando Azazel deu os poderes a Sam - sem poderes ele não teria como matar Lillith - para quando Mary fez o pacto. Mas ela decidiu tomar o rumo mais complicado ou era absurdamente ingênua e achava que Michael ia deixar ela matar o receptáculo dele sem fazer nada.

Episodio 5x16 - Nota 8 2020-01-18 14:09:32

Foi um episódio interessante por colocar os irmãos revivendo as melhores lembranças e ver como elas têm efeitos diferentes em cada um, por exemplo certas coisas que Sam viam como algo bom, Dean sentia exatamente o contrário. Além de alguns detalhes muito interessantes, como as memórias do irmão mais velho estarem associadas à família, enquanto as do mais novo são de momentos afastados destas. Isso diz muito sobre a vida de cada um. Além disso, foi legar rever alguns antigos personagens mortos.

Entretanto, o ponto do episódio mais relevante para a temporada, que deveria ser a busca por Deus acabou tendo um desfecho bem óbvio. Lógico que não encontrariam e até demoraram demais para chegar a isso.

Episodio 5x19 - Nota 8 2020-01-19 15:03:36

Muito legal a ideia desse episódio. Supernatural sempre usou criaturas de várias mitologias diferentes. Nada mais coerente que ver os deuses dessa mitologia em meio ao apocalipse. Dito isso, achei decepcionante o confronto com Lucifer. Ficou claro que quiseram economizar nos efeitos e colocaram os deuses para serem derrotados das formas mais toscas. Baldur literalmente avançou na direção dele para ser morto.

O sacrifício de Gabriel era um plot que já dava para prever em sua última participação, quando Dean o confronta sobre ser covarde. É uma pena, já que era um personagem divertido, mas de certa forma é necessário. Ter um arcanjo de aliado ia tornar as coisas fáceis demais para os irmãos.

Episodio 5x21 - Nota 8 2020-01-19 17:21:39

Acho que os acontecimentos desse episódio ficaram muito corridos. Os irmãos tinham que lidar com a Peste, com a Morte, ainda tinha a ameça do vírus Croaton, enfim, foi pouco apenas um episódio para tudo isso. Entendo que queriam fazer uma corrida contra o tempo, mas acabou sendo bem decepcionante o confronto com a Peste - com o retorno de Castiel mais conveniente impossível - e o da Morte foi inexistente - mas nesse caso, pelo menos, foi justificável. Curiosamente, acabou sendo o episódio mais caótico da temporada, mas pelos motivos errados.

Episodio 6x3 - Nota 7 2020-01-23 14:25:37

O lado bom desse episódio é que, ao contrário dos anteriores que fizeram praticamente um reboot do seriado, aqui trouxe consequências dos eventos da temporada passada, mostrando uma guerra civil no paraíso, além do retorno do próprio Castiel.

O lado ruim é que precisa uma boa vontade absurda para engolir a forma como a trama vem sendo conduzida. Graças a um time skip para lá de preguiçoso, a saída de Sam do inferno vem sendo tratada como se ele tivesse voltado de um retiro. Supostamente, existe alguém com o poder de tirar um ser de um local que não deveria sair nada e, nem os anjos, nem os demônios, nem o próprio Sam parecem se importar com isso. Além de que não faz sentido algum todos terem seguidos rumos tão separados por tanto tempo e principalmente os Winchesters passando desapercebidos.

Episodio 6x4 - Nota 8 2020-01-23 14:54:26

Primeiro episódio realmente bom dessa temporada. Bom ver que resgataram a história do pacto do Bobby, encerrando de um modo interessante, expandindo mais da mitologia dos demônios no seriado. Apesar disso, Crowley é um personagem que me parece precavido o suficiente para não deixar uma fraqueza sua por aí - ainda que fosse algo visto como um mito - e esse final acabou sendo um pouco conveniente.

Mas mesmo se o episódio fosse um filler completo, teria sido bom de acompanhar o dia a dia de Bobby, sempre ajudando todos ao redor e sacrificando da própria vida - tanto figurativamente quanto literalmente - para isso.

Episodio 6x9 - Nota 8.5 2020-01-24 15:59:13

Dizem que os fillers dessa e da próxima temporada acabam sendo bem melhores que as tramas principais. Com episódios como esse, fica difícil discordar disso.

Deixando de lado a fraquíssima trama dos alfas e purgatório, esse episódio prestou uma ótima homenagem a The X-Files. Satirizando o plot central do seriado - que girava em torno de extraterrestres - ao mesmo tempo que adota um estilo muito parecido com seus episódios, uma que vez que esta também era conhecida por ousar em filler nonsenses com um tom sério. Muito engraçado Sam falando que fadas e alienígenas são quase a mesma coisa. Mas o melhor momento foi Dean preso por crime de ódio, devido a um duplo sentido na palavra fairy.

Além disso, ao contrário dos episódios anteriores, que utilizaram do plot do Sam sem alma de uma maneira exageradamente dramática, esse trouxe uma leveza a essa trama, como se Dean tivesse que o ensinar como ser humano. Tranquilamente, esse Sam foi a minha versão favorita do personagem.

Episodio 6x11 - Nota 7.5 2020-01-24 18:38:14

Normalmente, as participações dos ceifeiros costumam ser um grande acerto para a série. Mas, nessa temporada problemática, foi apenas mais um episódio comum, com alguns acertos e outros erros.

Todas as cenas entre Dean e Tessa foram, como já é usual, bem interessantes, entregando diálogos bem reflexivos. Mas achei um tremendo desperdício que Dean tenha se rebelado para matar uma garota que estava doente e acabaria morrendo em decorrência disso algum dia, enquanto tinha-se Sam tentando matar Bobby no outro lado. Jurava que ele ia ser levado lá e ter que tomar uma decisão entre a alma do Sam ou a do Bobby. Seria muito mais ousado.

Mesmo sendo óbvio que no fim a morte devolveria a alma, fiquei decepcionado com o quão fácil isso se resolveu. Aliás, aí um péssimo defeito da temporada. Não importa em que situação as personagens estejam envolvidas, seja pacto do demônio, virar um vampiro ou estar sem alma, no final sempre surge uma solução, que nunca antes tinha sido vista na série, para encerrar de um modo simples o problema. Além disso, Sam sem alma não serviu para absolutamente nada fora criar um drama entre os irmãos, terminando como um plot desnecessário e mal aproveitado.

Episodio 6x15 - Nota 8.5 2020-01-25 16:16:12

Não são apenas os fillers que se destacam nessa temporada, mas também o lado cômico que está cada vez mais apurado. Esse episódio foi o ápice da auto-ironia, com os atores zoando seus nomes, seus antigos trabalhos, o fato de um ter se casado com uma das intérpretes de uma vilã no seriado, até a troca de showrunner que houve na série. Não houve limites e isso foi que tornou o episódio tão bom.

Quanto à trama principal, cada vez mais fraca. O maior erro (mas não o único) dessa temporada foi, ao contrário das anteriores, ter apostado em várias tramas centrais - Sam desalmado, o purgatório e essa guerra civil entre os anjos. Acaba que, com a atenção dividida, nenhuma acaba bem desenvolvida. Aqui, encerraram de um forma bem rápida o plot das armas roubadas, que foi muito mal explorado na temporada. No único episódio dedicado a isso, fora esse, Castiel estava preocupado que os poderes delas caíssem em mãos erradas, mas isso nunca foi trabalhado na temporada, ficando mais na promessa do que em algo real.

Episodio 6x19 - Nota 7 2020-01-26 15:57:35

Surpresa nenhuma ver Eve mal aproveitada. Nenhum plot que essa temporada tentou emplacar foi bem desenvolvido, muito menos finalizado. Tanto potencial com a mãe dos monstros como vilã jogado fora, numa morte patética ainda por cima. A impressão que fica é que realmente não havia planejamento na temporada. Ao contrário das cinco primeiras, que eram totalmente costuradas, essa provavelmente foi desenvolvida conforme era escrita.

Mas pior for ver Crowley de volta. Tudo bem que Mark Sheppard conseguiu criar um personagem bem carismático, mas é bem surreal vê-lo de volta como se o hospedeiro não tivesse sido incinerado episódios atrás. E ele trabalhando com Castiel é talvez a reviravolta mais sem sentido da série . Nem quando tentaram libertar Lúcifer, anjos e demônios trabalharam juntos. Bem capaz que Castiel se aliaria a um demônio, com um grande histórico de não ser confiável. É bem fora do personagem.

Episodio 6x21 - Nota 7.5 2020-01-28 16:17:42

Pelo lado bom, a temporada melhorou ao focar em unir tudo em apenas um plot, conseguindo o desenvolver de forma bem melhor do que vinha sendo feito. Ainda assim, há uma série de decisões equivocadas que continuam sendo tomadas.

Não faz sentido algum apagar as memórias de Lisa e Ben. Eles não foram feitos de reféns porque conhecem Dean. Se fosse assim, os irmãos tinham que apagar a memória de todos que já passaram pelo caminho deles. Eles foram usados porque Dean se importa com eles. Então, de nada adianta apagar suas memórias - pelo contrário, dificulta que eles saibam o que fazer em caso de ataque - se a "fraqueza" está em Dean. Para ser algo coerentes, os três deveriam ter as lembranças apagadas. Além disso, bem sem noção ele nem testar se um dos dois estava possuído antes de os libertar. Não é como se demônios nunca tivessem utilizado essa tática antes.

Episodio 7x5 - Nota 7.5 2020-02-09 14:16:34

Eu teria gostado do caso do episódio apenas pelo Spike e pela Cordelia tacando o terror aqui, mas, de fato, foi bem interessante esse conflito de bruxos com os irmãos no meio.

O problema desse episódio é a trama-enche-linguiça de Dean se sentindo culpado por ter matado Amy. Além de ser bem contraditória, afinal o que não falta é criatura que os Winchesters deixaram viva, inclusive nesse episódio, é claramente algo que tem como único propósito colocar um segredo entre os irmãos para que tenha um drama, seguido de reconciliação. Plot mais do que batido na série.

Episodio 7x8 - Nota 7 2020-02-10 20:57:51

A temporada passada atirou para vários lados, apostando em mais de uma trama principal e não conseguindo desenvolver bem nem uma. Porém, trouxe fillers interessantes e criativos. Essa, além de apostar numa única e, ainda assim, mal desenvolvida história central, consegue errar também nos fillers.

Sinceramente, a única coisa interessante nesse episódio foi Garth. Pacto de demônio foi uma solução bem simplória para um caso que não só era bem insoso, como já foi visto de outras formas antes na série - pessoas conseguindo algo que queriam e sendo mortas.

Episodio 7x10 - Nota 8 2020-02-11 19:07:08

Ainda que esse episódio siga uma estrutura bem previsível - um personagem a beira da morte revisitando suas memórias - por enquanto foi o único realmente bom na temporada.

Bobby foi alguém que cresceu bastante no decorrer da série, representando muito bem tanto um reforço como uma figura paterna para os irmãos, ajudando eles nos momentos difíceis, mas também sendo um personagem interessante por si só, com um background bem complexo - como bem explorado nesse episódio, por sinal. Ainda assim, é bom ver que nada dura para sempre na série - com exceção dos protagonistas e do Crowley - e que perdas importantes ainda podem acontecer durante o caminho.

Episodio 7x13 - Nota 7.5 2020-02-12 18:20:56

Achei uma das premissas mais interessantes e macabras da temporada. Legal como parecia duas histórias desconexas mas que se encaixaram conforme o episódio se desenrolou. Apenas, pecou-se porque em determinado momento ficou bem óbvio o que aconteceria, desde a Emma tentando matar Dean, quanto Sam aparecendo para matá-la porque o irmão não conseguiria - de modo inverso ao que aconteceu com Amy.

Episodio 7x16 - Nota 7 2020-02-13 19:22:46

Os fillers dessa temporada conseguem a proeza de serem piores que a trama central. Esse foi tão simples, sem desafio algum para os protagonistas, que o episódio teve que mudar o foco e incluir algo do plot dos leviatãs para preencher o tempo do episódio. E quanto mais isso avança, menos gosto.

É uma trama que flerta com algo conspiratório que não combina nada com a série, que sempre foi bem mais direta nos embates. Ou os irmãos estão investigando com quem estão lidando, ou uma forma de os deter. Aqui, ainda estão tentando entender o que os leviatãs planejam, numa lerdeza impressionante.

Episodio 7x17 - Nota 7 2020-02-14 13:24:04

Um episódio que exagerou no uso de saídas convenientes. Primeiro, trouxeram Cass de volta, mesmo com o receptáculo dele tendo sido destruído - ou pelo menos foi isso que tinha ficado subentendido - quando os leviatãs foram soltos. Em segundo, inventaram uma amnésia resolvida em segundos. Após, o utilizaram para solucionar o problema das alucinações de Sam, o que nem seria um problema se esse plot tivesse chegado em algum lugar. Foram episódios de Sam tendo visões com Lúcifer e a sensação que fica é que isso não serviu para nada. Foi apenas um jeito que encontraram de mostrar que a passagem de Sam pela jaula teve consequências.

Para finalizar, colocaram Castiel no lugar de Sam como uma forma do primeiro encontrar uma redenção, sendo que ainda é bem pouco perto do que ele fez na temporada passada. No mínimo, esperava um certo ressentimento por parte dos Winchesters.

Episodio 7x23 - Nota 7 2020-02-15 14:55:50

A temporada até deu uma melhorada nesses últimos episódios, mas voltou a decair nesse, perdendo tempo no episódio com o sub plot do Bobby fantasma e o confronto com os leviatãs sendo resolvido em cinco minutos - de uma maneira ainda mais fácil do que Eve. Nas últimas temporadas, Supernatural vem investindo mais tempo criando uma imagem ameaçadora para seus vilões, falando como eles são perigosos, do que neles efetivamente sendo uma ameaça.

O final com Dean e Castiel no purgatório me pareceu um tiro desesperado para deixar um gancho pra próxima temporada, já que virou tradição os Winchesters terminarem uma temporada separados e se reencontrarem na premiere da seguinte e como ambos já passaram pelo inferno era hora de variar o ambiente. Mas, pelo menos, os leviatãs parecem que não darão mais as caras.

Episodio 8x1 - Nota 7.5 2020-02-16 13:38:36

Apesar de muitos elementos repetidos na cara dura de outras premieres - os irmãos se reencontrando, um deles levando uma vida normal, Dean irritado com Sam por ele não ter o procurado - foi um começo interessante, utilizando bem os flashbacks para contextualizar como foi a passagem do tempo e ainda deixar pontas para serem desenvolvidas na temporada - como o que aconteceu no purgatório. Além disso, a trama central parece bem mais promissora do que as anteriores.

O que não me agradou nada foi esse plot do Sam ter abandonado Dean. Quando ele morreu, Dean fez um pacto na hora para salvá-lo. Quando este foi pro inferno, Sam fez o que podia para tentar trazer o irmão de volta e quando viu que não tinha nada ao alcance dele partiu para uma vingança. Ou seja, a ligação entre os dois sempre foi muito forte, de modo que tudo o que um faz acaba sendo pensando no outro. Quando Sam ficou preso com Lucifer, fez sentido Dean não ter ido atrás dele pois foi o que ele tinha combinado com o irmão - que ele levaria uma vida normal. Sam voltando, mas não entrando em contato ainda dá para defender porque ele estava sem alma e sem qualquer sentimento. Aqui, essa aposentadoria dele, não fez sentido algum e é algo que espero que seja melhor trabalhado no decorrer da temporada.

Episodio 8x3 - Nota 8 2020-02-17 16:21:12

Fazia um tempo que Supernatural não apresentava um filler mais trabalhado em termos de enredo, não sendo reciclado das primeiras temporadas ou com um toque cômico. Curiosamente, o último que eu havia gostado foi o com a presença do professor citado nesse episódio - o das amazonas. Por enquanto, vem sendo um bom início de temporada.

Episodio 8x7 - Nota 7.5 2020-02-18 17:54:14

Me incomoda essas facilidades que o roteiro encontra para livrar suas personagens de uma situação difícil, que parecia impossível de se livrar ou tinha uma saída limitada - caso da fuga no purgatório. Quase sempre isso vem sendo com base nos poderes dos anjos. Até me dá uma certa pena da quantidade que já foi sacrificada entre livrar Dean do inferno, Sam da jaula e agora Cass do purgatório. Aliás, se havia um grupo com motivos mais do que justos para querer ele apodrecendo lá, era os anjos. Vamos ver qual justificativa darão para esse retorno.

De resto, a temporada segue interessante e desenvolvida em um bom ritmo. Infelizmente, ainda comete uns eventuais deslizes.

Episodio 8x9 - Nota 7 2020-02-19 16:30:43

Esse episódio veio para esfriar de vez minhas expectativas com a temporada. A trama de Benny é até interessante, mas é bem chato como isso é usado para mais uma vez criar drama entre os irmãos - e mais uma vez esse gira em torno de matar ou não um monstro.

Já a parte de Sam e Amelia talvez seja a pior trama que a série já investiu. Além de já terem feito algo parecido com Dean e Lisa - o que leva ao questionamento de por que repetir as tramas de um irmão para outro -, aqui, conseguiram fazer isso soar mais piegas e sem sentido. Totalmente fora do clima da série.

Episodio 8x11 - Nota 8 2020-02-20 19:08:27

Ótimo filler. Charlie é uma personagem muito carismática e funciona muito bem em um episódio mais cômico como esse. Gostei da premissa e do ambiente diferenciado que a história se passou. Me lembrou muito o episódio da convenção dos fãs do livro do Chuck, principalmente pela estranheza inicial dos irmãos.

O único detalhe que eu não curti tanto foram ter usado uma fada como a "vilã" do episódio, fora o, completamente sem sentido, rolo dela com Charlie. Acho que se era para fazer alguma referência aos RPGs, utilizando uma criatura comum nesse universo, tinha opções melhores. Até porque fadas já foram utilizadas, no episódio em homenagem a The X-Files, e com um visual bem diferente.

Episodio 8x17 - Nota 8.5 2020-02-21 18:52:11

A trama principal dessa temporada está muito mais consistente e sendo melhor trabalhada que nas anteriores. Muito interessante a introdução dessa placa dos anjos na história, agregando uma complexidade maior ao plot. Esse episódio trouxe uma dose de tensão, especialmente nos momentos que Castiel alterna entre Dean e Naomi, que fazia muito tempo que não se via no seriado.

Sobre Meg, eu não cheguei a sentir pena dela morrendo e até acho que demorou. Sempre preferi ela de vilã que de anti-heroína. Meio que transformaram ela em uma nova Ruby, inclusive explorando esse lado sarcástico.

Episodio 8x19 - Nota 6 2020-02-22 12:49:00

Para trazerem Bobby de volta para uma participação, inventaram um plot sem cabimento algum e se apoiaram em brechas na mitologia do seriado para inserirem vários acontecimentos convenientes.

É muito difícil engolir os acontecimentos desse episódio, pois tudo aconteceu de modo ridiculamente mais fácil do que em outras ocasiões. Aqui, sim, fiquei com pena dos coitados dos anjos que tiveram que serem sacrificados para tirar Dean, Sam e Castiel do inferno/purgatório quando poderiam ter usado o ceifeiro taxista, que interage com humanos e pode ser morto sem ser com a foice da morte usada por Alastair quando estava quebrando os selos. E quem diria que Crowley tinha as portas do purgatório, lugar onde ele passou uma temporada tentando encontrar, no quintal de casa?

Quando inseriram Benny na história, então, o episódio foi ladeira abaixo. Não foi forçado ele ter encontrado e tirado Sam do purgatório em dois piques, mas sim, em comparação ao tempo que ele demorou para fazer o mesmo com Dean, que deu a entender que o purgatório era um lugar muito mais complexo que isso.

Por fim, se para colocar um bom homem no inferno era só ele estar na lista negra do chefe, por que diabos tiveram que fazer um pacto com John e Dean para levar a alma deles para lá? Por que simplesmente não os mataram?

Episodio 8x23 - Nota 8 2020-02-23 19:00:58

Foi um bom final de temporada, especialmente em comparação aos três últimos. Legal a reviravolta com os anjos caindo do céu, quando trabalharam a temporada inteira que seria o inferno que acabaria fechado. Também achei interessante essa (quase) humanização do Crowley, já que não aguento mais a série reciclando ele de vilão. Não acho que faz sentido algum ele ir pro lado dos Winchesters, mas pelo menos ele não ficando mais no caminho deles já tá bom.

O meu maior problema com essa temporada é que ela acabou mexendo bastante com a mitologia do seriado, indo para caminhos um tanto convenientes, que nem sempre fazem muito sentido ou tem coerência com o que já foi visto até agora. Até mesmo essa humanização de demônios parece um jeito fácil de tirar Crowley da jogada sem matá-lo.

Episodio 9x2 - Nota 8 2013-10-19 13:05:52

Ótimo começo. Essa revolução de Abbadon pode render muito, tudo dependerá de como será desenvolvida.

Episodio 9x5 - Nota 9 2020-02-25 12:12:08

Um dos episódios mais engraçados do seriado. Eu jamais esperaria que uma premissa com Dean se comunicando com animais poderia funcionar tão bem na série, mas funcionou.

A base para qualquer comédia é justamente surpreender. Não tem como uma piada ser engraçada se o final é óbvio. E se tem algo que esse episódio faz é surpreender, não tendo medo de não se levar a sério e indo para os caminhos mais absurdos possíveis. Dean se comportando como cachorro, discutindo ou mesmo conversando com os animais foram sacadas hilárias de tão inusitadas. Era cada diálogo mais nonsense e divertido que o outro.

Sendo justo, "Dog Dean Afternoon" não é apenas um dos mais engraçados da série. É também um dos melhores no geral.

Episodio 9x10 - Nota 8 2014-01-19 22:10:14

Interessante que mesmo essa temporada focando muito em drama, não está algo chato ou maçante como em temporadas anteriores, pelo contrário, para mim esses momentos estão até mais interessantes que os divertidos, focados na comédia.

Episodio 9x12 - Nota 7.5 2020-02-27 17:19:59

A presença de Garth sempre traz um certo alívio cômico aos episódios, mas nem ele salvou esse. O caso da semana já não havia sido dos mais interessante, entretanto essa briga entre os irmãos conseguiu ser insuportável.

Até acho que Sam tem alguns pontos que justifique ele estar chateado, mas ele me parece esquecer que o próprio histórico de erros é bem maior que o do irmão. Aliás, isso que mais me irrita nesses dramas. Toda temporada tem que ter o seu e todos acabam resolvidos dentro delas e esquecidos nas demais, tanto que acabam brigando pelas mesmas coisas. Quem é Sam para julgar o irmão por ter confiado no ser errado quando ele próprio já confiou em um demônio. libertando Lucifer ainda por cima?

Episodio 9x17 - Nota 8 2020-02-28 18:58:07

É bem difícil um episódio com os dois protagonistas separado funcionar. Felizmente, esse foi um dos raros casos que deu certo. Muito bom ver um pouco do passado de Abbadon e como ela conseguiu a hospedeira. Achei bem interessante esse plano de criar demônios usando almas humanas.

O plot do Dean, por sua vez, foi bacana pelas interações com Crowley - algo que vem funcionando surpreendentemente bem nessa temporada. Ainda não tenho uma opinião formada a respeito dessa Marca de Caim, mas me parece algo bem reciclado na série - um dos irmãos lidando com um fardo/sacrifício.

Episodio 9x20 - Nota 7 2020-02-29 16:44:03

Com uma premissa que só se assemelha a série original na existência de monstros, era impossível esse spin-off vingar. Há diferenças na mitologia - os metamorfos se transformam rapidamente e não da maneira grotesca como tradicionalmente é feita aqui. O conceito de facções de monstros competindo dentro de uma cidade também é algo meio distante da série, que só por meados da sexta temporada colocou os monstros unidos em bandos com seus semelhantes - e mesmo assim era algo anormal para o padrão deles. E a pior parte, ainda há uma pegada romântica que nunca funcionou nem em Supernatural, então jamais daria certo em uma série que supostamente almejaria o mesmo público.

Na verdade, me pareceu mais um crossover com um seriado na pegada de The Vampire Diares do que um spin-off de Supernatural. Obviamente, não sairia do papel essa ideia.

Episodio 9x23 - Nota 7.5 2020-03-01 14:33:36

Não estava gostando muito da season finale até a reviravolta no final. Metatron é um vilão bem medíocre, que ainda tentam dar um toque cômico e acaba soando uma versão anjo do Crowley sem um décimo do carisma. Detestei que não acabaram com ele de vez, porque deixa em aberto um possível retorno para essa peste.

Por outro lado, o núcleo dos demônios foi o que sustentou essa temporada, trazendo uma boa vilã e ainda deixando um gancho interessante para a próxima. Infelizmente, existe como curar demônios, então não acho que essa trama vá durar muito, mas espero que pelo menos aproveitem um pouco Dean trabalhando para o outro lado.

Episodio 10x3 - Nota 7.5 2020-03-02 14:34:07

Era óbvio que curariam Dean logo. Se não tivessem introduzido esse conceito de cura de demônios na oitava temporada ainda poderiam fazer um suspense, mas nem para isso esse plot serviu. E isso que mais me incomoda aqui: a sensação é que, mais uma vez, inseriram uma trama apenas para ocupar espaço, sem uma utilidade real para a temporada. Houveram bons momentos nesses episódios iniciais, - quase todos em função do tom que Jensen Ackles adotou para o personagem - mas não achei que a twist fez diferença na série. A situação piora por Dean ainda ter a marca, ou seja, continua na mesma que tava na temporada passada.

Episodio 10x5 - Nota 9 2020-03-03 17:18:58

Meu episódio favorito da série. É muito normal episódios comemorativos trazerem um toque nostálgico, resgatando elementos que marcaram a história do show. Nesse aspecto, esse episódio não poderia ter sido melhor, trazendo referências não apenas a acontecimentos passados, mas também a certos símbolos da série, como o "The Road So Far" e Carry On Wayward Son - e a participação de Chuck no final é a cereja no bolo.

Gostei bastante como não se deixaram confundir nostalgia com pieguice, preferindo manter um tom cômico e bom humorado do que partir para algo mais dramático. Outra característica muito boa, nesse sentido, acaba sendo o toque de auto-ironia adicionado em momentos como Adam aparecendo na peça, os irmãos questionando quem era e sendo lembrados que deixaram o meio-irmão no inferno com Lúcifer - algo que sempre parece esquecido pelo show.

Episodio 10x7 - Nota 7 2020-03-04 14:52:35

Um episódio não muito bom - a trama de Castiel, por exemplo, foi pavorosa - mas necessário, justamente por fechar o que não estava funcionando na temporada, ao mesmo tempo que dá vislumbres de um plot central decente. Gostei bastante de ver que bruxas terão mais espaço dessa vez, visto que até agora só eram usadas em fillers ou participações menores na história principal.

Episodio 10x9 - Nota 7.5 2020-03-05 17:53:26

Sempre tive curiosidade em saber a quantas andava a família de Jimmy, já que frenquentemente parecia que a série tinha esquecido da existência dela - e dele também. Entretanto, foi só para isso que o episódio serviu. Ainda estou sentindo falta de um foco para a temporada, que caminha de um lado ao outro sem chegar a lugar nenhum. Essa trama do Dean é a mesma do ano anterior que basicamente não souberam ainda como terminar. Antes tivessem mantido ele demônio por mais episódios.

Episodio 10x17 - Nota 7.5 2020-03-06 18:39:09

Eu não tenho paciência nem pros dramas familiares dos Winchesters, quanto mais pros do Crowley. Plot horrivelmente desperdiçado esse da Rowena.

A outra trama do episódio foi consideravelmente melhor, afinal envolvia Bobby, que segue marcando presença em cada temporada da série mesmo após morrer. Dessa vez, pelo menos teve uma participação melhor contextualizada. Mesmo assim, não aguento mais Metatron. Tá faltando bons vilões na série.

Episodio 10x20 - Nota 7 2020-03-07 19:16:32

Uma vez que trouxeram Claire para essa temporada, faz sentido um episódio dando um destino para ela. O problema é justamente terem surgido com essa trama e não terem a aproveitado bem. Adolescentes fora de séries teens raramente funcionam e aqui não foi diferente. E isso vem sendo um problema recorrente a essa temporada. São episódios desperdiçados lidando com personagens e sub-plots que nem deveriam ter tido tanto destaque nessa temporada - Cole e Claire principalmente - e acaba que a trama principal é ofuscada completamente.

Episodio 10x21 - Nota 6.5 2020-06-16 00:27:44

Eu já estava achando o plot do episódio um tanto sem pé nem cabeça, os minutos finais, então, foi ladeira abaixo. Um amontoado de personagens fazendo besteiras, especialmente os dois protagonistas prendendo apenas um braço do prisioneiro, e ainda me colocam Charlie - que se pressupõe que era uma caçadora com certa experiência - toda acuada para morrer por um cara que tinha acabado de perder o braço - se ainda fosse o outro, dava para tentar relevar.

Nem era um dos maiores fãs da personagem, mas a série teve tantas oportunidades de dar um final para ela que não envolvia morte, mas prefeririam seguir o enredo, mais que batido, de que todos que entram no caminho dos irmãos acabam morrendo - algo que só não é mais saturado que os constantes segredos entre eles.

Episodio 10x23 - Nota 8 2020-06-17 00:51:20

Comparado ao nível da temporada como um todo, essa season finale foi excelente. Gostei muito de ver Dean ligando o foda-se no caso, uma atitude que se esperaria de alguém que já não tem mais o que perder, e ainda invocando a Morte como último recurso.

O que eu não gostei tanto foi ver a repetição de vários padrões de finales passadas. Mais uma vez Sam e Dean libertando um ser que supostamente causará o fim do mundo assim como na finale da quarta temporada - e não ficarei nem um pouco surpreso se eles forem teletransportados magicamente daquele lugar -, um irmão se oferecendo para sacrifício e o outro tentando impedir como foi no fim da oitava, Castiel sendo passado para trás - como já é comum na série. Enfim, parece que para Supernatural ser boa, ultimamente, tem que repetir o que já deu certo uma vez.

Espero que pelo menos, não façam da décima primeira uma nova quinta temporada, no sentido de mais um apocalipse.

Episodio 11x1 - Nota 8 2020-06-18 00:02:47

Esses infectados parecem muito o plot do vírus Croatoan, mas isso foi tão mal aproveitado nas temporadas iniciais que nem me importei de trazerem algo semelhante agora. Uma pena que, como Sam foi contaminado, devem achar uma cura logo.

Entretanto, a trama que mais me deixou curioso e apresentou maior potencial aqui foi a de Crowley, já que finalmente ressuscitaram a jaula, que é um elemento que não aparece na série há tempos, e como Lúcifer está conectado com esse plot da Darkness, nada mais justo que ele ter uma participação aqui. Também achei legal ver Crowley mudando de hospedeiro. Às vezes parecem esquecer que ele é um demônio e que, ao contrário dos anjos, não está fixo a uma linhagem de hospedeiros.

Episodio 11x4 - Nota 8.5 2020-06-18 22:44:30

Já faz tempo que dá para perceber que a série vem gastando a criatividade muito mais em fillers do que episódios para a trama central. Enquanto a história da Darkness segue rumos um tanto previsíveis, esse episódio veio para trazer um ar de novidade para a série.

O formato já seria no mínimo interessante por se passar todo no carro, mas o enredo do caso foi muito bem desenvolvido, dando bastante enfoque para os diálogos, mas também trazendo certa dose de ação, como se fosse um episódio padrão do seriado. Gostei muito do detalhe que os objetos perdidos no desenrolar do enredo ajudaram Dean no final, como se fosse a própria Baby dando uma mãozinha no caso. Sem falar no toque nostálgico ao ver detalhes no carro que fazem parte da história dos irmãos, como o boneco na porta.

Episodio 11x7 - Nota 8 2020-06-19 23:55:37

Um episódio que parece saído das primeiras temporadas, mas de uma forma positiva. A simplicidade do caso - apenas um espírito vingativo possuindo pessoas fantasiadas - foi um dos pontos altos, afinal alguns fillers da série se perdem tentando soar novos, com criaturas diferentes das usuais, e acabam sem pé nem cabeça no fim.

O outro ponto alto aqui, fora a participação de Donna - cuja inexperiência com o sobrenatural foi bem aproveitada de forma cômica - foi justamente nas fantasias. Todas arrepiantes e que invocavam uma imagem bem assustadora, ainda mais quando os possuídos ficavam estáticos. Muito bom usarem disso para trazerem de volta o medo de palhaços de Sam - remetendo ao clássico episódio da segunda temporada, que segue sendo um dos mais assustadores do seriado.

Episodio 11x10 - Nota 8 2020-06-20 21:38:54

Se tem um ponto da mitologia do seriado que realmente me confunde, já que é constantemente flexibilizado, é a questão dos receptáculos. Nas primeiras aparições foi dito que os anjos tinham receptáculos específicos e estes poderiam variar dentro de uma linhagem - tal como Adam e John para Michael e afilha de Jimmy para Castiel. No caso do Lúcifer, ele quando foi libertado adquiriu esse receptáculo temporário, interpretado pelo Mark Pellegrino, que depois de um tempo começou a se deteriorar, afinal por não ser o verdadeiro - que era o Sam - não conseguia aguentar o poder dele.

Porém, nesse episódio, lá vai ele assumindo um corpo que já tinha um anjo dentro, que não faz parte da linhagem de receptáculos dele e cujo o dono nem está mais vivo para consentir Lúcifer. E, se anjos pudessem assumir corpos vazios, não faria sentido nenhum terem ressuscitado Adam para receber Michael na quinta temporada.

Não sei se explicarão isso ou se sequer pensaram na mitologia na hora de elaborar esse plot. Me pareceu mais uma tentativa de trazer alguma importância para Castiel de volta, afinal como a anja aleatória desse episódio falou e está dispensável, há temporadas sem uma trama decente.

Episodio 11x14 - Nota 7.5 2020-06-21 18:47:43

Eu confesso que já virei a cara ao perceber que seria um episódio de viagem no tempo. Definitivamente não são meus favoritos na série. Além de que era certo que todos morreriam no fim, o que dificulta criar algum laço com as personagens, eta bem óbvio que a busca pelo artefato não daria em nada. Ainda é muito cedo na temporada para encontrarem um jeito de derrotar a vilã, algo que só costuma acontecer nos últimos episódios.

E, por falar nela, sinto falta de algum desenvolvimento na Amara. Fica muito difícil temer algum inimigo, se este quase nunca dá as caras e quando aparece é para reforçar a ligação dela com o Dean. Lúcifer parece muito mais o vilão da temporada que ela. Não duvido que role um esquema parecido com a sexta temporada e que depois de derrotarem a Darkness, ele passe a ser o vilão, tal como foi com Eve - outra vilã com péssimo desenvolvimento - e Castiel.

Episodio 11x16 - Nota 8 2020-06-22 15:21:41

Uma bela forma de trazer de volta personagens queridos sem ter que inventar um plot mirabolante e sem sentido que sirva de base para a participação deles - ainda estou traumatizado com a besteira que foi o resgate do Bob do inferno. Os flashbacks foram um recurso simples, mas que foi bem intercalado com a história principal do episódio, até complementando com um certo alívio cômico.

Também achei legal como conseguiu se manter um clima de suspense nas duas linhas temporais, mesmo sabendo-se de certeza que nada aconteceria a Rufus e Bob - nem aos Winchesters diga-se de passagem. A criatura desse episódio foi uma das mais arrepiantes das últimas temporadas e contribui bastante para essa atmosfera mais aterrorizante.

Episodio 11x17 - Nota 8.5 2020-06-23 15:42:57

Era para ser apenas mais um filler sobre lobisomens, mas tomou rumos bem interessantes ao mostrar um lado vulnerável dos irmãos, que estão suscetíveis a morrer a qualquer momento, mesmo que não seja em uma grande missão - e mesmo que de forma temporária, afinal são os protagonistas. Interessante ver Dean lidando com a possível perda do irmão e reafirmando o que a série já disse outras vezes: um não sabe viver sem o outro.

Interessante o paralelo do cara matando Sam para proteger a esposa, sendo que, no fundo, os dois Winchesters também colocariam o irmão na frente de qualquer pessoa - ou melhor: de todas as pessoas. Um pode ser a força do outro, mas também é a fraqueza.

Episodio 11x23 - Nota 8 2020-06-24 18:55:18

E, no final, resumiram o plot da temporada a uma briga de irmãos, que tal como os Winchesters, só precisavam de uma conversa para deixarem tudo de lado. Por incrível que pareça, até preferi essa solução pacífica que a ideia da bomba de almas ou Sam como portador da marca, que acabariam sendo uma reciclagem de tramas antigas. Talvez se a temporada tivesse acabado no episódio anterior, mudando o final para Chuck e Amara se resolvendo, teria sido um final melhor ainda, afinal não criaria uma expectativa tão grande, com Deus morrendo e o apocalipse chegando.

Para a próxima temporada, pelo visto, focarão num dos piores plots da série - Men of Letters - além do retorno de Mary, que eu não vejo muito o que pode acrescentar além de dramas familiares. O final do Lúcifer ficou em aberto e talvez ele daria um bom vilão para a temporada, mas agora que ele resolveu as diferenças com Chuck e capaz de o usarem como um aliado dos Winchesters, tal como Crowley.

Episodio 12x3 - Nota 7.5 2020-06-25 17:46:53

O maior diferencial que essa temporada prometia trazer em relação as anteriores era a presença de Mary. Ela caçando junto com os filhos foi o que trouxe algo de novo para esse episódio, que pareceu tirado das primeiras temporadas - no sentido de caso reciclado, não de nostálgico. E não é que durou apenas três episódios. Entendo que a premissa do seriado é os irmãos na estrada, caçando sozinhos, mas assim como já houve Bob e, agora, Castiel, poderiam deixá-la como um membro do time, não necessariamente a levando para todo lugar.

E, se era para ela vazar, que pelo menos entregassem uma desculpa mais plausível. Não consigo pensar em uma mãe que, ao invés de recuperar o tempo perdido com os filhos, prefere abandonar eles para seguir sem rumo, afinal ela considera que a família dela é uma que está morta. Uma coisa é digerir as informações, outra é essa atitude que beira ao egoísmo - nem sequer ponderou o que os filhos que acabaram de tê-la de volta sentiriam.

Episodio 12x8 - Nota 7.5 2020-06-26 18:23:36

Até que, no geral, foi um bom episódio. É legal ver esse time improvável lidando com alguma ameaça juntos e pelo menos houve uma dinamicidade de não sustentarem o mesmo vilão a temporada inteira. Entretanto, os minutos finais forçaram bastante para deixarem ganchos para o resto da temporada.

O que os Winchesters esperavam fazer com o presidente dos EUA desmaiado em um quarto de motel e com o serviço secreto - que estava atrás deles, btw - no lado de fora? Iam contar que ele foi possuído por Lúcifer, sendo que ele precisou de autorização para entrar? Por que Castiel fugiu sendo que poderia apagar a memoria de todos ali, como já fez durante o próprio episódio? Aliás o que o serviço secreto poderia fazer contra um ANJO que ele precisava escapar? Não obstante, ainda me deixa a mãe do anticristo 2 escapar, sendo que com o anticristo 1 ele ia matar a criança sem pensar duas vezes. Nessas horas, o Castiel quarta/quinta temporada faz muita falta.

Episodio 12x11 - Nota 8 2020-06-27 18:59:44

Fillers voltado a comédia dificilmente dão errado no seriado e esse não foi uma exceção. Muito divertido Dean agindo de maneira cada vez mais inocente durante o caso. Entretanto, a virada dramática que o episódio teve lá pela tantas foi bem certeira, gerando uma certa aflição com o estado do personagem e não deixando que o plot acabasse pendendo muito para algo infantilizado.

Um ótimo episódio, mas que, novamente, acaba pecando no final. Dean não lembrava nem o nome, é demais esperar que ele conseguisse sair do carro, chegar na casa e raciocinar a tempo de salvar Rowena - de quem ele provavelmente já tinha esquecido - e Sam. Talvez, seria melhor ter deixado que ela salvasse o dia para variar um pouco as coisas.

Episodio 12x12 - Nota 8.5 2020-07-02 00:49:09

Episódio muito bom. O formato foi extremamente dinâmico, alternando entre os pontos de vista e acrescentando detalhes conforme a história avançava, apesar de alguns momentos os saltos de horário terem ficado um pouco irritantes.

No entanto, a melhor parte foi ver a série apostando numa trama que poderia ter saído das primeiras temporadas, com tantos detalhes nostálgicos de volta como um demônio de olhos amarelo e o Colt. Só achei um tanto estranho o selo não ter funcionado com o Príncipe do Inferno, se funcionou com Azazel quando os anjos o prenderam para Dean o torturar.

Episodio 12x18 - Nota 7.5 2020-07-02 23:34:44

Essa temporada vem me remetendo muito à sexta. Parente retornando dos mortos, os irmãos caçando com o auxílio de um grupo, que na verdade tem interesses próprios, e, claro, fillers mais interessantes que a trama principal.

No geral, gostei da ideia desse, bem sinistra e remeteu bastante às temporadas mais antigas. Entretanto, o clímax foi horroroso. Nitidamente, faltou orçamento para uma criatura e resolveram tapar a que tinham e esconder a luta entre ela e Dean. Primeiro a colocam sobre a luz vermelha. Depois, Não mostram a cara dela. Por fim, editam alterando com a luta de Sam com o cara para dar uma sensação de sequência eletrizante e justificar o desleixo na filmagem.

Episodio 12x21 - Nota 7 2020-07-03 18:56:14

Quem diria que Lucifer escaparia? Extremamente surpreendente essa reviravolta. O Crowley da quinta temporada jamais seria tão amador de manter ele fora da jaula, até porque ele morria de medo do dito cujo, mas desde que transformaram ele de vilão a alívio cômico, ele está mais convenientemente desleixado. Aliás, maldita mania essa da série comediar seus vilões - fizeram o mesmo com Lucifer. Saudades de Azazel e, principalmente, Lilith, que realmente impunham medo quando apareciam.

Da trama dos Men of Letters eu só espero o fim mesmo, de preferência no próximo episódio. Para mim, o plot de maior potencial é o do filho do Lucifer e acho que seria melhor focar a season finale nisso.

Episodio 12x23 - Nota 7.5 2020-07-04 17:45:14

Esse universo alternativo teria sido bem melhor se tivesse sido introduzido na próxima temporada. Aqui, ficou como uma desculpa conveniente para se livrarem de Lucifer, mas mantê-lo solto, além de anular basicamente o impacto da morte de todas as personagens importantes no episódio. Fica bem previsível que estas reaparecerão em suas versões alternativas. No entanto, é um plot interessante de se explorar. Já que praticamente todas as ameaças de um mundo foram neutralizadas, nada mais justo que partirem para o próximo.

Um detalhe interessante foi os irmãos citando os outros universos por qual já tiveram, como aquele que eles eram atores da série, mostrando que não é uma ideia completamente nova no show, que caiu de paraquedas aqui.

Episodio 13x1 - Nota 8 2020-07-05 16:11:59

Foi um começo de temporada interessante. Apesar de muitos comportamentos do Jack lembrarem a curiosidade que Castiel tinha quando foi introduzido no seriado, o que me parece a tentativa de suprir a ausência dele, ele é um personagem com bastante potencial, especialmente que os anjos não devem deixá-lo em paz - muito menos o outro lado.

Achei um tanto desnecessário queimar os corpos sendo que os espíritos, tanto do Jimmy quanto da mãe do Jack já estão no paraíso. Ainda que os Winchesters levem isso como um rito de despedida, me pareceu uma tentativa da série de fingir que agora é pra valer e que o Castiel não retornará. Também achei ingênuo da parte deles supor que Lucifer matou Mary, sendo que ela é a melhor chance dele escapar, já que os irmão nunca deixam a família para trás.

Episodio 13x4 - Nota 8 2020-07-06 16:30:06

A dinâmica dessa temporada, com Jack e os irmãos, está muito boa. Eles ensinando o outro a caçar foi ótimo. Também gostei do momento terapia de família, tanto entre Dean e Sam quanto com Jack e a mãe. Um bom indicativo de que o personagem vem funcionando bem na narrativa é como essa cena conseguiu ter um toque emocional, mesmo focando em um personagem novo no seriado.

O caso, apesar de bem simples, também teve ótimos momentos. O suspense quando Sam vai atrás do metamorfo mas não é mostrado, deixando no ar que ele poderia ter sido substituído - ou até que a terapeuta estivesse do lado do assassino - foi muito bom, ainda mais com a reviravolta que na verdade Dean que havia sido atacado. Não sei se gostei muito de Jack recuperando os poderes porque deixou bem fácil o desfecho do caso - e facilitará ainda mais no futuro. Se bem que, com Castiel voltando, acho que essa foi a primeira e única caça dele.

Episodio 13x7 - Nota 7 2020-07-07 20:35:02

A temporada em dois episódios decaiu horrores. Este quis abordar muita coisa e acabou soando uma confusão de plots, com uma quantidade de saídas convenientes impressionantes.

Castiel ainda dar bola para algo que Lúcifer fala depois de 1) ter sido manipulado por ele 2) ter sido morto por ele (2 vezes) é patético. O pior é terem tirado os poderes dele para darem essa aparência fragilizada e forçar uma humanização nele, tudo encaminhando para ele se tornar o mais novo ex-vilão aliado dos Winchesters, o que é muito coerente com a última season finale por sinal. Não é como se Lucifer tivesse matado alguém que eles gostavam mesmo.

Mas, por incrível que pareça, esse plot ainda foi bom comparado ao do Ketch. Esse plot do irmão gêmeo foi tão nonsense que ainda me admira Sam ter caído nisso. Toda hora o cara dava uma deixa que era mentira, como quando ele pregunta por Mary. A desculpa para ele estar vivo, então, não poderia ser mais tosca: um feitiço da Rowena, que caiu de paraquedas nessa história dos Men of Letters. Falando nela, mal posso esperar para ver a desculpa que darão para ela estar viva - só faltando o Crowley para a season finale anterior não ter matado nenhuma personagem relevante.

Em meio a essa bagunça, Asmodeus foi a melhor parte do episódio. Bom ver demônios voltando a serem os vilões da série, como eram no início desta. Eles ficaram tão impotentes conforme a história avançou, que já tinham virado até alívio cômico.

Episodio 13x10 - Nota 8 2020-07-08 16:38:35

Eu gostei desse episódio, mas como continuação para o anterior e não como uma nova série. Acho lavar as mãos combater críticas de sexismo criando uma série nova para personagens femininas terem destaque, sendo que estas deveriam ter espaço aqui. É como se dissesse "não há problema Supernatural continuar usando mulheres apenas para serem os interesses amorosos dos protagonistas ou morrerem, elas têm o espaço delas em outra série (que, convenhamos, nem todo o público migraria para ver)."

Já que a ideia não vingou - consagrando Supernatural como a série que mais spinoffs tentou fazer sem nenhum sair do papel - espero ver esse grupo tendo mais destaque aqui mesmo, que é onde deveriam ter, em primeiro lugar. Até porque deixaram um baita gancho no final do episódio.

Episodio 13x13 - Nota 7 2020-07-09 18:16:10

Por mais problemáticas que tenham sido a sexta, a sétima, a décima e a temporada anterior, há algo, que eu ainda não sei dizer, nessa que vem me incomodando mais que todas as outras.

Talvez seja o fato de que a temporada parece não ter se decidido que trama quer abordar: os shedims - que foram deixados para lá -, os universos alternativos - que também estão bem esquecidos - ou Lucifer retomando o poder - de novo. São tantos plots que querem trabalhar ao mesmo tempo, que ainda está tudo muito disperso. Acho que faria mais sentido se trouxessem Lucifer de volta apenas quando tivessem se livrado de Asmodeus e essa trama dele atrás de Jack. Dessa forma, poderiam investir mais tempo nesse confronto Michael vs Lucifer.

Ou talvez seja a banalização da morte de personagens, já que todo episódio me aparece um que deveria estar morto. Esse retorno de Gabriel foi bem desnecessário, tendo em vista que havia outro arcanjo no inferno que vem sendo ignorado pelo roteiro há anos. Sem falar que certamente virão com uma desculpa bem meia-boca para ele estar vivo, do tipo "era tudo uma ilusão, ele não morreu de verdade".

Por fim, tem três episódios que eu comentei que criar um spinoff com protagonismo feminino acabaria sendo só uma desculpa para continuar utilizando personagens mulheres para serem mortas ou como interesse amoroso de um personagem masculino. O que me aparece aqui? Mais uma personagem feminina, com uma tensão sexual gritante com um personagem masculino - reparem a diferença das cenas de Lucifer bebendo a graça dela com a do Cupido.

Episodio 13x16 - Nota 9 2020-07-10 13:07:20

Estando no ar desde o final dos anos 60, é impossível esse episódio crossover com Scooby-Doo não atingir nostalgicamente o público. O desenho fez parte da infância de várias gerações. Levando isso em consideração, o roteiro do episódio soube muito bem juntar os dois seriados, levando elementos de um para o outro, sem perder a identidade em nenhum dos dois.

O humor foi cirúrgico, ironizando toda hora o desenho, como o livro que se destaca na estante de fundo, Shaggy se machucando de verdade ao cair da janela, o fato da Scooby gang enlouquecer ao descobrir da existência de monstros, sendo que eles sempre os enfrentam mesmo não sabendo se são reais, e, claro, as armadilhas que sempre falham de primeira. O desfecho do caso, no mundo real, finalizou muito bem o crossover, dando a ele uma típica resolução que poderia se esperar do desenho.

Dos melhores episódios do seriado. Sem a menor dúvida.

Episodio 13x20 - Nota 7 2020-07-11 16:01:00

Uma coisa que eu tenho que elogiar aqui é a explicação que deram de porquê Gabriel foi confundido com Loki lá no episódio dos semideuses na quinta temporada. De resto, não sobra nada positivo nesse episódio.

Tendo que se dividir em duas tramas, afinal a temporada quis abordar muito mais do que tinha espaço - levando em conta que tem fillers pelo caminho -, acabou não desenvolvendo nenhuma das duas muito bem. No entanto, a pior parte curiosamente não envolveu nem o plot de Gabriel nem o de Jack e Mary e, sim, esse drama entre irmãos que surgiu do nada, apenas para abalar a relação deles e terem aquele momento dramático que estabelecerão uma conversa sincera e superarão isso, assim como fazem em toda temporada da série. É enjoativo demais essas repetições na série.

Episodio 13x23 - Nota 6.5 2020-07-25 20:58:47

Talvez foi o melhor que poderiam ter entregado com os elementos que tinham a disposição. Não deixou de ser uma finale bem fraca por isso.

A volta de Michael e Lucifer era um plot tão óbvio que somente Sam não previu. A morte dessa Maggie foi algo tão sem sentido que ficou bem deslocado o episódio perder tempo com uma investigação disso. Aliás, tirando os minutos finais, parecia mais um filler do meio da temporada - muito por conta dessa trama. Dean aceitando a versão alternativa do Michael, aquela que instaurou um apocalipse numa realidade, contando com a palavra do arcanjo que ele não tomaria controle, foi risível. Aquele momento entre Sam e Jack que eles tem que escolher quem morre e quem sai vivo era para ser tenso, mas foi só desnecessário - óbvio que Lucifer não deixaria um deles sair andando para depois voltar e deter ele. Mas a pior parte foi a tosca cena de Michael e Lucifer lutando no ar. Quem diabos pensou que isso era uma boa ideia?

Os lados bons do episódio: Lucifer aparentemente morto - não coloco fé, mas vou tomar como oficial - já que é um vilão que já deu o que tinha que dar e já estavam estendendo demais sua participação. Michael no corpo de Dean (e fazendo cosplay de Peaky Blinders). Não porque eu ache que vai durar mais que três episódio, mas porque seria legal se aproveitassem a deixa e trouxessem o outro Michael de volta. Na última temporada tentaram trazer um plot grandioso para essa - realidades alternativas - e não foi bem explorado. Talvez, o melhor agora seja manter no básico mesmo.

Episodio 14x2 - Nota 7 2020-07-26 09:44:54

Eu espero que realmente seja uma atuação e Michael não tenha saído de Dean, já que faz nenhum sentido o arcanjo abandonar o seu receptáculo mais forte e ainda deixar ele, que obviamente tentaria o deter, sair andando por aí. Se bem que esse plot dele fazendo experimentos com monstros já não tem muito sentido então não duvido de mais nada. Ironicamente, essa parte ainda acabou sendo a melhor do episódio.

A única explicação de Nick estar vivo é que queriam manter Mark Pellegrino na série, então inventaram a desculpa mais esfarrapada possível - a lâmina não atinge o receptáculo - e agora ainda perdem tempo desenvolvendo uma trama para ele, sendo que ninguém se importa com o que aconteceu com a família dele. O que muda se foi ele que matou a família ou outra pessoa? O que importava a respeito do personagem é que ele perdeu a família e então renegou Deus, sendo assim, um receptáculo para Lucifer. Aprofundar nesse personagem, a essa altura do campeonato, é muita perda de tempo. Isso me cheira a: querem ressuscitar Lucifer e ele está ali para servir de receptáculo novamente.

Episodio 14x6 - Nota 8 2020-07-27 10:20:13

Desse início de temporada, foi o melhor episódio. Muito boa a ideia de dividir os irmãos e colocá-los com parceiros diferentes. Também gostei da diferença de abordagem entre os dois plots. Enquanto o de Dean e Jack teve um ar bem cômico, entregando momentos bem engraçados como eles simulando uma discussão, o de Sam e Charlie teve um tom mais reflexivo.

Muito interessante, por exemplo, quando eles conversam no final e Sam começa a dizer que o cara que salvaram tinha família, o que é mostrado são os companheiros da criatura que mataram chegando para pegar o corpo. Uma inversão bem inesperada da perspectiva de heróis e vilões. No caso, para o cara que salvaram, os dois são heróis, para as criaturas companheiras da que eles mataram, vilões.

Episodio 14x8 - Nota 7 2020-07-28 09:47:34

Vindo um episódio depois da série ressuscitar um dos seus personagens do nada (e no Nada), era óbvio que essa morte do Jack não duraria nem um episódio inteiro. Tendo isso em vista, achei esse plot um tanto perda de tempo. Apesar de trazer certos rumos para a narrativa da temporada, ou eles poderiam ter vindo de outra forma ou eles não fazem muito sentido.

Se o objetivo do plot era criar uma tensão com uma possível morte do personagem, não funcionou já que era óbvio que ele voltaria. Se era para trazer o Empty de volta à história, podiam ter simplesmente usado Lucifer que acaba de reviver lá. Se era para ele fazer um pacto com Castiel, bom, a série teve oportunidade de fazer isso quando o anjo reviveu lá, logo, poderiam ter simplesmente planejado isso antes. Se era para colocar Jack usando partes da alma, insinuando que ela vai perdê-la aos poucos, poderiam ter usado a graça de um certo arcanjo esquecido numa certa jaula e poupado a série de repetir plot da sexta temporada.

Episodio 14x13 - Nota 8.5 2020-07-29 10:57:10

Não poderia ser mais simbólico o fato da série usar o 300º episódio para trazer de volta personagem que estava morto. Entretanto, aqui, funcionou bem, pois souberam dar uma utilidade para isso e não simplesmente ressuscitar alguém só porque os fãs são apegados ao personagem em questão. John não voltou para continuar na série e, sim, para ter um momento de despedida com os filhos e a esposa - e, nisso, esse episódio funcionou muito bem. Até poderiam ter estendido esse plot mais um pouco, mas mexer com linhas temporais é algo com um potencial enorme de dar errado.

A melhor parte, para mim, foi terem aproveitado essa mudança na linha do tempo para retornarem com uma das melhores personagens: Castiel da 4ª/5ª temporada. Saudades quando ele era todo badass e não um pet para os Winchesters. Zacarias, com seu senso de humor usual, também foi uma boa sacada, ainda mias que ele foi morto no centésimo episódio, logo, é como se um ciclo se completasse aqui. Essas participações serviram para ter um gosto da época que os anjos eram relevantes e tinham boas tramas no seriado.

Episodio 14x14 - Nota 7.5 2020-07-30 10:56:11

O caso foi bem legal. Sempre interessante ver os Winchesters caçando com mais alguém, especialmente se esse for Rowena. É uma personagem que funciona bem melhor como aliada do que na tentativa de fazê-la vilã, no início da sua participação na série. O trio com ela, Sam e Jack foi ótimo.

O problema do episódio foi quando trouxe Michael de volta. Essa história dele possuindo Rowena não teve muita lógica, especialmente por ela não ter dito explicitamente o "sim", mas pelo menos se livrou de duas coisas ao mesmo tempo: 1) um bando de figurante que não fedia nem cheirava na série; 2) o Dean ser o "responsável" por isso, o que eventualmente levaria um drama desnecessário de "olha todos os inocentes que eu matei". O pior é que ainda pode haver drama por não terem o trancado no caixão, então, no fim, nem faria diferença se Michael estivesse nele ou Rowena.

O final me pareceu que deixaram um gancho para Jack assumir o papel de vilão do Michael, o que pode ser interessante ou afundar de vez a temporada. Resta ver o que farão com isso.

Episodio 14x18 - Nota 7 2020-07-31 13:27:54

Até acho que Jack como vilão poderia render algum bom plot – pior que algumas coisas que a temporada tentou emplacar, como Nick ou a horrível trama do Michael, não seria. No entanto, isso não foi bem construído. Inseriram essa ideia dele perdendo a alma aos poucos, mas, nesse episódio mesmo, já colocaram ele delirando com Lucifer – manter Mark Pellegrino nessa temporada inteira foi um dos maiores erros – o que aponta para outro plot - ele se tornando o pai.

Além disso, o modo que esse lado aflorou foi muito do nada. Ele matar Michael e Nick era o mínimo que poderia se esperar de qualquer personagem, uma vez que ambos se tornaram monstros. Pode até ser dito que o modo que ele fez isso com o segundo foi um tanto cruel, mas, naquele momento, ele só tinha seus poderes. Não havia modo misericordioso de acabar com Nick. Aí colocam Mary surtando com medo dele e o pressionando até ele matá-la por nada? Ele poderia ter simplesmente fugido de onde ele estava. Pior, fazem de um modo que não tem corpo para Rowena ressuscitar e no final me surgem com um corpo, que não pode ser usado, só para haver um momento de despedida com os filhos. É muita falta de lógica para pouco enredo.

Episodio 14x20 - Nota 8 2020-08-01 10:17:31

Acho que utilizar Chuck como vilão para a temporada final foi a melhor ideia que poderia ter surgido. Primeiro, é muito interessante a ideia de Sam e Dean se virando contra seu criador, afinal, desde a sua primeira aparição, Chuck escrevia sobre os dois, dando a entender que era um profeta que previa o que os dois faria, quanto na verdade estava controlando. Acho que esse plot pode render um bom questionamento sobre livre-arbítrio.

Segundo, sai desse ciclo de tramas sendo repetidas e reutilizadas de toda season finale, além de apresentar um inimigo mais compatível com uma temporada final e trazer elementos dos primeiros anos do seriado, fechando bem o ciclo. Entretanto, o que eu mais gostei foi essa ideia, um tanto cínica, de atribuir tudo o que o roteiro já fez, inclusive os erros, a um plano de força maior. Por exemplo, Jack tinha que virar vilão e ser eliminado pelos Winchesters para poder entreter Chuck, readaptando a história de Abrahan e Isaac, e ainda deter o ser que os poderes vinham saindo do controle. Dispensar a lógica para favorecer o drama e ainda passaram a responsabilidade para um personagem do próprio seriado. Achei uma sacada brilhante.

Episodio 15x1 - Nota 7 2020-08-02 10:11:19

Tinha expectativas para um começo de temporada bem melhor. Entendo e tinha gostado inicialmente da ideia de trazer monstros das primeiras temporadas, mas todos foram mais assustadores na primeira aparição que aqui. Muito se deve ao fato que de lá para cá, os Winchesters já enfrentaram tanto coisa mais perigosa que esses espíritos acabaram ficando ultrapassados. Entretanto, houveram outros problemas que definitivamente atrapalharam aqui. Muitas cenas se passado de dia, inclusive o clímax no ar livre, quebraram totalmente a atmosfera - além de deixar bem visível que a maquiagem estava bem genérica. A cena dos espíritos correndo atrás de Sam e Castiel foi risível. Até onde foi mostrado eles se teletransportam, ou, no mínimo, tem velocidade bem maior que a humana.

Mas o que mais me incomodou foi um demônio andando por aí no corpo do Jack e só Castiel realmente incomodado da situação - e ainda sendo recriminado por Dean por fazer isso. Nem parece que os protagonistas tinham apego com o Nephin. Os feitiços dele totalmente convenientes à situação também foram bem difíceis de engolir. O que envolve sangue de anjo e terra de cemitério e ele bate uma palma foi muito nonsense. Entretanto, há uma forte possibilidade de ser encenação para estar por perto dos Winchesters, infiltrado. A verdade é que só eles para confiarem em demônios depois de quinze temporadas.

Episodio 15x3 - Nota 7 2020-08-03 11:13:00

Essa escrotidão do Dean é completamente desnecessária e injustificável. É justamente por pensamentos como esse de "lidar com a ameaça depois" que Mary acabou morta. Se ele não tivesse dito sim para Michael, Jack não teria que gastar parte da alma para matar o arcanjo. Eliminar um problema por vez sempre gerou mais problemas, logo, Castiel fez o que qualquer um deveria ter feito. Se Rowena acabou tendo que se sacrificar é culpa deles, que confiaram em Belphegor para início de conversa - quem imaginaria que ele tinha interesses próprios?

Achei bem forçado isso de Dean usar Castiel de bode expiatório para atribuir a culpa do que está acontecendo para alguém - sendo que o responsável é o Chuck - apenas para haver um drama entre eles na temporada final. Com o tanto de gente que ele se importava que ele perdeu em pouco tempo, qual o sentido de afastar mais um? Ficar sofrendo sozinho achando que assim vai se blindar de ter sentimentos? É impressionante como o personagem não amadureceu nada no decorrer da série.

Episodio 15x8 - Nota 7.5 2020-08-04 14:08:14

Apenas por trazerem de volta Adam e Michael, esse episódio já valeu mais que os anteriores. A dinâmica entre os dois ficou muito boa e de fato faz sentido que tenha se criado esse laço entre eles, já que só tinham um ao outro por muito tempo. Até esperava por mais remorso por parte de Adam com os irmãos, afinal eles o abandonaram naquela jaula por uma década e nem se importaram em falar com ele até acharem uma utilidade para Michael. Nem dá para dizer que era medo do arcanjo ter enlouquecido, porque eles já bateram de frente com coisa pior, em que ele poderia ter sido útil por sinal. Me pareceu mais vergonha de encarar o irmão que ignoraram por muito tempo.

Tirando esse plot, o episódio não foi muito melhor que o restante. Essa personalidade homicida do Chuck é algo bem forçado. Uma coisa é ele liberar criaturas para forçar os irmãos continuar caçando e rendendo histórias a ele, outra, é ele sair matando geral apenas porque sim. O personagem é extremamente egocêntrico, mas era um contraponto com Amara e simplesmente estão tentando fazer ele parecer um vilão pior que ela. Mas a pior descaracterização do episódio nem foi com ele e, sim, com a Lillith. Uma das vilãs mais assustadoras do seriado, que só de aparecer já metia medo em geral - a primeira aparição dela, ainda é um dos momentos mais marcantes do seriado para mim - reduzida a mais uma personagem que tentam fazer de alívio cômico. Ela nunca foi engraçada e jamais seria petulante com um arcanjo que poderia a pulverizar em instantes. Espero que Michael tenha se livrado mesmo dela, porque de nostálgico sua participação não teve nada.

Episodio 15x10 - Nota 8 2020-08-05 10:53:32

Era para ser apenas mais um filler normal, focado em dar um fechamento na história de Garth, porém, essa ideia sensacional de colocar os irmãos para terem problemas normais elevou o episódio a outro patamar. Facilmente, o melhor dessa temporada.

Muito engraçado essa maré de azar que na verdade era só os Winchesters sendo pessoas normais, desconstruindo essa ideia que a própria série criou que eles são invencíveis. Eles, que já enfrentaram tantas ameaças poderosas, sofrendo com resfriado, dor de dente, carro enguiçando e não conseguindo lutar como antigamente foi muito inusitado e divertido, além de fazer sentido com o momento que eles estão passando, afinal se um dia eles foram poupados disso é porque Chuck quis.

Muito bom o modo como usaram dessa onda de normalidade para mostrar Garth salvando o dia, dando uma despedida mais digna a ele do que para muitos dos personagens que resolveram trazer de volta.

Episodio 15x13 - Nota 7 2020-08-06 11:24:20

Eu acho legal essa ideia de trazer personagens antigas de volta, bem como a de explorar pontos da mitologia que não foram bem trabalhados originalmente, como a questão das realidades alternativas. Entretanto, o roteiro se perde ao tentar fazer essas duas coisa ao mesmo tempo que tem que dar uma resolução para o plot do Chuck. A impressão que eu tenho é que estão tentando conectar coisas que já não são compatíveis há muito tempo - o que é natural porque em 15 temporadas o seriado explorou de tudo.

Apenas para focar nesse episódio. A trama dos Winchesters alternativos não tinha nada a ver com a do Occultum. Usaram dela apenas para mostrar o que aconteceu com os irmãos em outras realidades, algo que tiveram a oportunidade de explorar na 13ª temporada e não o fizeram. Então, chega-se na reta-final e resolvem que Chuck vai destruir todos os universos apenas para trazerem essa brecha de volta. Já a parte que talvez tenha sido a principal do episódio - a busca pelo lugar - exige uma boa vontade gigante para comprar.

A relação entre anjos e demônios nem sempre foi essas maravilhas que hoje em dia a série coloca. Até meados da quarta temporada, quando os eventos dos flashbacks daqui se passam, os primeiros tinham desprezo pelos segundos e estes morriam de medo da presença deles. Tanto que eles atuaram na liberação de Lúcifer de maneira independente entre si, pois não trabalhavam juntos. Então é bem sem sentido ver um confiando a guarda de um lugar tão importante no outro. Claramente, foi um momento "vamos por as esposas dos protagonistas interagirem, porque sim" mesmo não tendo muita lógica nisso. Pelo menos, achei legal que a forma como trouxeram Ruby e Meg de volta não envolveu elas ressuscitadas nos mesmos receptáculos de antigamente, logo, poderia ter sido pior.

OBS: Somente nesse episódio eu reparei o quão idiota é os demônios lutarem contra os Winchesters com armas que podem matar eles próprios, sendo que qualquer arma "comum" mataria dois humanos e não afetaria eles. E sempre termina da mesma forma.

Episodio 15x18 - Nota 6.5 2020-12-13 15:01:15

Tá aí uma coisa que eu achei que eu nunca precisaria dar minha opinião sobre: ships - especialmente um que não tem nada de problemático. No entanto, tem tantos comentários sobre isso repletos com preconceitos velados - outros bem explícitos mesmo - que acho que é válido levantar alguns pontos.

1) Não é porque um personagem foi mostrado se relacionando apenas com mulheres que ele é automaticamente heterossexual. Não existe isso de "os roteiristas transformaram fulano em gay". Sexualidade não se muda, se descobre. Além disso, não existe apenas héteros, gays e lésbicas no mundo. Dean já mostrou em outras ocasiões um certa queda por outros caras - não é possível que alguém veja o episódio do Dr. Sexy e achei aquilo heterossexual - o que não invalida, ou muito menos é invalidado por, o fato dele também ter mostrado atração por (muitas) mulheres.

2) Não tem nada ambíguo na declaração de Cass no final. Ninguém diz "The one thing I want it's something I know I can't have" ou "Hapiness isn't in the having. It's in just being. It's in just saying it." e logo após engata um "I love you." para falar de amizade. Ainda que fosse ambíguo, quando a pessoa que interpretou esse monólogo diz que fez entendendo como algo romântico - o que é bem visível - é porque foi algo romântico.

3) Esse papo de "Cass é um anjo, estão forçando uma sexualidade para ele" cai por terra quando se assiste a série e vê Anna transando com Dean. O próprio Jack não foi fruto de uma concepção imaculada - ou será que Lúcifer usou um Viagra celestial?. Logo, com base no que a série mostrou nesses anos, anjos podem sentir sim atração por humanos e até consumá-las.

4) Sim, foi fanservice. Mas a série INTEIRA é um. Bobby morreu na sétima temporada e vem marcando a presença pelo menos uma vez por temporada desde então. Olhem a quantidade de personagens que já trouxeram de volta dos mortos sem motivo algum por trás - Gabriel, estou falando de você. Essa temporada toda é uma chuva de fanservice, chegando ao ponto de inventar um contexto mequetrefe para colocar as esposas dos intérpretes dos protagonistas interagindo em uma cena. Então, chega-se no antepenúltimo episódio e tem gente que resolve se incomodar com fanservice só porque mexeram na "heterossexualidade" de dois personagens? Façam-me o favor,

5) Também concordo que foi queerbaiting, afinal a cena foi como dizer "é canon, mas nunca vai acontecer", porém não me incomodei muito com isso. Não era um casal que eu fazia questão de ver juntos no fim da série e, dado o histórico dela, já acho um milagre ver que tiveram coragem de "canonizar" isso - ainda que pela metade.

Por fim, um comentário de alguém que, por doze temporadas, não deu a mínima para Destiel e mesmo agora, após ver esse ship "canonizado", continuo não me importando: todo mundo é livre para gostar ou não de um casal. Entretanto, é preciso ter cuidado para perceber se é o casal que não te agrada ou o que incomoda é que "mexeram na sagrada heterossexualidade de dois personagens". Se for o primeiro caso, você não vai se importar de ver outras pessoas comemorando isso. Se a alegria por um casal está te incomodando é possível que seja o segundo caso.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries