IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Sopranos By Lucas Thurow





Episodio 1x1 - Nota 9.5 2019-01-10 20:28:12

Há vinte anos estreava essa obra prima. Maior série e personagem de todos os tempos.

Episodio 4x8 - Nota 9 2018-01-15 10:14:15

A cena final, que Tony e Carmela pressentem os segredos que rastejam embaixo da fina camada chamada "matrimônio", é genial. O olhar que ambos trocam é mais esclarecedor que qualquer palavra. O plot de Paulie, como há de ser, é o centro cômico do episódio, mas é interessante notar que mesmo se fazendo a parte da trama central, o roteiro tem o cuidado de nos fazer se importar com os indivíduos que protagonizam essa parte da história.

Episodio 4x9 - Nota 10 2018-01-15 10:18:53

Ah, a hipocrisia de Tony Soprano. Talvez o tema mais pungente dessa parte da temporada seja a incoerência que rege seu cérebro. Digno de uma questão patológica, é assustador o quão desvirtuado é o seu senso de moral.

Ele bate em Zellman por ficar com Irina, pra na sequencia trair Ralphie. Ele ordena para que não toquem no mesmo, mesmo sob as mais diversas acusações e reclamações, pra depois ele mesmo assassinar o outro. Ralphie, apesar dos pesares, fará falta como personagem.

Episodio 4x10 - Nota 9.5 2018-01-15 10:21:50

Com certeza, uma das cenas mais engraçadas de toda a série é a cena da intervenção. Christopher apontando o dedo para todos, enquanto cospe todas as verdades não ditas, é simplesmente magnífica.

Episodio 4x11 - Nota 9 2018-01-15 20:27:06

A expressão de Melfi após Tony ter deixado a terapia resume claramente como ela se sente dentro dessa relação: apesar do cansaço, da frustração pelas várias tentativas de ajudá-lo, da sempre tensão que é abordar qualquer assunto com ele, ela adora isso. É como se ela precisasse disso, de Tony Soprano.

Mesmo distante de toda aquela "vida", talvez seja ela a personagem mais mórbida da série, já que sua aproximação com Tony não é pautada em poder, dinheiro, influência ou segurança; Melfi gosta de observar esse lado obscuro da humanidade. Ela aprecia estar diante de um chefe do crime organizado, responsável por centenas de delitos, que sofre dos mais diversos problemas - que incluem sua personalidade extremamente agressiva. Talvez Melfi sequer saiba disso, mas sua curiosidade acerca desse sujeito é maior que qualquer medo que ele possa causar.

Sabe aquela pessoa que, dirigindo pela estrada, diminui a velocidade do carro quando encontra um acidente, apenas para olhar os estilhaços? Essa é Jennifer Melfi.

Episodio 4x12 - Nota 9 2018-01-15 20:30:07

Furio sim é o "strong, silent type" que Tony tanto menciona. Ele sabe que não pode se curvar aos seus desejos, que é necessário honrar sua posição dentro da família. E por isso que, quando seus instintos quase se sobressaem à sua racionalidade, ele decide voltar para casa.

Uma disciplina que provavelmente o torna tão infeliz quanto esses personagens de impulsos incontroláveis.

Sim, falo de Paulie. Enganado, deixado pra trás, esquecido por toda uma geração que substituiu a sua, Paulie tinha esperanças com Carmine e Johnny Sack. Mas, novamente, ele foi tratado como um nada. Talvez por isso ele assassine a velhinha. Talvez ele estivesse imaginando o rosto de algum deles embaixo daquele travesseiro.

Episodio 4x13 - Nota 10 2018-01-15 20:37:42

James Gandolfini e Edie Falco fizeram algo poucas vezes visto na história da televisão. A atuação de ambos não é apenas perfeita, ela é icônica em diversos sentidos: Tony esmurrando a parede; Carmela gritando que não o ama mais; Tony desdenhando o fato de Carmela não conseguir o pôr pra fora; a leve entonação de prazer que Edie Falco coloca em suas palavras, quando menciona acerca de Furio; duas atuações que já se tornaram lendárias.

Episodio 5x1 - Nota 10 2018-01-17 16:13:24

O take final é de uma beleza incomparável. Tony, munido de seu rifle e seu charuto, como se estivesse diante de seu palácio; sendo que sua presença ali, provavelmente, se deve ao simples fato de estar relativizando para si mesmo, a fim de provar que nem tudo que Melfi lhe disse é verdade.

"Como posso ser um monstro, se eu mesmo defendo minha família?" é o pensamento que o mesmo deve indagar-se. Tony Soprano é um cara que não aceita um não, muito menos uma imagem vilanizada, e utiliza de seus valores totalmente deturpados apenas para saciar a boa imagem que preza de si próprio.

Uma excelente premiére, que ainda contém as maravilhosas contendas de Chris e Paulie (a briga, que acaba envolvendo o garçom, é fantasticamente bem escrita) e a surpreendente presença do urso, um animal que evoca, tanto física quanto instintivamente, o próprio Tony. O que nos traz ao título do episódio, muito bem colocado aliás, já que pelo menos três referências se destacam dele:

- dois Tonys na história, com a introdução de Tony Blundetto;
- os dois Tonys que ele alega existir dentro de si mesmo para Melfi;
- o urso, que na posição de invasor, se equipara ao próprio Tony Soprano, que insiste em frequentar a antiga residência.

Episodio 5x2 - Nota 9 2018-01-18 00:23:48

Duas belíssimas aquisições em apenas um episódio: Steve Buscemi na frente das câmeras e Matthew Weiner com o roteiro. Interessante o quanto Sopranos sublinha a violência, sem mostrar para o espectador o ato em si, mas apenas a sua causa - como no caso de Massarone, que apenas vemos ele ser encontrado no porta malas de um carro, mas não a sua chegada até ali.

Episodio 5x3 - Nota 9.5 2018-01-18 00:20:04

Esse é um dos episódios mais tristes de toda a série. A cena final é maravilhosa, explora a vulnerabilidade de dois seres acostumados ao rancor e a neutralidade sentimental masculina. Maravilhosa também é a atuação de ambos, tanto Gandolfini quanto Chianese são capazes de expressar diversas emoções apenas com seus olhares.

Episodio 5x4 - Nota 9.5 2018-01-18 00:27:21

É sensacional como cada ponta de roteiro em Sopranos é amarrada com perfeição. Chris e Benny chegam falando de TV, que por sua vez chama a ateção de Feech, que vai parar na cadeia, apenas porquê Tony aprendeu (com o saudoso Richie Aprile) o quanto deve se livrar desses gangsters da velha guarda, que saem da cadeia atrás de confusão.

Interessante notar como Carmela se tornou uma personagem de incrível força. "Abandonada" por todos os membros de sua família, ainda consegue carregar toda a resistência sozinha, sem ceder em nada. Mais um ponto pra Edie Falco, novamente maravilhosa.

Episodio 5x5 - Nota 10 2018-01-18 00:30:57

Um dos episódios mais fantásticos da série. Me dói ver o Chris, um personagem que eu sempre admiro, explodir e descontar na Adriana. Fico triste por ambos, chega a ser visível o caminho de lama na qual o casal ainda vai se afundar. E o Tony, mais uma vez, se redimindo para si mesmo, ao falar sobre seu "quase-caso" para Melfi. Ele realmente acredita que se controlou, que teve racionalidade suficiente para evitar a situação. Ninguém engana mais Tony Soprano do que ele mesmo.

Episodio 5x6 - Nota 9.5 2018-01-18 00:34:55

Ah, Tony Blundetto.

Mais um que cede aos instintos externos, e deixa pra trás uma vida de dedicação e honra.

Mas sejamos sinceros, é tão honrosa assim? Trabalhando o dia inteiro, estudando, ainda reformando o local, pra no final das contas, continuar aguentando o coreano autoritário e preconceituoso?

David Chase insere umas questões fabulosas em Sopranos. Quem no lugar de Blundetto não faria o mesmo?


Episodio 5x12 - Nota 10 2018-12-26 03:41:53

Um dos melhores episódios da história, hein galera? O olhar da Adriana, pra fora do carro, enquanto sonha com uma vida que nunca terá, reflete um velho tema que assombra Sopranos: quem se mete nessa vida, nunca vai sair. Isso é quase que uma rima da própria psique de Tony, que mesmo estando na terapia há anos, nunca mudou um centímetro da sua personalidade doentia. Sopranos fala, sobretudo, sobre estagnação. Seja na sua vida na máfia, seja na sua vida privada. O mundo é uma merda e nada nunca vai mudar.

Episodio 5x12 - Nota 10 2019-05-15 11:03:03

Foi nessa cena que eu tive certeza que o Silvio é o mais frio, de todos eles. A atuação do cara foi fundamental pro andamento da cena, pqp.

Episodio 6x1 - Nota 10 2018-01-22 01:57:20

Talvez o melhor início de temporada, com a montagem paralela dos vários personagens, tendo como fundo a narração sobre as sete almas - conceito facilmente aplicável dentro da própria série. Eugene vira o novo alvo da frase paródia de Silvio Dante - quando ele tentou se aposentar, Tony não deixou. E o triste destino de seu personagem provavelmente surtirá efeitos de culpa na mente inconsciente de Tony.

E outro reflexo da incansável mente de Tony ocorre quando Tio quase o mata. Tio Junior, aquele que sempre serviu de imagem paterna após a morte do pai real, realiza outra tentativa de assassinato novamente contra seu sobrinho-filho. É provável que Tony venha a expressar, novamente de forma inconsciente, um profundo sentimento de pesar, não apenas por ter sido alguém de sua família, mas mais ainda por ter sido alguém na qual a figura heróica de seu pai acabe sendo imposta. Tony sabe que seu pai falhou, mesmo que não admita (nem pra si mesmo) e acabe por culpar Livia por cada trauma e ataque de pânico que veio a ter em todos esses anos.

Episodio 6x18 - Nota 10 2018-08-21 02:36:25

Você sabe que o "sexo" em si não é e nunca foi um tema em cima de si mesmo, certo? Que ele serve apenas como pano de fundo pra tentar explorar ainda mais como funciona a psiquê do Tony. E não é nem um pouco inverossímil. Você chegou até aqui, você sabe quem é Tony Soprano.

E comparar com Breaking Bad é ridículo. Walter é um personagem maravilhoso, mas não chega nem perto da complexidade do Tony. Nem perto. WW é explorado em sua fragilidade, arrogância, como sua vida toda ele se sentiu subjugado e assim por diante. Tony, por outro lado, a gente tem a compreensão até dos sonhos do cara. Não chega nem perto.

Episodio 6x18 - Nota 10 2018-10-15 03:13:18

É. Percebo agora como seu comentário risível de Sopranos não foi uma mera coincidência - você é realmente burro.

Episodio 6x18 - Nota 10 2018-10-18 00:02:40

Por falar em mães, sinto que a sua deixou a desejar em sua criação. Somente um lar claramente problemático pra fazer alguém assistir The Walking Dead até hoje. Mas talvez faça sentido. Mesmo alguém incapaz de entender uma obra como Sopranos precisa de um entretenimento que faça jus à sua capacidade mental. Desejo melhoras.

Episodio 6x18 - Nota 10 2018-10-18 19:47:26

Falou o fã de The Walking Dead.

Episodio 6x21 - Nota 10 2018-08-21 02:51:36

A melhor série de todos os tempos. E isso não é questão de opinião, é fato mesmo. Sopranos, pra início de conversa, foi importante. Através dela que os personagens considerados "anti-heróis" puderam existir. Antes de Tony Soprano assassinar o delator no "College" (1x05), nenhum protagonista havia chegado perto de um ato desses.

Mas falando da série em si, não tem como pontuar tudo que merece destaque. Atuações? Perfeitas. Gandolfini e Edie Falco foram a base para todos os trabalhos dramáticos subsequentes. O elenco coadjuvante é possivelmente o melhor já escolhido. O roteiro é absurdo, e tirando The Wire, não há nada na TV que chegue perto. A direção é de cinema; só Breaking Bad conseguiu o mesmo. E os temas que a série abordam são atemporais. A psicologia, a depressão, a sociopatia, machismo, etc; o leque é interminável.

Nunca haverá um personagem que chegue perto da complexidade de Tony Soprano. Nunca haverá uma série que carregue tantos simbolismos, que vão desde sua abertura até o último take da série, e com tantas referências culturais e históricas. Nunca haverá uma série como Sopranos.

Episodio 6x21 - Nota 10 2018-08-21 02:56:43

E sim, o Tony morre. Isso é óbvio. Não é nem questão de final aberto. Todas as dicas estão lá, e Chase as preparou desde o episódio em que Tony e Bobby brigam. Lá eles conversam sobre a morte. E Bobby menciona que deve ser apenas escuridão. Exatamente o que Tony vê. O cara que entra no banheiro (e que usava a mesma jaqueta "Members Only" do Eugene, também responsável por um assassinato em um restaurante) atira em Tony no exato momento em que ele olha pra porta do restaurante, quando Meadow entra. É só reparar: toda vez que alguém entra no estabelecimento, tocando a sinetinha da porta, nós vemos Tony olhar na direção, e vemos o que ele está olhando. Isso acontece quando a Carmela entra, quando os jovens negros entram, e assim por diante. Da mesma forma que, quando a sinetinha tocou para Meadow, e Tony se virou, ele não pôde ver nada. O homem já havia atirado. A bala foi mais rápida que o som. Por isso apenas o negro.

Episodio 6x21 - Nota 10 2019-01-14 05:13:07

Essa resposta do Chase não quer dizer nada, e por 2 motivos:

1 - é uma obra de arte, o que significa que cada um tem seu próprio envolvimento e sua própria percepção. A arte é sempre maior que o artista. Não importa nada que um diretor ou roteirista diga, se você, como espectador, tem uma compreensão que é baseada em argumentos palpáveis (ou seja, quando você tem um entendimento sincero acerca da obra, e não uma visão deturpada e sem nexo - o que seria, em nível de comparação, se alguém dissesse que Tony sobrevive e vira um budista, por exemplo), a sua percepção sempre estará certa.

2 - e, talvez até mais esclarecedor que o ponto anterior, foi uma resposta dada com irritação. David Chase sempre odiou todo esse alarde em cima dessa questão. Em todas as entrevistas que ele cede, quando aparecem com essa história, ela geralmente se irrita e desconversa. Tenho certeza que era a sua intenção no momento dessa resposta.

Episodio 6x21 - Nota 10 2021-03-28 16:12:12

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Lucas Thurow

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries