IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Samurai Jack By Rafael Mattos





Episodio 1x1 - Nota 9 2017-04-12 11:07:53

O Genndy Tartakovsky fez um trabalho tão bom nesse primeiro episódio. Porque esse início é daqueles onde você percebe que cada minuto foi utilizado da melhor forma possível já que vemos praticamente uma história inteira diante dos nossos olhos. Mais impressionante ainda é saber que, tirando o início e o final, o episódio corre sem diálogos, apenas com a trilha sonora condizente com todo o treinamento com guerreiros de culturas diferentes que Jack teve durante sua infância/adolescência.

A arte também é bem diferente. Ela é cartoon como muitos desenhos, meio minimalista, mas a coloração do ambiente é muito bonita, às vezes meio surreal. É uma junção bem louca esse trabalho no visual que fizeram. E tem alguns cortes e sequências que lembram cenas de animes também. Várias influências.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2017-04-12 11:58:56

Ué? Impressão minha ou o local onde os cachorros estão escavando é a cidade das Meninas Super Poderosas? Tem até aquele outdoor do Talking Dog que aparecia no outro desenho. Que coisa...

Enfim, foi um episódio necessário para trabalhar como o samurai iria reagir com o futuro que é, realmente, bem bizarro. Por mais que tenha carros voadores e bichos diferentes, tudo é bem cru e sem esperança. Dá pra sentir o poder de Aku em todos os becos daquela cidade.
Que surpresa ver que Jack não é o nome do nosso protagonista. Acho que faz sentido ele omitir seu nome, apesar de que Aku já sabe que ele retornou.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2017-04-12 11:58:57

Ué? Impressão minha ou o local onde os cachorros estão escavando é a cidade das Meninas Super Poderosas? Tem até aquele outdoor do Talking Dog que aparecia no outro desenho. Que coisa...

Enfim, foi um episódio necessário para trabalhar como o samurai iria reagir com o futuro que é, realmente, bem bizarro. Por mais que tenha carros voadores e bichos diferentes, tudo é bem cru e sem esperança. Dá pra sentir o poder de Aku em todos os becos daquela cidade.
Que surpresa ver que Jack não é o nome do nosso protagonista. Acho que faz sentido ele omitir seu nome, apesar de que Aku já sabe que ele retornou.

Episodio 1x3 - Nota 9 2017-04-12 12:46:16

"No. There is no escape."
Ta porra... Senti o arrepio aqui.

Enfim, The First Fight é um ótimo exemplo para provar como a animação desse desenho é tão flexível e bem coreografada. A sequência da luta é impressionante porque não é apenas Jack cortando robôs, mas pelo dinamismo dela. É uma sequência que tem tantos segmentos, explosões, pedras caindo, lanças espetando, cavalo pisoteando, flechas sendo atiradas... Utiliza todo o treinamento de Jack que vimos durante o piloto num clímax que veio mais rápido do que eu imaginava.

Achei genial que eles usaram o "sangue" dos robôs para cobrir o corpo de Jack, enquanto ele grita e sente toda à raiva tomar o seu sangue. Ao ver a distopia em que foi colocado, ver como aqueles cachorros sofrem como seu povo sofreu, não é a toa que ele sente-se obrigado a destruir todos os minions de Aku. "There is no escape" resume totalmente que o samurai não está pra brincadeiras.

Episodio 1x6 - Nota 9 2017-04-13 17:04:21

Estou surpreso como Samurai Jack é bem mais maduro do que muitos desenhos do Cartoon Network. Só pela premissa já dava pra saber, mas a forma como a história se desenvolve faz com que temamos pelo futuro de Jack e toda vez que ele falha em encontrar seu caminho para o passado.

Quando Ikra aparece, podemos prever que vai ser um plot onde os dois criarão uma relação, tanto de ajuda quanto de certo interesse (tão fofo quando o samurai olha pro lado tímido). Após ser tratado das formas mais rudes nesse futuro caótico, é mais que compreensível porque Jack quer acreditar que encontrou uma parceria naquela mulher que é tão hábil e que possui objetivos parecidos. Por isso que quando Aku revela-se é um grande momento para o desenho, estabelecendo muito bem seu vilão. Usando seus poderes de transmutação, não apenas Aku pode enganar o samurai e quebrar a joia que poderia levá-lo de volta para o seu tempo, ele ainda deixa claro o quanto Jack está sozinho e como ele não pode confiar em ninguém. É um final poderoso que deixa nosso protagonista sem esperança e que preenche seu coração puro de ódio.

No mais, o episódio está cheio de pistas de que Ikra não é uma boa pessoa. O mais claro, obviamente, seu vestido que já lembra Aku, porém, outros momentos como aquela criatura não querendo alimentar na sua mão e os robôs sorrindo quando eles escapam já entrega bastante coisa.

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2017-04-13 20:17:53

Parece repetitivo elogiar mais um episódio desse desenho, mas como não? Eu ainda fico muito impressionado como Samurai Jack entende tão bem como fazer animação. É atenção aos detalhes, uma narrativa mais contemplativa, diálogos só quando realmente necessário, trilha sonora conduzindo a experiência... Condiz muito bem com o fato de Jack estar enfrentando três arqueiros cegos.

E que linda a sequência dele colocando a venda e, em primeira pessoa, enxergamos o que ele enxerga conforme vai escutando o barulho à sua volta. É tão simples, mas tão eficaz...
Tudo sim sem precisar de um traço realista para tornar as cenas críveis. É como se o objetivo do Genndy Tartakovsky é levar algo cartoon da forma mais séria e, por consequência, criativa possível.

Talvez a única reclamação que dê pra fazer é que o plot inevitavelmente está ficando meio repetitivo. Já é o terceiro episódio onde Jack possui chance de voltar pra casa para, no final, isso ser tirado dele. Entretanto, os episódios estão tão bom, o desenvolvimento das cenas, o ritmo, etc, que não está me incomodando por enquanto.

Episodio 1x10 - Nota 9 2017-04-14 15:41:08

Às vezes há de se admirar como o humor do episódio muda em 23 minutos.

Começamos de forma contemplativa, com Jack vagando como já vimos em alguns episódios, em busca de um caminho... Então depois de seguir a voz, vamos para uma sequência que só pode lembrar a de um videogame de plataforma enfrentando a fase de lava. E quando Jack finalmente chega ao monstro de lava e acreditamos que ele é um tipo de chefão, somos agraciados com uma história triste e sentimental que bota o monstro como uma figura trágica e outra prova do quão Aku é um dos vilões mais sinistros dos desenhos.

O final é bem emocionante e meio over top, mas funciona porque faz o espectador querer que aquele guerreiro finalmente consiga descansar em sua valhalla.

Episodio 1x12 - Nota 7.5 2017-04-14 20:32:02

Eu não gostei mesmo desse episódio. Sinto que ele foi super problemático para o que estávamos vendo até agora. Por mais que eu tenha achado legal o Jack se infiltrando numa gangue para ter chance de encontrar Aku, sério mesmo que ele botaria em risco o vilão ter acesso à joia? Ainda mais, sério mesmo que Jack, um samurai tão honrado, vai batalhar contra três espíritos que trazem equilíbrio ao planeta? Sei lá... Para alguém que já sacrificou algumas chances de completar seu objetivo pela honra, eu achei toda a luta contra as elementais estranha...

E por mais que a joia não tenha ficado com Aku, no final Jack foi super ingênuo em confiar ela com os gangsters. Mas é claro que ia dar merda e eles iriam dar uma de Immortan Joe para guardar a água...
Aliás, outra coisa que me incomodou: por mais que os gangsters tenham criado um laço de camaradagem com o samurai e passaram a se importar com ele, era óbvio a vitória de Jack contra Aku. Essa argumentação de que eles o queriam salvar é furada demais... Não só isso, por mais que a espada seja mágica and shit, o vilão nem lutou direito comparado com o primeiro episódio. Aku deveria ser bem mais poderoso no futuro e dar muito mais trabalho do que essa derrota fácil.

Enfim, foi o episódio até agora onde o roteiro mais pecou. As ações de Jack foram super questionáveis e o roteiro não soube segurar vários aspectos da trama. Também ensina que os roteiristas não deveriam fazer Jack chegar tão perto de cumprir seu objetivo se vão arranjar uma argumentação super tosca para impedi-lo disso.
Pelo menos o episódio tem algumas referências bacanas à Os Bons Companheiros e Cães de Aluguel.

Episodio 1x13 - Nota 8.5 2017-04-15 14:18:11

Pode não ter sido o melhor episódio da e talvez uma escolha estranha para finalizar a primeira temporada, mas senti que esse episódio veio na melhor hora. Depois de vermos uma temporada inteira onde Aku testou a paciência de Jack das piores maneiras, tentou matá-lo e ridicularizá-lo a qualquer custo, faz sentido que ele sinta-se com inveja da popularidade que o samurai ganhou, ainda mais pela nova geração que cresce sem o medo do vilão. Isso humaniza um pouco Aku, tirando ele de status vilão engraçado do mal, mas também um ser que gosta de não ter apenas poder, mas também ser reconhecido com alguém imponente.

Episodio 2x1 - Nota 9 2017-04-15 15:06:55

Que episódio gostoso de assistir. Montagem de treinamentos já se tornou algo clichê, mas ainda assim, quando é bem feito, é tão bom de assistir. Em um mundo repleto de pessoas rudes e minions de Aku querendo matá-lo, foi bom ver Jack encontrando um pouco de hospitalidade e aprendendo uma nova técnica. O treinamento em si me lembrou um pouco o primeiro treinamento de Goku em Dragon Ball, ainda quando criança carregando o casco de tartaruga do Mestre Kame. E esses macacos, sobretudo o homem que o considera um amigo, são muito adoráveis.


Episodio 2x2 - Nota 8 2017-04-15 15:53:48

Li uma análise interessante no Reddit sobre esse episódio e como cada conta representa as qualidades de Jack, mas ainda assim... Achei o episódio meh e veio muito rapidamente comparado com o episódio onde Aku conta suas histórias também.
Agora, aquela parte dos robôs foi meio fucked up.

Episodio 2x4 - Nota 9 2017-04-16 18:17:42

Que episódio mais divertido. Quando o Scotsman apareceu eu não sabia direito se iria gostar, mas nesse capítulo senti que o personagem estava muito mais legal e bem escrito, o que faz sentido já que ele ganhou mais história e conhecemos sua esposa que trouxe momentos muito cômicos.

É ótimo ver que Jack finalmente encontrou um amigo no Scotsman e como os dois são tão diferentes e de certa forma se completam. Também acho bom ele aparecer só de vez em quando. É um personagem que pode cansar rapidamente se não for bem utilizado.
E acabei de descobrir que o Scotsman é dublado pelo John DiMaggio. Como não amar?

Enfim, é sempre bom ver um episódio assim mais descompromissado depois de ver Jack falhando tantas vezes em cumprir seu objetivo.

Episodio 2x5 - Nota 9 2017-04-16 20:51:56

Talvez o aspecto mais incrível de Samurai Jack, além da animação que sempre me agrada e da falta de diálogos, é como esse desenho pode ser vários gêneros. É ação, ficção científica, mexe com futuro e tecnologia, mas vemos povos que continuam vivendo como antigamente. É uma junção que funciona demais já que cada episódio meio que é uma história solo, apesar da continuidade ser mais forte do que eu imaginaria.

Esse episódio meio que é tudo isso em um único plot. Contemplamos terras e povos devastados por um mal implacável, mesmo que esses povos sejam habitados por robôs. Temos nosso protagonista enfrentando robôs com a mais alta tecnologia, não sendo páreo para impedi-los e recebendo ajuda de um cientista que serve de alívio cômico. E no final somos lembrados de toda a honra do povo que o samurai carrega na lâmina de sua espada e é auxiliado por seus ancestrais, dando uma atmosfera mística e de divindade para o final do episódio.

Talvez o maior problema desse capítulo seja realmente esse final onde Jack reza pelos ancestrais. Foi bem proposital pela parte dos roteiristas já que eles poderiam ter feito o samurai simplesmente usar o braço mecânico, entretanto quiseram que a bateria terminasse para que ele tivesse que rezar. Dá uma sensação de Deus Ex-Machina misturado com plot armor que pode incomodar. E me incomodou um pouco, mesmo sabendo que é um desenho onde seres com poderes mágicos existem. Eu preferia ver Jack fazendo uma jornada para aumentar o poder de sua espada em vez de ganhar esse poder no último momento onde era mais necessário.

Ainda assim, não dá pra negar que foi um bom episódio. É um ótimo exemplar para demonstrar a força de Jack contra o futuro dominado por Aku, assim como a do vilão que não mede forças para destruir seu adversário.

Episodio 2x7 - Nota 9 2017-04-17 22:07:13

Geralmente Jack está sozinho, mas tudo bem, ele consegue se cuidar e escapar das mais diversas situações. Entretanto, ele ainda está sozinho na maioria das vezes e esse episódio nos faz sentir agonia pelo quão solitário ele é. Mesmo com os monges ao seu lado, ele não recebe auxílio, o frio é devastador, as criaturas são perigosas, a esperança é pouca... Consegui realmente sentir a desilusão no olhar abatido do samurai.

Os monges o lembram que o poder da montanha está em sua honra, na história de seu povo, na determinação de Jack em enfrentar e destruir Aku. É um episódio que aparece em boa hora após o samurai relembrar de seu passado no anterior.
Também mostra como o protagonista foi desenvolvido tão bem pelos roteiristas. É incrível como eles conseguiram fazer Jack passar por tantos estágios de sua jornada, a confusão, a dor, o desespero, a raiva, a vontade de desistir e acreditar que seu objetivo é impossível. Enfim, são várias camadas, e isso em apenas 20 episódios. Muito bom.

Agora, se a continuidade fosse mantida, Jack teria escalado a montanha facilmente só pulando alto como aprendeu na premiere. Mas ok...

Episodio 2x8 - Nota 8 2017-04-17 22:39:26

Não dava pra esperar muita coisa de um episódio com esse título...

Episodio 2x9 - Nota 9 2017-04-18 04:57:54

Meio irônico esse episódio. Jack acaba sendo derrotado porque não consegue escapar dos Imakandis, enquanto Aku não consegue colocar suas mãos em Jack por causa dos códigos dos caçadores. Não é sempre que vemos o bem e o mal se ferrando junto.

Enfim, foi um bom episódio de perseguição, novamente mostrando como os animadores são fodas nas coreografias do desenho. Existe tantas sequências e até a cena do elevador dando uma pausa para alívio cômico. Única coisa que me incomoda um pouco em Samurai Jack é como o roteiro pode ser meio inconsistente às vezes. Como assim os Imakandis conseguem perseguir Jack usando aquele veículo mega rápido, mas não conseguem alcançá-lo a pé? Fica aí o questionamento.

Episodio 2x11 - Nota 7.5 2017-04-18 17:30:19

Apesar do episódio em si ser uma homenagem a Alice no País das Maravilhas e outra prova que o plot de Samurai Jack é apenas uma desculpa para brincar com vários gêneros, achei esse um dos episódios menos legais. Vinte minutos para um desenho pode ser muito quando é um plot assim que tenta servir de alívio cômico, mas foge demais do estilo que a série vinha construindo e que não acrescenta muito pro Jack como personagem ou pra história em si.

É legal ver que essa temporada está mais experimental, mas episódios como esse ou The Farting Dragon realmente dão uma desanimada.

Episodio 2x13 - Nota 8 2017-04-18 22:35:43

Episódio apenas ok, porém, esse final, com ele encontrando a família, foi uma surpresa. Não apenas remete Aku's Fairy Tales pelas crianças o admirando, foi muito legal ver Jack sendo acolhido. Foi um momento muito singelo para terminar esse episódio que não foi lá muito engraçado.

Enfim, essa segunda temporada foi mais experimental e teve mais episódios cômicos. Alguns como Jump Good e do Scotsman funcionaram, mas outros como Farting Dragon e esse não muito. Na minha opinião, a primeira metade da temporada foi estável até o episódio sete, depois disso de uma decaída, tirando o episódio dos espartanos que foi realmente bom.

Episodio 3x1 - Nota 8.5 2017-04-20 02:38:21

Eu achei que seria um episódio meio sem graça como alguns da segunda temporada, mas até que gostei. Jack como galo foi bacana por ter o colocado num "ringue" só com lutas. E a trilha sonora estava muito boa, sobretudo o tema do homem que comanda as lutas underground de animais.

Só acho uma pena que tantos episódios cômicos tenham sido feitos. Eu sei que Samurai Jack é basicamente uma mistura e homenagem à gêneros, mas eu gostava da atmosfera da primeira temporada, onde o tom sério era o foco com alguns momentos servindo de alívio cômico.

Episodio 3x2 - Nota 8.5 2017-04-20 03:08:50

Episódio apenas ok, porém, caramba... Que trilha foda. Não sai da minha cabeça. Tive que ir atrás no You Tube.

Episodio 3x3 - Nota 8 2017-04-21 02:50:12

Gostei do episódio se passar todo no trem, mas queria saber de alguns detalhes, pra onde o Jack estava indo e sobretudo, de onde arrumou tanto dinheiro. Os roteiros dos desenhos de antigamente não tinham tanta preocupação em explicar as coisas, tipo a roupa do Jack que vive rasgando e no próximo episódio já está normal de novo.

No mais, curti o cameo do Pepe Legal.

Episodio 3x4 - Nota 9.5 2017-04-21 04:09:57

Achei que seria mais um episódio homenageando um gênero, mas - oh boy - como eu estava enganado. O roteiro meio que inverte alguns clichês que esperamos de zumbis atrás de cérebros para apenas corpos putrefatos com olhares sanguinários saindo das covas desejando apenas morte. E a atmosfera do episódio até Jack chegar no cemitério e perceber que algo está errado é muito bem feita assim como muitas cenas que chegam a assustar o samurai. Destaque para quando ele cai do telhado do que parece uma igreja e vê vários olhos iluminados saindo da escuridão e zumbis correndo em sua direção gritando e também daquela criatura esquisita que avisa que irá comer sua alma, tomando controle da espada.

Contudo, a melhor coisa desse capítulo é Aku, não tem jeito. Devo admitir que, apesar de gostar do vilão, não sentia ele como um perigo tão grande. O futuro pode ser seu, mas outros personagens como o Scotsman, os ultra-robots, os Imakandis, todos eles pareciam mais em pé de igualdade com Jack do que Aku. Claro que o perigo que a espada representa para o vilão justifica isso, ainda assim, sentia que ele poderia ser muito mais.

Finalmente conseguindo tirar a katana de Jack e usando a própria contra o samurai, Aku vira uma fera difícil de ser impedida. Vibrei com a vantagem que ele tomou e mais ainda ao ver o olhar aterrorizado do protagonista. Logo Jack que sempre olhou Aku com olhos firmes e determinados, sem a katana do seu lado, somos obrigados a vê-lo desesperançoso e acuado. E quando Aku tem a chance de matá-lo, ele simplesmente o faz e isso o torna um bom vilão. Não fica enrolando com algum discurso or something like that.

Sobre o twist no final, já era esperado. É aquele pensamento que, se Jack morrer, não tem mais desenho. Então a explicação de que a espada não pode ser usada pelo mal para machucar inocentes faz sentido, mesmo que essa informação teria sido mais honesta se revelado muito antes. Porém, os roteiristas compensam isso com um dos momentos mais inesperadamente cômicos. A face de Aku quando a katana não funciona é simplesmente impagável. O vilão é pego de surpresa de tal forma, o baque foi tanto que Jack pode recuperar a vantagem e terminar a luta.
Enfim, uma final lendariamente cômico para fechar um episódio tão sério e empolgante.

Obs: Que bom que lembraram do jump good. Seria muito chato ver Jack lutar contra Aku sem utilizar essa habilidade.

Episodio 3x5 - Nota 9 2017-04-21 05:02:52

Os Minions of Set são provavelmente os inimigos mais temerosos do desenho até agora. Você realmente vê que eles são grande coisa quando Jack chega no templo e é recebido com tantos socos que não teve quase tempo nenhum para revidar, a espada não os afeta e precisa chamar um fucking Deus para obliterá-los. Isso é uma das coisas que mais gosto nesse desenho, como Jack em si, mesmo sendo habilidoso como é, pode não ser páreo para muitos adversários.

Plus, foi legal ver o Jack criança interagindo com outra cultura, provavelmente após ter saído do Japão.

Episodio 3x7 - Nota 8 2017-04-21 20:01:34

Outro episódio que paga homenagem, agora para Hayao Miyazaki, a criatura em si lembra as do filme Meu Amigo Totoro. Enfim, bonitinho e tal, mas nunca que o Jack iria sofrer tanto assim contra aqueles robôs. Situação forçada só pra criatura derrotá-los e eles ficarem de boa.
Porém, né? Cartoon logic I guess...

Episodio 3x8 - Nota 8.5 2017-04-21 22:44:07

Mesmo que o desenho seja bem episódico e a continuidade sútil, existe um universo inteiro e gostei de ver a mitologia sendo mencionada, apesar de que não dá pra saber se isso será importante mais pra frente (e quando digo isso, falo da quinta temporada) ou apenas serve de informação mesmo.

Curti o Jack revelando que sabia que o mago era Aku, enganando-o. O disfarce estava muito na cara e eu ia ficar bem chateado se Jack não soubesse e foi um ótimo momento para o samurai enganando o vilão após ser iludido aquela vez com Ikra.
Sobre a luta no final, foi legal ver Aku desesperado atacando Jack, mesmo com a katana representando um baita perigo, mas com tanta desvantagem, achei o cúmulo Jack deixar o inimigo escapar. É que nem aquela vez com os gangsters, se for pra botar Aku em perigo e não ter uma boa justificativa para salvá-lo no final, então é melhor não fazer.

Episodio 3x9 - Nota 9 2017-04-21 23:49:43

É realmente repetitivo elogiar Samurai Jack por saber subverter alguns clichês do gênero, mas o que posso fazer se é verdade? Casas assombradas não é dos plots mais originais, então a execução realmente é importante. Todo o suspense dentro da casa é concebido perfeitamente e o antagonista é uma das coisas mais creepys. Eu já achava os Minions of Set terríveis, porém temos um pequeno background sobre eles, mas esse espírito demoníaco que suga a alma das pessoas é muito tenso porque não sabemos porra nenhuma dele e, aparentemente, esse ser não tinha associação nenhuma com Aku.

Também foi acertado a mudança da animação quando o samurai e o demônio lutam no que parece ser o "reino" da criatura que mantém aprisionado as almas das outras pessoas. Esse fundo branco com o traço preto pesado realmente fez a diferença, tornando um dos episódios mais memoráveis do desenho até agora.
Ainda que tenha um final feliz, é um episódio bem creepy e atmosférico que provavelmente é melhor que muito filme de terror por aí.

Episodio 3x10 - Nota 8.5 2017-04-22 03:31:19

O começo é muito bom com Jack e monges falando os nomes aleatórios das técnicas, conhecendo o templo e o mestre que conhecia no passado. Até a única cena do Aku no episódio, batendo na tela, foi hilária. Mas quando voltamos novamente para esse plot de um portal do tempo, Samurai Jack se mostra bem repetitiva... Sei que muitas vezes os roteiristas usam o portal apenas como desculpa para explorar as mais diversas histórias, porém, às vezes fica meio previsível já que Jack nunca irá passar pelo portal.

Episodio 3x12 - Nota 9.5 2017-04-23 02:28:24

Samurai Jack ganhou o Emmy de melhor programa menor que uma hora por esse episódio concorrendo contra famosos como Simpsons, Bob Esponja e South Park. E, francamente, foi muito merecido porque, de todos os episódios de Jack até agora, esse é com certeza o mais épico e, possivelmente, o melhor trabalhado.

Esse episódio pode decepcionar algumas pessoas que esperariam uma explicação mais lógica ou, no mínimo, alguma explicação sobre as origens de Aku. O que temos é apenas uma grande massa preta do mal no espaço que, eventualmente, é combatido pelos deuses Odin, Ra e Vishnu (Nos comentários sobre esse episódio, Genndy Tartakovski explicou que preferiu usar três deuses já existentes invés de criar novos). Essa falta de esclarecimento não acho ruim porque é bacana pensar que Aku é apenas um mal que existia mas sem ter uma origem.

Quando ocorre a passagem do tempo - com a brincadeira de que Aku é quem exterminou os dinossauros ao chegar na Terra -, vemos o local que tornaria-se o Japão medieval e como aquela massa preta foi matando todas as pessoas que cruzavam o seu caminho, enquanto as terras eram devastadas. É aí que chegamos a uma história já conhecida, do Imperador preparando-se para exterminar esse mal.

Como é uma história conhecida que já sabemos o resultado, Genndy Tartakovski realmente pensou muito mais na experiência e no visual, o que já é normal no desenho, mas aqui toma outras proporções até por ter 42 minutos para exibir o conteúdo. Há uma sequência onde o Imperador e seu exército está cavalgando rumo à fonte que conduz o mal através do que parece ser árvores negras e seus homens vão desaparecendo um por um. Como Samurai Jack é um desenho que não pode mostrar sangue ou pessoas sendo mortas (o que justifica porque a maioria dos inimigos são robôs), a cena é muito eficiente em expor que o exército e seus cavalos estão sendo espetados e mortos pelas árvores, com o ângulo da câmera encarando para cima mostrando as árvores crescendo enquanto os efeitos sonoros do cavalo nos faz imaginar o que está acontecendo. É um momento que me impressionou porque prova que Genndy realmente sabe como contar uma história visualmente e ainda enganar os sensores para exibir algo, mesmo que fique pra nossa imaginação ver o exército sendo derrotado.

O episódio também tira uma boa parte para mostrar o quanto Aku é evil e realmente funciona já que é a primeira vez que o vemos matando pessoas, mesmo que não seja mostrado em tela. O humor do personagem também contrasta com o epicness do episódio.
Com os deuses criando a espada (e aparentemente não podendo influenciar na luta com o vilão, já que essa é uma luta para os humanos), o Imperador volta para seu reino numa nuvem voadora para combater a criatura.

Como esperado, o desenho dá um banho na batalha inteira (aquela parte quando ele pega o cavalo e vai parando os ataques do Aku aranha com a espada é ótima) e o destaque fica para a determinação do Imperador. Quando ele grita no meio da luta, empurra lanças contra o seu corpo de volta, continua lutando mesmo atingindo por várias flechas, olha... Que personagem badass, na real. E ainda assim, eles ainda conseguiram botar um pouco de humor com Aku pegando as armaduras, fazendo um exército de si mesmo e rindo até fazer uma expressão extremamente irritado com a situação. A risada de Mako é inigualável, na real.

Claro que no final o Imperador vence a batalha, mas não sem as custas de sua vila, seus homens e o pior é que ele apenas selou Aku dentro da Terra, o que dá a entender que a espada dos deuses não é poderosa o suficiente para matá-lo. Só de pensar que apenas alguns anos depois Aku se libertaria e faria ele trabalhar dia e noite girando uma estátua pelo resto da vida, o torna um herói trágico, um herói que teve pouco tempo para desfrutar de sua vitória. E claro que Jack nasce exatamente no mesmo dia que o vilão é derrotado, criando a importância do protagonista que nasce em meio a ruínas e o que o aguarda como o tolo samurai que pretende desfazer o futuro que é Aku.

Enfim, é um episódio duplo que acerta em praticamente tudo, contando uma história simples de forma épica que merecidamente ganhou o Emmy. Se a luta final entre Jack e Aku for nesse nível, já será uma baita experiência.

Episodio 3x13 - Nota 8.5 2017-04-23 03:05:14

Queria uma maleta dessas.

Episodio 4x1 - Nota 9 2017-04-23 07:27:54

Literalmente uma luta entre luz e escuridão. Muito bom.

Episodio 4x3 - Nota 8.5 2017-04-24 03:18:49

Episódio bem engraçado com o Samurai wannabe paródia dos personagens negros tagarelas, mas esse cenário, com o bambuzal diante da chuva, ficou tão bonito... Paguei pau.

Episodio 4x5 - Nota 9 2017-04-24 23:36:32

É incrível como o humor desse episódio mudou totalmente com o decorrer dele. Começando de forma engraçada, até meio exagerada com o cabeleireiro descrevendo os caçadores de recompensa e até pelos caçadores em si descrevendo os planos (a divisão da tela e a mudança na animação mostra a criatividade do time por trás do desenho), muda totalmente quando Mira pede ajuda deles para capturar/matar Jack.

O climax é tão belo, tão bem animado, rápido, mas eficiente depois de todo o suspense com as gotas de água caindo. Jack derrota (E, segundo Genndy, Jack não matou nenhum humano no desenho, então vamos fingir que só se machucaram [Difícil explicar Boris já que ele recebeu tantas bombas no corpo que explodiram, mas enfim...]) todos com muita facilidade e a cena final é muito poderosa. Mira, mesmo se mostrando tão determinada a livrar seu povo das garras de Aku, não conseguiu atacar o samurai. E quem conseguiria depois de Jack derrotá-los em segundos?

E o mais trágico disso tudo é que, se Mira pedisse pro Jack ajudar seu reino, com certeza que o protagonista não hesitaria em fazer. No final das contas, tudo resume-se as escolhas que fazemos.

Episodio 4x7 - Nota 8.5 2017-04-25 02:54:14

Meio chateado de ter que dar 8.5 pra esse episódio já que a primeira parte foi muito boa. A chegada do Escocês junto dos piratas na ilha com aquelas mulheres cantando e trazendo todos os tesouros pra caverna foi excelente. Conseguiu construir um bom suspense em contraste ao humoroso e falador Scostman. E ele ainda reage de forma muito engraçada, xingando as mulheres e enfatizando o quanto sua mulher é melhor que elas. Talk about a guy that loves his wife.

Porém, elas são derrotadas facilmente e o resto do episódio soa deslocado com ele e Jack travando uma competição para saber quem vai remar o barco. Dá a sensação de que os roteiristas tinham uma história que dava mais que um episódio, mas não dois inteiros e tiveram que enrolar oito minutos com isso.

De qualquer forma, essa história dividida em duas partes focada no Escocês foi divertida. Gosto como ele fez o possível para resgatar o samurai e não pede nada em troca. Ajudou simplesmente por vê-lo como um amigo. E o Jack até se abre mais quando tá perto dele. Fazia tempo que não o via rindo e se divertindo na hora dos desafios.

Episodio 4x10 - Nota 8.5 2017-04-25 06:55:57

Tirando o fato das quatro histórias envolverem alguém ou espíritos tentando matar ou derrotar Jack, não sei o que dizer sobre esse episódio que visualmente é muito lindo. Jack andando entre os espíritos do deserto, aquele povo fazendo a espada e o conto final, com as flores crescendo e aquela espírito da floresta aparecendo foram de brilhar os olhos.
Mas de resto...

Hum... Jack escapou de todos no final, talvez pra mostrar como sua determinação é tão grande que ele torna-se imbatível em busca de realizar seu destino.

Episodio 4x11 - Nota 9.5 2017-04-25 23:29:13

Sensacional esse capítulo focado no robô X9 e o clima de filmes noir que traz. Usando cores apagadas e narração em off, X9 nos conta sua história como um robô assassino que encontra uma cachorrinha Lulu - sweet thing - que muda sua forma de enxergar o mundo. E muda mesmo já que, quando Lulu - sweet thing - aparece a cidade ganha cores aos olhos de X9. É algo sútil que enfatiza a mudança que foi encontrar ela em tantas matanças que o personagem cometia.

O episódio também funciona muito bem porque, em certo momento, me peguei torcendo para o robô e, torcer pra ele é a mesma coisa que ver Jack derrotado. Foda que X9 já é um personagem trágico desde o começo porque sabemos que não terá chance contra o samurai. Ele mesmo faz essa observação antes de entrar na fábrica.
O confronto entre eles também é outro destaque, deixando Jack nas sombras e nos fazendo temer pela vida do robô. E quando Jack finalmente o destrói e X9 fala para ele cuidar de Lulu - sweet thing - pela primeira vez o samurai sente-se mal em "matar" um robô porque viu que ele não era apenas um assassino programado, mas sim algo com sentimentos.

Essa história também pode ser ambígua se pensarmos mais a fundo. A cena onde Lulu - sweet thing - desaparece é relativamente estranha. No primeiro momento acreditei que ela tinha morrido de velhice antes de aparecer o plot de Aku capturando-a. Há uma teoria em que Aku usou um cachorro da mesma raça pelo telefone que não era ela para chantagear X9 à caçar Jack. É difícil saber se o robô entende o conceito de velhice.
De qualquer forma, o final acaba sendo trágico porque, ou X9 perdeu sua vida sendo que Lulu - sweet thing - já estava morta, ou a cachorrinha provavelmente será morta por Aku já que a missão falhou. Tenso...


Episodio 4x12 - Nota 9 2017-04-26 00:24:45

Acho muito legal que um desenho mostre outras culturas para as crianças verem. Sinceramente, não sei até onde as coisas mostradas nesse episódio são realmente verdadeiras, mas acredito que há um respeito por parte do roteiro em mostrar a cultura desse povo e também de outros que já passaram pelo programa até agora.

Eu estava gostando do episódio até ver o jovem samurai ir contra a tribo inimiga sozinho e pensei: "Não importa o quão bad ass ele é, não tem como ele derrotar todos aqueles homens sozinhos". E, felizmente, Jack foi obrigado a libertar sua tribo para derrotá-los, o que é um rumo mais satisfatório do que ele criança os derrotando. Fugiu um pouco daquele trope onde alguém de fora de uma tribo acaba, sozinho, salvando todo mundo por quem foi treinado.

Episodio 5x1 - Nota 9 2017-04-26 03:12:29

Entre tantas continuações, reboots e outras formas de reviver franquias, Samurai Jack provavelmente era um dos poucos programas que realmente merecia voltar, já que sua história nunca foi resolvida. Com o retorno de Genndy Tartakovski e praticamente toda a equipe que trabalhou no desenho original, as expectativas eram super altas e podemos dizer que elas foram atendidas com essa premiere que, de todas suas qualidades, a maior é que mantém a essência do original e várias referências sem jogar tudo na nossa cara.

Logo no início temos Jack lutando contra os Beetle Drones que remete a primeira luta que vemos do nosso protagonista no futuro. Porém, diferente daquela luta, a mudança é logo perceptível. Não só o samurai está mais agressivo, a sua abordagem também mudou. O vemos usar armas de fogo; uma armadura bem defensiva contrário ao kimono que usava; e uma fucking moto tunada. É algo que eu sempre achei que o samurai deveria fazer, usar a tecnologia do futuro ao seu favor e agora finalmente vemos isso.

Entretanto, após essa luta, somos apresentados à uma cena muito incomum: Jack demora e muito para ir até o local da fumaça, coisa que 50 anos atrás ele não pensaria duas vezes em ajudar. Mas depois de 50 anos, como não enlouquecer ao ter que carregar todo o fardo de não ter sido capaz de ajudar seu povo? Com a faixa etária mais alta, Genndy pode explorar o psicológico desse guerreiro e a cena dele vendo um rio de mortos questionando se ele esqueceu o propósito é realmente impactante.

Mesmo com Jack enfrentando os demônios de seu passado, esse episódio é ótimo com referências e meio que entrega o que o show original fazia. Além dos besouros robóticos, vemos outro robô cobiçando a cabeça de Jack e com ele retorna um pouco o humor da animação quando aparecia personagens extravagantes.

E um dos maiores paralelos com o primeiro episódio é que vemos outro treinamento acontecendo em tela com as filhas de Aku. Rapidamente o roteiro fornece em tela o sofrimento dessas filhas fadadas à derrotar o samurai. Parece até que Aku imitou o que o Imperador fez com seu filho a long time ago in a distant land. E pelo que vimos, já dá pra sacar que Aisha é diferenciada e acredito que logo ela irá se rebelar e, quem sabe, juntar-se a Jack.

Enfim, uma ótima premiere para um desenho que realmente precisava voltar para finalizar sua história com um plot que irá durar diversos episódios e promete ser épico.


Episodio 5x2 - Nota 9.5 2017-04-27 06:51:08

O problema de colocar protagonistas em perigo é que sabemos que nada irá acontecer contra eles porque, se morrerem, acabou a história. E isso também é verdade em Samurai Jack. Entretanto, quando você sente medo pelo protagonista mesmo tendo essa noção, você sabe que o episódio fez algo muito certo.

As filhas de Aku foram implacáveis contra Jack e fazia muito tempo que não o víamos tão acuado. Em certos aspectos, elas me lembraram os Minions of Set por não darem espaço para o samurai respirar e por acabar com sua armadura que o deixava tão imponente na premiere rapidamente. E, para mim, toda a sequência dentro daquele templo é uma obra-prima. Desde o suspense criado nas filhas se escondendo em cada canto; o vagalume iluminando um local escuro; a luta onde enxergarmos os personagens através do impacto de uma arma contra a outra; e destaque da excelente cena de Jack escondido numa tumbas, enquanto elas procuram por ele. Através dos olhos você apenas sente o medo do samurai em morrer e depois que ele sai correndo pelos corredores, dá a sensação que nunca encontrará o caminho certo para fugir.

Então vem a surpresa: Jack mata seu primeiro humano no desenho, achando que os minions de Aku eram todos robôs sempre. O impacto é grande e com certeza isso irá afetar o guerreiro já que sempre teve o cuidado para não matar ninguém. E deve ser pior pra ele em ver que era apenas uma jovem moça.
Antes disso mesmo, teve uma cena bem macabra onde Jack do passado tenta convencê-lo em fazer seppuku. Genndy está sabendo muito bem trabalhar outros aspectos do personagem com a faixa etária mais elevada.

O episódio é tão tenso que é normal esquecer que Aku dá as caras depois de sua ausência no primeiro episódio. A voz de Mako, o dublador que morreu em 2006, fez muito falta já que Greg Baldwin não consegue exatamente imitar o mesmo tom de voz. Porém, a cena em si funciona e Aku retorna de forma cômica, colocando suas sobrancelhas de fogo, esticando-se e fingindo não se importar mais com o samurai. Mas assim como Jack, ele não está muito bem, ficando anos sem enfrentar seu rival e agoniado por ele não morrer de causas naturais já que o processo de envelhecimento foi alterado quando jogou-o para o futuro. Vamos ver o que irá tirar o Aku dessa bad.

Episodio 5x3 - Nota 9.5 2017-04-27 07:19:45

Gostei como usaram um flashback da infância de Jack para ajudá-lo a entender de que ele pode continuar um samurai honrado como seu pai. Até porque, se houve qualquer matança, foi tudo em legítima defesa e, tanto para o Imperador como para Jack, é necessário dar a chance de seus inimigos abaixarem suas armas e permanecerem com vida. É um desenvolvimento que acontece em apenas três episódios, mas que não soa fácil ou rápido demais, muito porque Genndy é mito demais em conduzir o ritmo desses capítulos.

Porém, quando Jack repete as falas de seu pai e diz para as filhas, que cada pessoa escolhe seu caminho e o que elas fazem são reflexos de si mesmas, me peguei tendo um pouco de pena das moças. Sabemos que elas não tiveram escolha alguma e suas pequenas vidas foram cheias de sofrimento e negação de conhecimento. Quando elas encontram os cervos, é um momento que ilustra bem como são peixes fora d'água, achando que um deles era minion de Aku só por causa dos chifres. O que diferencia elas do samurai é exatamente essa vivência do protagonista com a natureza.

A luta no final mostra muito bem como Jack tem uma experiência muito maior do que só brigar, empalhando duas das filhas logo de cara ao se esconder na neve (como ele consegue tanta resistência, isso não sei) e existem duas referências muito bacanas. Uma é ele usando a luz para se esconder como no episódio Samurai Vs Ninja. A outra é quando ele fecha os olhos e se movimenta através dos sentidos assim como fez em Jack and the Three Blind Archers.

E mesmo com tanto sangue e morte, devo admitir que fiquei rindo da expressão de incomodado de Jack enquanto Ashi o xingava sem parar. Ela parecia mesmo uma criança ao perder uma competição.

Episodio 5x5 - Nota 9 2017-04-27 15:16:48

O retorno do Escocês foi exatamente como era o personagem: cômico e barulhento. Mesmo que tenha sido morto por Aku nesse episódio, é interessante notar como tudo é meio que levado na brincadeira (como não rir dele ter umas trinta se não mais filhas?), com o personagem já retornando como um fantasma da forma mais entusiasmada possível. Acredito até que foi proposital sua morte, já que ele sabia que retornaria e talvez pudesse fazer mais como fantasma do que vivo, mas numa cadeira de rodas.

Já Aku continua depressivo e acho que a voz do Greg Baldwin até que é decente para mostrar o vilão nessa fase dele. Achei cômico ele ficando animado com a ideia de aniquilar o exército e depois voltar a ficar depressivo com o Scostman citando o samurai.

Ashi finalmente se rebelou contra sua mãe e agora ajudará Jack, porém, o protagonista tá tão ferrado achando que matou todas aquelas crianças que parece ter aceitado que chegou sua hora.
E as referências continuam com Jack contando a história pra Ashi, o que lembra o jeito que ele conta a história para o bebê no último episódio de desenho original. E a roupa que vestiu na cidade de Aku lembra vagamente a roupa usada por X9.

Episodio 5x8 - Nota 8 2017-05-07 20:02:25

Então, né... Que episódio mais... Na real, acho que o Genndy foi realmente corajoso com esse capítulo, porque olha... Dá pra perceber que seria um divisor de águas.

Faltando três episódios para terminar a história, eu nunca gastaria um deles com um romance. Eu sei que Jack e Ashi estavam tendo uma tensão sexual, isso é até normal. Ela está se redescobrindo (E o que grita mais "descoberta" do que sexo?) e ele passou muito tempo sozinho como um lobo solitário. Entretanto, com tanta coisa acontecendo, era necessário foco. Tipo, eu sinceramente não me incomodo com a tensão, as mãos se tocando, a troca de olhares, porque eu acho que faz sentido, mesmo com a grande diferença de idade. Porque eles são guerreiros, eles conseguem se entender de uma forma que ninguém vai entendê-los.

É bom lembrar que, olha como Jack ficou quando viu Ashi nua... Mesmo com, sei lá, 80 anos de vida (talvez?), ele acabou sendo bem imaturo, se preocupando mais com ela nua do que com uma luta que poderia custar a vida de ambos (foi um momento bonitinho e fofo do samurai, mas sério, prioridades...). Dessa forma imatura, eu sinto que talvez ele nunca tenha tido uma experiência sexual, até por ser um cara numa jornada solitária onde sua maior conexão foi, talvez, com o Escocês. Então, na minha visão, por mais que ele tenha muita experiência em vários aspectos, no que diz respeito a relacionamentos com outro sexo e o sexo em si, é algo bem vago. Ao lado de Ashi, ele está se redescobrindo da mesma forma.

Entretanto, como eu disse antes, falta três episódios pra terminar a história. Gastar um deles com um episódio assim é um pouco broxante, mesmo sendo um dos episódios mais sexy do desenho. Se eu fosse Genndy, manteria a tensão, porém, nunca faria eles se beijarem ou passarem disso. O episódio cinco nos prometeu que o Escocês montaria um exército, talvez até encontrar Jack para enfrentar Aku juntos. Sinto que tem muita coisa para fazer e resolver e que os últimos dois capítulos podem não dar conta.

Outra coisa que me incomoda um pouco é que Ashi pode servir apenas para criar um dilema na decisão de Jack, se ele realmente vai voltar pro passado e deixar de ter um relacionamento com ela ou ficar e consumir isso, o que eu realmente duvido que ele fará. Também é necessário pensar que, se Jack voltar pro passado e derrotar Aku, talvez Ashi nem nasça já que não terá motivo para ela nascer e defender o legado do vilão contra o samurai. E tem o fan service, né? No episódio que ela tira aquela substância de Aku da própria pele e fica nua, criando uma roupa nova, sabe, é até justificável e serve como uma grande revelação. Já nesse aqui, é bem descarado. Mesmo que eu até tenha achado divertido as reações de Jack, ainda acho descarado.

Enfim, é um capítulo muito corajoso e que faz sentido - in my opinion -, mas também estranho por ter vindo logo agora faltando tão pouco pra terminar a história. O desenho quebrou um pouco as minhas expectativas depois de uma sequência tão boa de episódios.O que é legal mesmo, é que esse episódio faz umas referências bacanas a Jack e the Warrior Woman, dessa vez com um final feliz pra Jack invés de ser enganado por Aku e li por aí alguns citando que a prisão em si tem vários paralelos visuais com o laboratório de Dexter, outro desenho criado pelo Tartakovski.

Episodio 5x9 - Nota 8.5 2017-05-14 15:41:36

Realmente acho que Jack e Ashi são fofos juntos, porém, como disse no episódio anterior, gastar os últimos momentos da história com isso é muito perigoso e tira muito tempo de um episódio que só tem 22 minutos para continuar a história. E pode ser pior ainda para os fãs de longa data que ficaram uns 12 anos teorizando sobre o Guardião para nesse episódio ele ser apenas citado visualmente pelos óculos quebrados e mais nada (Se bem que o Aku já tinha avisado cedo na temporada que quebrou todos os portais, não dava pra esperar muita coisa). Então entendo quem possa ficar decepcionado com isso, apesar de que anda rolando umas teorias que ele pode aparecer no final após Aku ser derrotado.

Quando Aku aparece o episódio dá um up legal. Foi ótimo vê-lo por mais tempo já que essa temporada nos negou de um Aku cômico e malzão. O que mais gosto em Aku é que toda chance que tem, ele já utiliza na mesma hora. Foi só perceber que tinha dele mesmo dentro de Ashi que já a infectou para controla-lá. Apesar do protagonista lutar contra alguém que ama ser um trope bem clichê, sinto que o roteiro já tinha deixado claro essa oportunidade e não chega a ser algo ruim até porque a luta estava muito fluída, prova de como a animação desse desenho ainda é foda, e as frases de Aku foram bem engraçadas, me lembrando do vilão que víamos no original.

Porém, é aquela coisa, né? Não era o que eu esperava para o penúltimo episódio. A batalha final parece bem mais simples do que a trama parecia prometer quando o Escocês disse que iria criar um exército (Aliás, que triste que nove episódios se passaram e esses dois ainda não se encontraram). Entretanto, admito que estou curioso com o que vai acontecer com Ashi. Eu realmente gosto dela, acho uma boa personagem de verdade e gostaria de vê-la tendo um final feliz. Já no caso de Jack, acho meio difícil um final bom. Ele tem muito à perder.

Obs: Ashi sendo infectada já nos remete ao episódio em que o próprio Jack é. Essa temporada pode estar com seus erros nessa reta final, mas as referências estão ótimas.
Obs 2: Ashi infectada me lembrou um pouco The Beast de The Over Garden Wall.
Obs 3: RIP Scaramouche, um dos vilões mais engraçados, baby!

Episodio 5x10 - Nota 8 2017-05-21 02:16:58

Por mais que eu não tenha gostado desse rumo no desenho, acho estranho reduzir um personagem como Jack à adolescente horny pedófilo.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Rafael Mattos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries