IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Rurouni Kenshin By Sérgio Neves





Episodio 1x1 - Nota 10 2016-09-02 14:21:54

Idem por aqui. =)

Episodio 1x1 - Nota 10 2020-02-17 17:16:31

Demorei pra ver, agora não tem mais a primeira parte (28 episódios) na Netflix. =(

Episodio 1x1 - Nota 10 2020-02-19 12:12:39

Revendo esse clássico por outros meios e aproveitando pra revisitar também o mangá.
Logo de cara temos uma diferença imensa entre eles, que é quanto ao Hiruma Kihei, que na obra escrita, é o irmão mais velho do Hiruma Gohei que tentou se passar pelo Battōsai. Enquanto que na animação, ele é bom velhinho que ajuda a Kaoru no dojo. =)

Episodio 1x1 - Nota 10 2022-03-08 19:07:58

Pois é, eu acabei baixando tudo.
Streamings tem esse "problema"; ou você assiste que nem doido, ou acaba perdendo.

Episodio 1x1 - Nota 10 2022-03-20 22:25:48

Não lembrava dessa.
Mas eu estava assistindo e lendo ao mesmo tempo, pra poder comentar melhor aqui.
Só que devido a outros projetos, acabou indo pro limbo. Espero em breve retomar e ver essas versões.
Valeu!

Episodio 1x1 - Nota 10 2023-08-06 21:05:44

Já que saiu a versão nova (que ficou extremamente linda e fiel), fiquei animado pra retomar o clássico (que parei no 10º alguma coisa).
Então só pra seguir o padrão que venho adotando nessa revisões e análises, segue o roteiro:

Kanji: 伝説の美剣士... 愛ゆえに闘う男
Rōmaji: Densetsu no Bikenshi... Ai Yue ni Tatakau Otoko
English Title: The Handsome Swordsman of Legend: A Man who Fights for Love
Título no Brasil (BKS): Kenshin Battousai, o espadachim legendário

Adapted From: Act 1
Story Arc: Tokyo Arc

Principais diferenças:

No mangá original, quando Kaoru encontra Kenshin na rua, já é madrugada e o sol já está saindo. Isso é diferente do anime quando é noite clara.
No mangá original, Kenshin carrega Kaoru enquanto ela ainda está consciente. Isso é diferente do anime onde Kaoru desmaia e Kenshin vai para o Kamiya Dōjō carregando-a inconsciente.
No mangá original, há um personagem chamado Kihei Hiruma, que também está presente no Kamiya Dōjō, e acaba sendo o irmão mais velho de Gohei Hiruma. Ele é omitido no anime.
No mangá original, os irmãos Hiruma são os proprietários do Kiheikan Dōjō. No anime não é estabelecido se Gohei possui algum Dōjō, embora seja visto que ele tem seguidores e um local para treinar.
No mangá original há cenas de Kenshin tendo problemas com a polícia local, e também Kenshin procurando no Kiheikan Dōjō. Isso foi omitido no anime.
No mangá, quando Gohei Hiruma ataca o Kamiya Dōjō, Kihei Hiruma tenta forçar Kaoru a assinar os papéis que lhe concedem a posse do estado Kamiya Dōjō. Isso é omitido no anime.
No mangá original, o Ato 1 termina com Kaoru perguntando a idade de Kenshin, enquanto no anime, ela o acerta no rosto por acidente.
Os personagens de Oguni Suzume e Oguni Ayame não aparecem no mangá. Eles são personagens originais de anime.
Referência: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x1 - Nota 10 2024-01-02 22:06:23

Um detalhe que deixei passar, quanto ao Making of dos personagens (até inseri alguns mais pra frente, mas vou retomar aqui pra poder registrar todos).

Making of dos personagens #1 - Kenshin Himura

A base do personagem é um Retalhador que existiu de verdade, chamado Gensai Kawakami. Ele foi um dos quatro maiores Hitokiris do Bakumatsu. Ele era baixinho, magro e tão gentil que podia ser confundindo com uma mulher, mas na realidade era extremamente frio e o mais temível dentre os quatro. Ele era mestre de um estilo único de Kenjutsu chamado "Shiranui Ryuu".

Fonte: mangá JBC (2001)

Episodio 1x2 - Nota 9 2020-02-20 09:01:46

No episódio anterior, eu havia dito que bom velhinho era o Hiruma Kihei (do mangá) mas me confundi. Assistindo a esse 2º, realmente não são as mesmas pessoas. Ele na verdade é o Oguni Gensai.
Houve uma certa confusão, porque no 1º mangá, ele é apresentado praticamente igual, mas são pessoas diferentes. =)

Episodio 1x2 - Nota 9 2020-02-20 16:43:23

Outro detalhe, é que o Yahiko não aparece no 2º mangá, mas sim a situação junto aos policiais na rua (que vai acontecer no próximo episódio).

Episodio 1x2 - Nota 9 2023-08-08 22:16:05

Kanji: ガキ侍 スッた!モンだ!で門下生
Rōmaji: Gakizamurai Sutta! Monda! de Monkasei
English Title: Kid Samurai: A Big Ordeal and a New Student
Título no Brasil (BKS): O aluno rebelde

Adapted From: Act 3
Story Arc: Tokyo Arc

Principais diferenças:

A ordem dos eventos difere do mangá, onde Yahiko é apresentado após o confronto de Kenshin com os espadachins da polícia (que ocorre no Episódio 3).
O mangá original tem uma cena inicial onde Kenshin joga fora alguns possíveis alunos para o Dōjō de Kaoru. Isso é omitido do anime.
No mangá, Yahiko apenas rouba a carteira de Kenshin, mas Kaoru o impede. Isso é diferente do anime em que Kaoru e Kenshin assistem Yahiko roubar a carteira de um velho, mas depois a devolve a ele.
No mangá, Kaoru observa enquanto duas pessoas agarram Yahiko e o levam à força para o esconderijo da yakuza. Isso é diferente do anime onde Tae conta a Kenshin e Kaoru sobre a situação de Yahiko enquanto todos comiam no Akabeko.
No mangá, apenas Kenshin vai resgatar Yahiko da yakuza, em contraste com os eventos deste episódio do anime onde Kaoru vai resgatar Yahiko, e Kenshin chega depois.
No mangá, Gasuke é quem insulta os pais de Yahiko. Como resultado, Yahiko o morde na virilha. Isso é um tanto censurado no anime, onde outro bandido insulta a mãe de Yahiko, ao que Yahiko responde chutando-o na virilha.
No mangá, o chefe da yakuza intervém após os primeiros golpes que Gasuke dá em Yahiko. Isso é diferente do anime, onde o chefe aparece depois que Kaoru destrói uma porta enquanto luta contra Gasuke.
No mangá, o chefe da yakuza nunca recebe um nome. No anime ele se chama Tanishi.
No mangá, quando Kenshin entra no quartel-general da yakuza, ele bate a porta, prendendo Gasuke atrás dela. No anime, Kenshin ainda derruba a porta, mas Gasuke não está perto dela, e Kenshin o derrota com um golpe do punho de seu Sakabatō.

Curiosidades

Este capítulo é a primeira instância de um personagem histórico real que aparece no mangá: Yamagata Aritomo foi de fato uma figura-chave da Revolução Meiji e o chefe do exército naqueles anos.
A Polícia Portadora de Espadas também era um grupo real da época.
Referência: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x2 - Nota 9 2024-01-03 22:28:53

Um detalhe que deixei passar, quanto ao Making of dos personagens (até inseri alguns mais pra frente, mas vou retomar aqui pra poder registrar todos).

Making of dos personagens #2 - Kaoru Kamiya

A base provável é Sanako Chiba, namorada de Ryouma Sakamoto (monarquista de Tosa, mestre do estilo Hokushin Ittou), com um pouco da atitude de Fuyu Sasaki, de Kenkaku Shoubai (uma série de livros romances sobre espadachins).
Nobuhiro comenta que desenhar o brilho do cabelo da Kaoru, deu um trabalho lascado. Comenta também que ela é muito forte (não a toa, comanda um dojo com aquela idade e está no mesmo nível dos mestres da região).

Fonte: mangá JBC (2001)

Episodio 1x3 - Nota 9 2020-02-22 11:16:42

Aqui sim acontece o incidente com os policiais. Mas situando melhor com relação ao mangá (principalmente o nacional), ele foi dividido em 3 atos na primeira publicação:

1º ato - apresentação do Kenshin, etc.
2º ato - situação com os policiais.
3º ato - apresentação do Yahiko.

Outra curiosidade a respeito do Kenshin: a base do personagem foi Gensai Kawakami, um dos quatro maiores Hitokiris do Bakumatsu. Era mestre do estilo único de kenjutsu chamado "Shiranui Ryuu".

Episodio 1x3 - Nota 9 2023-08-17 21:29:29

Kanji: 哀しみの剣士· 過去を斬る男
Rōmaji: Kanashimi no Kenshi - Kako o Kiru Otoko
English Title: Swordsman of Sorrow: The Man Who Slays His Past
Título no Brasil (BKS): O homem que deixou o passado

Adapted From: Act 2, Act 4
Story Arc: Tokyo Arc

Principais diferenças:

No mangá original, o encontro de Kenshin com Yamagata acontece antes mesmo de conhecer Yahiko Myōjin.
Os eventos dos capítulos do mangá são trocados, porque Yamagata é apresentado no capítulo dois do mangá e Yahiko é apresentado no capítulo três.
No mangá original, Kenshin vai comprar coisas com Kaoru, enquanto no anime Kenshin vai com Ayame e Suzume.
No mangá original, a Polícia Portadora de Espadas aparece durante o tumulto entre Kenshin e a polícia local, e os abusos da Polícia Portadora de Espadas foram apenas derrubar um policial local, cortar a fita de Kaoru e ordenar a morte de alguns cidadãos que estavam testemunhando a luta. Isso está em contraste com o anime em que a Polícia do Espada cometeu abusos contra as pessoas antes mesmo de Kenshin aparecer.
No mangá original, Yamagata encontra Kaoru casualmente no centro de Tóquio e pergunta a ela onde fica a delegacia de polícia. No anime, Yamagata vai diretamente ao Kamiya Dōjō procurando por Battōsai, e ele não fala com Kaoru, mas o chefe Uramura e outros policiais perguntam por Battōsai enquanto Yamagata fica na carruagem.
No mangá original, Yamagata não insiste muito quando Kenshin se recusa a trabalhar para o governo e entra em estado meditativo. Isso contrasta com o anime em que ele insiste várias vezes sobre Kenshin ingressar no governo para trabalhar para ele.

Curiosidades:

Este episódio é a primeira instância de um personagem histórico real aparecendo no anime: Yamagata Aritomo foi de fato uma figura-chave da Revolução Meiji e o chefe do exército naqueles anos.
A Polícia Portadora de Espadas também era um grupo real da época.
Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x3 - Nota 9 2024-01-04 21:50:07

Um detalhe que deixei passar, quanto ao Making of dos personagens (até inseri alguns mais pra frente, mas vou retomar aqui pra poder registrar todos).

Making of dos personagens #3 - Yahiko Myoujin

A base do Yahiko é o clássico dos mangás voltados para o público masculino; garotos com olhos puxados e cabelos espetados.
Comentei mais pra frente, mas apenas para registrar aqui: a personalidade do Yahiko é uma espécie de reflexo do próprio Nabuhiro; quando jovem, ele praticava Kendô, mas nunca conseguiu ser forte como gostaria. E é esse mesmo sentimento que foi passado ao Yahiko, pelo menos nesse início.

Fonte: mangá JBC (2001)

Episodio 1x4 - Nota 9 2020-04-17 19:12:54

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin, etc.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.

1º ato - apresentação do Kenshin, etc.
2º ato - situação com os policiais.
3º ato - apresentação do Yahiko.
4º ato - incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj (e seu Mokuhou)

E deixando mais uma curiosidade a partir dos mangás, agora a respeito da Kaoru; ela foi baseada em Sanako Chiba (namorada de Ryouma Sakamoto, monarquista de Tosa que desempenhou um papel fundamental durante o Bakumatsu para a Restauração Meiji e que era mestre do estilo Hokushin Ittou) e Fuyu Sasaki, de Kenkaku Shoubai (um romance de Shoutarou Ikenami).

Episodio 1x4 - Nota 9 2023-08-18 22:17:49

Kanji: 悪の一文字· ケンカ屋左之助登場!
Rōmaji: Aku no Ichimonji - Kenkaya Sanosuke Tōjō!
English Title: Bad! Introducing Sanosuke, Fighter-for-hire
Título no Brasil (BKS): O lutador Sanosuke

Adapted From: Act 5, Act 6
Story Arc: Tokyo Arc

Principais diferenças:

No mangá, Kaoru encontra por acaso a pintura de seu avô e instantaneamente tem a ideia de vendê-la. Isso contrasta com o anime, onde Kaoru se lembra da pintura quando Yahiko sugere que todos saiam para comer.
No mangá, apenas Kenshin, Kaoru e Yahiko vão para o Akabeko. No anime, eles também saem com Gensai, Ayame e Suzume.
No mangá, os bêbados do Akabeko jogam uma garrafa de saquê em Kenshin. No anime, eles jogam um copo de saquê.
No anime, Hiruma Gohei assiste a cena após a luta no Akabeko, o que não acontece no mangá.
Como o irmão de Gohei, Kihei, não existe no anime, é apenas Gohei que contrata Sanosuke para derrotar Kenshin.
No mangá, Sanosuke primeiro vai para Kyoto por duas semanas para fazer pesquisas sobre Kenshin antes de lutar contra ele, enquanto no anime Sanosuke vai para Kamiya Dojo imediatamente após ser contratado por Gohei e já conhece a lenda de Hitokiri Battōsai.
No mangá, Sanosuke visita Kamiya Dōjō durante o dia, enquanto no anime ele visita durante a noite.
No mangá, Kenshin e Sanosuke decidem lutar na margem do rio porque Kamiya Dōjō é muito pequeno. No anime, eles se enfrentam no Kamiya Dojo, mas quando Ayame e Suzume acordam, Sanosuke adia a luta para depois. Eles lutam na margem do rio apenas no próximo episódio.

Curiosidades:

Suntetsu: uma arma escondida que é uma haste/espinho de metal de cerca de 15 cm de comprimento com um anel preso.

O dedo médio é inserido no anel e o suntetsu fica na mão por vários apertos. Suntetsu são fáceis de esconder e pequenos. Eles são usados para esfaquear, cutucar ou beliscar. Suntetsu pode ser usado sozinho ou em par.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x4 - Nota 9 2024-01-07 21:55:31

Making of dos personagens #4 - Gohee Hiruma e Kihee Hiruma

Copiado do meu comentário lá no 10º episódio:

Curiosidade a respeito de Gohee e Kihee Hiruma; originalmente não seriam irmãos. Acabaram sendo pra facilitar a ligação e decorrer da trama inicial. Kihee foi baseado em um ex-diretor que aparece em Chakarabito Densetsu, de Takeshi Obata. Gohee foi baseado em um rascunho após Nobuhiro ver uma pessoa de rosto impactante em uma revista. Ele também disse que ambos possuem traços bem marcantes, o que os tornou bem fáceis de serem desenhados.

Fonte: mangá JBC (2001)

Episodio 1x5 - Nota 9 2020-04-17 20:00:19

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin, etc.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.
5º ep - luta entre Kenshin x Sanosuke.

1º ato - apresentação do Kenshin, etc.
2º ato - situação com os policiais.
3º ato - apresentação do Yahiko.
4º ato - incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj (e seu Mokuhou)
5º ato - apresentação de Sanosuke.

E deixando mais uma curiosidade a partir dos mangás, agora a respeito da Yahiko; ele foi baseado quase que exclusivamente a partir do próprio autor Nobuhiro Watsuki. O sentimento de querer ser forte e não conseguir ser dentro do Kendô na sua juventude, foi a base para o personagem.

Episodio 1x5 - Nota 9 2023-08-26 19:57:56

Kanji: 逆刃刀対斬馬刀· 闘いの果てに!
Rōmaji: Sakabatō Tai Zanbatō - Tatakai no Hate ni!
English Title: The Reverse-blade Sword vs the Zanbatō: Beyond the Battle
Título no Brasil (BKS): Kenshin contra Zanza

Adapted From: Act 6, Act 7, Act 8
Story Arc: Tokyo Arc

Principais diferenças:

No mangá, Sanosuke sai por duas semanas em busca de informações sobre o Hitokiri Battōsai antes da luta. No anime Sanosuke vai direto para o Kamiya Dōjō e já conhece o Hitokiri Battōsai. Ele até diz que seu nome é tão lendário que já conhece sua história.
No mangá, Sanosuke aparece no Kamiya Dōjō durante o dia. No anime ele aparece pela primeira vez no Dōjō à noite.
No mangá, Sanosuke revela seu nome e seu Zanbatō na luta na margem do rio. No anime, Sanosuke faz isso em seu primeiro encontro no Kamiya Dōjō à noite.
No mangá, Sanosuke e Kenshin vão diretamente para a margem do rio para lutar. No anime, Sanosuke e Kenshin estavam prestes a lutar no Kamiya Dōjō à noite, mas Ayame e Suzume aparecem então Sanosuke vai embora dizendo que crianças não deveriam testemunhar uma briga.
No mangá, Kenshin e Sanosuke detectam a presença dos irmãos Hiruma, então Sanosuke simplesmente quebra a arma de fogo de Kihei. No anime, apenas Kenshin percebe a presença de Gohei e joga um galho de árvore nele.
No mangá, Sanosuke se lembra de quando adotou o sobrenome Sagara de seu mentor Sōzō após ser derrubado e exausto. Isso contrasta com o anime onde Sanosuke tem aquela lembrança antes do início da luta, quando está sozinho em seu quarto.
No mangá Kaoru e Yahiko não demonstram muito conhecimento da história dos Sekihōtai. No anime eles também acreditavam que os Sekihōtai costumavam espalhar mentiras sobre cortes de impostos para agricultores e comerciantes do campo.
No mangá, a explicação do Sekihōtai é dada ao leitor por um narrador invisível. Isso contrasta com o anime onde o médico Gensai explica a história de Sekihōtai para Kaoru e Yahiko (porque ele afirma que um paciente lhe contou isso).
No mangá há um momento em que Sanosuke se lembra de ter visto a cabeça decapitada de Sōzō em exibição (e há um painel explícito mostrando a cabeça decapitada frontal). Isso é omitido na série de anime.
No mangá, Kihei aponta uma arma para Kenshin e atira nele. Isso contrasta com o anime onde Gohei é quem usa uma arma (dado o fato de Kihei não existir no anime).
No mangá Sanosuke acerta Gohei com o Zakabato no braço. Isso contrasta com o anime, onde Sanosuke acerta Gohei na perna.
No mangá, Kenshin usa o Dō Ryū Sen para atingir Kihei com um monte de destroços. No anime Kenshin atinge Gohei (e o derruba) com uma onda expansiva produzida pelo Dō Ryū Sen.

Curiosidades:

A Zanbatō é uma verdadeira espada histórica do Japão antigo, embora esta versão do mangá seja irrealisticamente superdimensionada, com um comprimento total quase o dobro de sua altura e uma lâmina várias vezes mais larga que o normal.
A representação dos acontecimentos deste capítulo do mangá traz uma das maiores peças de censura para as versões de anime. No mangá há um painel explícito mostrando a cabeça decapitada frontal da cabeça decapitada de Sagara Sōzō:

Na série de anime de 1996, isso foi omitido e apenas mostrou uma cena onde é sugerido que a cabeça está fora da câmera.
Na série de anime de 2023, esta cena é mostrada na íntegra.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x5 - Nota 9 2024-01-08 21:26:16

Making of dos personagens #5 - Souzou Sagara

Personagem histórico real. O nome original dele era Shirou Kojima e não era de uma família de guerreiros, mas de ricos fazendeiros. Mas, deixou a família e se tornou um monarquista, participando ativamente do Bakumatsu. E como foi mostrado no anime, foi acusado de liderar um falso exército e acabou decapitado. Seu objetivo era realmente lutar para conseguir igualdade entre todos.
Não houve nenhuma base para os traços do desenho dele.

Fonte: mangá JBC (2001)

Episodio 1x6 - Nota 9 2020-04-20 20:59:13

Realmente o Jinei lembra muito o Gambit.

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.
5º ep - luta entre Kenshin x Sanosuke.
6º ep - apresentação do Jinei.

1º ato - Kenshin: Himura Battousai (apresentação do Kenshin).
2º ato - Andarilho: Ida à cidade (situação com os policiais).
3º ato - Yahiko Myoujin: De uma família de ex-samurais de Tokyo (apresentação do Yahiko).
4º ato - Estilo Kasshin: Um novo começo (incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj e seu Mokuhou).
5º ato - O homem da briga (presentação de Sanosuke).
6º ato - Confronto: Sanosuke Sagara (primeira parte da luta do Kenshin X Sanosuke).

Sobre o 6º mangá, é curioso que os irmãos Gohee e Kihee ainda estejam rondando o Dojô (inclusive o velhinho bizarro ainda diz pra Kaoru que aquelas terras ainda serão dele; realmente ele estava desesperado por isso). Também não tem no anime a parte onde o irmão que se passava pelo Battousai se disfarça comicamente pelo Sanosuke e também a parteonde o Sano quebra a arma deles com um soco. São diferenças sutis, mas bem interessantes.

Episodio 1x6 - Nota 9 2023-07-20 16:46:39

Que bom. =)

Preciso retomar. Parei antes do 20, se não me engano.
Mas agora que está saindo o remake, fiquei com vontade de dar continuidade aqui.

Episodio 1x6 - Nota 9 2023-08-27 15:19:35

Kanji: 闇からの訪問者· 黒笠現る!
Rōmaji: Yami kara no Hōmonsha - Kurogasa Arawaru!
English Title: The Appearance of Kurogasa: Visitor from the Shadows
Título no Brasil (BKS): O visitante que veio das trevas

Adapted From: Act 9, Act 10, Act 11
Story Arc: Tokyo Arc

Principais diferenças:

O anime começa com uma cena de todos almoçando no Kamiya Dōjō antes do chefe Uramura aparecer. No mangá original esse almoço foi omitido e começa com a visita do chefe a Kenshin.
No mangá o chefe Uramura conversa com Kenshin e companhia na mesa onde comiam. No anime o chefe Uramura fala com Kenshin e companhia dentro do salão Kamiya Dōjō.
No mangá, Kenshin e Sanosuke jogam shogi enquanto esperam na casa de Tani, onde Sanosuke pergunta a Kenshin sobre as habilidades de Kurogasa. No anime Kenshin apenas demonstra surpresa pela presença de Sanosuke.
No mangá, quando Kenshin ataca Kurogasa pela primeira vez e eles se chocam com espadas, Kenshin corta o chapéu de Kurogasa, mas recebe um pequeno corte na mão esquerda. No anime Kenshin não recebe o corte.
No mangá é mostrado que Kurogasa estava espionando a conversa de Sanosuke e Kaoru no Kamiya Dōjō (antes de Kaoru ir ao encontro de Kenshin na margem do rio). Isso foi omitido no anime.
No mangá, quando Kaoru deixa o Dōjō para ir encontrar Kenshin na margem do rio, Sanosuke e Yahiko não a seguem. No anime, os dois correm atrás dela tentando pegá-la.

Curiosidades:

Este episódio marca a primeira menção ao Shinsengumi, um dos grupos antagonistas mais importantes da série.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x6 - Nota 9 2024-01-09 22:17:06

Making of dos personagens #6 - Sanosuke Sagara

A base para Sanosuke é o capitão da décima divisão do Shinsengumi, Sanosuke Harada. Era um dos mais belos integrantes do Shinsengumi e fortíssimo com uma lança. Adorava lutar e estava presente em todas as batalhas em que o futuro do Shinsengumi estava em jogo. Era um cara rude e de pavio curto, mas extremamente sentimental, que valorizava muito seus amigos e seus subordinados.
A base para o desenho dele, não é o Hiei de YuYu Hakusho (acham isso por conta do cabelo). Mas a sua origem é o personagem Lamp, do mangá Arabian Lamp Lamp, do mestre Takeshi Obata.

Fonte: mangá JBC (2001)

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2020-05-15 22:11:40

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.
5º ep - luta entre Kenshin x Sanosuke.
6º ep - apresentação do Jin-e.
7º ep - batalha entre Kenshin x Udō Jin-e.

1º ato - Kenshin: Himura Battousai (apresentação do Kenshin).
2º ato - Andarilho: Ida à cidade (situação com os policiais).
3º ato - Yahiko Myoujin: De uma família de ex-samurais de Tokyo (apresentação do Yahiko).
4º ato - Estilo Kasshin: Um novo começo (incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj e seu Mokuhou).
5º ato - O homem da briga (presentação de Sanosuke).
6º ato - Confronto: Sanosuke Sagara (primeira parte da luta do Kenshin X Sanosuke).
Especial "Andarilho" - Crônicas de um espadachim na era Meiji.
7º ato - O mal sobre as nossas costas (segunda parte da luta entre Kenshin X Sano).

No episódio 7, temos a segunda e final batalha entre Kenshin e Jin-e.
Agora quanto ao mangá, várias informações. Pra começar, após o 6º ato, temos um especial que foi publicado na Shonen Jump 1 ano e meio antes de Rurouni Kenshin (uma espécie de preview). Inicialmente tendo uma recepção regular. Nele, temos praticamente uma prévia dos episódios iniciais de RR, com Kenshin já tendo que proteger uma menina (Chizuru Raikouji) que é extremamente parecida com a Kaoru que conheceríamos tempos depois. Inclusive Nobuhiro brinca dizendo que ela pode ser uma irmã gêmea da Kaoru e que gostaria que ela aparecesse novamente um dia. A trama prossegue até Kenshin (aqui ele ainda não tem esse nome, sendo conhecido apenas como Battousai), enfrentando a gangue Shinshuu Konoe Bushidan Kaitentou, que sequestrou Chizuru. Ao final, após ele surrar todo mundo (sem matar, claro) ela lhe dá sua fita de cabelo (como aconteceria também nos episódios iniciais de RR).
Já no ato 7 de fato, temos a segunda parte da luta entre Kenshin X Sano. E assim como na versão animada, temos uma explicação sobre o grupo Sekihoutai (que existiu de verdade). A grande diferença já começa com relação a morte do Capitão Sagara. No mangá a cabeça dele aparece exposta de uma forma muito sinistra (enquanto que no anime ele é perseguido e metralhado, de uma forma digamos bem amena, se compararmos diretamente). Também não mostra aquele grupo que encontrou com eles, vindo para eliminá-los. Apenas eles num local conversando a respeito e por fim, dizendo que iriam para outro lugar, deixando o Sanosuke por alí mesmo. Ao final, outra grande diferença é que os incansáveis irmãos Hiruma estão juntos assistindo a luta e também tem a cena do revólver bem parecida, mas enquanto um atirou, o outro foi tentar pegar Kaoru e Yahiko, quando Sano também intervém, mas ao contrário do anime, onde ele apenas dá uma pancada na perna do Gohee, deu a entender que ele arrancou o braço do meliante fora. Não mostrou de fato, mas pelo tanto de sangue que apareceu, ficou bastante claro pra mim.

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2023-09-06 19:05:52

Kanji: 月下の死闘· 愛する人を守れ!
Rōmaji: Gekka no Shitō - Aisuru Hito o Mamore!
English Title: Deathmatch under the Moon! Protect the One You Love
Título no Brasil (BKS): A grande luta

Adapted From: Act 12 (Dois retalhadores), Act 13 (A origem do nome), Act 14 (Ato 13: O fim sob a luz da Lua)
Story Arc: Tokyo Arc

Diferenças para os mangás:

No mangá original, Yahiko e Sanosuke ficam no Kamiya Dōjō, e Kenshin e Kaoru voltam para casa após a luta. Isso contrasta com o anime onde Sanosuke e Yahiko vão encontrar Kenshin e Kaoru (depois que descobrem que ela foi sequestrada) e os encontram após a luta de Kenshin contra Jin-e, e finalmente voltam para casa juntos.
No mangá original, Kaoru apenas segura a fita com raiva por acidentalmente estragá-la com seu sangue. No anime, Kaoru persegue Kenshin com raiva em uma ponte enquanto Yahiko e Sanosuke o seguem alegremente.

Curiosidades:

Jin-e é o vilão favorito do Nobuhiro e foi baseado em um retalhador chamado Izou Okada (1838-1865) e também, como já citado, seus traços foram baseados no Gambit.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2024-01-10 23:00:06

Making of dos personagens #7 - Jin-E Udou

Complementando o que citei abaixo:

Jin-e é o vilão favorito do Nobuhiro e foi baseado em um retalhador chamado Izou Okada (1838-1865) e também, como já citado, seus traços foram baseados no Gambit.
Ele foi imaginado como sendo um retalhador completamente oposto ao Kenshin, ou seja, um assassino psicopata (e louco).
Suas roupas são baseadas nas do primeiro comandante Kamo Serizawa (protagonista de um mangá sobre o Shinsengumi).

Fonte: mangá JBC (2001)

Episodio 1x8 - Nota 9 2020-05-18 21:01:24

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.
5º ep - luta entre Kenshin x Sanosuke.
6º ep - apresentação do Jin-e.
7º ep - batalha entre Kenshin x Udō Jin-e.
8º ep - apresentação de Megumi, batalha entre Sano/Kenshin x Beshimi/Hyottoko

1º ato - Kenshin: Himura Battousai (apresentação do Kenshin).
2º ato - Andarilho: Ida à cidade (situação com os policiais).
3º ato - Yahiko Myoujin: De uma família de ex-samurais de Tokyo (apresentação do Yahiko).
4º ato - Estilo Kasshin: Um novo começo (incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj e seu Mokuhou).
5º ato - O homem da briga (presentação de Sanosuke).
6º ato - Confronto: Sanosuke Sagara (primeira parte da luta do Kenshin X Sanosuke).
Especial "Andarilho" - Crônicas de um espadachim na era Meiji.
7º ato - O mal sobre as nossas costas (segunda parte da luta entre Kenshin X Sano).
8º ato - E mais um se junta ao grupo.

Temos a introdução da Takani Megumi no episódio 8, assim como os Oniwabanshū que trabalham para Takeda Kanryū. Ao final, temos uma lutinha meia boca entre Sano e o gordão bafo de fogo Hyottoko. De final, Han'nya aparece pra resgatar o gordão bizarro Beshimi.
No mangá 8, temos a conclusão da batalha entre Kenshin x Sano, fazendo com que ele entre pro “grupo Kenshin” e a maior diferença que notei foi quando o Kenshin estava com uma cara de malvado mesmo um tempo depois de terminar a batalha, dizendo que talvez tenha dado câimbra nos músculos da face dele. O Sano caloteiro ao final é idêntico ao anime.

Episodio 1x8 - Nota 9 2023-09-06 21:43:37

Kanji: 新たなる戦い! 飛び込んできた謎の美女
Rōmaji: Arata naru Tatakai! Tobikonde kita Nazo no Bijo
English Title: A New Battle! The Mysterious Beauty From Nowhere
Título no Brasil (BKS): A mulher misteriosa

Adapted From:
Act 15: A beldade fugitiva
Act 16: Megumi, Kanryuu e ...
Act 17: O ataque dos Oniwabanshuu
Act 18: O grupo do Kenshin entra em ação
Act 19: A moça de Aizu
Story Arc: Tokyo Arc

Diferenças para os mangás:

No mangá, o conselho de Kenshin a Sanosuke resulta em ele ganhar apostas constantemente, em contraste com o anime, onde resulta em ele perder constantemente.
No mangá, Sanosuke e Kenshin descobrem rapidamente os pacotes de ópio que caem das roupas de Megumi (enquanto ainda estão na sala de jogos). Isso contrasta com o anime, onde apenas Sanosuke descobre isso mais tarde naquela noite, após a luta com o Oniwabanshū no Kamiya Dōjō.
No mangá, Kaoru bate em Kenshin porque acredita que ele ganhou Megumi como prêmio de jogo (resultado da sugestão de Sano de esconder a verdade dela), enquanto no anime ela simplesmente bate nele, depois de ver Megumi flertar com ele.
No mangá um amigo de Sanosuke os levam até uma ponte da cidade onde estão os cadáveres de alguns bandidos que os atacaram. Lá, eles veem Takeda Kanryū e Shinomori Aoshi. Todas essas cenas foram omitidas do anime.
No mangá, Kenshin tem uma pequena briga com Han'nya (e o acerta no rim) antes de Han'nya escapar. Isto contrasta com o anime onde Han'nya simplesmente elogia as habilidades de Kenshin, antes de escapar imediatamente.
No mangá há mais detalhes sobre a história de Megumi e Takeda Kanryū (mencionando um médico anterior que foi morto por Kanryū). Isso é simplificado no anime, onde fica implícito que Megumi estava trabalhando com Takeda Kanryū desde o início.

Curiosidades:

Este capítulo marca a primeira vez que o ópio é mencionado no mangá.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x8 - Nota 9 2024-01-12 22:50:12

Making of dos personagens #8 - Oniwabanshuu: Beshimi

Personagem criado as pressas, para que houvesse mais dificuldade para Kenshin e seus amigo na saga contra Kanryuu. Não houve nenhuma grande referência para seus traços, apenas que fosse um personagem com físico estranho (assim como os demais da Oniwabanshuu, com exceção de Aoshi). Acabou saindo um personagem mais baixo que Kenshin, além de fracote e medroso.

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x9 - Nota 9 2020-05-20 22:10:47

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.
5º ep - luta entre Kenshin x Sanosuke.
6º ep - apresentação do Jin-e.
7º ep - batalha entre Kenshin x Udō Jin-e.
8º ep - apresentação de Megumi, batalha entre Sano/Kenshin x Beshimi/Hyottoko
9º ep - batalha de Sano x Shikijō

1º ato - Kenshin: Himura Battousai (apresentação do Kenshin).
2º ato - Andarilho: Ida à cidade (situação com os policiais).
3º ato - Yahiko Myoujin: De uma família de ex-samurais de Tokyo (apresentação do Yahiko).
4º ato - Estilo Kasshin: Um novo começo (incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj e seu Mokuhou).
5º ato - O homem da briga (presentação de Sanosuke).
6º ato - Confronto: Sanosuke Sagara (primeira parte da luta do Kenshin X Sanosuke).
Especial "Andarilho" - Crônicas de um espadachim na era Meiji.
7º ato - O mal sobre as nossas costas (segunda parte da luta entre Kenshin X Sano).
8º ato - E mais um se junta ao grupo.
9º ato - O chapéu negro

No episódio 9, temos a continuação do incidente com Megumi (salvando Yahiko), a chantagem de Kanryu e a batalha contra Shikijō, com Beshimi ao final sequestrando de vez a sra. Takani. Também temos uma breve apresentação do poderoso Shinomori Aoshi.
No mangá 9, estamos na fase do chapéu negro. Seguindo fielmente o episódio 6, praticamente a única diferença que notei foi quanto a parte onde Kenshin e Sano estão protegendo o chefão gordão lá da mansão. No anime, eles já aparecem meio que do nada lá, enquanto que no mangá, eles são oferecidos pelo chefe de polícia para proteger, e nessa parte foi bem engraçada, pois o gordão se desfez da ajuda (até ver Kenshin e reconhecê-lo), enquanto que o Sano vê os capangas que já estavam lá se achando e diz que já tinha espancado a maioria dos que estavam alí.

Episodio 1x9 - Nota 9 2023-09-10 21:22:26

Kanji: 最強の忍び軍団· 恐怖の御庭番衆!
Rōmaji: Saikyō no Shinobi Gundan - Kyōfu no Oniwabanshū!
English Title: The Strongest Group of Ninjas: The Horrible Oniwaban Group
Título no Brasil (BKS): Uma gangue poderosa

Adapted From:
Act 19: A moça de Aizu
Act 20: Motivo para agir
Act 24: O heroísmo de Hannya e as cicatrizes do Shikijou
Act 25: O confronto entre dois fortes
Story Arc: Tokyo Arc

Obs.: no 6º mangá (editora JBC), depois do Ato 22 (que será animado no próximo episódio), temos o 2º Especial: Andarilho - Crônicas de um espadachim na era Meiji

Diferenças para os mangás:

No mangá há mais detalhes sobre a história de Megumi e Takeda Kanryū (mencionando um médico anterior que foi morto por Kanryū). Isso é simplificado no anime, onde fica implícito que Megumi estava trabalhando com Takeda Kanryū desde o início.
No mangá, Han'nya fala com Aoshi na mansão e informa que ele mesmo, Hyottoko e Beshimi não poderão lutar por um tempo. Então Aoshi lhe dá três dias para investigar o máximo que puder sobre Kenshin. Isto contrasta com o anime onde Han'nya não foi ferido por Kenshin, e está implícito que ele pode lutar normalmente.
No mangá Han'nya vai falar com Megumi e se apresenta como um velho (e então descobre sua verdadeira identidade). Isto contrasta com o anime onde Han'nya contata Megumi através de uma kunai com uma mensagem que diz a ela para encontrá-los na floresta. Uma vez na floresta, Han'nya se apresenta como um homem velho (e então descobre sua verdadeira identidade).
No mangá, Han'nya ameaça derramar mercúrio no poço de água do Dōjō se ela resistir em voltar para a mansão de Kanryū. Isso contrasta com o anime, onde Han'nya nunca ameaça envenenar o poço de água do Dōjō.
No mangá, Sanosuke não aparece nos portões da mansão de Kanryū para detê-la. Ela simplesmente vai sozinha e entra na mansão.
No mangá, Kaoru passa a noite no Dōjō, e apenas Kenshin, Sanosuke e Yahiko vão para o ataque à mansão de Kanryu.
No mangá, Sanosuke luta contra Shikijō dentro da mansão (bem mais a frente), em contraste com o anime onde eles lutam fora dos portões da mansão quando Sanosuke tenta impedir Megumi.

Curiosidades:

Neste episódio Megumi prepara Ohagis para o café da manhã. Ohagis são bolinhos de arroz cozidos no vapor revestidos com feijão vermelho, soja ou farinha de gergelim.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x9 - Nota 9 2024-01-13 13:56:10

Making of dos personagens #9 - Oniwabanshuu: Hyottoko

Outro personagem sem uma base definida de personalidade. Surgiu de uma curiosidade a respeito de seu nome, que originalmente significa Homem do Fogo.
A ideia era que fosse um ninja diferente (como os outros). Mas Nobuhiro cita que depois de um tempo passou a estranhar esse personagem, como se estivesse deslocado dentro do Universo do mangá.
O traço em si também é baseado num comic americano (ele não cita qual, mas podemos dizer que tem grandes chances de ser o Hulk).

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2020-05-26 11:31:26

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.
5º ep - luta entre Kenshin x Sanosuke.
6º ep - apresentação do Jin-e.
7º ep - batalha entre Kenshin x Udō Jin-e.
8º ep - apresentação de Megumi, batalha entre Sano/Kenshin x Beshimi/Hyottoko
9º ep - batalha de Sano x Shikijō
10º ep - batalha de Kenshin x Han'nya e Kenshin x Aoshi

1º ato - Kenshin: Himura Battousai (apresentação do Kenshin).
2º ato - Andarilho: Ida à cidade (situação com os policiais).
3º ato - Yahiko Myoujin: De uma família de ex-samurais de Tokyo (apresentação do Yahiko).
4º ato - Estilo Kasshin: Um novo começo (incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj e seu Mokuhou).
5º ato - O homem da briga (presentação de Sanosuke).
6º ato - Confronto: Sanosuke Sagara (primeira parte da luta do Kenshin X Sanosuke).
Especial "Andarilho" - Crônicas de um espadachim na era Meiji.
7º ato - O mal sobre as nossas costas (segunda parte da luta entre Kenshin X Sano).
8º ato - E mais um se junta ao grupo.
9º ato - O chapéu negro
10º ato - Shin no ippou - O espírito unilateral

No 10º anime temos a invasão da mansão em busca de Megumi. Batalha de Kenshin contra Han'nya e em seguida, a primeira parte contra Aoshi.
Já no 10º mangá, temos a primeira parte da luta entre Kenshin e Jin-e. Por aqui, a maior diferença que notei, foi que perto do fim da batalha, Jin-e tenta matar o gordão bizarro mas é impedido pelo Sano, que acaba tendo seu braço atravessado pela espada do chapéu negro (claro que em seguida ele diz que está tudo bem com ele). ^_^

Curiosidade a respeito de Gohee e Kihee Hiruma; originalmente não seriam irmãos. Acabaram sendo pra facilitar a ligação e decorrer da trama inicial. Kihee foi baseado em um ex-diretor que aparece em Chakarabito Densetsu, de Takeshi Obata. Gohee foi baseado em um rascunho após Nobuhiro ver uma pessoa de rosto impactante em uma revista. Ele também disse que ambos possuem traços bem marcantes, o que os tornou bem fáceis de serem desenhados.

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2023-12-10 20:37:01

Kanji: 蒼紫· 美しすぎるほど怖い奴
Rōmaji: Aoshi - Utsukushisugiru hodo Kowai Yatsu
English Title: Aoshi: Someone so Beautiful it's Frightening
Título no Brasil (BKS): A tentativa de um resgate

Adapted From:
Act 21: A passagem de uma tempestade furiosa
Act 22: Adentrando a mansão de Kanryuu
Act 23: Hannya - Onmitsu e artista marcial
Act 24: O heroísmo de Hannya e as cicatrizes do Shikijou
Act 25: O confronto entre dois fortes
Act 26: O Okashira - Aoshi ShinomoriStory

Arc: Tokyo Arc

Aqui tivemos uma batalha interessante, bem técnica. Porém, Kenshin não teve tempo nem pra descansar e já começou a luta principal. Aoshi é um dos mais estilosos e poderosos inimigos de todo anime.

Diferenças para os mangás:

No mangá original, quando Megumi diz a Kanryū que ela irá matá-lo, ela faz um pequeno corte em Kanryū. Então Shinomori Aoshi agarra o tantō de Megumi quando ela tenta continuar atacando Kanryū. Isso contrasta com o anime, onde Megumi não machuca Kanryū de forma alguma, e Han'nya é quem agarra o tantō de Megumi.
Depois desse momento, no mangá original, Kanryū bate nela e ela cai no chão e Kanryū continua batendo nela no chão. No anime Kanryū apenas dá um tapa em Magumi uma vez e ela cai no chão.
No mangá, a máscara de Han'nya fica totalmente quebrada após o golpe de Kenshin, então todo o seu rosto fica exposto, ao contrário do anime em que apenas uma parte da máscara se quebra.
No mangá Kenshin, Sanosuke e Yahiko lutam com vários guardas, cada um sozinho. Isso contrasta com o anime, onde Yahiko e Kaoru se unem e ambos lutam com alguns guardas enquanto se protegem.
No mangá original, há um tipo de cena cômica quando Yahiko repreende Kenshin por deixar Han'nya bater nele algumas vezes. O anime não usa aquele alívio cômico e reproduz aquela cena em um tom mais sério.
No mangá, após seu rosto ser exposto, Han'nya explica sua história: sua infância e lutas antes de encontrar o Oniwabanshū. Isso é omitido do anime.
No mangá, após Kenshin derrotar Han'nya, Kenshin vai até ele e pergunta que se Han'nya sabe que está sozinho e isolado, ele deveria ter tido pena de Megumi. No anime Kenshin apenas diz que o Oniwabanshū não tem honra.
No mangá, após Kenshin derrotar Han'nya, Sanosuke, Yahiko e Kenshin chegam a uma escada onde Shikijō está esperando. No anime Kenshin, Sanosuke, Yahiko e Kaoru chegam a uma escada onde aparecem vários guardas comuns. Kaoru e Yahiko ficam para lutar contra eles enquanto Kenshin e Sanosuke continuam.
No mangá, Sanosuke luta contra Shikijō dentro da mansão de Kanryū, em contraste com o anime onde eles lutam fora dos portões da mansão quando Sanosuke tenta impedir Megumi de retornar para Kanryū.
Devido a esse fato anterior, no mangá Kenshin e Yahiko deixam Sanosuke e seguem em frente, então Kenshin e Yahiko chegam até Aoshi no salão. Isso contrasta com o anime, onde Kaoru e Yahiko ficaram lutando contra alguns guardas, então Kenshin e Sanosuke são os que chegam ao posto de Aoshi.

Curiosidades:

Como já dito, o Hannya é uma mistura do Homem Elefante e Homem-Aranha (não o do quadrinho). Sua personalidade foi baseada em Susumu Yamazaki (um dos espiões mais famosos do Shinsengumi). Houve uma ideia dele ser um gêmeo de Aoshi e até mesmo de ser uma mulher. E a cada vez que desenhava, Nobuhiro disse que sua roupa ficava cada vez mais parecida com uma mobile suit.

Referências: https://kenshin.fandom.com / mangás

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2024-01-14 20:52:37

Antes do Making of #10, Nobuhiro cita seu recente interesse em Samurai Spirits (Samurai Shodown no ocidente) e que até chegou a comprar um Neo Geo CD pra jogar (e que apesar disso, ele ainda era bem fraquinho e perdia mais do que ganhava).

Em seguida, temos uma explicação sobre Rurouni - Meiji Kenkaku Romantan (Andarilho - Crônicas de um Espadachim na Era Meiji), que foi o piloto publicado 6 meses antes, para o Rurouni Kenshin que viríamos a conhecer depois. A história praticamente é um protótipo para a saga da Megumi. Nela, Megumi, Kaoro e Yahiko são irmãos.
Nobuhiro também comenta que seu primeiro mangá publicado foi uma obra curta ambientada no Japão feudal (e como era difícil escrever histórias nesse período histórico. Então surgiu esse piloto, que mistura o fim do Xogunato com a Era Meiji.
O título também passou por diversas alterações: O espadachim de duas faces > Kenshin, o faz-tudo > O Andarilho Kenshin > Andarilho > Andarilho - Crônicas de um Espadachim na Era Meiji > Rurouni Kenshin (Kenshin, o Andarilho).

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x10 - Nota 9.5 2024-01-27 21:09:31

Making of dos personagens #10 - Oniwabanshuu: Hannya

Repetindo meu comentário abaixo, só para o registro "oficial":

Como já dito, o Hannya é uma mistura do Homem Elefante e Homem-Aranha (não o do quadrinho). Sua personalidade foi baseada em Susumu Yamazaki (um dos espiões mais famosos do Shinsengumi). Houve uma ideia dele ser um gêmeo de Aoshi e até mesmo de ser uma mulher. E a cada vez que desenhava, Nobuhiro disse que sua roupa ficava cada vez mais parecida com uma mobile suit.

Acrescentando:
A base para o desenho é nada mais que uma caveira e os olhos diferentes são uma herança da sua história original (onde sua face deformada seria algo congênito devido ter sido pisoteado por um animal enquanto estava na barriga de sua mãe, assim como a origem do "Homem Elefante").

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x11 - Nota 10 2021-01-17 10:37:36

Atualizando as características anime x mangá:

1º ep - apresentação do Kenshin.
2º ep - apresentaçao do Yahiko.
3º ep - incidente com os policiais.
4º ep - apresentaçao do Sanosuke.
5º ep - luta entre Kenshin x Sanosuke.
6º ep - apresentação do Jin-e.
7º ep - batalha entre Kenshin x Udō Jin-e.
8º ep - apresentação de Megumi, batalha entre Sano/Kenshin x Beshimi/Hyottoko
9º ep - batalha de Sano x Shikijō
10º ep - batalha de Kenshin x Han'nya e Kenshin x Aoshi
11º ep - batalha final entre Kenshin x Aoshi

1º ato - Kenshin: Himura Battousai (apresentação do Kenshin).
2º ato - Andarilho: Ida à cidade (situação com os policiais).
3º ato - Yahiko Myoujin: De uma família de ex-samurais de Tokyo (apresentação do Yahiko).
4º ato - Estilo Kasshin: Um novo começo (incidente no Dojo com os ex-alunos X gangue Hishimanj e seu Mokuhou).
5º ato - O homem da briga (presentação de Sanosuke).
6º ato - Confronto: Sanosuke Sagara (primeira parte da luta do Kenshin X Sanosuke).
Especial "Andarilho" - Crônicas de um espadachim na era Meiji.
7º ato - O mal sobre as nossas costas (segunda parte da luta entre Kenshin X Sano).
8º ato - E mais um se junta ao grupo.
9º ato - O chapéu negro
10º ato - Shin no ippou - O espírito unilateral
11º ato - Um lenço e um egoísmo

No 11º episódio do anime, temos a conclusão da luta contra Aoshi. Esse episódio tem uma carga enorme de emoção. Considero um dos melhores até aqui. Finaliza-se também, a história com o pilantra Kanryu.
No 11º mangá, continuamos com a trama com Jin-e; temos alguns diálogos diferentes (e talvez mais emocionantes) entre Kaoru e Sano, e também entre Kaoru e Kenshin (com a entrega do laço, já citado em episódios anteriores, que também ocorreu no especial "Andarilho" - Crônicas de um espadachim na era Meiji), além dos comentários de Yahiko. Ao final, a mesma situação do episódio 7, com Jin-e sequestrando Kaoru.

Episodio 1x11 - Nota 10 2023-12-12 21:37:21

Kanji: さらば最強の男たち! 光と闇の激突
Rōmaji: Saraba Saikyō no Otokotachi! Hikari to Yami no Gekitotsu
English Title: Farewell, the Strongest Men: The Clash of Light and Shadow

Adapted From:
Act 26: O Okashira - Aoshi Shinomori
Act 27: Um combate feroz
Act 28: As consequências de uma batalha mortal
Act 29: Dois epílogos: Megumi
Act 30: Dois epílogos: Aoshi

Story Arc: Tokyo Arc

Uma batalha verdadeiramente mortal!
Nesse episódio, tivemos algumas mudanças em relação aos mangás, principalmente quanto a violência (mais amena na versão animada, obviamente).
A parte final, com o Aoshi, também foi um tanto modificada, mas o contexto de forma geral foi mantido.

Diferenças para os mangás:

No mangá, quando Hyottoko é atacado por Takeda Kanryū, parte de sua cabeça é arrancada. Devido à censura no anime, ele leva um tiro no peito, o que é estranho, já que o motivo pelo qual levou um tiro no rosto foi para evitar explodir seu saco de gás.

No mangá, Aoshi decapita os cadáveres dos 4 Oniwabanshū que morreram salvando-o e foge com eles, então a polícia apenas encontra os 4 corpos sem as cabeças. Então Aoshi enterra as 4 cabeças em covas. Isso contrasta com o anime, em que Aoshi leva os 4 corpos com ele quando foge.

No mangá, quando Shikijō entra no salão de baile e encontra Kenshin enquanto corre, ele diz abertamente a Kenshin para cuidar de Sanosuke. No anime, Shikijō nunca encontra Kenshin enquanto corria, porque os quatro Oniwabanshū já estavam no salão de baile quando Kanryū começa a atirar com a metralhadora Gatling.

No mangá, Beshimi lança um dardo na máquina para bloqueá-la, mas erra quando Kanryū o atinge com as balas da metralhadora. Isso contrasta com o anime, onde Beshimi realmente acerta o dardo para entupir a fila de balas.

No mangá quando os heróis chegam ao quarto de Megumi, ela conversa um pouco com eles, e depois tenta se matar, mas Sanosuke a salva. No anime, ela não fala com ninguém e tenta se matar sozinha, mas Sanosuke chega primeiro e a impede.

No mangá, Megumi vai com o médico Gensai para estudar medicina e eventualmente se tornar médica. No anime, Ayame e Suzume também estão com eles quando vão (já que as duas crianças são personagens originais do anime).

Curiosidades:

O narrador afirma um fato histórico verdadeiro: a metralhadora Gatling foi desenvolvida pelo inventor americano Dr. Richard J. Gatling em 1861 e teve sucesso particular durante a Guerra Civil Americana. A Gatling Gun chegou ao Japão e foi usada com eficácia devastadora pelos Bakufu contra os Ishin Shishi durante a Guerra Boshin.

Megumi também afirma um fato histórico: a punição sob a lei japonesa para a produção de ópio era a execução, no início da era Meiji.

A base para o Shikijou foi Sanosuke (um personagem confiante e audacioso, um lutador e o coadjuvante número 1).
Existem outros personagens citados nos mangás que compõem esse episódio, mas vou citá-los nos próximos episódios, porque esse post já está virando um livro. ^_^

Referências: https://kenshin.fandom.com / mangás

Episodio 1x11 - Nota 10 2024-01-30 21:49:00

Making of dos personagens #11 - Oniwabanshuu: Shikijou

Repetindo meu comentário abaixo, só para o registro "oficial":

A base para o Shikijou foi Sanosuke (um personagem confiante e audacioso, um lutador e o coadjuvante número 1 do grupo).

A ideia era fazer dele um personagem malvado. Mas acabou saindo um cara super legal.

Não houve uma base para o desenho, mas sim um lutador brutamontes cheio de cicatrizes (mas ele cita que os músculos são inspirados em quadrinhos americanos).

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x12 - Nota 8 2023-12-27 22:38:53

Kanji: 少年剣士誕生! 一番弟子 弥彦の戦い
Rōmaji: Shōnen Kenshi Tanjō! Ichiban Deshi Yahiko no Tatakai
English Title: Birth of a Boy Swordsman: The Battle of First Apprentice Yahiko

Adapted From (Volume 5 / Mangá BR/JBC #9):
Act 31 - História Extra - A luta de Yahiko (início)
Act 32 - História Extra - A luta de Yahiko (meio)
Act 33 - História Extra - A luta de Yahiko (fim)

Story Arc: Tokyo Arc

Esse episódio realmente teve um ritmo bem mais ameno, se comparado a ação que tivemos nos anteriores. Aqui temos foco total no Yahiko. E apesar de parecer um filler, não é. O próprio Nobuhiro cita que esse mini-arco, serve de ligação com a próxima história que está por vir.

Diferenças para os mangás:

O episódio é fiel ao mangá em certos momentos, mas por lá, tivemos algumas diferenças consideráveis, como por exemplo o Yahiko trabalhando no restaurante no início da história. Ao final ele explica que estava economizando dinheiro para um dia ter uma espada igual a do Kenshin.
A batalha final contra Mikio também é um pouco diferente do mangá. Por lá inclusive, Yahiko praticamente não é ferido, ao contrário do anime.

Making of dos personagens nº15: Tsubame Sanjou
Uma personagem mais calma para contrastar com Yahiko, e fraca, por seguir costumes ultrapassados. A base do desenho é a Guerreira Lunar de Saturno.

Referências: https://kenshin.fandom.com / mangás

Episodio 1x12 - Nota 8 2024-01-31 22:33:11

Making of dos personagens #12 - Kanryuu Takeda

Antes do personagem em si, existe uma breve explicação histórica a cerca da metralhadora de tambor giratório, também conhecida como gatling gun.
É dito que ela foi uma três grandes armas do Bakumatsu (junto com a Stone Wall e Armstrong Cannon).
Foi inventada em 1861 pelo médico americano Richard Gatling.
A partir do sucesso da mesma em diversas guerras, houve um impulso no surgimento de outras versões da arma, a popularizando pelo mundo.

A base para Kanryuu Takeda foi o Capitão da Quinta Divisão do Shinsengumi, Kanryuusai Takeda. Foi um mestre na estratégia de guerra do estilo Koushuu. Era um vilão mau caráter que foi morto pelo Shinsengumi, quando tentou asilo no feudo de Satsuma, quando as coisas ficaram difíceis para o Xogunato.
Seu desenho foi adaptado do Nishiwaki (da história-piloto) e suas cores (com terno branco), foi apenas para diferenciar de Kenshin e Megumi (que usam bastante preto).

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x13 - Nota 7 2024-01-01 12:10:39

Kanji: めざせ横綱 虎丸のどすこい奮戦記
Rōmaji: Mezase Yokozuna Toramaru no Dosukoi Funsenki
English Title: Strive for the Grand Championship: Toramaru's Sumo Battle Log!

Adapted From: Filler episode

Story Arc: Tokyo Arc

Primeiro episódio verdadeiramente inédito pra mim. Eu já havia começado esse anime diversas vezes, e quase sempre chegava até o episódio do Yahiko.
Não esperava por um filler por aqui; pelo menos não tão cedo.
Mas podemos dizer que foi uma história bacana e um tanto emocionante.

Diferenças para os mangás:

Esse episódio não existe originalmente nos mangás.

Curiosidade:

Várias palavras usadas neste episódio, como "Ozeki" e "Yokozuna" são termos relacionados a graduações em luta de sumô.

O tema de encerramento foi alterado, do "Tactics" para "Namida wa Shitteiru."
O tema de abertura continua sendo "Sobakasu".

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x13 - Nota 7 2024-02-03 10:17:29

Making of dos personagens #13 - Megumi Takani

Não houve uma base específica para Megumi. Nobuhiro apenas queria criar uma mulher adulta e faceira. Mas ela acabou não ficando exatamente como ele queria. Ele também cita que não decidiu (até aquele momento) com quem ela faria par romântico (se com Aoshi ou com Sano). É também comentado que a história inicial dela, é sobre o arrependimento de seus crimes, e que isso iria dar uma dor de cabeça pra ele fazer o mesmo para o Kenshin.

A base para o desenho foi Young Ba-chan de Cyborg Jiichan G, de seu mestre Obata. Mas ele cita que não saiu como queria e que ela ficou bem feia (de acordo com seu estilo de desenho).

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x14 - Nota 7 2024-01-15 21:36:17

Kanji: 小さな命を救え! 美人女医·恵の挑戦
Rōmaji: Chiisana Inochi o Sukue! Bijin Joi - Megumi no Chōsen
English Title: To Save a Small Life

Adapted From: Filler episode

Story Arc: Tokyo Arc

E mais um fillerzinho.
Esse aqui focado em Megumi e no charlatanismo dos curandeiros do além em busca infinita por dinheiro alheio.
Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Diferenças para os mangás:

Esse episódio não existe originalmente nos mangás.

Curiosidade:

O personagem Raikō também carrega um Khakkhara (pronúncia japonesa: shakujō), um "bastão de lata", que é um bastão coberto com anéis de metal.
Kenshin dividindo a bala de canhão disparada contra ele em duas é uma reminiscência dele fazendo exatamente a mesma coisa no Ato 4 do mangá Rurouni Kenshin, ao confrontar a gangue Hishimanji.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x14 - Nota 7 2024-02-11 19:17:10

Making of dos personagens #14 - O Okashira Aoshi Shinomori

Como já citado, a base para a Oniwabanshuu foi o Shinsengumi, e assim, naturalmente a base para Aoshi foi seu Vice-Comandante, Toshizou Hijikata. Mas existem duas personalidades conhecidas dele (citadas nos livros): uma que vive para lutar e batalhar até a morte, e outra mais melancólica, que chora por dentro, sacrificando seus sentimentos em prol do grupo (o Aoshi do anime é baseado nesse último).

Para o desenho dele, não existia nenhuma base, apenas alguns rascunhos de um personagem que ele tinha. Houve uma dúvida entre deixar ou não a franja no Aoshi, mas ele acabou optando por mantê-la.
O sobretudo dele é baseado num personagem de gibi americano (eu arriscaria dizer que é o Gambit).

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x15 - Nota 7.5 2024-02-07 21:42:32

Kanji: 炎の暗殺集団, 神風隊走る!
Rōmaji: Honō no Ansatsu Shūdan, Jinpūtai Hashiru!
English Title: Assassination Group of Fire

Adapted From: Filler episode
Story Arc: Tokyo Arc

Opening: Sobakasu
Ending: Namida wa Shitteiru

E mais um filler (3 seguidos é sacanagem). E pelo visto, tem mais pela frente. Sinceramente, não imaginava isso por aqui.
Tudo bem que o enredo do episódio de forma geral, esta dentro do que vimos até aqui e também passa uma mensagem muito bacana, então acaba sendo aceitável, apesar dos pesares.

Diferenças para os mangás:

Esse episódio não existe originalmente nos mangás.

Curiosidade:

Este é um episódio original de anime (filler), no entanto, o conceito deste episódio tem algumas semelhanças com a ideia por trás do Revenge Arc que apareceria mais tarde no mangá Rurouni Kenshin.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x15 - Nota 7.5 2024-02-18 13:48:04

Making of dos personagens #15 - Tsubame Sanjou

Não existia uma base definida para a personalidade dela. Como Yahiko seria o protagonista da história naquele momento, a ideia era de que um menino deveria agir em prol de uma menina. Também, seria interessante ela ser mais calma para contrastar com ele e seguir conceitos e costumes ultrapassados (mostrando uma personalidade fraca).

A base para o desenho foi a Guerreira Lunar de Saturno, com cabelo liso e curto.

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x16 - Nota 7.5 2024-02-21 21:17:34

Kanji: 勇気ある誓い! 燃えよ秘剣·紫電の太刀
Rōmaji: Yūki Aru Chikai! Moeyo Hiken - Shiden no Tachi
English Title: A Promise From the Heart

Opening: Sobakasu
Ending: Namida wa Shitteiru

Continuando nossa saga interminável de fillers (4 seguidos e contando).
Desfecho da trama dos Jinpū Tai com alguns bons momentos sentimentais e lições de moral.
Realmente foi bacaninha, mas como sabemos que não faz parte do roteiro original, fica a sensação de algo largado, pra encher linguiça, ganhar tempo, etc.

Pra piorar, o próximo também será filler. =(

Diferenças para os mangás:

Esse episódio não existe originalmente nos mangás.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x16 - Nota 7.5 2024-03-10 17:04:16

Making of dos personagens #16 - Raijuuta Isurugi

Antes do making of, Nobuhiro cita uma curiosidade a respeito de uma enquete de popularidade realizada entre a equipe de produção do mangá. Os resultados foram:
1º lugar: Megumi
2º lugar: Aoshi
3º lugar: Mikio
E o mais curioso de tudo é que Kenshin não recebeu nenhum voto. O_o

Sobre Raijuuta, o autor cita que a ideia era ser um musculoso inteligente, defensor fanático da espada para a morte, ao contrário de Kenshin. Era, porque segundo ele, acabou se tornando um personagem fracote, ridículo e que perdeu muito fácil. Ele cita que seu cansaço físico e mental, certamente influenciaram nesse resultado.

A base para o desenho em si também foi um personagem de HQ americano (honestamente, eu não consegui identificar qual seria), mas que com o decorrer dos capítulos foi se degradando e ficou com cara de vilão.

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)

Episodio 1x17 - Nota 6.5 2024-02-26 19:55:11

Kanji: 夢に向かって飛べ! 砲弾娘マリモの冒険
Rōmaji: Yume ni Mukatte Tobe! Hōdan Musume Marimo no Bōken
English Title: Fly to Your Dreams
Adapted From: Filler episode
Story Arc: Tokyo Arc

Opening: Sobakasu
Ending: Namida wa Shitteiru

5º filler seguido e pra mim, o pior até aqui. Pode ter sido uma histórinha bacana, etc, mas foi bem abaixo do que já vimos até o momento.

E novamente, pra piorar, incrivelmente o próximo também será filler. =(

Diferenças para os mangás:

Esse episódio não existe originalmente nos mangás.

Curiosidades:

Durante a cena do show de Kenshin na tenda do circo, podem ser ouvidas as partes instrumentais das músicas da imagem "Suki toka Janakute..." (Não é como se eu gostasse de você...) e "Shiroi Ichigo" (Morango Branco). Eles estão incluídos na trilha sonora de Rurouni Kenshin: The Original Vocal Album SONGS.
Como parte do show, Kenshin canta Enka, um gênero musical tradicional japonês, que costumava se referir a textos políticos musicados que eram cantados e distribuídos por ativistas da oposição durante o período Meiji.

Referências: https://kenshin.fandom.com

Episodio 1x17 - Nota 6.5 2024-03-19 21:01:20

Making of dos personagens #17 - Yutarou Tsukayama

Não houve uma base para esse personagem. A ideia era apenas criar alguém pra ser rival do Yahiko e que desejasse também ser muito forte, mas com motivações diferentes (humilhar seu pai). Mas é citado que ele não acabou saindo como deveria, devido a influência do Raijuuta.

Com relação a seus traços, a ideia era simplesmente ser o oposto de Yahiko (mas ele cita que teve muita dificuldade quanto ao cabelo dele e também pelo fato de possuir poucos tons escuros).

Fonte: Nobuhiro Watsuki / mangá JBC (2001)


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Sérgio Neves

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries