IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Mad Men By Marcell Dias





Episodio 1x13 - Nota 9.5 2020-04-26 21:56:59

Lá em 2011/2012, eu havia assistido aos 8 primeiros episódios de Mad Men e resolvi colocar a série na "geladeira", principalmente porque eu já acompanhava muita coisa e, bom, eram várias temporadas pela frente. Oito anos depois, decidi retomar a empreitada desde o começo e imaginei que veria um ou dois episódios por semana... Que nada, foi a temporada completa neste mesmo período.

E que início cativante. Não sei como é no restante da série, pois felizmente (!!!) nunca tomei nenhum spoiler, mas o ritmo cadenciado dessa primeira temporada é muito bem empregado para que possamos conhecer os personagens e a dinâmica de suas relações, com o roteiro conseguindo delinear muito bem as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas de cada um. Gosto muito de produtos audiovisuais que tomam seu próprio tempo para contar uma história sem se preocuparem em fidelizar o espectador, então fui fisgado e possivelmente farei minha primeira maratona depois de muitos, mas muitos anos. Já sinto uma vibe de recompensa no nível Six Feet Under, The Sopranos, The Wire e Breaking Bad... E terminar a temporada com Bob Dylan foi golpe baixo, mas vamos lá sem tentar criar expectativas!

Episodio 2x13 - Nota 9.5 2020-05-06 08:07:17

Continuando a maratona e temos mais uma temporada bem sólida, a qual considero estar em um patamar bastante similar ao da primeira. Em resumo, apreciei a metade inicial da temporada seguindo o ritmo estabelecido anteriormente, mas as mudanças trazidas a partir do S02E07 são muito bem-vindas e deram uma boa chacoalhada na vida dos personagens. Aprendemos mais coisas sobre o Don, mas penso que é mesmo uma temporada da Peggy e da Betty por conta da evolução de ambas. Ainda que vários dos arcos individuais tenham seguido bem o rumo que eu estava esperando, os eventos que os levam até ali são muitíssimo bem escritos, com uma sutileza que premia o espectador ao colocá-lo para pensar sobre o que se passa na cabeça de cada um dos personagens e tentar antecipar como se comportarão. Roteiros incríveis, dirigidos com muito cuidado (é admirável a coesão atingida mesmo com oito diretores diferentes na temporada) e atuados por um elenco fenomenal (e o que a Elisabeth Moss faz nesse episódio... Uau!). Bora pra terceira!

Episodio 3x13 - Nota 10 2020-05-14 21:16:54

Que o episódio pareça ter vinte minutos de duração não é à toa: que maravilha de encerramento para esta terceira temporada. Mesclou drama e comédia com excelência. Seja quanto ao divórcio ou quanto à nova empresa, volto a repetir que Mad Men percorre caminhos bem esperados desde seu início, mas o desenvolvimento cadenciado e muito bem construído mostra que é uma série planejada com esmero (Matthew Weiner merece muitos elogios por seu trabalho). Os momentos-chave como a reunião da nova equipe são empolgantes, as revelações que tanto esperamos às vezes acontecem sem muita cerimônia, mas com grande impacto, como a Betty descobrindo sobre o “Dick”, e os roteiros inteligentes sempre trazem algo a mais, como o ótimo uso de paralelos nas ações de diferentes personagens. Sei que muita gente se cansou dos casos do Don, principalmente este com a professora, mas penso que era uma trama necessária para mostrar que ele continuava pensando que nada ia mudar, até que o tapete sob seus pés é puxado mais uma vez e de forma definitiva. Para mim, uma temporada necessária de Don e Betty, e que ao terminar deixa a impressão de que muitas coisas boas — e inesperadas — devem acontecer pela frente.

Episodio 4x7 - Nota 10 2020-05-20 21:20:11

Eu havia planejado postar comentários apenas nos finais de temporada durante minha "maratona" de Mad Men, mas aí "The Suitcase" aconteceu. Trouxe o que a série tem de melhor: a complexidade da relação entre Don e Peggy e de suas personas, que vão sendo reveladas de pouco em pouco em momentos de maior confiança entre os dois. De quebra, um desfecho lindíssimo para Anna, uma personagem que vimos em apenas quatro episódios a qual me apeguei fortemente sem esperar. Um episódio que me provocou inúmeras reações e emoções diferentes em meros 47 minutos de duração e me deixou ainda mais envolvido com este universo criado por Matthew Weiner. Sem dúvidas, entra para o rol de episódios geniais da TV.

PS: Era nota 10 até a cena final. Aí os créditos finais se aproximaram, começou a tocar "Bleecker Street" e a nota virou 11... 😊

Episodio 4x7 - Nota 10 2020-05-26 22:47:53

Estou assistindo em um ritmo moderado, uma temporada a cada 10-12 dias, mas os comentários estarão lá ao menos em toda season finale! :)

Episodio 4x13 - Nota 9.5 2020-05-26 22:27:05

E lá se foi a quarta temporada, tão rápido, superando as expectativas que evitei o máximo criar e, finalmente, percorrendo caminhos inesperados. O maior destaque dela em relação às três temporadas anteriores foi manter-se em um nível altíssimo de qualidade do primeiro ao último episódio, sem exceções.

Na minha percepção, com o fim do casamento de Don e Betty, a trama ficou menos centralizada em uma ou outra relação individual e abordou várias frentes de forma bastante equilibrada. Assim, vimos mais das atividades da empresa nos períodos de estabilidade e crise, passamos um bom tempo com alguns dos funcionários dentro do escritório e em suas vidas pessoais, tivemos Don lidando (mal) com a vida pós-divórcio e tendo que perceber que depende sim de pessoas como Peggy e Pete, entre outros eventos. São dinâmicas muito bem-vindas para uma série que adentra o seu quarto ano. Quanto ao noivado-relâmpago com a Megan, não acho assim tão absurdo, tanto pelo papel e conexão que ela teve com os filhos dele como por ele enxergar nela alguém capaz de equilibrar os comportamentos impulsivos que ele apresenta (exemplo na cena do milkshake). Falando nisso, Sally vai se consolidando como uma das melhores personagens de Mad Men, e espero mesmo que as últimas três temporadas não deixem de aproveitar o talento imenso da Kiernan Shipka.

Por fim, esperava que a season finale fosse trazer um pouco mais das consequências da carta escrita pelo Don, mas a possibilidade da “reconstrução” da empresa acontecer de forma menos apressada ao longo de vários episódios na próxima temporada me deixa empolgado. Estou curioso para ver se a série fará isso ou adotará uma elipse de tempo novamente. Vamos lá! 👍

Episodio 5x13 - Nota 9 2020-06-10 21:14:46

Pisei um pouco no freio nessa maratona porque não quero que acabe tão rápido, mas chegamos aqui ao fim da S05 e... Poucas séries têm em seu histórico tantos episódios ótimos em sequência como Mad Men teve. Ainda que eu considere a 4ª temporada levemente superior, pois descentralizou melhor o desenvolvimento dos personagens, é inegável que a reta final deste 5º ano voltou com tudo.

A saída da Peggy, ainda que agridoce, fez todo o sentido, visto que o roteiro apresentou ao longo dos episódios a sua insatisfação com a falta de reconhecimento dentro da SCDP. Porém, tenho medo de que Elisabeth Moss tenha pouco tempo de tela daqui pra frente e vejamos pouco da personagem, uma das melhores criações dentro da série 😕 Arrepiei também com o episódio passado e o suicídio do Lane, que carregava pesos consigo há muito tempo. Foi uma dobradinha de episódios sensacional.

Por fim, foi uma temporada com muito foco em Don e Megan, e gostei muito dessa ambiguidade da última cena da season finale. Don é um personagem que está sempre numa batalha para não regredir e voltar a cometer erros do passado, mas manter a balança equilibrada certamente não é algo fácil para ele. Nesse ponto, mesmo que continue sendo muito egoísta, parece perceber em alguns momentos o quanto a Megan se esforça e se sacrifica no dia a dia para ajudá-lo a controlar seus impulsos negativos. Ele assistindo o tape dela, com ambos sorrindo e ele mudando de decisão, me leva a crer que talvez não cederá ao "sim" dessa vez. Vamos ver o que Matthew Weiner e seus roteiristas pensam.

Episodio 6x4 - Nota 9 2020-06-18 22:21:15

Gostei bastante desse episódio! Poder ver um pouco das vidas pessoais da Dawn e da Joan sendo desenvolvidas me passou uma sensação boa da 4ª temporada...

O Harry realmente já fez muito pela empresa, mas me deixou muito puto ver o que ele falou sobre a Joan na frente dos outros sócios, estes manterem-se calados e ainda premiá-lo com um cheque! O que de certo modo é o objetivo do roteiro, já que corrobora o que ela diz para a amiga sobre a dificuldade de ter sua importância reconhecida ali dentro além de um título e salário (o que também levou a Peggy a sair da SCDP)... Por sinal, ótimo o encontro entre a Peggy e o Don, me faz sentir saudade das conversas entre os dois, que era o que eu mais gostava na série nas temporadas anteriores!

E na season finale passada, imaginei que o Don não voltaria às traições habituais tão facilmente por achar que a série já havia explorado bastante isso, e aconteceria somente se fosse para dar uma revirada na trama. Entretanto, quatro episódios se passaram e esse caso morno com a vizinha não agregou muito... A sequência final aqui me parece muito mais uma ação planejada dele, já que foi no set fazer a Megan se sentir mal propositalmente para servir como uma desculpa antecipada para sua consciência... Mas sabemos que esse alívio não vem, o que faz a frase que ele ouve ("Eu rezo por você para que encontre paz") muito mais pungente. Adoro Mad Men.

Episodio 6x13 - Nota 9.5 2020-06-28 22:37:58

Esta penúltima temporada ainda foi muito boa, principalmente a partir do episódio S06E06, mas achei um pouco menos empolgante em sua totalidade do que as três anteriores. E não foi só a falta que o Jared Harris fez com seu saudoso Lane Pryce... É que eu esperava que a série não voltasse a usar as traições do Don de forma recorrente exatamente por ter sido algo já muito abordado, e vi essa repetição me causando certo cansaço nos primeiros episódios (e olha que todos adoramos Linda Cardellini). Felizmente, teve o propósito de afastar a imagem de bom moço que Sally tinha do pai, o que somado à relação cada vez mais conflituosa dele com a Peggy, à justificada desilusão da Megan e à “intervenção” da SC&P, serviu para colocá-lo em um estado fortíssimo de isolamento que pode render muitas mudanças bem-vindas nessa reta final.

Também não me interessei tanto por algumas tramas paralelas, tais como a do Pete com a mãe, do Abe com a Peggy e quase tudo com o Bob. Por outro lado, gostei do “entendimento” da Betty com o Don e onde ela se encontra agora, e fiquei querendo mais espaço para a relação dos dois com a Sally, mais uma Draper cheia de conflitos. Com a cena final desse episódio e a quase ida para a Califórnia, há espaço para plots bem interessantes com a família na última temporada. Estou curioso para ver os rumos que vão tomar... Ansioso e já lidando com aquela sensação agridoce de que está acabando! 😕

PS: Talvez tenha sido a temporada com a maior quantidade de ótimas escolhas musicais para os créditos finais. Chegando perto dos anos 70, o que a série reserva para nós? 🎵

Episodio 7x1 - Nota 9.5 2020-06-30 22:24:15

Nossa, como gostei dessa premiere (talvez seja a minha favorita, empatada com a da quinta temporada)! Conseguiu, de forma muito eficiente, resumir e estabelecer um ponto de partida rumo ao final da história de vários personagens ao mesmo tempo.

Don, como sempre, tentando arrumar maneiras de manter sua voz ecoando mais alto dentro da SC&P, enquanto termina o episódio atrás das "grades" de uma prisão gélida e solitária que construiu para si mesmo. Peggy, não diferente, cercada de homens incapazes de aceitar suas sugestões, e de quebra tendo que lidar com o fato de que, às vezes, a vida não anda tão rápido e pra frente como esperamos. Pete talvez encontrando uma certa paz.... E, finalmente, gostei muito de ver a Joan correndo atrás para mostrar sua capacidade técnica e importância dentro da empresa (convenhamos, a mulher mantém tudo aquilo funcionando há 16 anos!!).

Ah, Mad Men.... Vou sentir falta. 😕

Episodio 7x10 - Nota 9 2020-07-09 19:28:53

Por que estes últimos episódios parecem ter apenas 20 minutos de duração? Clima de despedida está forte... 😟 Ah, parei aqui para comentar que é difícil não ficar feliz com o quanto a Sally se tornou uma pessoa (ainda mais) inteligente e perspicaz! Sedimentou-se como uma das minhas personagens favoritas da série... AMC, ainda dá tempo de um spin-off, hein?

Episodio 7x11 - Nota 9.5 2020-07-10 21:37:01

Assisti o episódio hoje e, se não bastasse a reviravolta na situação da SC&P, tivemos o incrível diálogo entre a Peggy e o Stan... Não só o texto foi fenomenal, mas a Elisabeth Moss transmite muitas emoções com uma atuação bastante sutil. Já revi a cena duas vezes, e tenho que dizer que adoro o rumo que a relação entre os dois personagens tomou. Só mais três episódios, é isso mesmo? 😢

Episodio 7x12 - Nota 9.5 2020-07-11 23:31:44

Olhando pela janela, vendo um avião cruzar o topo do Empire State Building e assim formar uma cruz com o rastro deixado para trás, senti pena do Don percebendo o simbolismo de que ali, naquela empresa, o seu protagonismo estaria "enterrado". 😕
Também senti tristeza pelo Roger tendo dificuldade de abandonar o seu "barco"... 😥
E senti meu sangue ferver nas cenas da Joan tendo que lidar com os homens da McCan! 🤬
Mas senti orgulho da Peggy andando pelos mesmos corredores com toda a presença e confiança do mundo!! 😊
Mad Men... 🧡

Episodio 7x13 - Nota 9.5 2020-07-12 21:25:13

A Betty ofegante ao subir as escadas... Ela recebendo o diagnóstico do câncer... A Sally tampando os ouvidos sem querer aceitar... A dificuldade de mãe e filha se expressarem no reencontro e a Sally pegando o irmão caçula no colo... A conversa das duas e depois a Sally lendo a carta de despedida, enquanto vemos a Betty subir as escadas novamente e desaparecer... P* que o pariu, esse episódio me destruiu do começo ao fim. 💔

Episodio 7x14 - Nota 10 2020-07-13 23:10:46

Chegamos ao fim! 🙂 Não é fácil terminar uma série TÃO marcante e icônica quanto Mad Men, status conseguindo pelo trabalho dedicado dos diretores, roteiristas, elenco e equipe técnica. Sete temporadas em um nível altíssimo. Felizmente, encerrou com um episódio que me levou por uma montanha-russa de emoções tal como “The Suitcase”, o meu favorito entre todos.

Gostei muito da série ter deixado a gente se despedir dos personagens sem precisarmos ter “finais revolucionários” para suas vidas, deixando um pouco para nossa imaginação. De não termos a morte da Betty sendo mostrada, de vermos Sally assumindo responsabilidades e abrindo a cabeça dos pais, de Pete e Trudy terem a chance de um recomeço, da Joan finalmente podendo trabalhar de forma independente... E também achei muito coerente a decisão da Peggy de continuar na McCann e o seu início de relação com o Stan (imaginava isso acontecendo desde que o personagem foi apresentado). Difícil não sorrir com a nota mais positiva que a série terminou!

E quanto ao Don, bem... Acredito que continuará acertando e errando, como há de ser. Para uma série que lidou com um protagonista e tantos outros personagens egocêntricos, que priorizavam suas carreiras muito mais do que as relações pessoais e quase sempre acabavam machucando aqueles que tentavam ajudar, como esse final poderia ser mais honesto e perfeito? Genial terminar com um longo e doloroso discurso do homem comum com o qual o Don — e por que não o espectador? — percebe ser possível traçar paralelos com sua própria jornada. É decidindo mostrar empatia e buscar uma tão necessária paz interior que nosso protagonista parece ser capaz de seguir em frente na batalha para tentar ser uma pessoa melhor a cada novo dia. Para uma série que fala tanto sobre carreiras e vício em trabalho, Mad Men certamente tem muito para ensinar sobre a vida fora dele. Por isso tudo, obrigado ao Matthew Weiner e toda equipe!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Marcell Dias

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries