IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Servant By LucaSP





Episodio 1x1 - Nota 8 2020-07-08 00:21:02

Piloto muito bem construído em termos de suspense. Os constantes closes nas faces das personagens contribuiu muito para criar um clima, propositalmente, desconfortável de assistir, quase como se cada uma intimidasse o público. Esse desconforto se reflete muito bem num estranhamento das atitudes delas e, consequentemente, num mistério em torno de não saber em que lado confiar.

A dubiedade em torno do comportamento de cada personagem foi sem dúvidas o que mais me fascinou no piloto. Afinal a mãe não superou a perda de um filho e o pai embarcou numa fantasia com um boneco? O pai enlouqueceu e está vendo coisas? A babá sequestrou um bebê? Todas essas perguntas deixam bons ganchos para serem explorados. E o fato de não haver um ponto de vista confiável deixa tudo mais interessante.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2020-07-08 22:31:34

Cada vez mais bizarro e misterioso, com uma boa dose de tensão no meio que torna tudo mais interessante. Apesar de não trazer respostas muito claras, o que é natural já que se pretende manter o suspense, o fato de cada episódio acrescentar uma reviravolta acaba guiando a narrativa. Dessa forma, dá para saber que Leanne - ou a pessoa que se faz passar por ela - já teve contato com Dorothy, ela supostamente morreu e um bebê apareceu do nada quando ela começou a trabalhar para a família.

A teoria mais óbvia é que Leanne estava fugindo de alguém, o bebê era filho dela e ela resolveu se abrigar com Sean e Dorothy, já que já tinha uma certa obsessão por ela, além de ter o que a família precisava - um bebê. Mas isso é tão previsível - o próprio Sean acredita nisso - que provavelmente não deve ser por aí. Espero apenas que não siga um rumo sobrenatural.

Legal ver a história dos testes de gravidez, que explicam muito das relutâncias tanto de Dorothy quanto de Sean com o bebê. No caso dela, não perceber a realidade. No dele, não embarcar no teatro.

Episodio 1x6 - Nota 8 2020-07-09 22:22:42

Como se as coisas já não estivessem desconfortáveis o suficiente, ainda trouxeram o tio da Leanne para aumentar a bizarrice. Ele dormindo no berço foi um nível de WTF que a série ainda não tinha atingido.

Eu gosto de como certos diálogos soam dúbios. Quando o tio fala para Dorothy que o lugar de uma criança é com a família, por exemplo, ele está falando de Leanne, Jericho ou da própria Dorothy - afinal ele cita a família dela como se a conhecesse? Será que há uma conexão entre as duas que vai além do que o que foi mostrado? Deve ter uma explicação do porquê ela não queria se desfazer da babá, a ponto de deixar um completo estranho tirar o filho do berço, colocá-lo no chão e simplesmente dormir lá. O protecionismo dela pareceu ser maior com a Leanne do que com o próprio Jericho.

Episodio 1x10 - Nota 8 2020-07-10 20:44:57

Eu acho que preferiria que seguissem em formato antológico, finalizando a trama da temporada aqui mesmo. Até que deixaram bons ganchos para a próxima, com essa história de seita, mas me pergunto até onde a história terá fôlego para seguir sem começar a rodar em círculos ou enrolar. Por enquanto, está valendo a pena.

Depois desse final, especialmente com a cena que o grupo desaparece no meio da rua, fica muito difícil não haver uma explicação sobrenatural por trás de Leanne - e até seria um tanto tosco a série não seguir por esse caminho a partir de agora tendo em vista o que aconteceu. Me parece que a personagem traz coisas boas aonde ela reside - no caso Jericho, que voltou a ser um boneco quando ela foi embora - e coisas negativas para quem a ameaça, como Sean perdendo os sentidos - algo que precisa por conta da profissão. Ou talvez, esses infortúnios sejam uma forma de equilibrar o retorno do bebê, dessa forma ele perdeu o que mais precisava e ela a sanidade, que já estava abalada com a morte do filho - tanto que ela recupera a lucidez quando a babá vai embora, se lembra da notícia da seita e percebe que é um boneco no berço. Talvez isso também seja algo que Leanne fez para Dorothy e Sean precisarem dela e assim não a mandarem embora.

Enfim, a série tem ótimos caminhos em frente. Acredito que a próxima temporada deve seguir como a casa de cenário de fundo principal e deve trabalhar a reação das personagens à falta de Leanne e Jericho. Não acharia estranho se o casal protagonista acabasse entrando na seita - que Dorothy sabe da existência.

Episodio 2x3 - Nota 8.5 2021-01-31 16:20:09

Um dos melhores episódios até agora. A princípio, havia achado um tanto estranho essa ideia das personagens principais espionando Leanne mas sem sair de casa, mantendo a atmosfera e ambiente da primeira temporada enquanto tentam fazer algo novo. Porém, nesse episódio, essa abordagem funcionou, com mesmo uma simples entrega de pizza se transformando em uma sequência tensa - muito graças a trilha sonora. Além disso, os Turners impotentes, apenas podendo assistir enquanto tudo acontece trouxe uma certa agonia ao episódio.

Ainda que seja curioso notar que, novamente, a presença de Leanne venha acompanhada com acontecimentos ruins na casa onde ela está hospedada, com a nova patroa acamada em estado praticamente terminal, começo a me questionar se talvez o problema seja menos a garota e mais a casa dos Turners. Muita coisa bizarra segue acontecendo ali, mesmo com a babá e o bebê indo embora da vida deles, e, pelo visto, já aconteciam anteriormente a chegada dela. Seria algo bem inesperado.

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2021-02-07 21:48:50

Se séries como Servant fossem levadas a sério por premiações importantes, esse episódio seria o Emmy Tape perfeito para Lauren Ambrose. Muitos nuances na atuação dela aqui, variando entre a normalidade e a completa loucura.

Legal como essa temporada, especialmente neste episódio, vem invertendo o que se viu na anterior. Se antes, Leanne era uma figura misteriosa que parecia quase ameaçadora naquela casa, aqui vemos apenas uma garota normal, sequestrada e mantida presa por três perturbados - afinal Sean e Julian estão tão insanos quanto Dorothy - que não superaram a perda de um bebê. O lado bom é que isso põe em xeque a confiabilidade do ponto de vista dos protagonistas em relação a tudo que aconteceu até agora e expande as possibilidades de explicações para o plot central - que pode, inclusive, não ter nada de sobrenatural.

Episodio 2x10 - Nota 9 2021-03-22 00:01:43

Eu até entendo algumas críticas quanto a temporada, apesar de acreditar que elas vem muito de um imediatismo do público por respostas, porém, particularmente, achei esse segundo ano bem superior ao primeiro. A história teve uma virada significativa ao colocar Leanne como a mocinha vítima tanto do fanatismo religioso por parte do culto, quanto da insanidade dos protagonistas em sua relutância ao aceitar o luto.

Esse episódio segue muito bem essa linha, com Leanne tendo que escapar de Josephine por si só, enquanto Dorothy e Sean lidam com os próprios dilemas. A maior reviravolta fica, conduto, não com a volta de Jericho, mas com Leanne assumindo seu lado obscuro e sua obsessão por Dorothy e por ser acolhida por uma família. Vejam bem, a sensação é que a série retornou a seu início. Jericho está de volta, Dorothy e Sean voltam a ser a família feliz, Leanne volta a ser a intrusa entre eles. Entretanto, houve mudanças. Se a primeira temporada tudo era cercado de dúvidas, a partir de agora há a certeza que não há lado certo ou minimamente são. Um culto, uma família psicótica que vive em função do filho morto e uma garota que fará de tudo para permanecer ali. Três lados bem definidos, nem um pouco inocentes e com potencial enorme para se destruírem entre si.

Minha crítica fica para o monólogo completamente autoexplicativo de Leanne no final. Certas coisas não precisam ser ditas para serem compreendidas e o visual sombrio da garota, mais as luzes se apagando na quadra, eram o suficiente para a cena.

Episodio 3x4 - Nota 8.5 2022-02-16 15:53:46

De fato, essa temporada anda repetitiva. Em partes, voltam a colocar Leanne como a vítima que precisa ser protegida e/ou resgatada, o que remete ao ano anterior. Em outras, ela parece manter a família quase como refém, o que lembra o primeiro. Entretanto, já foi estabelecido que não há parte inocente nessa história, o que acaba tornando essas dúvidas de em quem confiar um tanto sem propósito.

A parte boa, para mim, vem sendo como estão trabalhado uma espécie de ansiedade social por parte da família inteira, mas especialmente em Leanne. Foram duas temporadas das personagens praticamente em cativeiro naquela casa, interagindo com quase ninguém além delas mesmas, e nesta vemos elas sendo bombardeadas pelo mundo exterior, saindo da casa, trazendo "estranhos" para dentro dela, sendo rodeadas por um grupo que ainda não deu para entender o que pretendem, além da própria Dorothy voltando para o emprego. Enfim, acaba que dá para entender o sufoco que Leanne sente neste episódio - que talvez seja a coisa menos sobrenatural que envolve a personagem - e o alívio dela no final, sozinha, apenas com os Turners.

Episodio 3x7 - Nota 8.5 2022-03-05 17:27:53

Esse episódio era exatamente o que eu esperava depois da finale da segunda temporada: Leanne assumindo o lado mais obscuro. Ela não é a vilã da história. Em muitos momentos ela foi sim a vítima, sendo mantida em cativeiro pela família e sendo usada por todos a sua volta. Acontece que em algum momento ela teria que assumir o controle e é isso que ela faz aqui.

A personagem desenvolveu uma certa necessidade de se sentir adorada, no sentindo de pertencer a algo que implore pela sua presença e ao mesmo tempo ofereça uma espécie de segurança. É isso que a atraiu na família, que naquele momento precisava de um bebê, e agora a atrai no culto do acampamento. Logicamente, quando ela se vê expulsa da casa, ela reage. É uma bela ironia o que a série fez. Os Turners raptaram a garota para ter o filho de volta. Agora, se querem continuar com o bebê, precisam manter Leanne ali. Fizeram-na de refém e agora eles são os reféns dela. Excelente a sequência que Dorothy corre desesperada pela casa arrombando as grades, como se estivesse presa, afinal, de certo modo, ela está.

Episodio 3x10 - Nota 8.5 2022-03-25 16:07:35

Eu acho que teria sido uma reviravolta mais ousada se Dorothy tivesse realmente fugido com o bebê, ou pelo menos só ela. Não acredito que ela morreu. Apostaria mais nela acamada a temporada inteira, refém de Leanne, o que acaba sendo parecido com a dinâmica destes últimos episódios.

Ainda não descartei totalmente a ideia de que os acontecimentos estranhos tem relação com a casa. Muito conveniente seria se bem a parte do corrimão que Dorothy se apoiou fosse a que estava mais fraca e cedesse. Talvez, no fim, Leanne seja apenas uma garota carente ou que realmente ela tenha algo de especial que despertou algo maligno na casa, que agora não quer deixar os Turners ou ela saírem. O bom da série trabalhar tudo com dubiedade é que pode seguir o caminho que der na telha até o final, sendo ele sobrenatural ou não - ainda que eu não veja uma resposta satisfatória que não apele para forças ocultas.

Episodio 4x1 - Nota 9 2023-01-15 11:36:57

Provavelmente o melhor episódio da série. Além de quase inteiramente fora da casa, foi também um grande desvio do gancho com Dorothy, porém isso é irrelevante a partir do momento que a tensão foi absurda de boa.

Muito angustiante ver Leanne encurralada dentro do carro, com os cultistas parecendo uma horda de zumbis a cercando. A direção foi bem eficaz mantendo um clima claustrofóbico, como se o espectador também estivesse preso naquela situação. Os ataques de pombo, que deveria ser o momento de alívio e salvação da personagem, conseguiu causar ainda mais agonia - terrível ver o olho de um dos caras sendo arrancado. Enfim, um episódio que consegue causar terror e deixar o espectador aflito em seus vinte minutos.

Curioso com essas rachaduras avançando para fora da casa no fim. Continuo com a minha teoria que tem algo errado com a casa, que mantém as personagens lá dentro e parece que quer sair.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries