IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Fringe By Capitu aka Anna





Episodio 1x1 - Nota 10 2015-06-09 22:45:28

"So much happened here... And so much is about to." — Walter.

Piloto longo é arriscado, mas, ainda acredito que funcionou bem aqui. Mesmo anos depois, ainda é um dos melhores pilotos que já vi (embora eu seja totalmente parcial — fato, inclusive, perceptível pelo meu avatar*).

Adoro Walter divagando sobre pudins e Peter com seu sarcasmo afiado. A dinâmica deles é ótima. Por falar em dinâmica que funciona maravilhosamente, Olivia e Peter mal se conhecendo e já se comunicando com olhares é simplesmente impagável.

Gene lindíssima desfilando pelos corredores de Harvard. Alívio cômico, porém, que no fundo tem fundamento e torna a série ainda mais gostosa de assistir. Aliás, em uma nota alheia, eu amaria ter o cabelo da Olivia, que fica lindo e maravilhoso mesmo ao pular de prédios.

Para quem está começando agora: A primeira temporada pode parecer lenta, mas persista, porque vale a pena. Fringe é uma das melhores séries de todos os tempos, facilmente, e ainda estou procurando uma série no mesmo nível para preencher a lacuna que ela deixou.


(*Update: Acho que dá para supor, mas o meu avatar foi, durante um tempão, a Olivia)

Episodio 1x2 - Nota 9.5 2016-05-13 12:03:26

Se da primeira vez que eu vi eu já amei, imagina agora, notando ainda mais a genialidade (tanto por estar mais experiente com séries, quanto por ver que nenhuma ponta é solta). Tentei resistir à maratona, mas é Fringe... Eu nunca vou resistir, sempre vou querer ver de novo.

Episodio 1x4 - Nota 10 2016-05-14 15:43:38

"Walter: Have you never taken anything that didn't belong to you, because you knew it was the right thing to do?
Peter: This isn't about me.
Walter: Maybe it is, Peter."

Acho essa relação do Walter com o Peter muito preciosa, super complexa e cheia de camadas. O Peter ainda está tão ressentido com o fato de ter um pai "dr. Frankenstein", que não percebe que apesar de tudo, Walter o ama. Dá dó de ver o pai ter essa inabilidade para expressar os sentimentos, e a resistência do filho em deixá-lo se aproximar. É quase palpável, cada vez que o Walter pronuncia o nome do filho, todo o afeto dele.

Este episódio mostrou bem a falta de tato do Walter, que em parte é característico de todo gênio/louco, mas que também se acentuou pela estadia no St. Claire. Tanto na explosão com o Peter, quanto no momento em que ele tenta se desculpar com a Astrid, a atuação foi perfeita (aliás, eu elogiando o Noble é algo que vocês ainda vão enjoar, isso eu prometo). Dava para ver na cena com a Astrid que o Walter realmente sentia muito por suas ações, mas que não sabia expressar direito isso porque, ao mesmo tempo, sabia que aquilo era o que precisava ser feito para proteger a todos.

Momento TRIVIA (haha!): Lembro vagamente que durante a época da transmissão da série, haviam Observers em eventos reais, como jogos de futebol americano, ou algo assim, trazendo a série mais para o mundo real e potencializando a curiosidade de todos. Foi quando vi sobre isso em algum lugar que comecei a ver episódios soltos na Warner e, mais tarde, decidi maratonar.

ATUALIZAÇÃO: ACHEI a matéria! Mas aviso que PODE CONTER SPOILER, porque acho que foi em meados da segunda que fizeram essa campanha, tá? Veja por sua conta e risco: http://screenrant.com/fringe-observers-invade-real-world-viral-marketing-campaign-episode-208-august-kofi-34866/ - Campanha de marketing GENIAL, não? Apenas mais motivos para amar essa série ♥

Episodio 1x5 - Nota 9 2016-05-14 16:51:32

"Walter: You cannot imagine what it's like for a man like me to not have access to parts of his mind." - Como vocês odeiam o Walter? Só quero protegê-lo! :(

Agora, eu não entendo NADA da parte técnica da história e realmente não sou uma fonte confiável para teorizar nesse quesito... MAS acho que os pombos conseguiram localizar o Joseph no prédio por causa do impulso magnético dele, que estava em um estado parado, por assim dizer. Já ao ar livre, ele estava transmitindo o impulso em todos os eletrônicos por onde passava (imprimindo-os com a mesma frequência, da mesma forma que fez com a fita) e, assim, os pombos ficaram perdidos, sem conseguir localizar a fonte exata (?). Mas, como eu disse, isso é uma teoria que eu nem sei se faz sentido, pode ser apenas furo de roteiro mesmo (isso até parece mais provável, inclusive).

Em nota paralela, essa maratona está me deixando com vontade de voltar pro meu avatar original, da Liv ♥

Episodio 1x6 - Nota 9 2016-05-20 17:19:07

Eu lembro que amei muito esse episódio da primeira vez que vi, mas hoje em dia amo tanto a série inteira que é tudo um mar de amor só.

Episodio 1x7 - Nota 9 2016-05-20 17:22:42

Amo essas séries tipo Fringe, que cada vez que você assiste de novo você percebe um novo detalhe que torna a história ainda melhor. Achei que não era possível, mas estou vendo que vou me apaixonar mais do que eu já era...

Episodio 1x8 - Nota 10 2016-05-22 23:57:38

Queria muito que tivesse opção igual no filmow para poder marcar o nosso próprio comentário com spoiler, daí só expande aquele trecho se quisesse ler, sabe? Porque eu fico me corroendo para comentar coisas, debater com quem está vendo pela segunda vez... Mas também não quero (e não vou) estragar a experiência incrível de quem está descobrindo tudo pela primeira vez. Essa está sendo a única parte ruim da maratona: não poder analisar melhor cada linha de genialidade dessa obra de arte.

Episodio 1x8 - Nota 10 2016-05-23 15:26:20

Pois é! A mão das análises e teorias chega treme, né?

Episodio 1x9 - Nota 10 2016-05-28 22:05:19

Este foi um dos meus episódios favoritos da primeira vez que vi. Minha relação com Finge no começo era meio love/hate, mas este foi um dos episódios que me deu um baita impulso para seguir. Não só achei o caso em si muito interessante, como amo essa coisa que o J. J tem com borboletas.

E podemos falar sobre a passagem da Oceanic? Não lembro de ter visto da primeira vez, mas quando notei agora dei até um gritinho. Referências à minha série favorita na minha outra série favorita, é demais para mim! < 3

Episodio 1x10 - Nota 10 2016-05-28 22:11:53

Falando do meu love/hate... Agora tudo é lindo, porque entendo melhor. Mas da primeira vez eu não gostei tanto do caso, mas achei muito genial. E o final também foi fantástico o suficiente para me fazer ignorar as partes que eu tinha achado mais arrastadas. Agora, em contrapartida, achei tudo maravilhoso (ainda mais porque teve alguns detalhes importantes que só dá para notar quando você sabe... < 3).

Episodio 1x11 - Nota 9 2017-03-15 20:57:40

Meta da vida: Ser pelo menos 50% Olivia. Que mulher fantástica! Não importa quantas vezes eu veja a série, sempre sorrirei com orgulho daquela luta.

Aliás, quando ela vai na casa do Mitch passei uma agonia terrível. Mesmo sabendo o que aconteceria, mesmo já tendo visto... O fato de o código não funcionar dá aflição, porque sempre sinto que o Peter não vai conseguir ouvir a ligação.

P.s.: Walter sempre será o capitão do ship Polivia, não adianta.

Episodio 1x12 - Nota 10 2017-03-15 21:44:01

Engraçado que da primeira vez amei o episódio, mas agora achei mais filler do que outra coisa. Só não vou mudar minha nota, porque já tinha decidido deixar a minha impressão original mesmo... Por outro lado, a minha crush na primeira vítima permanece igual.

Episodio 1x13 - Nota 9 2017-03-28 01:11:17

Não lembro se ainda vemos o John, não lembro se ele era realmente do bem ou não... Tenho uma impressão, sobre ambas as coisas, mas não lembro com certeza. Em todo caso, acho que, se esse for mesmo o final, pelo menos Olivia teve uma conclusão mais satisfatória para poder seguir em frente.

Episodio 1x14 - Nota 10 2017-03-28 19:40:48

Se eu já dei 10 da primeira vez que vi o episódio, agora quero dar 20. Amo demais essa série, não sei nem lidar, é muito genial, muito obra de arte, muito melhor série da vida. O dia em que o BDS colocar sistema de spoiler igual do filmow (que nós mesmos marcamos para deixar o trecho com spoiler fechado, só clica quem quer), tenho quase certeza que vou rever a série DE NOVO e fazer textão até ser banida do site.

DICA: Se você estiver vendo pela primeira vez, por favor, assista até o fim, depois reveja. Eu juro que, incrivelmente, fica ainda melhor!

Episodio 1x15 - Nota 10 2017-03-29 17:18:37

Cerca de seis/sete anos que vi esse episódio e ele ainda é a razão pelo qual separo os M&M amarelos, haha. Sério, vira mania, não recomendo.

Brincadeira à parte, fica até cansativo dizer que esse episódio é ótimo de primeira, e espetacular ao rever, né? Nem eu tô aguentando esse meu discurso de disco arranhado, mas não dá para enfatizar o suficiente.

Como sempre, pequenos detalhes entre os diálogos, coisas que facilmente passam despercebidas para quem não sabe o que procurar, mas que depois se revelam como dicas sutis e geniais, provando que a série esteve planejada desde o princípio, sabendo exatamente o que estava fazendo.

E, é claro... O final!

P.s.: Walter tem uma personalidade tão exótica, que a gente até esquece que ele já foi pai, que sabe lidar com crianças (embora, nunca fique definida a idade do garoto?). Ele dançando para acalmá-lo foi um amorzinho.

Episodio 1x16 - Nota 8 2017-03-30 00:38:15

Eu sei que já tivemos episódios que podem ser considerados filler, mas geralmente eles trazem algum detalhe para quem está revendo, pelo menos. Este, porém, é apenas filler. E um dos que eu menos gostei/gosto.

Agora, uma coisa que podemos tirar (embora não necessariamente deste episódio, embora eu vá usá-lo para exemplo) é sobre o Walter. Ele tem todo o potencial para ser o cientista maluco que cria híbridos bizarros e mortais. Porém, muitas vezes, ele tenta conscientemente fazer escolhas para ser melhor. Seja porque o Peter apontou, ou porque ele percebeu na reação ofendida de alguém, a questão é que ele tenta ser melhor para os outros. Ele sabe quem ele é, ele sabe do quele é capaz. Como ele mesmo diz, ele não pensa nas consequências. Mas, em algum nível, ele também sabe quem ele QUER ser... Mesmo que nem ele perceba. Ele luta contra os próprios instintos e, parafraseando Dumbledore, são essas escolhas que fazem toda a diferença.

Episodio 1x17 - Nota 10 2017-03-30 22:33:34

Lembro de amar o Nick Lane, mas não lembro direito dele.

Em todo caso, a temporada já está mostrando que está se dirigindo para a season finale. As coisas vão sendo reveladas, as pontas vão se ligando... Preparem-se, porque agora que realmente começa a viagem maluca que é Fringe.

Episodio 1x18 - Nota 9 2017-04-01 02:25:32

"Peter: You're definitely hot. But I'm looking for someone with syphilis." BERRO. Imagina você está na balada e o carinha fala isso sem contexto?

E o Boone perguntando para o Walter: "How far would you go for someone you love?" gente, eu não estou NADA bem < /3

Episodio 1x19 - Nota 10 2017-04-01 17:30:58

Esse episódio marcou o começo da minha obsessão por The Road Not Taken, do Robert Frost. Para quem não conhece, vou só jogar um pedacinho (do final) do poema:

"Two roads diverged in a wood, and I—
I took the one less traveled by,
And that has made all the difference."

Em outras notas, acho tão legal como aos poucos o Peter está cedendo. No episódio do Nick Lane, ele fala que nunca pensou como a situação do pai deveria ser para o Walter, como sempre via de uma forma egoísta, sobre como afetava a ele próprio. Agora, ele já está dando mais abertura, oferece mais sorrisinhos, constrói presentes... A aproximação deles está sendo tão gradual, que dá para comemorar cada passo.

A cena do Walter chorando, ao conversar com a Liv, é muito dolorosa. Eu quero elogiar a atuação do John, mas todos os atores principais da série são incríveis... É difícil um episódio que eu também não fique falando na minha cabeça "Anna Torv, que atriz!".

Com todas as "coincidências" levando à Jacksonville, Olivia até parece já ter se convencido de ter realmente sido parte do experimento. Afinal, justifica o que tem acontecido com ela, pois, como o Nick disse, às vezes a gente acorda coisas que não podem ser recolocadas para dormir.

P.s.: Imagina se desse para ouvir os vidros fácil assim, que loucura? Haha. Amo essas ideias malucas de Fringe! < 3

Episodio 1x20 - Nota 10 2017-04-02 01:32:39

Não existe nenhum universo onde eu não fique shook com a cena das torres. TODA VEZ.

Como eu disse antes, AGORA a série está começando. Bem-vindx à jornada louca e maravilhosa que é Fringe!

Episodio 2x1 - Nota 10 2017-04-17 21:12:24

Lembro da época que passava comercial desse episódio na Warner. A cena da Olivia saindo pelo para-brisa do carro parado sempre me intrigou, e foi um dos motivos pelo qual comecei a ficar interessada na série. Só não imaginei que não apenas veria, como reveria a série todinha um dia!

Episodio 2x2 - Nota 9 2017-04-25 20:07:30

Apesar de meio filler, também não é. O roteiro da série é super redondinho e tem foreshadowing sutis, que se constroem assim, jogando apenas uma pitada em cada episódio, sabe? Se jogassem muita coisa em pouco tempo, ficaria muito na cara, perderia esse encanto genial. < 3

Há coisas que eu realmente não lembro, por mais que force a memória (o que me faz sentir bem a Olivia dessa época pós "acidente"). O que sei é que amo como Walter e Peter aos poucos vão recuperando a relação pai/filho que tanto fez falta para ambos, é muito lindo ver o quanto eles já avançaram desde o começo.

Enquanto isso, Liv com suas habilidades bizarras. Imagina que agonia ficar ouvindo cada mínimo barulho daquele jeito? Sam é um personagem misterioso e interessante desde o primeiro momento, né? Fiquei feliz que a Olivia foi, achei que ela ia enrolar mais.

Não acho que o shapeshifter esteja tão óbvio. Para nós, que sabemos, claro... Mas o jeito dele falar com a Olivia no carro, por exemplo? Ele parecia o amigo que sempre estava lá para ela. Além do mais, ela tem tanta coisa para se preocupar no momento, que não é tão estranho que ela nem esteja prestando tanta atenção, para começo de conversa.

Nota aleatória de hoje: Antes de começar a série pela primeira vez, enrolei porque era muito medrosa. Em vários momentos eu virava a cara, fechava os olhos... Hoje em dia eu assisto enquanto como, no maior estilo Walter possível, haha.


Episodio 2x3 - Nota 10 2017-04-27 22:52:36

Não lembro porque amei tanto o episódio, mas lembro perfeitamente que eu passava vários episódios naquela vibe "ugh, é filler" para no final um twist já me fazer querer emendar o próximo. Ainda assim, se fosse para mudar a nota, acho que daria um 8.5, porque realmente só o final salvou (e isso considerando que estou revendo).

Episodio 2x4 - Nota 9 2017-11-02 23:10:24

Se dei 9 da primeira vez, agora com certeza daria um 10.5, se pudesse. Um episódio bom desses numa série de 20-e-poucos por temporada, e nem é season premirere/finale? Uma série dessas, bicho...

Episodio 2x5 - Nota 10 2019-06-03 15:54:21

Quero fazer uma pergunta, mas por ser possível spoiler (embora seja mais provável que eu esteja tentando analisar cada vírgula e exagere), vou deixar em resposta aqui. Abra por sua conta e risco.

Episodio 2x5 - Nota 10 2019-06-03 15:56:53

"I hope you don't have anything against the color red." - é um nod/foreshadowing leve sobre o red!verse?

Episodio 2x5 - Nota 10 2019-06-12 14:50:46

Eu amo cada detalhe dessa série ♡

Episodio 2x6 - Nota 9 2019-06-04 02:07:34

Eu devia estar muito louca para ter dado NOVE num episódio desse. Não vou mudar porque quero manter a fidelidade das notas originais, que dei quando assisti pela primeira vez. Porém, pensa num filler. Não move a história, não adiciona, não tem foreshadowing (que eu tenha percebido), nada. É aquele verdadeiro caso da semana e pronto -- vale notar que minha memória é fraca e assisti sete anos atrás (comoassim??), so don't trust me that much -- e até o enredo, julgando individualmente, é meio pombo.

Se fosse para dar nota agora, seria uma das mais baixas. Nem sei avaliar, só sei que seria de 8 para baixo, sem ~sombra~ de dúvida.

Episodio 2x7 - Nota 9 2019-06-04 19:01:05

Foreshadowing tão sutil que nem precisa das falas. Os detalhas dessa série, eu juro, os detalhes...

"Peter: A teddy bear versus mind control spies? Bad guys don't stand a chance." - o humor do Peter é uma delícia.

Eu toda orgulhosa que lembrava desde os primeiros segundos qual era o episódio... Mas o que foi esse final, que eu fiquei totalmente surpresa? E como que eu lembrava do caso mas não lembrava dessa última parte meio que Fringe meets Orphan Black?

Para trabalhar na Massive Dynamics tem que cumprir uns requisitos bem doidos: mentiroso impecável, bom-senso questionável, conceito de ética bastante flexível...

Also: Cameron novinho só para me deixar com saudade do comecinho de Shameless, iti malia.

Episodio 2x8 - Nota 10 2019-06-04 21:09:08

Eu fico numa agonia toda vez que vão entrar em algum lugar e Peter vai com a Olivia. Meu filho, cê tá desarmado, você sabe disso, né? A sorte dele é que tudo o que tem de bonito, também tem de esperto.

Enfim. É óbvio que esse episódio (trocadilhos à parte) é importante, né? Um lindo caso de amei e sofri na primeira, amei e sofri ainda mais agora. E é isso. Não tem como comentar mais nada sem dar spoiler, mesmo que sem querer, então este será um dos meus raros comentários curtos.

Ah, e eu manteria minha nota, definitivamente.

P.s.: Nunca vi gostar tanto de derrubar avião como J.J. Abrams. Sério, Jeffinho, você não é a gravidade pra ficar puxando os aviões para baixo, calma.

Episodio 2x9 - Nota 8 2019-06-06 22:40:02

Da primeira vez achei esse episódio um dos mais chatos da série. Agora pensei "aff, não vou me submeter a isso de novo, vou pular...", mas aquela vozinha na minha cabeça falou "tá, mas e se tiver algum detalhe interessante, algum foreshadowing? Você sabe que quer saber se tem". Daí eu assisti.

Conclusão: É filler. Totalmente filler e totalmente chato.

Só vale pela relação fofinha entre Astrid e Walter. Ela que parece mais filha do Walter, visto que o Peter parece o pai.

Sobre a nota: Provavelmente fui beeeem gentil, só para manter a média de Fringe. Ou isso, ou eu estava delirando.

Episodio 2x10 - Nota 9 2019-06-07 03:08:58

S01E05 - "Walter: You cannot imagine what it's like for a man like me to not have access to parts of his mind." - Quando eu digo que essa série é bem planejada e que você deve ver E REVER, acredite em mim.

Acho que é bem óbvio quando um episódio é pilar, tipo esse. Sabe, estrutural da mitologia mesmo, do que é a série.

Eu lembrava do plot do cérebro, em si, perfeitamente. Lembro de ter achado a teoria do transplante genial. Essa pseudociência de Fringe sempre me conquista, uma sci-fi dessas deveria ser essencial para quem gosta do gênero.

Apesar de lembrar dessa parte da história, não lembrava nada do episódio propriamente dito. O final, principalmente, me surpreendeu. Fiquei chocada com o Bell e não faço ideia do motivo pelo qual ele estava envolvido na cirurgia. Quero dizer, lembro algumas coisas que vão acontecer, mas outras estão super confusas (cadê esses pedaços do meu cérebro?).

Se eu fosse dar nota agora, aumentaria para 9,5 ou até 10 mesmo.

Episodio 2x11 - Nota 7 2019-06-07 16:04:12

O fato de esse episódio ser da primeira temporada me desagradou TANTO da primeira vez que, francamente, vou arriscar pulá-lo agora. Snakehead e esse quase seguidos é demais para a minha paciência, simplesmente não dá.

A FOX ama(va?) se sabotar com essa mania de jogar episódios no aleatório. Não lembro quais, mas sei que vi mais umas duas séries em que fizeram isso também (de forma ainda BEM mais esdrúxula, porque não foi um episódio só).

Episodio 2x12 - Nota 10 2019-06-07 22:56:11

Da primeira vez nem me importei com o título, mas agora fui procurar saber do que se trata. Johari Window é tipo um exercício de autoconhecimento, onde um quadro se divide em 4:

Área aberta - Essa parte é a que você sabe sobre você e os outros também, tudo que está bem claro e visível;
Ponto cego - O que os outros sabem de você e você não sabe, aquelas qualidades e defeitos que só quem está de fora enxerga, sabe?
Fachada - É o que você sabe sobre você e os outros não sabem, que seriam os seus segredos, a parte mais interna mesmo, que você não divide;
Desconhecido - Parte de você que nem você nem os outros conhece, que seria uma espécie de subconsciente, creio eu.

Pensando nisso, o nome do episódio é uma genialidade à parte, porque olha como condiz perfeitamente? Se você conhece esse conceito, no começo já saca o lance da transformação (embora seja meio óbvio... ou é porque eu lembrava?).

Enfim, não justifica o meu 10 inicial, visto que na época eu não sabia disso e o episódio não é TÃO fantástico. Mas é um caso ok, considerando que é filler. Diminuiria a nota, sim, mas ainda tô apaixonada pelo título, hahaha.

Mas preciso comentar: Broyles em poucos segundos de episódio já é um paizão maravilhoso. Ele sempre acaba cedendo e deixando o coração falar mais alto. E o Walter querendo proteger o povo da cidade de serem testados, estudados, humilhados? Cara, esse é -- como o Peter falou lá no Piloto -- um Dr. Frankenstein. Basta ver como ele várias vezes é "frio" no laboratório, sem ligar para como usa os corpos, se animando com determinados tipos de morte... Daí a gente vê essa humanidade e, olha, eu quero apertar, cês não imaginam.

E o Peter dizendo que estava orgulhoso no final? O Walter dizendo que ficava feliz que o filho o visse assim (mais uma Johari Window?).

Episodio 2x12 - Nota 10 2019-08-25 13:04:40

Obrigada!

Episodio 2x13 - Nota 10 2019-06-08 01:48:25

"Walter: You see, when you open new doors, there is a price to pay. Now imagine... tonight, you look under your bed, and, lo and behold, you find a monster! And you're immediately eaten. Now, if you hadn't looked for the monster, you wouldn't have found it, and you'd still be happy in your beds, instead of being slowly digested in the stomach sack of the creature. But, with any luck, your sisters or your brothers might have heard your screams, and your endeavor will serve as a valuable lesson for them." - sempre reconfortante, não?

As vibes Polivias estavam fortíssimas. Mas também, sejamos sinceros, Joshua Jackson estava gato DEMAIS nesse episódio. Geralmente enalteço a beleza da Anna Torv, mas pelo amor da deusa! Podem infectar o moço mais vezes, hahahaha.

Esse era um dos que eu lembrava perfeitamente. Amei antes, amei agora. Não lembro se da primeira vez fiquei tensa, mas dessa obviamente não dava para ficar. Nem se eu estivesse assistindo pela primeira vez ficaria, porque até parece que matariam o Peter.

Isso é um "caso da semana" bom, que dá gosto de ver. Não é cerne, mas também não é o filler que enche a paciência, tem umas coisinhas legais. E o plot em si é bom. Gosto assim.

P.s.: Realmente acabei de pensar nisso ao postar o comentário, mas... Se a recepcionista se jogou e quebrou o vidro, por que os outros não foram lá se jogar onde já estava quebrado? Algo para se pensar, hein.

Episodio 2x14 - Nota 10 2019-06-08 12:57:57

Walter maior shipper Polivia que a gente respeita. Aliás, considerando que Peter e Olivia são os mais perspicazes e Walter o mais avoado, como é que ele percebe o clima e os outros dois não?

Tem que ter certa coragem para fazer um episódio onde matam uma sobrevivente do Holocausto asfixiada. Ainda implicando que o trabalho do Bishoff foi originalmente, mesmo que de forma remota, inspirado numa ideia do Josef Mengele. Para quem não sabe, eis o resumo: Nazistas eram pessoas terríveis e abomináveis, e Mengele *era um dos piores entre eles*, o que é dizer algo.

Qual é a do nazista que não envelheceu? Eu não lembro dessa história. O plot é interessante, mas eu me sentiria mais confortável se não tivessem enfiado nazismo no meio.

Episodio 2x15 - Nota 10 2019-06-08 21:44:15

Olivia abrindo os olhos, close nos olhos, e vendo aquelas árvores. Referência à cena inicial de Lost?

"Olivia: You abused us, Walter -- me and those other children.
Walter: No, we -- we were trying to help you. We were trying to make you more than you were.
Olivia: Is that what you were doing? Or were you searching for answers to questions that you shouldn't have been asking in the first place?
Walter: I was a different man then.
Olivia: I was a defenseless child."
Se toda essa parte de Jacksonville não partiu seu coração, especialmente esse diálogo, eu não sei nem o que te dizer.


"Olivia: It's too late. I failed. I failed and I'm supposed to be the one who can stop things like this.
Peter: Olivia. You... I've never met anyone who can do the things that you do.
Olivia: Peter. I'm scared.
Peter: Don't be... What?
Olivia: Peter, I'm scared."
Entendo que beijar ia fazer ela sentir menos medo, mas poxa vida. Assim não dá para defender você, amiga. Aliás, Peter consola com beijo, é?

"Olivia: I guess it's safe to say that you've got the rest of the night off work." - Eu amo o humor dessa série.

"Broyles: You'd be surprised what you can make the General Public believe." - Doctor Who e Fringe são dois exemplos de séries que eu fico só: O QUE ESSES CIVIS PENSAM?

Astrid para ficar de babá do Walter, Walter shippando Polivia... Nada novo debaixo do sol. Quer dizer, a novidade foi Olivia soltando o cabelo, querendo voltar de onde parou. Estamos de olho!

Walter querendo abrir a porta justamente para avisar para a Olivia, já que ela recuperou a habilidade. Eu amo um episódio. Ou melhor, eu amo uma série. E esse é aquele tipo de episódio que dá vontade de dar 11.

Episodio 2x16 - Nota 10 2019-06-09 14:56:01

"Walter: Have you never taken anything that didn't belong to you, because you knew it was the right thing to do?
Peter: This isn't about me.
Walter: Maybe it is, Peter." (@ S01E04) - De repente, tudo faz sentido, não?

A frase do Oppenheimer (que não é dele, na verdade) faz ainda mais sentida aplicando aqui: "I am become Death, the destroyer of worlds".

Desde a primeira vez, por mais egoísta que eu achasse o Walter, eu não conseguia evitar de pensar no momento que ele fala pra a dra que no laboratório só existia espaço para um deus e não era o dela. Essa é a questão: Walter era um cara que criava o impossível, encontrava as respostas das perguntas que ainda nem tinham sido feitas... E ele não podia evitar a morte do próprio filho.

Mesmo assim, é válido notar que ele tinha a intenção de curar o menino e levá-lo de volta. Ele foi com essa intenção. Talvez subconscientemente quisesse ver o filho mais uma vez, roubar mais alguns segundos. Mas o que ele precisava, de verdade, era só da certeza de que Peter viveria em algum lugar, de alguma forma, mesmo que não fosse com ele. Foi por isso que ele continuou assistindo o Walternativo: para ter certeza. E ele viu a cura, viu que o outro seguiria em frente e isso poderia causar a morte do Peter mais uma vez. Como um pai, especialmente um gênio, vive com isso, sabendo que pode evitar, pelo menos daquela vez? É difícil julgá-lo totalmente. E é fácil entender a relação dele com o Peter, o quanto ele se preocupa até hoje, o medo de perdê-lo e tudo o mais.

Agora, cara, para um episódio flashback, eu vi muito foreshadowing. Claro que é para quem está na segunda ida, mas mesmo assim. É forte a coisa aqui, viu? Não canso de dizer: Terminar a série e rever é uma experiência nova.

Episodio 2x17 - Nota 10 2019-06-09 15:55:59

Polivia é um casal que dói. Porque se Olivia não tivesse recuperado as habilidades, várias pessoas morreriam quando o prédio desaparecesse, mas essa mesma habilidade criou a barreira entre os dois.

Na noite que eles iam sair depois do caso, tem a cena que ela se olha no espelho e solta o cabelo e arruma melhor. Ia acontecer, eles sabiam, nós sabíamos. E todos, inclusive eles, sabem o que sentem. Mas o peso do segredo é um obstáculo. Não é só arriscar destruir a amizade, o negócio legal que há entre o grupo, é sobre como se começa algo já mentindo? A verdade é que Olivia tem tanto medo quanto o Walter. Se um dos dois contar e o Peter descobrir que o outro sabia e não contou antes...

Aliás, depois do quase beijo a coisa ficou escancarada, né. O lance da discagem rápida, por exemplo, é fofo demais. Segunda vez vendo e ainda não sei lidar.

O pior de tudo é que não lembro quem está tentando ativar os participantes do experimentos. Tenho uma teoria, que talvez seja uma lembrança subconsciente, mas não tenho certeza se é isso mesmo.

Episodio 2x18 - Nota 10 2019-06-09 18:26:16

Um dos melhores episódios pela sensibilidade e por mostrar que o ponto principal de Fringe, acima de toda a loucura de universos paralelos e bizarrices científicas, é o amor, os laços, a família. Os limites que cruzamos, o quão longe iríamos por aqueles que amamos. É claro que Fringe é uma sci-fi, mas depois desse episódio você vê o lado dramático, o lado humano (mais do que nunca).

Aliás, eu tenho essa teoria de que algo bom consegue te fazer sentir emoções o suficiente para te fazer chorar. Mas tem que ser MUITO bom para te fazer chorar DE NOVO. E considerando os arrepios e a forma como chorei, White Tulip realmente é incrível.

O Alistair quis (e conseguiu) voltar, realmente sem matar ninguém, mas entendeu que não podia tirá-la do carro. Então, ao invés disso, ele escolheu morrer com ela. Porque era melhor estar morto e tendo feito as pazes, do que continuar vivo com o peso na consciência ou sem saber as consequências do que causaria.

A conversa dele com o Walter, inclusive, é bem significativa. Ambos são homens de ciência. Como eu disse no anterior, Walter se achava Deus. Mas se você ver a série inteira antes do episódio Peter, ele fala em vários momentos de forma que dá a entender que ele já não é mais um cético. Aqui fica explicado o motivo. E quando ele explica isso, ele também dá ao Alistair a resposta que ele precisa de como voltar para a data certa. De certa forma, ele foi um deus para o Alistair, concedendo o desejo dele. Então, para retribuir e sabendo que Walter já sofreu o bastante, ele também se torna um deus, aquele que manda um sinal; a tulipa branca que nunca floresceria naquela época.

Talvez tenha sido exatamente aqui o momento em que Fringe se tornou uma das minhas séries favoritas. E toda vez que eu voltar nesse episódio, será fácil entender o porquê.

Episodio 2x19 - Nota 10 2019-06-09 23:47:43

O "dad" no começo foi só um corte para que quando jogassem o sal por cima com o "I'm not your son" doer bem mais.

Indignada que eu não lembrava de NADA desse episódio. Como se esquece uma coisa dessas? Única explicação possível é que eu bloquei a lembrança da dor de ver todo o desenvolvimento e evolução da relação Walter x Peter ser destruída. Sempre vai doer esse momento, acabei de confirmar.

Não acho que o Peter fosse reagir bem, de qualquer maneira, mas o fato de ter descoberto sozinho, daquela forma, acho que piorou tudo de forma imensurável.

O mais bizarro é ver o Newton, vilão, sendo todo sorrisos e cuidado. Fringe mostra exatamente o quanto é perspectiva: Não é questão de ser vilão, é questão de com quem está sua lealdade. A do Newton está com o famigerado Secretary.

Episodio 2x20 - Nota 10 2019-06-10 18:15:20

Um filler de respeito. Esse episódio é inesquecível, seja por bem ou por mal. Da primeira vez achei bem doido e fora de lugar assim, de repente, no meio da sequência em que estávamos. Agora, porém, faz todo sentido e por isso mesmo vou fazer uma análise. Senta que lá vem textão sobre a minha interpretação do episódio.

Não precisa nem dizer que esse episódio é uma viagem pela mente do Walter, né? Aqui é um resumão de como ele vê as coisas, em especial os últimos eventos; ou seja, não é um episódio do nada, simplesmente solto. Até porque, não dava para o Peter simplesmente voltar. Na maratona vai parecer pouco de qualquer forma, mas vendo semanal a ideia passou melhor, creio eu (ainda não estava em dia, nessa época).

Enfim. No episódio Of Human Action (2x6), tem um momento em que o Walter e Peter têm a seguinte conversa:

"Walter: Massive Dynamic... it was just a name until now. Did you know that I once shared a laboratory with William Bell?
Peter: You might have mentioned that once or twice.
Walter: Look how much he's achieved. You know, he introduced me to her.
Peter: To whom?
Walter: Your mother. After the Neurobiology Conference in Berlin. It was our idea, you know, that Belly and I would one day form a company together. He just couldn't wait, I suppose."

Foquem nesse final, onde ele fala que a ideia era dos dois mas o Bell não conseguiu esperar. Embora parte dele provavelmente entenda, há uma parte que tem rancor. Em Brown Betty isso transparece quando ele diz que a Massive Dynamics (em tradução livre) "enriqueceu de forma duvidosa, sem perder nenhuma oportunidade de explorar os outros e ganhar dinheiro em cima da criatividade alheia", visto que muito ali foram coisas criadas, ou pelo menos idealizadas, pelo William e o Walter (em nota totalmente aleatória: já notaram que eles têm as mesmas iniciais? William Bell e Walter Bishop = W.B.).

~~~~~ CONTINUANDO EMBAIXO PORQUE MINHA ANÁLISE FICOU GIGANTE~~~~~

Episodio 2x20 - Nota 10 2019-06-10 18:18:05

Continuando... Parece estranho, a princípio, que na história do Walter o Peter seja um vigarista? Não tanto. Lembre que Peter forjou o diploma dele do MIT e conseguiu se tornar professor em uma faculdade E PUBLICAR UNS ARTIGOS antes que descobrissem a mentira dele. Mas, também, conforme o episódio progride, descobrimos que Walter mentiu sobre quem Peter é. Familiar? Então aguenta aí que voltarei nisso.

Quando Olivia vai no laboratório do Walter pela primeira vez, é um laboratório bem dr. Frankenstein, com uma bola de plasma, molas coloridas e tudo mais. Mostra o lado infantil e o lado cientista maluco, tudo em um só. Ah! Uma das invenções, inclusive, inclui os mortos que cantam, ou seja, um tipo de reanimação, que casa bem com a ideia do monstro do dr. Frankenstein (e até dele ter trazido o Peter, de certa forma, de volta dos mortos).

Episodio 2x20 - Nota 10 2019-06-10 18:18:35

Temos também quando o Walter fala que o fato de ter o mesmo sobrenome do Peter é mera coincidência, embora ele "tenha aprendido a amá-lo como um filho", afinal, como descobrimos, Peter não é mesmo filho do Walter, apesar de ele ter se apegado ao menino ao ponto de amá-lo como amava o seu próprio filho, da sua timeline.

O foco do episódio é o coração de vidro, que pode ter várias interpretações, mas eu vejo assim: O coração é visto como o órgão que representa o amor, os sentimentos. Vidro, por sua vez, é frágil. Peter, ao meu ver, pode ser o próprio coração de vidro do Walter: Sem ele (Peter/coração) Walter fica vazio; e, como dito no episódio, sem o coração (aka Peter) Walter morreria, pois é sua maior/melhor criação.

"Olivia: You think Peter Bishop stole your heart?
Walter: They disappeared at the same time."

Episodio 2x20 - Nota 10 2019-06-10 18:19:04

Também vimos como a narrativa influencia, porque Walter aplicando suas próprias desconfianças na sua versão fictícia da Nina fez com que a Ella não confiasse muito, mesmo sem saber exatamente o motivo -- assim como todos os personagens e todos os telespectadores, né.

Agora, vamos para a Olivia de coração partido e sem acreditar no amor. É incrível essa visão do Walter, porque realmente, o provável motivo de a Olivia ter medo e ser ainda mais cuidadosa e fechada, é por tudo o que aconteceu com o John, lá no piloto... Mas, aí, na cena que ela está se afogando, quem a salva? Peter Bishop. Sim, só para confirmar o que já sabíamos: Walter maior shipper Polivia.

Episodio 2x20 - Nota 10 2019-06-10 18:19:20

Uma das partes mais doloridas, acho, é a que o Peter fala sobre as crianças. Walter criou as coisas boas roubando sonhos, e é como ele mesmo se enxerga agora, em relação aos experimentos com Cortexiphan. Ele sabe que foi errado, já viu como estragou a vida de muitos deles, como causou a morte de muitos. Mas muitas das coisas que ele idealizou ou criou (que, na historinha, seriam todas as coisas boas) foi baseado nos testes (ou seja, roubado dos sonhos das crianças). Reflete diretamente no episódio Jacksonville, quando Olivia fala que ele foi abusivo com aquelas crianças. Aqui a gente vê que ele internalizou isso, que ele não é o homem que era antes, que ele concorda que foi um monstro.

Daí, a gente descobre que o coração de vidro era do Peter. Peter nasceu daquele jeito, ou seja, sempre foi frágil (e, de fato, o Walter sempre o viu assim, por causa da doença na infância). Mas também tem o detalhe de que enquanto o Peter (da historinha) acreditava no Walter, estava disposto a dar o coração para ele, que podemos fazer um paralelo com ele dizendo "dad" no episódio passado, meio que abrindo o coração para o Walter. E o Peter da historinha também fala "I was willing to die so that he could live" me faz pensar na cena da ponte, onde o Peter foi lá na ponte ajudar o Walter, arriscando a própria vida, e depois ainda fez Olivia tirar o pai da ponte.

Episodio 2x20 - Nota 10 2019-06-10 18:39:01

Peter se decepcionando como Walter, tanto na historinha quanto no ponto atual da série, é bem óbvio, nem preciso dizer nada.

"Peter: Must be nice to know who you are. To know your place in the world.
Olivia: So what about you?
Peter: Oh, I thought I did. I thought I knew who I was. But I was wrong." - a dor foi em mim, ouch.

Na história do Walter, quem conserta (mesmo que temporariamente) o coração do Peter é a Olivia. Da mesma forma, quando ela faz o Walter entregar, ela que devolve ao Peter: Shipper Polivia e ninguém vai me convencer do contrário.

E a história do Walter termina com o Peter dizendo "It's too late, Walter. There's some things you can't undo." e partindo. O que chega exatamente no ponto em que estamos.

Daí a visão da Ella, onde o Peter vê a bondade no Walter... E note como ele sorri, como ele deseja aquilo, embora não acredite muito. Detalhe que até Ella shippa Polivia. Just saying.

Originalmente dei nota 9, mas abri uma exceção e mudei para 10.

Episodio 2x20 - Nota 10 2019-06-10 20:04:36

P.s.: A beleza da Jasika e da Anna (que eu sempre enalteço, mas) aqui estava em outro nível. Queria que Olivia e Astrid interagissem igual na historinha do Walter, sempre achei que faltava essa amizade das duas (e estava certa, porque aqui funcionou muito bem).

Show de atuação do John Noble também, mas isso é chover no molhado.

Episodio 2x21 - Nota 10 2019-06-10 20:34:40

"Walter: What am I going to do? Call you every time I run out of pudding pops?
Olivia: Yes, if you need them.
Walter: I need to learn to care for myself. If Peter doesn't come back...
Olivia: Walter...
Walter: They'll send me back to the hospital, won't they?
Olivia: I won't let that happen." - A mesmíssima Olivia que estava enfurecida com Walter em Jacksonville, a mesma Olivia que foi cobaia dos experimentos do Walter na infância.

Quando você assiste, você vê e reage. Quando você re-assiste você já tem as reações antes, porque sabe o que vai acontecer. O tempo todo esperando Walternativo, e no final eu ainda tive um surtinho. Eu amo uma série.

Apesar desse final, eu abaixaria a nota para um 8,5 ou 9. Típico episódio pombo, mas que o final te deixa doido para continuar. Se acostume, tem bastante disso em alguns episódios (não sei em qual momento, mas tem).

Episodio 2x22 - Nota 10 2019-06-10 21:47:30

BOlivia usa roupas coloridas, tem tatuagem, não suporta o gosto de bebida alcoólica (risos), usa o cabelo solto, sorri com muito mais facilidade... É jogo dos opostos?

E o "well, if none of you are going to kill me... I think I'll go and have a bit of a cry" do Walter para as cortexiphan kids? Morri um pouco, apenas.

Aliás, Peter vendo a mãe que ele perdeu no blueverse, a mãe do redverse vendo o filho que perdeu... Eu quis chorar, não vou mentir.

No episódio do Nick Lane eu disse que tinha a impressão de que gostava dele, mas não lembrava o motivo. Está aí o motivo: O melhor das cortexiphan kids. Lembrava da cena da explosão, mas não lembrava que ele já morria. Achei que teria pelo menos até o próximo episódio. Aliás, Lincoln, meu amor, que dor ver aquela coisa carbonizada que ele fica.

John Noble é um ator incrível, vou bater nessa tecla agora direto. Walter sempre tem algo de dor, de culpa, de sofrimento. O tempo todo mesmo, até quando está meio alegrinho. Walternativo tem aquele ar arrogante, tão diferente.

Episodio 2x23 - Nota 10 2019-06-10 23:30:30

"Peter: (...) you remind me of somebody I know. But your hair is different. Think I like yours better." - olha aqui, seu bostinha, você gosta é da minha mão na tua cara, porque eu não pago internet para você paquerar a BOlivia, tá bom? E depois a Olivia, minha bebê preciosa toda "But in the end... you have to come back. Because you belong with me". Eu shippo, sim, shippo forte -- apesar de o Peter não estar merecendo essa deusa.

Nem vou falar sobre a quantidade absurda de foreshadowing, porque todos sabem que tem (embora quem está em primeira viagem não saiba quais são), mas o que quero comentar é da dor/raiva/angústia real e oficial que eu sabia que ia sentir e, mesmo assim, senti.

Mas, no lado bom, eu não lembrava do beijo Polivia, pelo menos esse consolo que torna tudo um pouco melhor... E, aí, pior novamente, porque é a BOlivia que voltou para o blueverse; ou seja, meu ship está morto.

"Peter: I'm trying to see this your way, Walter. I can't. But... you did cross universes twice to save my life. So that's gotta count for something, right?" - Peter me irrita demais nessa season finale dupla, mas preciso ficar me lembrando que é difícil para ele. Só que, cara, como ele esquece que estaria morto se não fosse pelo Walter, porque o Walternativo não teria conseguido curá-lo!? Sabe, umas coisas... Mas essa fala no final me faz dar um sorrisinho, mesmo assim.

P.s.: Bell comendo docinhos no carro, igual o Walter. Detalhes que amo.

Episodio 3x1 - Nota 10 2019-06-11 15:21:52

Henry melhor taxista... Ou a síndrome de Estocolmo foi bem rápida. Seja como for, amorzinho precioso.

Enfim, esse episódio é um ótimo começo de temporada, né? A agonia de ver Liv perdendo a identidade, tentando se seguras às lembranças dela, mas perdendo para as da BOlivia... Até o negocinho da sobrancelha ela fez igual a BOlivia na season finale, amo cada mínimo detalhe.

Agora, podemos falar sobre o meu coração destroçado por tudo o que Peter e Olivia passaram, do tempo que demoraram para ficar juntos... Só para agora ele sair beijando Fauxlivia, sem nem perceber a diferença?

Não sei se o ruivo é uma peruca melhor e hidratada, ou o que estão fazendo para alternar os cabelos agora; mas sei que glorificado seja quem jogou fora a peruca da season finale, porque aquela lá sim estava péssima, imagina a agonia aquele negócio em vários episódios?

Anna Torv minha rainha, maravilhosa, amo cada micro-expressão dessa mulher.

Nota: Usarei BOlivia (que era como eu e outros fãs chamavam na época, Bolivia, de Olivia B) para referir a Olivia do redverse e Fauxlivia para falar da Olivia do redverse que está no blueverse fingindo ser a nossa Liv. Boa sorte tentando entender meus comentários agora.

Nota aleatória: Quando me cadastrei aqui no bds, durante anos a minha foto de perfil foi desse episódio (essa segunda aí na lateral, da Olivia e o Henry ao fundo -- só que eu usava espelhada). O que apenas atesta o quanto amo a série... E o quanto amo esse final da segunda/começo da terceira.

Episodio 3x2 - Nota 10 2019-06-12 02:43:55

"Peter: No, you remind me of somebody I know. But your hair is different. Think I like yours better." (2x23)

"Fauxlivia: What, you didn't like the red hair?
Peter: Well, I've always preferred blondes." (3x2)

Ô seu dissimulado, senta aqui, vamos bater um papo.

Sério, eu juro que não entendo: Esse povo (Peter, Walter, Broyles, Astrid) deveriam ser os gênios, os que cruzam universos e lidam com casos bizarros de uma divisão secreta do FBI. Como cargas d'água que eles não perceberam a diferença gritante entre BOlivia e a Olivia? A aparência é a mesma, e ela está infiltrada, tentando o melhor para parecer a nossa Liv, mas a diferença é gritante. Acredito que os telespectadores, se não soubessem da troca, desconfiariam (no mínimo). Mas eles nem questionam? Nem um segundo? Yeah.. Nope. I call bullshit on that.

Depois de ir e voltar do outro universo -- detalhe, Peter tinha visto que Olivia tinha pintado o cabelo, então apenas mais motivo para a troca passar facilmente -- a mulher começa a usar cabelo solto, sorri mais, começa a querer dançar...

"Broyles: The neighbor found 'em a few hours ago. M.E. puts the time of death around ten last night.
Peter: What are you thinking?
Fauxlivia: Nothing. Just taking it in." - QUANDO que a Olivia fica assim? A mulher já acostumou tanto com o bizarro, tem uma abordagem bem mais "bora lá".

Ela também não iria sugerir um "temporary fix", provavelmente falaria sobre a própria experiência como vítima do Walter, quando foi cobaia na infância, etc.

E se eles estavam se pegando para ele não ver o sangue escorrendo por baixo da porta do banheiro, como saíram e ele não viu nada? O beijo deixou ele cego? Tirando isso, ele até que está muito bem considerando que recentemente descobriu que 1) o pai dele na verdade o sequestrou 2) ele é de outro universo 3) ele foi no outro universo, onde existe cópias de todo mundo, incluindo o pai, a crush, a mãe que está morta no universo que ele vivia... 3) descobriu uns diagramas bizarros que envolvem ele 4) e que seu pai original que estava tentando persuadi-lo a participar disso 5) voltou para o universo em que viveu a maior parte da vida, com o pai que o sequestrou. Vou até dar um cisco de desconto, porque eu não sei como esse homem não teve um belíssimo colapso, está aí como se nada tivesse acontecido, uau.

Episodio 3x3 - Nota 9 2019-06-14 00:05:00

Acho a amizade do Alt!Charlie mais legal do que o Charlie do blueverse. Ou então a amizade dele com a BOlivia era mais amorzinho mesmo, e como a Olivia internalizou, a dinâmica dos dois está boa assim. E o redverse tem o Lee, o que também é muito importante. Embora ele não esteja tão presente, acho que ele complementa bem o trio.

Para variar, eu querendo comentar certas coisas e não podendo por ~motivos~. Mas posso dizer que aumentaria minha nota para 9,5 ou 10. Mesmo solto, é um episódio bom; e na minha perspectiva de segunda viagem, melhor ainda.

Na verdade, agora que estou lembrando... Acho mesmo que, nessa fase, prefiro os episódios do redverse. Inclusive, vou ser bem direta: Atualmente gostando mais do Peter-fragmento-subconsciente-da-Liv do que do Peter real que está no prime universe.

Episodio 3x4 - Nota 9 2019-06-15 23:24:38

"We all draw our moral lines in the sand. And unless you can put yourself in another man's shoes, I don't think you can really judge their situations."


Episodio 3x5 - Nota 10 2019-06-22 22:44:42

E a referência àquele episódio da primeira temporada (S01E10), no blueverse, onde os assaltantes também entravam no banco atravessando paredes? Eu amo uma série.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Capitu aka Anna

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries