IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

The Marvelous Mrs. Maisel By





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2017-12-26 16:22:25

O estilo de vida americano de acordo com a propaganda: a casa que parece de boneca, a aparência de pin-up, a preocupação com o padrão de beleza para todos os aspectos, um grupo social cheio de hipocrisias próprias que, com essa tão boa medida de sátira, se fez em personagens de uma série que promete manter essas dosagens de crítica, sonho, drama e comédia. O lugar-comum do desmoronamento traz o lugar-comum da reconstrução de si, o tempo da crise suscita um engrandecimento futuro. Mas aqui, tudo colabora pra que nos cativemos pelas histórias pessoais, criemos empatia. Ótimo piloto.

Episodio 1x2 - Nota 9 2017-12-26 16:44:55

Em si mesma, a série faz uma apologia ao que é um dos sonhos mais correntes hoje: a autonomia individual frente a um modelo engessado de felicidade romantizada e falseada. Vermos isso na metade do século passado dá uma impressão de vanguarda. E se não era uma novidade em si, para aquele grupo social, para aquelas mulheres individualmente, a autonomia é um escândalo, um vexame para a família. A caricatura de um modelo de beleza, de um modelo de família e de uma conduta social e religiosa se contrapondo a uma realidade do centro da cidade onde “usar cuecas já é um exagero” é um pano de fundo muito rico pra série se desenvolver.

Essa estética que privilegia a limpeza, o colorido artificial, que apresenta a falta de higiene das ruas como apenas um descuido de vizinhas velhas e encrenqueiras, mostra os bares com pequenas fuligens que quase funcionam como um enfeite diante de certa monotonia, me lembra The Deuce (em uma ambientação duas décadas à frente) e o contraste absoluto entre os olhares que se lançam à rua dos centros por essas duas séries. Um é romântico, o outro absolutamente realista. E a possibilidade de vermos duas ótimas séries (The Deuce fez uma temporada excelente e The Marvelous promete fazer) lançando olhares sobre um mesmo objeto, apesar dessa distância temporal, é um instigante convite da televisão à pluralidade desse entretenimento.

Por agora, ainda tenho reservas sobre certa romantização da autonomização. Midge é uma personagem que, apesar de levar esses baques, tem todo um aparato financeiro e familiar. Espero que o contraste dela com Susie funcione como uma ponte para o real além dessa atmosfera de sonho que ainda se mantém em torno dela. De um modo ou de outro, vê-la ultrapassar suas próprias barreiras promete render muitas sensações boas.

Episodio 1x3 - Nota 8.5 2017-12-28 21:56:41

melhor stad up... dá vontade de saber sobre as pioneiras nesse estilo, pelo menos as que se destacaram nessa época.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2017-12-29 15:52:49

Entre as lembranças que se confundem entre os dias que sua vida se adequava ao plano sonhado e o dia em que se vê fora da bolha que tão amorosamente construiu, Midge encontra um caminho para fora de uma vida quase automatizada. Ainda assim, é triste entendermos como nem o primeiro caminho nem o segundo partiu de uma escolha dela. Para um ela foi treinada, ensinada a cumprir um papel; para o outro ela foi empurrada.

Gosto de como apresentam essa necessidade de Midge estudar a comédia. Até então podem ter dado impressão que esse campo é puro dom, como se os profissionais não precisassem se esforçar para manter o interesse do público, não trabalhassem métodos e performances. Nada é somente natural, afinal de contas. E apesar do talento inegável, esse caminho do aprendizado tende a aperfeiçoar suas apresentações, inclusive pra ela ver o que não deve fazer, o que pode ser mudado no estilo. A impressão que dá é que ela é capaz de revolucionar o campo. Essa construção da profissional aliada à mudança na vida pessoal, de quebra das estruturas, o processo de encarar a realidade além de seu grupo social, como na conversa com Susie, pincelam a série e essa perspectiva otimista e romantizada com os toques de incômodo e desestabilização que são muito bem-vindos.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2017-12-29 15:55:44

Tenha personalidade, mas não tanta. Não seja a mulher divorciada que decide trabalhar fora para não ter que aturar ser tratada como uma adolescente, mas também não seja a menina que ri de tudo e aceita tudo. O casamento depende de seu porte: não desafie o marido, mas também não o enjoe. E muito menos enjoe aqueles que estão ao redor dele. Precisa-se manter uma imagem de felicidade e maturidade muito específica. Qualquer coisa que rompa certos limites implica em recusas, em negativas, em mentiras e desculpas contadas no elevador. Penny não seria perdoada. E Midge terá que lidar com muitas reprovações até ser.

Eu gostaria que a imagem de Penny não fosse necessariamente essa e espero sinceramente que sua personagem renda um aprofundamento adiante. Acontece que a diferença entre ela e Midge parece existir apenas pra valorizar a segunda e convenhamos que esse tipo de hierarquização é muito forçada. Eu entendo que uma Penny de esperteza questionável também tem a função de denunciar o caráter de Joel, sua fraqueza e os motivos injustificados para o divórcio, já que ele escolhe um estilo de vida igual ao que tinha antes. Mas mesmo assim, edificar Midge como heroína à custa de outra personagem feminina é bem aquém do que a série promete. Aliás, outra personagem que se destaca para além de um modelo esperado para as mulheres, é masculinizada, Susie. E era até engraçado ela sendo confundida com um homem no começo, mas aí parece que a intenção da série é manter essa masculinização pra diferenciá-la de Midge. No mais, apesar desses detalhes que talvez sejam adequados a uma narrativa menos datada depois, a série consegue elaborar sátiras muito boas. E talvez essa estrutura venha a ser questionada depois, em uma narrativa que confluirá a maturidade do enredo e a de sua protagonista.

Episodio 1x6 - Nota 8.5 2017-12-29 18:38:13

eita, nem tinha atentado pra essa possibilidade da esterilidade ser do irmão... lembra handmaid's: época ou distopia, a problematização presente, o que é bem sintomático né.

ainda prefiro o segundo, heuheu


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil



Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries