IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Atlanta By Rafael Mattos





Episodio 1x1 - Nota 8.5 2016-09-18 00:27:39

O ruim das comédias é que as pessoas tem visão tão simplistas que, se não rir com nenhuma cena, já considera a pior coisa que assistiu. Chega até a irritar de ver coisas assim. Mas enfim...
Parece que finalmente os frutos renderam para a saída do Donald Glover de Community e Atlanta tá aí mega elogiada com 90 no Meta, favorita do ano e com certeza foi um piloto que me chamou atenção.

Dá pra ver que existiu um cuidado em apresentar o Earn ao público e também de afastar o Glover da visão que muitos têm dele como Troy. Earn, como muita gente, é a representação de jovem frustrado com a vida e quer algo a mais no assunto que gosta, nesse caso o rap. O piloto parece prometer que a série vai explorar esse meio onde muitos rappers saíram, com todas as drogas e conflitos de gangues que já é um assunto meio manjado, mas que pode ser interessante em ver do ponto de vista do protagonista, ainda mais no formato de meia hora.

Sobre rir que é o foco de muito comentário aqui, Atlanta parece se focar mais nos diálogos para criar pequenos momentos irônicos como a mãe do Earn ficando feliz por sua namorada(?) ter um encontro ou o amigo do Alfred todo noiado o episódio inteiro. E rolou até um momento surreal do maluco com o sanduíche, cena que eu esperaria ver num episódio de Louie, o que me faz pensar que a série não vá se agarrar sempre na realidade.

Enfim, um piloto introdutório, mas que apresenta bem o protagonista e a vibe da série. Vou continuar.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2016-09-18 02:36:24

Episódio com um foco maior no Paper Boi, acabou tornando-se até engraçado em como a fama dele foi crescendo como um dos últimos "rappers de verdade", enquanto ele mesmo vai ficando temeroso de que algo possa acontecer. Dá pra ver que ele tem sentimentos quando ver as crianças correndo fingindo atirar e tentar passar uma mensagem de que aquilo não é legal, mesmo aquilo se perdendo com a mãe interesseira.

Já a parte do Earn foi muito mais pra comédia de situação, pequenos glimpses irônicos de uma delegacia. O cara que vai preso ao reencontrar o amigo; o cara aparentemente com problemas que todo mundo dá risada até que é tratado de forma desnecessária com violência; e o cara sofrendo ao descobrir que sua ex não é aquilo que ele imaginava... Existe muita verdade nessas pequenas cenas, o quanto aquele mundo não é perfeito e como cada um ali é egoísta e preconceituoso.

Episodio 1x4 - Nota 8.5 2016-09-24 20:46:37

Darius é muito maneiro, cara. Ele é um personagem viajado, mas nada forçado. Muito bonitinho ele dizendo pro Earn que eles são amigos agora.

Episodio 1x5 - Nota 8.5 2016-10-01 20:10:50

Foi o episódio mais engraçado aqui, totalmente cheio de crítica desses popstars que vivem fazendo merda e depois alegam ter mudado só pra fazer uma música que aparentemente pede desculpas por seus atos, enquanto do outro lado Darius questiona o pensamento desse pessoal que vê algo de errado em atirar em cachorros, mas não em seres humanos.

Esse é o primeiro episódio que realmente faz parece Atlanta uma comédia de verdade, sem o drama que Earn e Paper Boi estavam vivendo até agora. Earn já ganhou uma inimiga sem querer e imagino que ela pode se tornar uma personagem recorrente daqui pra frente. Entretanto, isso abriu portas para o personagem interagir com outros empresários, o que foi um pouco fácil, mas como ele tava só se fodendo até aqui, não vou reclamar dele ter sorte uma vez.

Tenho que elogiar o Brian Tyree Henry que é muito bom em fazer WTF faces. Toda vez que ele via o Justin Bieber fazendo alguma coisa, a frustração no seu rosto era muito engraçada. E a cena dele "brigando" com o popular deve ter sido a cena mais cômica da temporada até agora.

Episodio 1x6 - Nota 9 2016-10-10 02:07:02

Geralmente esses episódios focados em apenas um personagem são ótimos e fiquei bem surpreso em ver que a Van teria importância na série já que parecia servir só pro Earn sentir que precisa dar um jeito na vida. Mas não, esse episódio expõe toda as frustração da personagem naquele encontro com a amiga, naquele jantar que deveria ser prazeroso mas acaba tornando-se tão humilhante, sendo julgada por não se dar o devido "valor". É um episódio que de forma simples acaba dando profundidade para a personagem e isso é importante para o que irá acontecer na segunda parte do episódio.

Todo o plot do drug test me deixou bem curioso pra saber como ela iria agir e, depois de a conhecermos melhor na primeira parte, faz com que torcemos para que ela se dê bem. Engraçado que ela fez a parte mais difícil e acabou esquecendo de trazer uma tesoura para cortar a camisinha. Pior ainda foi descobrir que a escola não tinha dinheiro para checar a urina e que Van seria demitida só porque admitiu a um superior. Pô, quanta ironia... Mas sinto que parte do que faz Atlanta legal é como as coisas não saem do jeito que os personagens querem e como eles precisam continuar seguindo em frente por não poderem se dar o luxo de pararem.

Pena que a média tá bem aquém do que o episódio merecia. Só pelo moleque white face boladão já merecia no mínimo um 8.5.

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2016-10-24 16:11:30

O episódio na realidade deixa em aberto as questões.

Por exemplo, no caso do Paper Boi: você acha que ele é homofóbico ou você acha que ele apenas acha estranho o fato de um homem se tornar mulher? Você acha que ele preconceituoso ou apenas alguém influenciado na sociedade que foi criado, que nunca lidou com essas questões? Você acha que ele está certo em poder dizer que a situação é estranha sem ser julgado pela liberdade de expressão ou ele deveria ser julgado pelas coisas que diz?

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2016-10-24 17:18:01

Entendi. Bom, eu acho que a Carol em resposta ao comentário do LucasSP transmitiu muito bem um pensamento no assunto e eu concordo com a opinião dela.

Episodio 1x8 - Nota 9 2016-11-05 17:15:16

Bom, o Donald Glover disse que ele via Atlanta como uma Twin Peaks com rappers e se você viu um pouco de TP, sabe que lá tem umas bizarrices. Eu também acho um pouco estranho essa junção, mas consigo dar bastante risada mesmo assim.

Episodio 1x8 - Nota 9 2016-11-05 17:30:09

E ainda dizem que dramédias não são engraçadas (se bem que, ultimamente, Atlanta anda caindo mais pro lado da comédia, até pelo falta de uma continuidade entre os episódios). E depois desse aqui já posso afirmar que eu gosto muito do trio principal. Adoro ver como Earn tem dificuldade de se adaptar aquela vida gangster e baladeira; Paper Boi sempre se fodendo e suas reações são ótimas (acho Brian Tyree Henry meio que um ator revelação esse ano, o cara é foda); Darius é aquele personagem viajão que poderia ser super forçado, mas acaba sendo carismático.

E quando Donald Glover diz que Atlanta é tipo Twin Peaks com rappers podemos perceber momentos disso. O carro invisível é o mais óbvio, mas achei muito louco o dono do bar fugindo do Earn pela parede ou o fotógrafo tirando foto do tênis do Alfred em vez dele com a moça. Husauhasu!
Enfim, Atlanta pode estranhar um pouco pela sua falta de história ou pelas bizarrices aqui e ali (talvez porque os primeiros episódios aparentavam que fosse um programa mais sério e focado), porém, é inegável que o Glover tá fazendo um bom trabalho, seja mostrando a vida dos jovens adultos negros tentando sucesso no rap, falando de preconceitos ou apenas tentando ser engraçada e pertinente.

E por fim: fuck the club man.

Episodio 1x10 - Nota 9 2016-11-12 18:25:08

Mas você elogiando algo? Vivi pra ver isso.

Episodio 1x10 - Nota 9 2016-11-12 19:01:45

Existe um amadurecimento muito sútil em Atlanta que sinto que espectadores casuais podem perder se não prestarem atenção ou pensar no que foi a temporada. Porque Atlanta apresentou uma temporada tão fora do comum e sem muitos momentos explosivos ou de grande desenvolvimento de personagem, que dá a sensação que apenas estamos seguindo a rotina daqueles personagens e nada mais.

Porém esse episódio focado no Earn mostra uma evolução, uma conquista pessoal. Durante os episódios vimos ele dependendo de outros personagens para conseguir as coisas (até pra ter lugar pra dormir), então o episódio conseguiu criar isso muito bem, dele ter passado a noite na casa de outra pessoa e no final, negando ficar com Al e Van para finalmente ter o seu espaço, mesmo que seja em um armazém.

Enfim, Atlanta apresentou uma ótima temporada dessa era onde dramédias estão ganhando um espaço muito grande. Seja em questão de crítica social, por ser engraçada, por ter uma ótima trilha sonora ou por ser realista demais até quando acontece bizarrices (como o pessoal fantasiado de vaca no começo do episódio), Atlanta chamou a atenção da crítica e é sim uma das melhores coisas desse ano.
E depois dessa temporada até consigo perdoar Donald Glover por ter abandonado Community.

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2018-03-15 06:12:25

Eu acho que o tiroteio serviu pra resumir a temporada, coisa parecida que The Wire e The Leftovers (nas duas últimas temporada) faziam. Mas não ficaria surpreso se os ladrões voltassem.

Episodio 2x1 - Nota 8.5 2018-03-15 06:31:59

Pessoal falou como Atlanta está mais dramática, mas, tirando a cena inicial que foi realmente outra coisa, dei muita risada com tudo. Curto muito como Atlanta pode pegar uma trama que poderia ser tão séria e pesada e une isso com uns diálogos sem noção e momentos WTF. Florida Man e o jacaré saindo de casa em câmera lenta foram excelentes.

A relação do Earn com Paper Boi e Darius parece mais restrita do que eu lembrava. Eles possuem um bond que Earn não conseguiu fazer parte totalmente. Dá pra ver a preocupação dele em não saber o que aconteceu para os dois estarem num clima ruim. Dizer que ama os dois do nada foi muita insegurança. Huhsuhasuas!
Tracy tem cara de ser aquele personagem que não vai ser boa coisa, porém, sendo Atlanta, vou esperar pra ver se minhas expectativas serão subvertidas.

Enquanto toda a situação com o Willy foi bem engraçada, senti falta de um esclarecimento sobre o que aconteceu entre o tio e a mãe do Earn. Não lembro se isso foi explorado na temporada passada, infelizmente não lembro tão bem de algumas coisas. Isso é o ruim dessas temporadas que demoram pra sair. Por um lado você pode tem uma season feita sem pressas e de melhor qualidade; por outro lado, vai esquecendo coisas importantes.

Episodio 2x2 - Nota 8 2018-03-16 07:53:44

“Can I even feel bad for this horse anymore?”
Essa referência a BoJack foi a melhor coisa e adorei ver que o Tracy não sabe mais se ele consegue sentir algo pelo cavalo.

O primeiro episódio trabalhou como Earn parece não fazer totalmente parte do bond que Al e Darius - e agora Tracy - têm e nesse segundo explora uma barreira entre o protagonista e os outros personagens. Tracy afirma que ele é do tipo que sabe falar com white folk porque foi pra Princeton enquanto vemos Earn sendo mais paciente com brancos do que Paper Boi que mostra-se visivelmente incomodado, sem saco para lidar com aquele pessoal. Earn acaba ficando bem deslocado porque os outros negros da série o enxergam de forma diferente. E que bizarra a cena dos funcionários encarando o Earn como se ele fosse um animal exótico ou algo do tipo.

Cara, eu vivo pelas reações do Brian Tyree Henry. Há algo nas expressões faciais que ele faz, soltando um "n word" e exibindo frustração que me faz rir facilmente. A cara dele ao ver o cover acústico da mina foi impagável (E a frase do Darius dizendo que white girls love that shit foi igualmente hilário). Esse cara precisa ser reconhecido no Emmy e outras premiações.

Tracy está caminhando pra ser aquele tipo de personagem que não dá pra confiar, o que é um caminho esperado e previsível. Earn foi muito tanso em dar o dinheiro pra ele. Ainda assim, eu dei risada com ele explicando o "no chase policy" enquanto pega os sapatos que vai roubar na frente do funcionário.

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2018-03-31 02:34:01

Sinceramente não acho que seja um episódio para ficarmos do lado de alguém, apesar de que as pessoas tendem a escolher lados. Pra mim, é um episódio que evidencia bem como relacionamentos são complicados.

Acho que muitos não concordarão, mas não gostei como a Van tratou o Earn. Ela quer que ele seja um cara que ela quer em vez de aceitar quem ele é. E não estou dizendo que Earn é o good guy da história, mas quando eles chegam no festival, a Van meio que larga ele em um lugar com uma tradição totalmente diferente do que Earn está acostumado, depois faz ele participar de um jogo sem explicar como funciona, além de conversar com o barman e deixar Earn totalmente de fora. Uma coisa é dividir algo do seu passado com alguém que você gosta, outra é querer que ele se ajeite sozinho sem seu auxílio. Eu acho justificável ele ficar puto naquele lugar.

BUT, por outro lado, Earn não se esforça em agradar a namorada. Estar num namoro é ceder às vezes e Van fez isso quando foi para um strip club sem reclamar porque era o que ele queria (Aliás, outro momento onde a continuidade foi bem utilizada). E é mancada jogar na cara que agora você está sustentando alguém que antes fazia o mesmo por ti. Earn disse aquilo apenas pra ter poder na discussão já que quem tem dinheiro é que tem o poder. E eu fiquei bem irritado como ele fez pouco caso da relação quando ela veio conversar. Earn é o típico cara que gosta das partes boas e não sabe lidar com outros aspectos de um namoro. Ele não teve tato nenhum pra explicar que não poderia dar um relacionamento sério pra Van e o mais irônico é que foi logo ele quem disse que queria conversar em primeiro lugar.

Este episódio volta a trabalhar como Van está insatisfeita com a vida, sem querer ser rotulada como Earn's girl ou mãe da Lottis. Ela percebe como as amigas a julgam e a amiga dizendo que ela está nessa posição porque escolheu preto, caramba... Van só tem amiga merda, na real. Foda que a Van tem pouco espaço na série e não consigo ver ela saindo do desemprego tão facilmente, a não ser que haja uma preocupação em dar mais espaço pra moça daqui pra frente.

E eu achava que a cena mais constrangedora da temporada seria os brancos encarando o Earn, mas aí me vem uma mina achando que ele estava de blackface. Foda...

Episodio 2x4 - Nota 8.5 2018-04-08 18:03:28

Você por aqui. Achei que tinha parado de usar o site.

Episodio 2x5 - Nota 8 2018-04-11 22:48:51

Sei lá... Achei um dos mais fracos da série. E nem é pelo fato do Bilbby ser irritante, apesar de ser um plot que vai repetindo várias vezes que ele vai desviar do caminho em vez de cortar o cabelo do Al. Acho que é porque não há tem nada do humor que estou acostumado com Atlanta. Nenhum momento surreal ou diferentão ou algum comentário inteligente ali e aqui. Acho que quiseram fazer um episódio mais focado em comédia depois do anterior que foi mais dramático.

Valeu por dar foco nas reações de Al que nunca vão parar de me entreter.

Episodio 2x7 - Nota 8 2018-05-01 20:21:59

E no final, dá pra ver que a Tami está com os chinelos de puma, então ela pagou 30 dólares pra tirar foto com "Drake".

Episodio 2x7 - Nota 8 2018-05-01 21:20:35

No começo, eu tinha achado esse episódio just ok, mas parando pra pensar sobre ele, há realmente uma crítica bem legal sobre rede sociais num geral (because you know, é moda criticar redes sociais nos últimos anos e dizer que isso é muito Black Mirror). Só comecei a usar Instagram esse ano e, nos poucos meses, você vai percebendo que muitos querem mostrar que possuem uma vida social ativa, numa vontade de ganhar seguidores e likes. E não vou dar uma de fodão e dizer que não faço parte da massa, por que, né? Quem não gosta de receber likes? Ainda assim, é sempre bom parar e enxergar a superficialidade de algumas ações, como as mulheres na fila, pagando 20 dólares pra tirar foto com "Drake".

E como alguém abaixo notou, esse episódio teve uma vibe muito Insecure, quase como se estivéssemos vendo um spin-off da série. É bom que tiraram tempo pra mostrar que a Van tem amigas mais decentes do que as outras que apareceram. Não é possível que alguém seria rodeada só de gente merda.
Já Van não consegue tirar Earn da cabeça e acha que ele está vivendo uma vida legal com a "aparência" do Instagram, mas mal sabe ela que o Earn é um dos personagens que menos anda vivendo a vida nessa temporada. É até curioso notar como ele anda apagado.

Darius aparecendo do nada é um daqueles momentos que comprovam como ele é um personagem coringa, que você pode jogar ele em qualquer situação da forma mais inesperada e funcionar. Só espero que os roteiristas não finjam que Teddy Perkins não aconteceu e Darius vai continuar vivendo como se nada tivesse acontecido.
E é engraçado como é nossa impressão das pessoas, né? Aquele cara dando água pra ela pareceu bem legal de início e foi ficando estranho em pouco tempo. Não dá pra saber as intenções dele, mas normal a Van achar estranho essa necessidade de agradar.

Episodio 2x8 - Nota 9 2018-05-01 23:28:05

Tem BoJack também. E sim, boto no mesmo patamar das melhores atuais. Mesmo sendo animada, é uma baita dramédia. Não é a toa que a própria Atlanta a citou.

Episodio 2x8 - Nota 9 2018-05-02 00:09:59

Comentários tão bons nessa página, nem me sinto honrado de escrever depois de tanta perspicácia dos fãs sobre o que Al viveu nesse episódio.

Então vou só expor minha opinião por cima da temporada. Como ela anda bem experimental, sinto que também está situacional, fazendo críticas de muitas coisas pelo que os personagens passam que não há exatamente uma trama sendo desenvolvida. Devo admitir que achei que essa temporada seria mais focada, até pelo cuidado que estão tendo com a continuidade, entretanto, o experimental vem sendo a força da season que, como já notaram, está ainda mais surreal e sombria.

Sinto falta da interação dos personagens, mas por termos praticamente cinco episódios solos, isso não aconteceu muito. Como o Glover anda bastante ocupado com filmes e etc, me pergunto o quanto desses solos são intencionais e o quanto foram necessários já que não deu pra reunir todos os atores no mesmo episódio.

Isso não quer dizer que estou achando ruim. Sinto que Atlanta está conseguindo mudar concepções sobre o que uma dramédia pode ser e Glover e sua equipe cada vez mais solidificam a expressão "Twin Peaks com rappers". E a FX é boa em dar liberdade pros showrunners, então é legal poder ver algo mais autoral que não siga estruturas básicas. No final das contas, é subjetivo pra cada um.

Episodio 2x11 - Nota 9 2018-05-19 02:57:57

Nesse segundo ano, Atlanta conseguiu ser tudo o que queria. Passou mensagens e críticas, não apenas aos que os negros vivem, mas muito pela fama com Teddy Perkins e sobretudo Al tendo que lidar com isso de várias forma.

Earn teve uma trama mais por fora onde precisa fazer muito mais se quer mesmo manter o emprego. Acho interessante como a maioria das decisões que Earn fez nessa temporada foram idiotas, mas, em sua último momento idiota (esquecer de se livrar do revólver dourado), ele deu um jeito na situação, não precisando de Al nem ninguém para resolver o que fez. Não é a toa que Al tomou nota disso.

Atlanta também foi fortemente surreal fazendo a frase "Twin Peaks com rappers" ter muita credibilidade, não sendo apenas uma ideia que Glover tinha em mente. Ele conseguiu alcançar isso. É uma temporada super experimental e que funciona na maioria das vezes. Há um grande foco em episódios solos que oferece o suficiente de estudo de personagens para entendermos melhor quem é Al, Vanessa e Darius.

Mas, pra mim, Atlanta é o seu melhor quando se importa em construir uma trama. Gosto muito como Earn precisa entender que ele tem que fazer mais por ser negro ou como Al tem que lidar com todas as conveniências que a fama trás. E o diálogo que Earn tem com Darius nesse capítulo é pesado, mas sincero. É um daqueles momentos onde vemos que Darius possuí noção da realidade e sabe observar o todo. É muito fácil amar esse personagem, não é mesmo?

Como já comentei episódios atrás, a temporada foi um pouco estranha pra mim por se focar em muitos episódios solos e deixar a trama de lado, mas admiro Atlanta por fazer your thing. Essa temporada cresce bastante quanto mais penso nela e esse segundo ano realmente consolidou que a série pode ser o que quiser e continuar trabalhando os temas por quais ficou conhecida no primeiro ano.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Rafael Mattos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries