IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Australian Survivor By LucaSP





Episodio 3x1 - Nota 8 2019-05-25 16:11:53

Sempre ouço bons comentários dessa versão, mas também já ouvi que o início é lento. E de fato foi. Mesmo assim, tem uma vibe bem Survivor old school que eu gostei bastante de rever. O elenco é colossal, mas é cheio de bons personagens. O episódio foi longuíssimo, mas soube usar de sua duração para introduzir todo mundo, apesar de em muitos momentos ter soado disperso - como quando cria todo um plot para criatura que queimou a mão.

O que eu não gostei de jeito algum foi do apresentador. Survivor não é um programa muito complexo de ser apresentado. Precisa apenas saber questionar os jogadores na hora certa e ter o ânimo que se espera em um programa de televisão. É cedo para julgar a respeito da primeira parte, mas a segunda foi um desastre completo. Sonolento ao extremo.

Episodio 3x4 - Nota 7 2019-05-26 01:38:40

Faz zero sentido cancelar uma eliminação porque alguém de outra tribo desistiu. Pode parecer até um favorecimento para a tribo perdedora, que foi poupada de perder um membro e tem mais chances de virar o jogo - apesar que com o desastre que Aganoa é nos puzzles, não vão vencer nunca os desafios.

Mas o pior é que o (longuíssimo) episódio foi todo construído em torno desse TC, que não aconteceu. Frustrante e uma perda de tempo,

Episodio 3x5 - Nota 7.5 2019-05-26 03:11:24

A twist até que tem sua parte interessante, mas não do modo que foi feita. Deveriam ter anunciado que os participantes estariam votando para alguém mudar de tribo logo antes da votação acontecer. Após, parece simplesmente que a produção não gostou do resultado e ver dois dos personagens mais marcantes até agora - apesar de jogadores bem ruins - podendo acabar sendo eliminados já e mexeram uns pauzinhos para ficarem no jogo - até deram a opção deles trazerem um jogador a mais e não ficarem tão vulneráveis nessa pseudo swap. Tenho minhas dúvidas se essa twist aconteceria caso dois whos tivessem sido os mais votados.

Episodio 3x10 - Nota 8 2019-05-26 14:31:12

Eu jurava que de uma forma completamente louca Andrew acabaria eliminado, porque ele só teve confessional de quem iria se dar mal nesse episódio. Mas foi apenas uma manobra para disfarçar a previsível saída de Kat. Levando em conta que desde o primeiro episódio ela está perigando ser eliminada e que só sobreviveu em um TC porque um outro participante desistiu, ela durou muito até.

Sobre ela ter errado em eliminar Rohan, acho bem o oposto. Ela estava no bottom da antiga tribo, seria eliminada no primeiro TC que eles voltassem a pisar. Logo, tinha mais é que flipar para a outra tribo mesmo. O erro dela foi ter dado tantas chances para Phoebe, que só usou ela para manter-se no topo.

Episodio 3x12 - Nota 8 2019-05-26 16:23:24

Phoebe realmente é uma personagem bem marcante e todas as tribos que ela passou até agora giraram em torno dela, mas não achei um move muito inteligente eliminar Craig agora. A depender de quando ocorrer a merge, essa tribo ainda precisa vencer os challenges para não serem eliminados um por um. Craig, nesse sentido era fundamental para tribo e esse idol era fundamental para ela.

Ela não fez mal em usar agora, já que obviamente seria eliminada, mas deveria ter tentando se enturmar com a maioria - o que ela vem falhando desde a switch -, ter se livrado de Kristie e ter preservado o idol para mais para frente. Me pareceu que ela só adiou sua eliminação por um episódio, já que ela facilitou as chances da equipe perder e não tem mais como se proteger

Episodio 3x15 - Nota 8 2019-05-26 20:55:58

Faz tanto tempo que não vejo leilão em Survivor que até tinha esquecido o quão legal é, especialmente para participantes que estão no limite físico no programa.

O episódio em si foi muito previsível a partir do momento que o plano para salvar Conner era complexo a ponto de envolver que pessoas que claramente estão no topo flipassem a troco de nada. Não tem o que criticar os três no bottom por votar separados. Mesmo se tivessem um idol, ou Conner ou Kate acabariam eliminados. Três não tem a menor chance contra dez. Esperta foi Kristie se enfiando na maioria. Tem chances minúsculas de dar a volta por cima, mas maiores que as ex-companheiras de tribo.

Episodio 3x18 - Nota 7.5 2019-05-26 23:56:31

Achei essa twist bem interessante, mas claramente não funcionou, já que foi possível ver que, mesmo separado, o grupo seguiu um plano que possivelmente já havia sido pré-determinado antes do challenge.

O que acabou com essa temporada, que anda um marasmo sem fim, foi a twist de deixar que os participantes montassem a swap, o que gerou um desequilíbrio entre eles e exterminou uma tribo. Kylie poderia ter feito algum move com o resto do bottom? Até poderia, mas seria inútil. A aliança majoritária é bem grande e se opor a ela é suicídio no jogo. O melhor, nesse contexto, é realmente fingir fazer parte de um grupo feliz e ir comendo pelas beiradas, tentando formar um sub-grupo, que é exatamente o que as mulheres no topo fizeram. E foi nisso que Kylie errou. Olhou demais para o grupo como um todo.

Episodio 3x21 - Nota 8.5 2019-06-01 01:57:49

E não é que rolou blindside mesmo? Em termos de entretenimento, foi ótimo. Para o jogo de Flick, me pareceu um tiro no pé. Não acho que nenhum deles tem chances contra Lee em um final. Se não dava para eliminá-lo, o melhor era eliminar suas opções de aliados.

Mas não dá para reclamar de um blindside que mandou embora uma das favoritas ao prêmio e que chacoalhou o favoritismo de todo mundo. Como a edição é bem equilibrada, fica difícil tentar prever o vencedor - ao contrário do US - mas eu apostaria em Matt. Há tempos falam em eliminá-lo e não vi nada sendo colocado em prática, o que soa como se ele fosse uma grande ameaça - por quererem o eliminá-lo - mas um jogador tão bom que vem se esquivando até agora. Não acho que seja necessariamente a verdade, porém é a impressão que a sua narrativa vem tentando passar.

Kristie, para mim, é a grande surpresa do elenco. Já perdi as contas em quantos TC ela esteve e vem sobrevivendo de maneira extremamente ardilosa, se infiltrando nas alianças e comendo pelas beiradas. Não acho que ela tem chances de vencer - e até por isso ela vem recebendo passe livre - porém tem de se admitir que é um dos jogos mais eficazes até o momento. Se tem uma coisa que ela fez nessa edição, foi sobreviver.

Episodio 3x25 - Nota 7.5 2019-06-01 16:09:06

Não acho que Kristie que tenha atrapalhado o jogo de Flick e sim, a própria que se deu um tiro no pé, traindo a maior aliada e se unindo a uma aliança que não soube separar. Pior, ela simplesmente nem percebeu que nem teria chances de chegar no F3 contra eles. Eu acho é ótimo o resultado. Ainda no início da merge muita gente foi apontada no bottom e juravam que estava tudo sob controle. O que se viu desde então é uma sucessão de participantes percebendo sua real posição tarde demais e sendo completamente ineficientes em dar a volta por cima. Azar deles. Oportunidades tiveram aos montes.

Sobre o vencedor, provavelmente será Lee, mesmo. As chances de Kristie chegar no top 2 são quase negativas e entre El e ele, acho que o júri deve valorizar mais o desempenho dele nos challenges - apesar dela também ter se destacado em vários. Em termos de edição, ela me parece um pouco ofuscada e não combina tanto com a edição que se espera de um vencedor, nem de uma finalista, para falar a verdade.

Episodio 3x26 - Nota 9 2019-06-01 17:34:09

A cara do júri vendo Kristie com o colar e percebendo que, por consequência, ela era finalista é um dos momentos mais épicos que Survivor já propiciou.

Sempre no bottom, Kristie teve que dar inúmeras voltas para conseguir se garantir no programa, comendo pelas bordas da aliança principal, sendo usada pelos participantes e se fazendo de tonta. Não ganhou absolutamente nada durante o programa inteiro, o que por consequência tornou sua jornada muito mais difícil, tanto em termos físicos como no jogo mesmo. Se aliou com pessoas que jamais a levariam a final, mas que não a trairiam também, por fim, apostando tudo ou nada no último challenge. Era ou terceiro lugar ou sole survivor. Se tivesse feito big moves, talvez não chegaria nem perto disso, como o júri pode certificar. Teve um pouco de sorte, sim, já que fosse qualquer outra a última prova ela nem teria chances, mas de maneira geral, foi um jogo dominado pela racionalidade e por saber onde estava indo e com quem estava lidando.

O que aquelas expressões de "eu não acredito que ela conseguiu" estampadas na cara do júri significavam na real era um "eu estava errado". Kristie não era a idiota que eles apostavam.

Entre todas as coisas que essa temporada trouxe que a versão US esqueceu pelo caminho, as duas melhores vieram nessa final - três, se contar o último challenge. 1) A humildade do júri em admitir que não é porque alguém não jogou o jogo que eles queriam que essa pessoa não era merecedora de ganhar. 2) A valorização de que o maior big move que alguém pode fazer é se por no controle do próprio jogo. Na versão americana, atualmente, Kristie provavelmente terminaria sem nenhum voto, por não ter jogado feito uma kamikaze e encontrado algum dos 245162 idols espalhados durante o jogo.

Episodio 4x3 - Nota 8 2020-08-10 15:21:51

Melhor episódio até agora. Deu uma bela reduzida no overplay e deu para aproveitar e conhecer mais de uns participantes que estavam bem ofuscados. Acho que Tessa fez quase tudo certo para garantir sua permanência. Acertou quem abordar, acertou que discurso usar, mas errou o alvo. Acredito que AK fliparia facilmente, mas fazer isso para eliminar Tara, que também não está no topo da aliança, é completamente sem sentido. Foi claramente um voto baseado em ressentimento e ela quase pagou com a própria eliminação.

E justamente por ela não ter superado o blindside que deveriam ter eliminado ela. Pessoas que sabem que estão no bottom e ainda possuem ressentimento com uma pessoa na tribo - ou com esta inteira - são um grande perigo em swaps, ainda mais agora que eles estão em menor número.

Episodio 4x5 - Nota 8.5 2020-08-11 13:51:46

AK peca muito no overplay e provavelmente vai acabar perdendo por isso. Entretanto, entre ele e Aimee - que eu só fui aprender o nome nesse episódio - a eliminação não poderia ter sido melhor. Tara ainda vai render muito surto por ter tomado blindside e Locky é um challenge beast, então entre os nomes que estavam sondando para votar, a com menos potencial saiu. Espero que Samatau pare de perder os challenges a partir de agora. Gosto muito mais dessa tribo do que da outra e se eles continuarem perdendo integrante, somado a rixa interna, vão ser dizimados.

Episodio 4x9 - Nota 8 2020-08-14 14:44:38

Eu gostei bem mais desse modelo de swap do que do americano, que costumam resultar em eliminações bem mais previsíveis. É difícil para alguém flipar caso se ver em minoria fazendo isso. Por isso, achei interessante só terem mudado duas pessoas de cada tribo, permitindo que quem não tinha a maioria, conseguisse números, sem se prejudicar dentro do jogo interno da própria tribo. Se fosse a swap "aleatória" do americano, Luke, por exemplo, ainda poderia flipar dependendo da formação, mas poderia acabar se colocando em uma posição ruim, já que não poderia fazer damage control com o resto do grupo que não estaria junto dele na mesma tribo.

Sobre a eliminação de Jacqui, acho que Henry foi bem esperto na hora de vazar. Foi uma votação 6x3, ou seja, se ele tivesse ficado e um dos seis trocados de tribo, ainda estaria em menor número e o blindside teria sido o mesmo. Em outra tribo, que está fisicamente mais forte que a antiga, ele tem chances de ser usado como swing vote ou simplesmente formar novas alianças - o que ele não conseguiria fazer se tivesse ficado. O que eliminou Jacqui foi a abordagem que ela e Kent tiveram com as novas integrantes. Enquanto eles chegaram falando que elas seriam poupadas nesse voto e que deveriam votar em Sarah, Michele falou que sentia mais afinidade com elas nesse pouco tempo que passaram juntas do que com Jacqui e Kent, buscando se conectar com as duas. Logo, Tara e Anneliese tiveram uma escolha muito fácil em mãos.

Episodio 4x12 - Nota 8 2020-08-14 22:59:03

É por isso que não gosto das swaps aleatórias. Não dá para controlar como vai sair. Muito diferente da primeira swap que era um número fixo que mudava em ambas as tribos e essencialmente foi planejada para mover quem estava no bottom de uma tribo para outra. Aqui, acabou que só 3 jogadores mudaram em comparação à tribo original e todos estavam no topo em suas antigas tribos, os prejudicando ao invés de ajudar - ainda que Michele esteja numa situação não tão ruim, podendo contar com Annelise e os ex-companheiros de Asaga.

Era muito difícil para AK reverter a situação, porque nenhuma daquelas pessoas, fora Pete e Tara, conheciam ele e ainda havia uma reputação de não ser confiável bloqueando seu caminho. Entretanto, acho que ele saiu no timing certo. As edições em torno dele estavam muito exageradas comparadas a outros jogadores que mal aparecerem - já até tinha esquecido como era a voz do Pete. Além disso, ele errou feio na estratégia no immunity challenge que foi o que acabou levando ele a um TC que ele não poderia pisar tão cedo.

Episodio 4x14 - Nota 8.5 2020-08-15 17:34:49

Pete inteligentíssimo em vazar. Todo mundo no lugar dele faria a mesma coisa. Tanto ele como AK confiaram em Sarah antes e isso resultou na eliminação do segundo. Ela só veio atrás dele agora porque sentiu-se ameaçada, mas no próprio tribal council Jericho tentou convencer ela a votar no easy vote e não tinha como ele ter certeza que isso não aconteceria. Quem ferrou o jogo da Sarah foi ela mesma, que confiou em Luke e Tara, ao invés de AK e Pete.

O episódio polarizou muito entre Sarah e Luke, mas eu, particularmente, achei que Jericho que estava no comando e seria Pete que sairia no final. Tara parece muita mais conectada com Jericho e Luke que com Sarah e Pete se virou contra ela em outras oportunidades. Odette vai onde a maioria for. Luke não ia fazer um 3x2x1 correndo o risco de sair. Logo acho que esses 4 iriam no voto mais fácil e Sarah acabaria ferrada no próximo episódio de qualquer jeito.

O único problema que eu tive com o episódio é que foi muito óbvio que não haveria eliminado, uma vez que foi dito que a outra tribo assistiria ao TC.

Episodio 4x15 - Nota 8 2020-08-16 11:51:12

Esse episódio deixa bem claro que Pete foi esperto em vazar e que a edição do episódio passado não refletiu o que estava acontecendo de fato na tribo. Se Odette e Sarah miraram uma na outra aqui, elas já não estavam juntas na outra votação. Se Sarah desistiu da ideia de eliminar Luke, ela já não tinha conseguido que nem Tara, muito menos Odette embarcasse nisso, logo nem ela votaria nele. Se Luke relevou a """traição""" de Sarah é porque ela nunca existiu - não faz sentido nenhum manter alguém no jogo que quer te eliminar e tem contato com a outra tribo para fazer isso.

Portanto, é seguro concluir que Pete ia tomar um 5x1 e foi salvo pela produção. Não à toa que essa reviravolta foi usada episódio passado, muito próximo da última swap e da merge. Provavelmente, pensaram nisso para evitar uma jogada extremamente óbvia, resultado de uma swap desastrosa que prejudicou a troco de nada dois jogadores que estavam indo bem.

Episodio 4x17 - Nota 8 2020-08-17 00:51:34

Ziggy conseguiu entrar no hall de jogadas mais estúpidas do programa. Eles estavam em 8, o outro lado em 3. Por que diabos usar algo com tanto poder no jogo agora se poderiam fazer um simples 4x4x3? Mas algo que me inquietou muito durante o episódio é simplesmente terem aceitado colocar todos os votos em Anneliese, mesmo sabendo que ela tinha um idol, logo que Locky seria certamente eliminado - afinal a tribo inteira sabia que ela era o alvo, incluindo todos que estavam na outra aliança.

Mas o ponto que torna esse flip ainda mais estúpido é o argumento por trás. Justamente por Locky ser uma ameaça física que ela deveria o eliminar. No momento, ele e Henry são os maiores adversários para ela nos challenges. Eliminando um, ela aumentaria suas chances de ganhar imunidade. Ela está no bottom - e se não estava, se colocou ao votar em Luke -, ou seja, precisa de imunidade. Locky estar na competição não limita ele de confabular com Henry a eliminação dela, afinal Ziggy, com ou sem Locky, segue sendo uma grande competidora em termos físicos. Se fosse eu no lugar deles, jamais eliminaria Tessa ou Pete, que são uma aliança de 2 numa tribo de 10, antes de Ziggy.

Episodio 4x19 - Nota 8.5 2020-08-17 15:58:02

Que overplay desnecessário do Luke. Se Ziggy tivesse seguido o plano de Locky e Tara - o qual ele não sabia -, Sarah teria saído, porque no revote Pete não ia votar em Tessa e se Locky, Tara e Ziggy mantivessem o voto em Sarah, independente do voto de Michele, já seriam 4 votos na aliada dele. Foi muita sorte Ziggy ser bem ruim no jogo e votar na pessoa que ela gastou um super idol para salvar dois episódios atrás, mesmo não tendo nenhum benefício para ela nisso - em nenhum dos dois momentos, diga-se de passagem.

Mas o risco não foi o único problema dessa jogada. Luke eliminou a pessoa que tinha problemas com Tara e portanto abriu a porta para ela, Locky e Ziggy se unirem com Pete, igualando os números entre os lados. Não somente isso, alienou uma das próprias aliadas que pode acabar flipando por se sentir no bottom do grupo, o que ela já fez. Se essa jogada não voltar para assombrar ele, é muita incompetência dos demais em se unirem e articularem contra a pessoa que fez eles de otários nos últimos dois tribal councils.

Episodio 4x21 - Nota 9 2020-08-18 00:44:16

Como era de se esperar, o Karma voltou para assombrar Luke e Sarah. Fizeram uma jogada terrível, em que a maioria da tribo foi alienada por eles, e resultou em um sendo eliminado em sequência do outro. Nem estranho o público no geral ter gostado do jogo dele, porque foi um voltado para o entretenimento. Mas, para ganhar o programa, foi bem ruim. Como Pete diz em um confessional nesse episódio não se trata da maior jogada e, sim, da melhor. Luke mirou sempre no plano mais ambicioso e foi eliminado em um top 7 por uma maioria que priorizou, no decorrer do jogo, a confiança nas suas alianças, confiança essa que nem Luke, muito menos Sarah, foram capazes de oferecer.

Gosto muito da imprevisibilidade na edição do vencedor do programa. Nenhum dos seis que sobraram foram grandes destaques em termos de airtime. Ao contrário da versão original, que é extremamente fácil perceber quem vence pelos confessionais que este recebe, a australiana é muito mais focada em ir construindo narrativas para seus participantes, independente de que altura do jogo eles saiam. Enquanto no US o vencedor é o protagonista, aqui é só mais um personagem.

Pelo fato da tribo estar tentando (e falhando miseravelmente) o eliminar, há uma chance bem grande de Locky acabar vencendo, mas não me surpreenderia uma final de Ziggy vs Pete ou Tara. No fim, Survivor é sobre se adaptar e, tirando Jericho, os participantes que sobraram conseguiram fazer muito bem isso. Não ficarei ofendido se nenhum vencer - talvez Ziggy, mas ela ainda pode se redimir nessa reta-final.

Episodio 4x25 - Nota 8.5 2020-08-19 14:39:21

Eu acho que Tara fez uma escolha inteligente em termos de chegar no F2, mas horrível para ganhar. Independente de quem ganhasse o próximo desafio, com a eliminação de Michele, é seguro para ela concluir que os alvos seriam ou Pete ou Jericho, afinal um queria eliminar o outro nesse F4, logo ela estaria assegurada na final. Entretanto, Jericho tirou Tessa do júri - uma pessoa que claramente não votaria nela - então é possível concluir que ele não queria levar ela para o F2 e, sim, Michele ou Pete. No momento, acho que Tara tem 2/3 de chances de chegar no fim, ou ela ou Pete tem que ganhar o próximo challenge.

Mas o mais problemático dessa jogada é que não engrandece o jogo de Tara, pelo contrário, aumenta o de Jericho, afinal era ele que estava na reta e teve que batalhar pelo posto no F3. Ainda reforça a ideia que Tessa já tinha plantado no júri que Tara é muito perdida no jogo, afinal conseguiu ser manipulada para fazer uma jogada que não beneficiaria o jogo dela.

Episodio 5x23 - Nota 8 2021-05-02 11:39:35

Nunca pensei que diria isso de algum Survivor, mas os challenges são de longe a melhor coisa na temporada. Todos muito emocionantes e bem disputados. Ainda que a edição tenha entregado a vitória do Brian, a partir do momento que falam que ele seria o eliminado, foi bem eletrizante a forma que o challenge se desenrolou. O nível do gameplay, entretanto....

Muito por conta do overplay, acabou que os jogadores mais interessantes saíram muito no início - tanto da fase tribal quanto da merge - arrastando para o final jogadores que, apesar dos méritos, decepcionaram bastante em suas trajetórias. Eu achava que nada superaria o nível de burrice de Russsell saindo com um idol no pescoço, mas houveram pelo menos três jogadas que chegaram próximo à estupidez desse momento - isso se não superaram.

A primeira, Sharn sendo manipulada por Benji para usar o idol de forma errada em pleno tribal council. A segunda, Brian dando uma de Tyson e votando em quem deu na telha invés de seguir o planejado pela aliança. A terceira, nesse episódio mesmo, Shonee achando mais fácil jogar Sharn contra Shane do que simplesmente votar alinhada com Brian - perderia de qualquer jeito no desafio de fogo, mas pelo menos pareceria que ela tentou. O fato dessas três jogadas terem sido protagonizadas por 3/4 dos quatro finalistas é um belo de alerta vermelho quanto ao nível do gameplay da temporada.

Dessa forma, por exclusão, espero que Shane vença. Isso dela ser leal acima de tudo não foi das estratégias mais emocionantes e ainda contou com uma certa sorte de que os maiores adversários, que ela tinha como aliados, foram eliminados por terceiros. Porém, pelo menos, não passou vergonha - o mesmo não dá para dizer de Sharn e Brian. Não se iguala aos dois últimos vencedores, mas pelo menos foi o jogo mais coerente e menos errático.

Episodio 7x3 - Nota 9 2021-05-27 22:20:14

David é o sonho de qualquer produtor de reality show. Não por menos que na edição só dá ele. O cara poderia fazer um jogo tradicional, formar alianças fortes e se manter fiel a elas até o final e provavelmente teria chances de vencer - muito mais do que tem agora, por sinal. Mas ele vai na contramão de qualquer jogo seguro, eficaz e ao mesmo tempo chato em prol de ser a estrela do show.

O que ele fez aqui poderia ter resultado num desastre catastrófico, afinal Mat poderia muito bem resolver votar nele e se Brooke não usasse seu idol, ou usasse em outra pessoa, seria David o eliminado. Mas o mais interessante é que, mesmo se tudo desse errado, ainda seria entretenimento puro. Ou seja, independente do plano de David funcionar ou não, o episódio ainda seria sobre ele. O fato de ter funcionado é apenas um bônus que ainda teremos mais dele e seus planos movimentando a temporada. Pode ser eliminado no próximo episódio que provavelmente ainda será mais marcante que pelo menos metade do elenco.

OBS: A ironia que foi Daisy saindo após alguém usar o idol em uma pessoa que não era alvo, sendo que ela fez isso DUAS vezes na temporada original dela.

Episodio 7x19 - Nota 8.5 2021-05-28 23:37:13

AK, Shonee e Brooke fizeram mal em acreditar em um flip hipotético de Sharn. Se ela estivesse com eles mesmo, votaria em Moana no revote e não arriscaria a própria permanência no jogo. Mas, sem dúvidas, a pessoa que mais se prejudicou nisso tudo foi a própria Sharn. Prometeu demais e três pessoas, no mínimo, ficarão bem insatisfeitas quando ela não cumprir a palavra. Levando em conta a defesa de jogo dela na última final que participou, eu diria que ela ultrapassou Tarzan na posição de jogadora perfeita para se levar até o fim.


Episodio 7x24 - Nota 8.5 2021-05-29 01:49:08

É verdade que, como comentaram, o Golden God perdeu brilho na merge e se acomodou no jogo, mas foi realmente a melhor estratégia para David vencer. Se seguisse no ritmo da pré-merge, onde entregou dois dos melhores momentos da temporada - eliminação da Daisy e Phoebe - ele estaria sentado no júri, tal como na primeira vez. Aliás, o melhor move dele, em termos de vencer o jogo, foi nesse episódio mesmo. Poderia ter ficado calado no FTC inteiro que ainda ganharia contra Sharn - saudades de júris ácidos, o que não se vê mais na versão americana.

Discordo que selecionaram mal o elenco da temporada. Todo All Stars do US selecionam participantes whos e alguns deles geralmente surpreendem. Faz parte colocar jogadores que sintam que tem algo para provar pois são os que tentam mais desesperadamente mostrar valor. Brooke, por exemplo, na primeira participação só é lembrada por ter tomada um blindside da aliada e nessa foi um dos destaques. Moana, apesar do carisma negativo, também foi um dos nomes aqui, mesmo vindo de uma participação inexpressiva.

O problema foi as twists e interferidas descaradas da produção. A versão australiana sempre teve reviravoltas e nunca chegou no abuso que é a americana, com mais vantagens do que players. No entanto, chegou em um ponto nessa temporada que se filmassem um membro da produção entregando um idol a um participante soaria mais natural do que as mudanças de regras ABSURDAS de última hora para movimentar o jogo. O pior, quase nenhuma funcionou, resultando só no adiamento de algumas eliminações - em alguns casos, nem isso. Ainda não acredito que deram o maior poder do jogo nas mãos de Harry e ele simplesmente não usou, acabando com as chances do grupo dele.

OBS: Parabéns para Sharn. De uma derrota por um voto foi para uma derrota com um voto. Mas foi hilário ela jurando de pé junto que tinha um bom jogo para vencer David. As expressões de Shonee traduziram muito bem os espectadores assistindo.

Episodio 8x1 - Nota 8 2021-07-19 20:23:33

George foi muito burro no uso da vantagem, mas não tem como reclamar quando na tribo BRAINS estão preocupados em deixar os mais fortes. Eles não perderam nenhuma das duas provas por falta de força, mas, sim, porque em ambas eles, em algum momento, perderam tempo mudando de estratégia no meio da prova.

Normalmente os challenges de Survivor são divididos em uma parte física + um puzzle ou algo de habilidade, onde normalmente as provas acabam sendo decididas. Logo, eles não precisam manter os mais fortes, mas os mais habilidosos/inteligentes. Em um Brawns vs Brawns, os Brains perderiam feio. Porém, se estes usarem seus atributos, que teoricamente os diferenciam da outra tribo, a seu favor, eles tem mais chances de ganhar.

Episodio 8x7 - Nota 8.5 2021-08-01 15:38:20

A edição desse episódio foi terrível. Não só nenhum dos challenges teve emoção - o que não costuma acontecer - como não esconderam muito bem o resultado do tribal. Tentaram criar um clima de suspense em torno do blindside no Joey, colocando o voto de Wai em dúvida, mas o confessional que ela aparece ponderando os prós e contras do move são claramente dois que tentaram fingir que foi o mesmo - não só são dois locais diferentes, como ela aparece vestida diferente. Aliás, nem tinha muito para onde ela correr. Ela estava no bottom, levaria votos e tinha que se salvar. O voto que deveriam fazer suspense era o de Rachel, que foi completamente ignorada aqui.

E, apesar da cara dos quatro que levaram blindside ter sido impagável, achei muito cedo para Hailey querer das as caras no jogo. Se juntar com duas pessoas que não tem nenhuma lealdade com ela e trair quatro pessoas às vésperas de uma swap, ainda por cima com todos os participantes sabendo que ela tem um idol, é se arriscar desnecessariamente e sem uma vantagem aparente. Pelo menos foi bom entretenimento, mas me faz questionar se não tem havido dedo da produção além da conta nessas eliminações, pois foi o terceiro blindside que veio do nada.

Episodio 8x9 - Nota 8 2021-08-03 14:56:13

A essa altura, o programa já tem temporadas o suficiente para saber que quando colocam esses conselhos com as duas tribos sempre tem uma twist que envolve uma não-eliminação. Já estava achando um desperdício toda a movimentação que Hailey fez, mas felizmente não foi em vão. Laura só sobreviveu esses dois últimos episódios por pura cagada, mas entre ela e Shannon, a melhor escolha para eliminação foi feita.

1) O plano de Hailey, que ela jamais conseguiria repetir em outro tribal sem as imunidades individuais, funcionou. 2) Sempre que um participante começa com "(nome da tribo) strong", como Emett deu a entender aqui, a temporada termina em um marasmo, logo foi bom que Laura continuasse para os Brains não ficarem em minoria na tribo - resta ver se George e Cara se tocam que a aliança com os Brawns é temporária e não vai os favorecer. 3) Shannon é muito confusa. Fala que Simon é seu alvo desde o início, mas aqui estava arquitetando voto com ele, além de ter eliminado um dos aliados dela no lugar desse suposto alvo. Enfim, não vai fazer falta no jogo.

Outra que está completamente perdida ali é Wai. O que diabos foi ela cogitando manter Shannon, em que ela havia acabado de votar, e ainda falando de manter a tribo forte. Ela sabe que não é uma Brawn? Ela notou que estavam em 5x4 e só por conta de uma situação específica do jogo que os 5 votaram entre si? Ela nunca viu Dani falando de manter a tribo fisicamente forte, o que dá a entender que se livrariam de Wai, vulgo a mais fraca, na primeira oportunidade? George fez besteira salvando ela de ser a primeira eliminada. O cara do jacaré pelo menos parecia ser mais carismático.

Episodio 8x11 - Nota 8 2021-08-09 13:47:02

O episódio até se esforçou para vender um blindside em Emmett, mas já dava para ver que isso não ocorreria ainda no episódio passado. O fato de Laura, Georgia e Rachel terem achado mais fácil fazer uma ex-Brawn flipar e forçar um empate do que simplesmente recorrer a George e Cara já mostra que havia uma cratera entre os ex-Brains e que não havia muito a ser feito para tentar tapá-la. Aliás, depois de mirar em Cara em dois tribal council seguidos, querendo montar uma imagem dela de não-confiável para o resto da tribo, é mais que óbvio que não poderiam mais contar com ela aqui. Já George, se flipasse, só perderia uma das duas únicas alianças que fez no jogo, já que Cara não iria se juntar a ele com as outras duas.

Apesar de Rachel ter recorrido ao jogo social para se manter, é visível que foi onde as três que estavam no bottom mais pecaram. Deram como tão certa a saída de George e Cara que esqueceram que o jogo é dinâmico e que poderiam precisar deles mais para frente. Agora, não adianta correr atrás do prejuízo.

Esperta está sendo a Hailey que mesmo formando uma aliança de 5 - que já seria suficiente para eliminar Simon -, não deixou Dani de lado aqui. Uma coisa que é engraçada é que Emmett está tão confiante que os ex-Brawns vão se manter unidos na merge que parece esquecer que eles podem ter outros planos. Seria impagável a merge chegar e Emmett ser um dos primeiros eliminados.

Episodio 8x14 - Nota 7 2021-08-16 14:13:22

A produção ainda não aprendeu que sempre que tentam ajudar quem está em minoria, dá tudo errado. Aqui, chegou-se ao absurdo de uma pessoa decidir quem vai ser o eliminado - o que é uma distorção imensa do objetivo do programa. Antes tivessem anunciado só as três imunidades e, a depender de quem vencesse, colocassem a reviravolta de que só quem estivesse com o colar votaria. Seria uma manipulação tremenda, mas não é como se já não tivessem inventado uma vantagem que permitia um participante cancelar o tribal council.

O pior é que, não bastasse a manipulação, esqueceram de avisar a maior beneficiada que ela não correria perigo. Desse modo, se Hailey não estava no bottom o suficiente, foi lá e cavou mais fundo. Muito inteligente a sacada de Emmett em eliminar a conexão de George e Cara com os demais Brains. Agora, com a jogada desesperada de Hailey, os Brains devem ficar se atacando, ao invés de unirem os números, e serão eliminados um a um pelos Brawns. Hailey dificilmente garantiu mais que um episódio - acho que nem isso, pois dificilmente vão eliminar George e deixar Cara se sentindo excluída pela aliança.

Episodio 8x15 - Nota 8 2021-08-17 14:25:10

Se percebe que alguém fez tudo errado quando até os próprios aliados preferem eliminar a pessoa porque a criatura estava afundando o jogo dela e de todo mundo junto. O que Hailey não percebeu é que é indiferente para os Brawns a palavra do George. Eles precisam dele e Cara como números para eliminar os Brains e só. Depois, quando estiverem em maioria, podem se livrar dos dois tranquilamente. Hailey poderia fazer o mesmo, usando o voto dos dois contra os Brawns, mas achou mais fácil convencer os Brawns de se livrarem da única vantagem que tinham a seu dispor.

Não satisfeita com o esforço no acampamento, que não tinha resultado em NADA, já que falaram para ela votar em Andrew, ela foi tentar convencer de última hora a tribo mudar os votos em pleno TC, resultando numa das coisas mais desesperadas que eu já vi em mais de 40 temporadas do programa. Não tinha propósito nenhum aquilo que ela estava fazendo. O voto não seria em George. Dar uma de kamikaze e jogar até os próprios aliados embaixo do ônibus não ia ajudar ela em nada. Pelo contrário, mesmo se Andrew acabasse eliminado, Wai e Laura não confiariam mais nela. Só reparem as expressões que os três fizeram quando Hailey pede para eles confirmarem a história dela. Se pudessem, apagavam a tocha dela naquele momento mesmo.

Por isso, preferiria que Baden tivesse voltado. Ele sabe jogar melhor em coletivo. Hailey não confia em ninguém e sente uma necessidade irritante de sempre mostrar que está no controle de tudo e acaba que ninguém confia nela em decorrência disso. Para sua sorte, Emmett foi burro em querer dar uma de challenge beast logo no início na merge, quando está em maioria. Se ele não vencer o próximo challenge, ela tem uma chance de escapar - isso se ainda tiver alguém disposto a confiar nela ali.

Episodio 8x15 - Nota 8 2021-08-18 10:56:48

Episódio passado as opções dela eram limitadas mesmo. Porém, nesse, tinha muita coisa que ela poderia fazer. Poderia usar o fato de Dani ter eliminado um membro da aliança de George. Poderia usar o fato de Flick ter o idol que tentaram se livrar. Poderia apontar que a saída, até então temporária, de Chelsea era um momento propício para um flip. Em última tentativa, poderia jogar embaixo do ônibus aquele que realmente estava sendo cotado para ser eliminado - Andrew. Porém, o que ela fez foi adotar uma estratégia ruim, não perceber que não estava funcionando e usar todas as informações que ela tinha a seu dispor para cavar a própria eliminação.

Episodio 8x15 - Nota 8 2021-08-19 13:47:31

Entendo que pode parecer mais fácil criar um inimigo do que vários. Porém, nessa ideia de manter o mesmo alvo do episódio passado, Hailey atirou em George, em Cara, em Andrew, em Wai, em Laura, em Flick e ainda tinha Dani que já não ia com a cara dela por conta de um move completamente desnecessário que ela tinha feito anteriormente. Isso é quase a tribo toda. Como eu disse antes, ela tem sorte de Emmett ter atraído os holofotes para si logo de cara, porque eu não vejo outra forma dela sobreviver o próximo episódio sem idol ou imunidade.

Episodio 8x17 - Nota 8.5 2021-08-23 13:49:42

Certeza que a ideia de eliminar Cara não veio da cabeça de Andrew, mas foi a produção mexendo os pauzinhos para garantir drama em torno do idol de George. Mesmo que ele não fosse usado nesse tribal, haveria o "choque" pelo fato de Cara ter usado o seu para salvar George. Logo, independente do resultado, haveria algo que a edição poderia explorar e não ter o episódio monótono, com uma eliminação óbvia. Até o fato de terem limitado que apenas os piores no challenge pudessem ser votados é um indicativo que queriam Cara como opção de voto de qualquer jeito.

Essa twist do idol secreto é muito boa, pois é bem traiçoeira. O que George não percebeu é que o fato do immunity idol ser secreto não significa que ele necessariamente deveria ser usado em segredo. NINGUÉM da tribo tem motivos para salvar Cara, além de George, que foi salvo por ela. Logo, ele deveria ter votado em Dani, empatado a votação e depois explicado que fez isso porque sentiu que devia para Cara por ter ficado no lado dele antes da merge - ou qualquer outra bobagem nesse sentido. Talvez ficariam com o pé atrás com ele, mas essa história de não ter sido ele definitivamente não vai colar, até porque, se acreditavam que Cara pudesse usar um idol, teriam dividido os votos.

Agora resta ver como os Brains vão reagir. É burrice se unir com os Brawns, mirar em George no próximo tribal e correr o risco de devolver a maioria para os adversários, afinal Cara está mais para lá do que para cá. Também não é muito espero manter o voto em Cara e deixar George de swing vote. A melhor estratégia, a princípio, é se livrar de um Brawn e depois de George e Cara. No entanto, essa temporada só está tão boa justamente porque nunca escolhem as estratégias mais seguras e sempre tem alguém metendo os pés pelas mãos.

Episodio 8x20 - Nota 7 2021-08-30 14:47:38

Pior episódio dessa temporada, facilmente. A essa altura já deu para perceber que a produção vai fazer tudo que possível para garantir George e Hailey no top 3 e assim garantir a vitória de um dos dois que mais entregaram entretenimento. Porém, twists como essa das urnas só engessam o jogo e, ironicamente, acabam com qualquer chance de entretenimento. Como é até mencionado no decorrer do episódio, qual a utilidade de dar um blindside em alguém se essa pessoa pode voltar ao jogo logo depois querendo vingança? O mais lógico nessa situação é seguir o cômodo e atacar quem está no bottom. Eu até fico feliz por Flick ter dado um fim nessa bobagem logo aqui, porém o próximo episódio tem tudo para ser, sem tirar nem por, igual a esse.

Já não bastasse o resultado óbvio desde o início, a edição fez tudo o que pode para tornar o episódio o pior o possível. Sinto que repetiram os mesmos confessionais em loop. Era George reafirmando que que estava seguro na aliança e que Flick era a escolha óbvia. Era Dani e Flick falando que não iam desistir. Era quinhentos confessionais sobre George ser uma grande ameaça estratégica. Até o challenge foi igual a inúmeros outros que tiveram nessa temporada e sem um pingo de emoção.

Outra coisa bem ruim é que metade do top 6 já foi votado para ser eliminado e salvo por alguma twist que não deveria estar no jogo, o que torna bem broxante torcer para alguém nessa reta final. Como 2/3 dessas twists foram colocadas para ajudar George e se trocarem Wai por uma pedra dá no mesmo, me vejo obrigado a torcer para Dani dar a volta por cima e levar a temporada.

Episodio 8x21 - Nota 6.5 2021-08-31 14:17:46

E não é que teve UMA coisa diferente do episódio anterior: Dani foi a eliminada e não a Flick. UAU.

Apenas um dos inúmeros indicativos que Hailey e Wai não iriam flipar é que George e Cara dividiram os votos, logo elas, Dani e Flick não precisariam fazer um 2x2x1x1. Um 3x1x1x1 já resolveria tudo e toda a conversa entre as quatro foi obviamente para boi dormir.

Eu não julgo Hailey estar jogando seguro e mantendo George e Cara por perto. Eles são inúteis em challenges, ao contrário de Dani e Flick, que sempre estão disputando com ela. Além disso, se George sai, Cara flipa para o lado das duas brawns em um segundo e definitivamente Hailey viraria o alvo. Porém, acho que é arriscado apostar tanto na ruindade de alguém nos challenges. Das últimas cinco temporadas, três vezes o último challenge foi vencido por alguém que não se esperava. Apenas uma vez, um challenge beast prevaleceu no fim. Cada vez que alguém mira em George e ele não sai, as chances dele vencer aumenta. Ela pode usar Flick de swing vote e eliminá-lo no próximo episódio, mas se Flick vencer o próximo challenge após isso, Hailey que roda. Enfim, ela se colocou em uma situação bem complicada.

Porém, independente do que acontecer na próxima semana, Wai é a única sole survivor que sobrou. Cara, Hailey e Flick foram eliminadas. George só não foi eliminado por ter se aliado a única pessoa que prefiriu se eliminar e usar um idol nele do que se manter no jogo. Ainda que não me importe muito com as twists no decorrer da temporada, no final acredito que um senso de justiça deve prevalecer. George e Hailey dominaram a temporada toda, entregaram entretenimento o suficiente para garantir essa como melhor temporada da versão australiana. Conduto, só chegaram até aqui porque a produção quis que fosse assim. Já é muito competir com 23 participantes, imagina competir além disso com as pessoas responsáveis pelo andamento do show. Wai foi a única que não foi beneficiada por nenhuma twist - a vantagem que o George usou nela no primeiro TC foi dentro do jogo. Pelo contrário, poderia ter sido a eliminada no lugar da Laura por conta da mudança repentina de regras naquele tribal council. Ela tem o carisma de um toco de madeira, teve vários moves bem questionáveis a temporada inteira, porém foi a pessoa que mais durou no jogo por mérito próprio e não há discussão nisso.

Episodio 8x22 - Nota 9 2021-09-05 15:02:41

Flick poderia ter sido mais esperta no único move que teve oportunidade de arquitetar na temporada inteira. Faz duas semanas que ela tenta juntar Wai e Hailey para votar em George e não conseguiu. Não adianta ficar falando que ele é uma grande ameaça estratégica se o que mais faz dele uma ameaça frente ao júri é as constantes e falhas tentativas de o eliminar. Ela poderia ter tentado mirar em Cara dizendo que os dois são uma dupla sólida. Poderia ter usado do idol dela para convencer só uma das duas a flipar. Poderia ter fingido desespero no acampamento. Mas se acomodou na certeza que estava garantida no top 4, que eliminaria a maior ameaça do jogo e foi passada a perna pelo George.

Quem mais perdeu nisso foi a Hailey, que está indo para o top 4 com uma ameaça nos challenges, com uma dupla que vem junta desde o início e sem alguém para formar um final 2. É ganhar os próximos challenges ou ficar de fora da final.

Episodio 8x23 - Nota 9 2021-09-06 13:47:18

Dá para fazer um texto dizendo o quanto George e Hailey foram beneficiados durante a temporada, com mudanças nas regras, twists sem pé nem cabeça, vantagens para dar e vender e assim por diante. Porém, é inegável que os dois dominaram o entretenimento da temporada. Eles participaram de absolutamente TODOS os blindsides - os que fizeram sentido pelo menos - inclusive no de Simon, que nem era da tribo de George, ele foi colocado no meio. Passaram a perna um no outro. Votaram um no outro. Tentaram convencer a tribo inteira a eliminar o outro. Ainda assim, conseguiram chegar até a final juntos. Acho que foi a coisa mais próxima a Russell e Parvati que aconteceu em Survivor. Rivais e aliados até o fim. Apenas espero que não termine do mesmo modo.

Eu entendi o ponto de Hailey em votar em Cara, afinal ela parecia menos disposta a votar em George do que o oposto, mas acho que ela não foi muito inteligente nisso, pois acabou eliminando a goat e mantendo duas ameaças. Independente de quem for para a final, tem muitas chances de vencer dela. George e Cara, por outro lado, foram bem espertos. Como um final 3 entre eles e Flick significaria possivelmente a vitória desta no último challenge, é uma escolha boa votar um no outro e apostar as fichas em Hailey. Também achei esperta a ideia de Flick, mas ela não deveria ter aberto para os demais. Ora, se Hailey era a maior ameaça a Flick, por que diabos George e Cara fariam um move que beneficiaria ela? Aqui, sim, era um momento para ela ficar calada e deixar que os três atirassem entre si. Na pior das hipóteses, ela se veria livre de alguma das ameaças - George ou Hailey.

Claramente a cabeça de Flick não esteve no jogo. Ela não teve sucesso em absolutamente nenhum move que tentou executar - exceto o blindside em Simon, onde ela não tinha muita escolha - e só chegou nesse top 3 pelo desempenho nos challenges e pela twist das urnas a seu favor. Ela tem todos os motivos do mundo para não estar focada no jogo e acredito que faltou um pouco de sensibilidade da produção em perceber isso, evacuá-la e dar uma nova oportunidade na próxima temporada - pelo contrário, exploraram a situação para criar uma narrativa para ela. No entanto, é inegável que, mesmo com muitas oportunidades, ela teve um desempenho aquém comparado aos outros dois e acabou sendo tão beneficiada quanto. Acharia uma pena a temporada terminar com a vitória dela, independente de também não fazer muita questão que algum dos outros dois vença.

Episodio 8x24 - Nota 8.5 2021-09-13 13:50:11

George estava certo ao dizer que se fizesse algo de diferente durante a temporada não chegaria a final, mas definitivamente ele tem algo a se arrepender no seu histórico: esse final tribal council. Hailey mandou bem demais, inclusive tomando crédito por jogadas que ela não tinha muito espaço para escolha, como a eliminação de Kez. George, por outro lado, assumiu um tom político demais e desviou de praticamente qualquer resposta que o júri queria ouvir.

Acho legal que a versão australiana manteve a tradição de premiar quem defendeu melhor seu jogo e não quem tem um currículo melhor, o que pra mim mostra que os participantes são mais abertos a mudar de opinião e admitir que um jogo diferente daqueles que eles idealizaram pode ser sim o vencedor. Se fosse nos Estados Unidos, provavelmente só Jericho e David teriam vencido, já que Kristie e Pia eram consideradas goats, Shane não fez um jogo muito chamativo e George foi alvo constante no decorrer da temporada - o que engrandece ele como jogador. Aliás, se for considerar que a final é tripla, com a terceira vaga decidida numa disputa de fogo, é provável que os vencedores lá seriam alguém que nem chegou na final aqui.

Episodio 9x4 - Nota 8 2022-02-06 16:39:34

Todo mundo que já assistiu pelo menos uma temporada do programa sabe que sempre que uma tribo assiste ao TC da outra há esse twist de mudar de tribo. Achei muito amador terem planejado um blindside quando Dave era uma escolha de alvo perfeita - justamente por não ter loved one no jogo. Espero que essa burrada ainda assombre o pessoal da tribo vermelha ou, melhor ainda, que Sophie atrapalhe o gameplay da irmã e acabe eliminada pela própria.

Apesar de estar gostando do ritmo e do elenco, estou achando a edição e narrativa da temporada muito inconstantes. Episódio passado, colocaram Sandra como aliada dos alpha males, Sam a bordo do plano de eliminar ela e Dave sendo alvo da tribo inteira. Aqui, Sandra e Sam votaram juntas para salvar a pele de Dave, que queria eliminar Sandra e expôs Sam no TC. Eu tenho a impressão que tem outra pessoa dando as cartas na tribo vermelha, mas a edição resolveu focar nas duas que o público já conhece - até os loved ones delas têm bastante destaque. Chega ser engraçado como, não importa o contexto, enfiam um take com a Sandra fazendo uma expressão aleatória, inclusive quando outros dois jogadores estão conversando e ela claramente não está ouvindo.

Episodio 9x14 - Nota 7 2022-02-28 15:37:46

Episódio insuportável de chato. Não aguento mais tanto destaque para Mark e Sam. Parece mais uma terapia em casal dos dois do que uma temporada de Survivor. É a mesma storyline em todo episódio desde a swap, que ele não quis ir para mesmo tribo que ela: Sam quer algo do jeito dela, Mark do jeito dele, ela se sente desvalorizada e não ouvida mas acaba cedendo e vendo que a visão dele era a melhor. Sinceramente, ou isso aí vai terminar nela vencendo a temporada ou nos dois se divorciando.

Nina deve agradecer de ter sido evacuada e ser poupada da vergonha que o restante do elenco feminino está passando. É muito óbvio que os homens estão se protegendo para não serem vistos como alvos, o que é inteligente da parte deles. Assim, eliminam os mais fracos e vão aumentando suas chances. Acontece que essa estratégia não beneficia em nada as mulheres dessa temporada, afinal elas estão perdendo oportunidades de serem vistas como jogadoras e assumindo um papel de goat, que segue o que é mandado. Mesmo que uma chegue na final, as chances vão estar contra ela e a favor do cara que derrotou os demais jogadores fortes. Lembrando que, apesar das mulheres terem vencido mais que os homens na versão australiana, apenas Kristie ganhou de um alpha male. Em todas as outras temporadas, com exceção do All Stars, eles nem chegaram perto do FTC - e no All Stars todo mundo sabe como a história terminou.

Episodio 9x15 - Nota 8.5 2022-03-06 17:20:39

Quando começou os confessionais de Sam falando o quanto confiava em Jesse eu tive certeza que terminaria o episódio com ela votando nele. Adoraria que realmente ela tivesse assumido uma postura de vilã, porém é bem mais provável que a produção que falou para ela ir atrás dele e provavelmente quem induziu ela a "roubar" o idol pra si. Não é um move nem um pouco lógico para alguém que está no bottom da aliança majoritária eliminar uma das duas únicas pessoas que mantém ela conectada ao topo. Pelo contrário, essa eliminação torna ela mais dependente a Mark ainda - o que ela diz não estar gostando -, que, ao contrário dela, mantém um leque de aliados bem maior.

A produção já foi bem mais inteligente em quem depositar as fichas. Sam tem a seu favor o fato de ser retornante e a narrativa de estar na sombra do marido, mas tem um carisma de um toco de madeira e zero estratégia a longo prazo. Eu vibraria muito se esse blindside resultasse nela saindo em sequência, mas, levando em conta a passividade do elenco, é mais certo que não se colocarão contra Mark e eliminarão os irmãos um atrás do outro, deixando o power couple com dois idols no bolso e com esse enredo insuportável para atrapalhar todos os episódios.

Episodio 9x18 - Nota 7 2022-03-14 13:39:37

Talvez um dos elencos mais amadores que já participou do programa. Como que subestimam a capacidade de alguém ter um idol, a coisa mais fácil de ser encontrada? Como não veem perigo em estar em uma aliança de seis com duas duplas, uma delas com dois idols? Chrissy e Dave parecem que desistiram do jogo quando tiveram os loved ones eliminados. Sam - assim como as outras mulheres - é muito subestimada e só continua na aliança majoritária por causa de Mark, que é o único que é tratado como adversário pelos primos.

Josh é extremamente arrogante, porém em uma coisa ele estava certo nesse episódio: quem voltar do purgatório vai ser eliminado na sequência. A produção até tentou fazer o twist valer a pena trazendo três de volta e ainda dando tempo para eles formarem uma "aliança", mas do que adianta se os seis que estão no topo estão tão confortáveis que não movem um músculo. Pior, ainda volta KJ para correr atrás do posto de sétima no grupo. Enfim, vai ter que chover twists e idols nessa reta final se querem movimentar o jogo, porque se for depender do elenco, já podem encerrar e dar o prêmio para o Mark.

Episodio 9x20 - Nota 9 2022-03-21 12:46:03

Uma dupla tinha dois idols, o colar da imunidade, era o único casal restante no jogo e tinham acabado de perder um aliado. Acho que qualquer pessoa no lugar pensaria que estava ameaçada, mas ainda conseguiram a façanha de levar um blindside na cara. A arrogância desse elenco é impressionante. Por que Dave, que tinha acabado de mudar de lado, votaria com Mark e cia? Por que não usar um dos dois idols para garantir a maioria de volta? Eles realmente acharam que os outros seriam otários o suficiente para cair no mesmo truque duas vezes?

Sam acaba eliminada com uma edição muito melhor do que merecia. Foi sombra do Mark no jogo inteiro, não sabendo trilhar um caminho para ela própria. Toda a aliança que fez no pré-merge, jogou fora assim que se uniu ao marido. Seu maior move, a eliminação de Jesse, só atrapalhou o jogo dela, colocando ela no radar de Jordie e rendendo um idol que no fim foi parar nas mãos do Mark. Termina sua participação com chave de ouro, saindo em um dos blindsides mais óbvios que a versão australiana do programa já viu.

É complicado jogar em dupla porque o desejo dos dois chegarem na final acaba sendo maior que o de um vencer. O melhor para Sam sempre foi não seguir o jogo do Mark, que tinha uma aliança pré-merge distinta da dela. Ela deveria ter visto isso quando ele não quis se unir a tribo dela, porém é difícil essa percepção porque as relações fora do jogo sempre pesam mais. Tanto que as duas pessoas que votaram em seus loved ones foram porque era consenso da maioria. Se houvesse chances de salvarem elas, Nina e KJ definitivamente iriam preferir manter a mãe e a irmã no jogo, assim como Sam quis proteger o Mark, o que acarretou nela sacrificando sua permanência. Agora ele segue lá, bem seguro com dois idols e sendo bom nos challenges. Ela, por sua vez vai fazer companhia a um júri que só faltou estourar fogos com sua saída.

Com a eliminação da que tinha melhor edição, as coisas dão finalmente uma volta interessante para essa temporada. Josh se colocou em uma boa posição, no meio da guerra entre Jordie e Mark e ainda tendo boas conexões com Chrissy e Dave. Apostaria nele como vencedor.

Episodio 9x20 - Nota 9 2022-03-21 13:55:18

Exatamente. Sam fez o melhor para o jogo do Mark. O dela foi um desastre. O hate que o júri tinha em relação a ela jamais existiria se ela se priorizasse e pensasse nas chances DELA de vencer.

Não acho que Mark está numa posição boa, não. O alvo dele está maior do que nunca e os dois idols de nada adianta depois do top 5. São dois conselhos que ele ainda vai ter que sobreviver até a final, sendo que tem pleo menos duas pessoas tão boas quanto ele nos challenges. Mesmo na final, não há garantia que o júri vai gostar da defesa do jogo dele, o que conta muito aqui.

Se era para sacrificar alguém, Mark era uma opção melhor. Sam era subestimada pelo elenco inteiro - nem acreditaram no Jordie que ela tinha um idol - e se não fosse dupla de uma ameaça poderia muito bem passar em branco como Chrissy vem fazendo. Ela perdeu as chances quando começou a eliminar seus aliados em jogadas que favoreceram apenas Mark.

Episodio 9x23 - Nota 8 2022-04-03 16:15:25

Eliminação super merecida. Chegar a essa altura do campeonato e achar mais fácil que Mark votasse em Josh do que convencer Chrissy a seguir uma aliança feminina é uma leitura de jogo fraca. Os homens desde a merge vem se protegendo e eliminando os mais fracos - tanto que só votaram em Jesse/Jordie quanto estes resolveram mirar em Josh. Já haviam eliminado inclusive as próprias KJ e Shay, mesmo tendo outras ameaças bem maiores que elas no jogo. Muito mais simples sugerir que Chrissy fizesse seu big move, o que inclusive ela estava disposta a fazer. Atiraram para todos os lados e no fim acertaram o próprio pé.

Pelo menos, dá para tirar duas conclusões dessa eliminação:

1) Chrissy é vista como pau mandada pelos demais, tanto que nem confiaram nela com o plano verdadeiro, muito menos com o falso. Provavelmente, terá zero votos na final.

2) O fato de Josh ser visto como uma ameaça maior que Mark para ser levado a final diz muito sobre o jogo deles. Se Mark não se acordar no próximo tribal, perde o prêmio para ele.

Não curto muito a ideia de Final 3. Me parece que estão tentando evitar que uma zebra aconteça e a final acabe entre Shay e Chrissy. O pior, isso ainda prejudica Shay que deve ser a próxima eliminada - não que eu ache que ela mereça a final com esse jogo desastroso dela. Enfim, já que parece inevitável uma vitória masculina, antes Josh, que comandou esses últimos episódios, do que Mark.

Episodio 9x24 - Nota 7.5 2022-04-04 13:18:45

Sem surpresas nenhuma. Ou seria Josh, ou seria Mark. Fica a dica para as mulheres que forem participar de uma temporada futura: se aliar com alpha male não vale a pena. Cria-se uma dependência de alguém que sempre será visto como o dominante pela tribo e quem chega com ele na final como a goat arrastada - junta-se Chrissy e Sharn e tem-se 1 voto contra 18 de Mark e David. Cada vez mais, Kristie cresce como a melhor campeã da versão australiana da franquia. Impressionante o que ela conseguiu fazer, comparado a quem veio depois.

Não vou defender o jogo da Shay pois foi um desastre absoluto. Chegou a ter um idol que jogou fora. Fez pouquíssimas e muito frágeis alianças - nem o voto da KJ ela teve. Foi eliminada e voltou tão apática quanto. Teve a oportunidade de fazer um Final 3 só com as mulheres e jogou isso no lixo. Enfim, quase nada se salva. Porém, é inegável que ela colocou os homens no chinelo nos challenges. Se fosse Final 2 provavelmente seria ela e Chrissy, o que não deixa de ser merecido dado as circunstâncias. Só que acaba que ela é julgada pelos erros dos demais. Não tinha como Shay fazer big moves contra uma aliança de seis sem vantagens no jogo - tanto que quando teve uma, Jordan acabou eliminado. Houveram muitos erros no jogo dela, mas é injusto colocar essa pressão de que ela deveria ter se destacado mais em um coisa que ela quase não tinha controle* - estratégia da tribo - sendo que ela se destacou muito em algo que ela tinha domínio - os desafios. Enfim, divagações a parte, fiquei curioso em saber quem venceria entre ela e Chrissy numa final.

*a exceção do último conselho, onde foi o único que ela poderia ter tido a maioria.

Episodio 10x4 - Nota 7.5 2023-02-05 10:53:42

Não é possível que Rogue não seja alguém plantada pela produção para garantir que Hailey durasse mais de um episódio. Não tem cabimento nenhum o comportamento dela atacando gratuitamente a tribo inteira e pedindo para ser eliminada. Nem dá para dizer que o isolamento mexeu com ela, pois ela é assim desde o dia 1. Até teve uns momentos engraçados, mas chega uma hora que é tirar o público para burro querer vender esse teatro.

O pior é que se não fosse Rogue trazendo caos, seria um forte caso de tribo mais entediante da história do programa. Todo mundo se dá bem. Todo mundo está unido. É uma tribo imensamente mais forte fisicamente que a adversária, o que provavelmente ainda vai poupá-los de ir para o tribal council. E o pior de tudo: esse pensamento que heróis tem de ser leais. Quem aguenta isso em Survivor em 2023? É bom a produção mexer os pauzinhos para proteger, além de Hailey, o público de acompanhar uma merge lotada com essas criaturas.

Episodio 10x5 - Nota 7 2023-02-06 11:58:24

De um lado, uma das tribos mais carismáticas que o programa já teve, onde até as plantas tem momentos engraçados. Do outro lado, o vácuo de carisma chamados Heroes. Por que diabos inventar uma twist para proteger o segundo grupo? Deveriam criar reviravoltas para eliminá-los mais rápido antes que eles proliferem na merge.

E, não, não foi para proteger Hailey, pois se ela estivesse em perigo, valia mais a pena o blindisde e anunciarem que ela tinha mudado de tribo depois da votação - que é o que normalmente o programa faz quando quer evitar a eliminação de alguém. Certeza que Ben vazava e quiseram dar uma nova chance para ele, que cometeu o horrível pecado de usar mais de dois neurônios em uma tribo com déficit de QI. Não faz sentido alguém que tem um idol verdadeiro, fazer um falso na frente da tribo inteira. Ele provavelmente pensou nessa estratégia para enganar a OUTRA tribo, o que faz sentido se pensar que sempre há swaps - o que de fato aconteceu no episódio. Se ele fizesse o idol nas surdinas, todo mundo desconfiaria dele de qualquer jeito.

O pior é que, como revelaram que o jogador vai voltar para tribo se sobreviver dois dias, acabou que mandaram um peso morto que não faria falta para a tribo e o público vai ter que aguentar no mínimo mais um episódio do incrível jogador Gerry. Melhor coisa que pode acontecer é os Villains vencerem o próximo challenge, Heroes se livram de mais um - provavelmente Ben -, Gerry volta e sai no próximo.

Episodio 10x7 - Nota 9.5 2023-02-12 09:21:28

A produção tem que agradecer aos céus que George aceitou participar desse programa não só uma vez, mas duas. Completamente overplay o que ele fez aqui. Mas quem se importa? Quarenta minutos do episódio foi só nesse Tribal Council que ele jogo quatro tontos um contra o outro e estraçalhou a aliança majoritária, terminando por cima. Só fiquei com pena do Fraser que até na saída foi ofuscado, mas já está bem na cara que os novatos só estão ali para preencher espaço - Liz que se cuide.

Agora que a bomba já explodiu nos Villains será que é possível a produção se tocar e equilibrar essas tribos. Shaun sozinho venceria esse challenge. Está completamente desproporcional a diferença de forças, tanto que o Gerry não foi nem otário de arriscar ficar entre os perdedores. Apesar de alguns confessionais falando da aliança dos alpha males, eu tenho sérias dificuldades de ver gente como Paige, Flick e até mesmo Nina flipando contra aqueles quatro. Muitas chances de acabar exatamente como a temporada anterior e Shaun sendo o vencedor.

Episodio 10x8 - Nota 8.5 2023-02-13 11:12:25

Se eu já estava com um pé atrás com essa aliança feminina, depois da forma como o episódio foi editado, atribuindo o move que quase certo deve ter sido combinado pré-CT ao Ben, eu acho que não vai sair nada disso. Havia três retornantes no grupo que votou em Sharni - Nina, Flick e Hailey -, a ideia deve ter partido de Paige, mas preferiram dar atenção para o novato que estava no bottom e só escapou por causa do idol. Ou Ben deve ainda ter um papel importante na temporada ou, o que eu acho mais provável, esse grupo de mulheres vai se dissipar na swap e jogar separado. Btw, pela edição negativa que elas vem recebendo - chocantemente até Hailey está apagada -, Shonee é a única esperança de vitória feminina.

De qualquer forma, seja pelas mãos dos Villains (-Simon) ou por metade dos Heroes que sobraram, os alpha males devem virar alvo daqui para a frente e é isso que importa. Duas temporadas seguidas acontecendo a mesma coisa não dá, ainda mais com George e Hailey no elenco.

Episodio 10x9 - Nota 9 2023-02-14 11:00:04

Deveriam ter dado o idol para a Liz. Sim, a tribo dela está milhas a frente em termos de força física, mas nem sempre isso vai ser decisivo na vitória. Se os Villains perder um desafio que seja, não vão ter coragem de mirar no novo mascote da Meat Tray achando que ele tem um idol real. Sem falar que Shonee poderia facilmente ter evitado usar o idol aqui se tivesse incluído Ben no move.

Eu acho que Ben percebeu que está no bottom, mas não faz ideia do que os Heroes realmente pensam sobre ele. Essa ideia que ele é sneaky não se sustenta em nada que a edição mostra, sendo que ele é um dos que fica nessa de "Heroes strong". Ele ser comparado com George parece piada. Anyway, provavelmente vai sobrar para ele se os Villains vencerem de novo, mas preferiria ver Flick e o genérico saindo antes. Por sinal, retiro tudo o que eu disse sobre Gerry ser um desperdício de episódio sem eliminação. Já estou na torcida para um grupo de idosos, loiras e gay derrubando os alpha males um por um.

Por fim, melhor que a cara da Paige ao perceber que seria eliminada vai ser a do Sam no próximo episódio percebendo que perdeu sua antiga mascote e tanto George quanto Ben ainda continuam ali.

Episodio 10x10 - Nota 9.5 2023-02-19 11:43:33

ÉPICO. A play mais safe da história de Survivor conseguiu ser estragada pelo participante mais estúpido.

É necessário falar uma coisa que a edição esconde: Jordie tem um péssimo social. Temporada passada ele também não conseguia unir as pessoas que estavam no bottom, que sempre votavam contra ele. Nessa a tentativa de recrutar Nina e Hailey foi pura intimidação. Dava para ver na hora que elas não estavam nem um pouco a fim de mirar nos meat tray. Ainda assim e com um monte de sussurros acontecendo no tribal ele ainda não percebeu que estavam fazendo ele e Liz de otários e saiu com o idol no bolso.

Nesses momentos, George cresce como jogador. Ele também é visto como um alvo, alguém que não se dá para confiar, mas sempre consegue engajar outros players nos moves dele. Sim, a produção deu uma boa ajudada para ele em Brains vs Brawns. Porém, é só comparar com o fracasso que é Jordie - e os demais "agentes do caos" que passaram pelo programa - para perceber que socialmente George é um jogador muito bom e por isso se dá bem.

OBS1: Coitada da Shonee quando perceber que gastou um idol para proteger uma mula. Jordie era para ser a cota diversidade das Spice Girls, mas claramente não tem cacife para participar do grupo.

OBS2: Hailey garantindo que não vai ter mijo da produção para ela, fazendo algo que o programa odeia - jogando seguro em um grupo enorme. Eu tenho certeza que queriam refazer a final de Brains vs Brawns nessa temporada e, da mesma forma, vão mudar o curso para ser Shonee vs George. Hailey tem menos confessionais que Shaun o que não faz sentido para a "campeã retornante que vem sobrevivendo apesar do alvo". Ou ele vai ser o ganhador ou a participação dela vai ser fraca. No momento, estou pendendo mais para a segunda opção.

OBS3: Ansioso para ver o desenrolar do plot "idol do Simon", ainda mais com George fazendo os Heroes de reféns. Prevejo mais um conselho épico pela frente.

Episodio 10x11 - Nota 8.5 2023-02-20 08:50:14

A sequência de eventos desse episódio foi um primor: Flick e Matt fazendo aquele sinal para Steve achando que ele ia flipar por conta disso - George praticando terrorismo contra os Heroes ameaçando os reféns - George e Shonee entregando o challenge e ainda parando no meio para trocar informações com Liz - Flick com um "idol" no bolso não o mostra para a única pessoa que sabe que aquilo não era um idol de verdade - Ben é eliminado acabando com as chances de limpar a barra de Simon no próximo episódio.

A única coisa que decepcionou aqui foi a edição. Nunca que George ia ser eliminado em um episódio de 50 minutos e o alvo ainda era o Gerry. Sem falar que Stevie não tem motivos nenhum para flipar de uma aliança de 5 para uma de 9 em que a maior conexão que ele tem se recusou a salvar ele quando estava ameaçado. George mostrando que terrorismo psicológico é entretenimento e ainda funciona em Survivor.

Bom ver mais do plano da Nina, que vinha bem apagada até então. Dá para ver que há fraturas na tribo dos Heroes e que Jordie e Liz erraram mais ainda tentando recrutar duas pessoas que nem estavam trabalhando juntas. Se fosse Nina e o avulso que nem confessional tem, poderia ter dado certo.

Episodio 10x13 - Nota 8.5 2023-02-26 10:49:30

E eu achava que a auto-eliminação do Jordie seria o maior ato de burrice desse elenco.

Qual parte da Flick ter tentando DUAS vezes eliminar alguém das Spice Girls eles não perceberam? Óbvio que agora que ela não tinha números ela ia prometer lealdade, mas, quando achava que tinha, até um idol ela tentou usar. Isso de Liz e Shonee tentarem manter mais mulheres seria uma ideia boa se no conselho anterior o alvo não fosse Hailey. Indo pra merge quem garante que todas elas vão trabalhar juntas e mirar nos alpha males quando o jogo vem apontando o oposto?

Eu não faço ideia do que Matt prometeu para o George para ele achar que essa criatura não tem Meat Tray escrito na testa. Manter os DOIS no jogo, então, é um move desnecessariamente arriscado visto que pode ser apenas por dois votos - Hailey e Simon - e depois o Heroes Strong podem se juntar em uma aliança de 6x4.

Talvez houvesse desconfiança em relação a Stevie com Simon, mas, se era para flipar, este teve oportunidade e não o fez. É uma grande burrice diminuir a aliança minoritária na esperança que alguém da majoritária cumpra promessas vazias e foi exatamente isso que custou o prêmio para Shonee na segunda vez - e, pelo visto, ela não aprendeu nada.

Episodio 10x14 - Nota 9 2023-02-27 11:14:04

George pode até não ganhar a temporada, mas ele é o nome de Australian Survivor. Virou TRÊS votos de uma aliança de 8. Nenhum por sinal estava trabalhando junto ou tinha confiança estabelecida um com o outro. Jordie com dois idols não conseguiu mudar 2 míseros votos. O mais impressionante é que tanto Hailey quanto Matt foram relações de confiança que ele construiu antes desse episódio, lendo o jogo e principalmente os adversários. Mesmo Simon, que não tinha motivo nenhum para votar com os Villains depois das constantes humilhações (que ele próprio se sujeitou), flipou

Para coroar tudo, George ainda provou que estava certo e que Matt valia mais como aliado que Flick. Por sinal, alguém, fora Liz e Shonee, ficou surpreso que ela deu para trás na promessa de aliança e ainda tentou eliminar as duas trouxas que acreditaram nela? Que venha a vingança de Shonee.

Episodio 10x16 - Nota 9.5 2023-03-05 09:54:44

INACREDITÁVEL. Na mesma temporada temporada, uma aliança de dois com dois idols levou blindside e uma aliança de três com dois idols jogou os dois errados. Definitivamente, a mensagem é: não juntem dois idols que vai ser inútil.

Mas vou defender a burrice dos três perdedores, porque Hailey não tinha motivo nenhum para flipar na visão deles. Nina e Sam a queriam eliminada. Além disso, ela não só é a única pessoa que pode bater George na final como já o fez antes - inclusive foi por decisão dela que ele chegou na final. Achei a ideia dela de contar o alvo e se manter na maioria genial, mas as chances de isso virar contra ela eram gigantes. George é o maior responsável por ela não ser alvo agora, se os Heroes a dedurassem para o restante da aliança dos vigilantes ela não teria escolha a não ser flipar para um grupo que a eliminaria na primeira oportunidade que tivessem.

O que Hailey deveria ter feito - e imagino que fará em algum momento - é mirar nos aliados do George, tirando poder dele e o tornando dependente dela para sobreviver no jogo. Ela conseguiu vencer na primeira vez pois soube vender pro júri a ideia que George foi arrastado até a final pelo desempenho dela, especialmente nos challenges. Ainda que a situação seja mais difícil aqui com um júri que gosta mais dele, ainda acho um jogo mais seguro do que tentar eliminá-lo e se tornar o alvo número 1. Lembrando que a temporada está basicamente dividida em duplas. Liz e Shonee, Gerry e Matt, Sam e Nina, Shaun e Simon. Como George falou aqui sobre Hailey, um é a melhor chance do outro.

OBS: é necessário dar o crédito onde ele merece. Simon é o jogador mais aleatório que já passou pelo programa. O cérebro dele funciona numa lógica que desafia a inteligência. Qual o sentido de pular de barco se as criaturas nem tinham certeza em quem seria votado para usar o idol? Não duvido que foi ele que convenceu os três que Nina e Shaun eram realmente os alvos e Hailey estava mentindo. Enfim, é uma mula, mas é a melhor mula que já passou por esse reality. Essa temporada não seria a mesma sem ele e, se for F3, eu espero que ele esteja lá pois ele defendendo o seu jogo por júri é um evento que a humanidade precisa testemunhar.

Episodio 10x18 - Nota 8.5 2023-03-07 09:43:18

Se algum dia falei mal da Hailey, eu não me lembro. O terror dessa temporada era a edição do Shaun. Muita falação para um jogador que nos melhores momentos era invisível e nos piores terrível. Quantos confessionais essa criatura recebeu para falar do idol dele e no fim ainda jogou errado? Eu tenho uma teoria que ele ainda pior do que a edição mostrou, porque não tem como alguém daquele tamanho chegar na merge sem alvo nenhum. Ou é um jogo excepcional ou ninguém o levava a sério como ameaça. Levando em conta que no episódio com o twist do motim, Nina falou que a aliança dela era Sam e David eu tenho a impressão que ele estava no bottom da aliança majoritária.

Agora focando em quem continuou no jogo, muito se fala de como o George se expõe, mas Hailey não está fazendo o jogo sutil que ela acha que está. Nina já tem 3 informações que pode acabar com o jogo dela - o voto em Sam, os 60 mil e o voto em Shaun. Ela praticamente entregou de bandeja para alguém que não está aliada a ela informações que podem ser usadas contra ela. George se expôs demais eliminando Shonee, mas uma coisa ele dominou no jogo. Todos que poderiam se unir contra ele não possuem confiança o suficiente para fazer isso. Nina não confia em Hailey. Liz não confia em Simon. Este tentou dar um blindside em Matt, que é um plano bem razoável, e ninguém comprou. Nina ainda diz que sempre que jogou com ele deu tudo errado. Pior, os quatro confiam em George o suficiente para continuar jogando com ele.

Episodio 10x19 - Nota 9 2023-03-12 09:49:40

Quem diria que se você passar informações para uma pessoa que não confia em você, ela iria usar isso a favor dela? Uau. Quem diria que alguém iria ficar ofendido por ser acusado de uma coisa que não fez enquanto o culpado se finge de desentendido? Muitas surpresas nesse episódio.

Falando sério, isso aqui foi editado para humilhar Hailey. A todo momento, George estava na frente dela e ditando o que tinha que ser feito e ela caiu em absolutamente tudo. Pior, ela teve um plano de salvar Simon e nem usou isso para NADA. Ela nem sequer confiou em votar com ele contra George.

Mas apesar da previsibilidade absurda no episódio, o elenco segue entregando uma temporada excelente. Nina encarnou a mãe aqui e já arranjou uma aliança para levá-la na final. Simon jogando o arroz fora, como se isso fizesse diferença, foi dos melhores momentos do programa - eu quero muito ele na final clamando esse move. Liz ajudando Matt no challenge. Gerry sendo sincero no tribal council e dizendo que ninguém ofereceu nenhum plano interessante para ele, quando Simon tinha dito para eliminar George. Simon mais uma vez surpreso com os resultados dos votos - e ele ia ficar surpreso de qualquer jeito se o plano fosse eliminar Nina. Enfim, obrigado Australia para mostrar como se faz uma boa temporada de Survivor - alguém percebeu a quantidade de vantagens distribuídas aqui?

Episodio 10x20 - Nota 8.5 2023-03-13 10:16:19

Era óbvio que pelo menos mais uma não-eliminação aconteceria e acredito que escolheram o momento certo e o twist certo para sacudir o jogo. Vai funcionar? Eu acho que não. Gerry recebeu só o voto de Nina, logo, é extremamente fácil para George e Liz reverter essa situação, mesmo sem contato com ele. Para todos os fins, os dois haviam escolhido eliminar Nina, o que demonstra cometimento com a aliança com Gerry e Matt. Este último parecia com sede para um big move mas claramente não confia nem em Simon, nem em Nina. Portanto, parece que vai haver uma situação 4x2.

E em mais um episódio, os planos de Simon são completamente frustrados. Ele ia conseguir eliminar Nina com um 3x2x1 que ia contar lindamente para o currículo dele, mesmo sem intenção de fazer isso. Mas os sensores de aranha do George falaram mais alto e antecipou qualquer contra-estratégia. Se Nina fosse eliminada, ainda contaria mais para ele do que Simon. Detalhe para ele falando no tribal que Simon nem seria o alvo nas vezes que estava imune. Importantíssimo reduzir o jogo do rival para caso chegarem na final e questionarem porque George não o eliminou ele possa responder um "porque eu não quis".

Episodio 10x21 - Nota 8.5 2023-03-19 09:01:35

Primeiro, que isolamento é esse que literalmente todo mundo pode ir lá bater um papo com os isolados? Segundo, previsível que não daria em nada o twist, porque o argumento da Nina era bem frágil. Se foi ela que levou o blindside e ela foi a única que votou em Gerry, como convencer ele que George estava armando contra ele? Terceiro, eu tenho a impressão que quem acabou ferrando com o plano de eliminar George na verdade foi Simon. Acredito que Nina não confiou que ele não votaria nela para se salvar e apostou no mais seguro: votar nele. Quarto, os culhões do George em chegar para todo mundo naquele acampamento e dizer "o plano é esse" é admirável. Quinto, esse discurso do Gerry dizendo como George é um mentor para ele é FTC material. Eu ficarei muito surpreso se George não vencer depois disso.

Por fim, a eliminação do jogador mais icônico e memorável da temporada. Ele foi responsável por momentos como:

1) A eliminação de Fraser - só aconteceu pois ele estava imune.

2) A eliminação de Jordie com um idol no bolso.

3) Flick passando vergonha com o idol falso.

4) A eliminação daquele Hero aleatório no início da merge.

5) Nina e Shaun usando os idols errado - eu tenho certeza que foi ele que disse o plano para os dois.

6) A sabotagem do arroz da tribo, sendo que ele também precisava de comida e a tribo inteira podia obter coco que nem ele.

Sim, Simon, você nunca teve agência no jogo, mas não deixou de oferecer entretenimento e afetar o andamento da temporada inteira. Se houver uma edição Dumb vs Dumber, minha torcida já é sua.

Episodio 10x22 - Nota 8.5 2023-03-20 11:10:15

Para um episódio com resultado tão previsível, até que conseguiram mascarar bem a eliminação. Eu acho que Liz fez o melhor para o jogo dela, mas ela esqueceu que George ia fazer o melhor para o jogo dele. Manter Liz e Matt é garantia que, quem quer que perca o próximo challenge, vire alvo do outro, colocando George e Gerry garantidos no F3. Como ele pretende chegar no F2 depois disso ainda é um mistério, mas eu não vejo outra pessoa que pode ganhar essa temporada pela edição.

Esse episódio todo foi George refletindo aonde errou em Brains vs Brawn e como é importante valorizar as relações interpessoais - apesar que a eliminação de Cara foi o que o colocou na final, onde ele perdeu pelo desempenho dele na frente do júri. Liz tem a storyline da amizade com a Shonee, mais isso é muito fraco para sustentar uma vitória, principalmente de alguém que, quando não teve George no lado, jogou mal - vide ela levando blindside com Jordie e ameaçando usar o idol para salvar FLICK. Matt apareceu nos últimos episódios depois de ter sido invisível boa parte do jogo. Não tem storyline NENHUMA na temporada. Gerry, coitado, mais invisível ainda. Acredito que vai ser a Cara da temporada e vai ser eliminado mesmo sendo um bom nome para se levar à final.

Enfim, ou George vai despertar a Kristie interior ou subornar quem vencer o último challenge ou a final vai ser bem anticlimática. No momento estou apostando em George vs Liz pois ela tem a edição mais consistente que os outros dois e acho que não frisariam tanto a relação com Shonee (e as reações dela no júri) se isso não tivesse alguma importância para o final da temporada.

Episodio 10x23 - Nota 7.5 2023-03-26 09:29:43

Faz sentido nenhum esse episódio a essa altura do campeonato. George tem tantas chances de chegar num F3 quanto num F2: ele tem que vencer o último challenge. Talvez fizeram isso para ter certeza que Liz ou George vão estar na final e que não vai ser uma disputa entre os vácuos de carisma da temporada. Mas, sem Shonee no júri, as chances de Liz vencer são as mesmas de Gerry. Ela levou um considerável número de blindsides, inclusive aqui. Matt pode alegar que, desde que se juntou a George, só foi deixado de lado uma vez - no voto da Hailey - e que teve mais controle que ela no jogo.

Enfim, um F3 não torna as coisas mais imprevisíveis e não é garantia que o melhor jogador chegue na final. Uma pena que pelo visto mudaram de vez o formato, mas pelo menos fizeram isso depois de Brains vs Brawn. Por uma temporada, fomos poupados de ter Flick como vencedora.

Episodio 10x24 - Nota 8 2023-03-27 12:56:01

Está explicado porque a edição do Matt e Gerry foi inexistente na temporada. Conseguiram ser humilhados num FTC contra Liz, com o pior jogo dos cinco finalistas. É inegável que ela tem carisma e que as caras e bocas dela foram um entretenimento à parte, mas os dois piores moves vistos na temporada ela esteve envolvida. Ela e Jordie levaram um blindside de uma maioria de seis, sendo que os dois tinham idols, e ela ameaçou usar esse idol para salvar FLICK, que no conselho seguinte votou nela. E não tem como ela alegar que a eliminação de George foi move dela sendo que nem Cara, que apareceu como loved one dele, o levaria para final. Ela reescreveu a narrativa como se ela fosse quem estivesse em perigo ali sendo que o voto para tirar Shonee do júri já foi pensado para levar ela para final.

Mas é aquilo: se nem as criaturas que estavam concorrendo a meio milhão conseguiram se defender, eu que não vou ficar fazendo isso para eles. Matt e Gerry, até nunca mais.

Sem dúvidas foi a melhor temporada de Survivor em anos. Acho que desde que eu comecei ver o programa em dia não tinha uma tão boa. Infelizmente vou fingir que ela acabou no F7, porque depois daquilo foi ladeira abaixo. Dois episódios sem eliminação na reta final é para acabar. E tudo para chegar num F3 sem graça desses, que as criaturas nem sabiam responder o que elas fizeram sem o George mandar. Brains vs Brawn segue sendo a melhor reta final do programa, S1 a melhor final (e a melhor defesa de jogo) e Kristie e David os melhores vencedores. Ainda colocaria Hailey e Jericho na frente de Liz, que para mim é tipo a Shane - atleta que venceu porque os demais finalistas eram uns incompetentes. Tenho minhas dúvidas quanto Mark e Pia porque não gostava de nenhum deles (mas também foram para final com um bando de goat).


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

LucaSP

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries