IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Legion By Rafael Mattos





Episodio 1x1 - Nota 9 2017-02-08 08:09:37

Só o Noah Hawley pra me fazer ver uma série da Marvel.

Episodio 1x1 - Nota 9 2017-02-10 20:18:22

Então o hype era real mesmo.

Eu não sei nada sobre X-Men dos quadrinhos e mal vi os filmes também, mas quando penso nisso, penso numa grande quantidade de mutantes descobrindo seus poderes, cada um com suas diferenças e problemas. Então fiquei relativamente surpreso quando vi que o piloto reduziu isso apenas ao David e Sidney, com grande foco nesse primeiro, suas emoções e o que se passa pela sua consciência. O fato dele não conseguir distinguir o que é real e falso nos traz momentos surreais onde tentamos entender o que está acontecendo com momentos fragmentados, mas não é nada tão complexo que não dê para compreender.

E a melhor parte: é X-Men com a vibe de Fargo. Tem a mão todinha do Noah Hawley nesse episódio. Os diálogos, os ângulos diferenciados, a forma como os personagens se comportam, todos parecem tão estranhos e, ainda assim, dá para se ter uma identificação com eles.
Só fiquei meio triste com a morte prematura da Aubrey Plaza, mas parece que ela continuará aparecendo para o David, então é melhor que nada. Vai que ressuscitam ela em algum momento?

Enfim, foi um piloto bom porque funciona bem como uma história fechada no David e seu romance com a Syd, mas pela promo do segundo episódio, parece que a história irá expandir e aí sim teremos uma visão melhor de como é os mutantes nesse universo da Marvel.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2017-02-17 15:37:26

Eu acho que o pessoal que gosta de reclamar. Claro que é complexo, não podemos afirmar com certeza tudo que é real ou não é já que estamos enxergando tudo pela perspectiva do David. Mas nesse segundo episódio entendemos melhor algumas coisas e assim vai indo, cada episódio uma descoberta, aos poucos. Se as pessoas pararem pra pensar, a coisa vai ganhando forma e já dá pra entender certos aspectos da história.

Episodio 1x2 - Nota 8.5 2017-02-17 15:48:36

A gente devia é agradecer pela oportunidade de vermos algo relacionado à super heróis e que tenha uma execução diferente das fórmulas que estamos acostumados sejam em filmes ou nas séries. Eu sei que o diferente pode incomodar, ainda mais se é confuso, mas essa é a intenção. Vemos tudo pela perspectiva do David e ele mesmo sabe que sua memória está toda fragmentada, só agora reconhecendo que tem um poder, ainda tentando controlar as vozes e se focar apenas em uma... E isso é muito legal, a série tirar um tempo para mergulhar nas memórias do protagonista e nós participarmos de uma viagem tentando entender as relações, as timelines, os pequenos detalhes... Isso é foda. Ainda não parei pra pesquisar os quadrinhos e as histórias dos personagens. Estou bem ansioso pra saber onde a trama vai me levar.


Episodio 1x2 - Nota 8.5 2017-02-18 00:55:17

É a visão do autor sobre o assunto. Você pode não gostar, mas a crítica em si tá amando, independente se o foco foi fazer série pra "gente culta" ou não. A verdade é que está muito no começo ainda, mas já vi alguns fãs fazendo ligações, citando referências das HQs ou dos filmes. Ela só parece ter uma vibe diferente e isso me agrada porque geralmente filmes e séries de super heróis não me atraem muito.

Episodio 1x5 - Nota 9.5 2017-03-26 19:00:09

Eu realmente não entendo muito de X-Men, entretanto, acredito que tenha sido o episódio que mais lembra que estamos vendo uma série sobre mutantes. Primeiro porque vemos os personagens agindo como um grupo, indo atrás de respostas e correndo riscos. É até engraçado já que como grupo eles são um tanto inexperientes, frágeis... Claro que eles serão frágeis tendo em vista o quanto David vem se tornando poderoso ao mesmo tempo que é uma clara ameaça.

Gosto como o episódio inicia de forma ambígua em relação ao protagonista. Não sabemos se agora ele sente-se confiante porque sabe melhor controlar seus poderes ou se é a Lenny o deixando assim como uma mudança em sua personalidade. Sinto que o anterior e esse capítulo não é o David como principal, apesar dele ser o foco da história. Os outros personagens o vêem de fora, tentando descobrir quem ele é, o que se torna um objetivo para Syd, deixando a personagem mais importante na história. Imagina você apaixonar-se por alguém sem saber se aquela pessoa é realmente ela mesma.
Também gosto muito do espaço que o David cria para os dois, um cômodo branco com tons de azul que parece trazer confiança, mas o banheiro que tem lá, todo vermelho, com o parasita dentro, avisa que nenhum espaço astral é seguro.

A atmosfera do episódio muda totalmente assim que eles chegam na D3, os soldados mortos, as câmeras mostrando um David insano e aparentemente animado com tanta matança. Ambos os lados estavam realmente errados em relação ao mutante. E quando chegamos na parte da casa, Legion não tem medo de se tornar um suspense com camadas de terror. Foi muito eficiente deixar os personagens sem voz já que aumenta mais ainda a tensão a situação. É nesse momento que percebemos como todo mundo ali é realmente frágil. Admito que temi pela vida do grupo.

Aí me vem a Aubrey Plaza com uma atuação daquelas, pqp... Eu não conseguia deixar de pensar na April de Parks quando a via, mas ela tá muito bem nessa série. No início achei que poderia ser uma das personalidades de David, porém agora ela parece ser uma representação do vilão da temporada. Aqueles olhos esbugalhados, as expressões maliciosas, aquela língua no David... Parabéns, Aubrey Plaza, que medo você me deu.

Episodio 1x7 - Nota 9.5 2017-03-28 07:59:43

Eu tenho tanta vontade de poder chegar numa série como Legion (ou Westworld ou Mr. Robot ou até mesmo Adventure Time) e poder ver as pessoas simplesmente pensando em vez de usar o "entendi vários nada". Uma série dessas que vem entregando respostas desde a aparição do Oliver no episódio quatro, o Cary falando sobre o parasita no quinto e a Lenny jogando seu plano na cara do David no sexto, me desculpem, mas só se perde quem não está prestando atenção. Algumas coisas são feitas com o intuito de ficarem ambíguas e outras sem respostas ainda, porém, a trama em si estava sendo muito bem contextualizada. Aos pouquinhos, mas estava.

Por isso fiquei até um pouco temeroso quando o episódio começa uma grande exposição, e não dá pra negar, realmente foi. Tivemos Cary com Oliver, depois a Syd reafirmando a mesma coisa e, mais pro meio do capítulo, David conversando consigo mesmo (numa gag engraçada, já que o Dan Stevens é britânico) para entender o que está acontecendo. Depois desse episódio, não faz o menor sentido o uso do "entendi vários nada".

Felizmente, Chapter 7 não esquece toda a beleza audiovisual que criou até agora e até mesmo com o didatismo da cena de David escrevendo no quadro negro acaba tornando-se dinâmico com o uso dos desenhos e fazendo ligações com os quadrinhos com o passado do protagonista. Também não podemos negar que era necessário que David avaliasse a situação já que agora tinha informações o suficiente, então a cena acaba fazendo sentido e não se torna pedante.

Agora, posso estar exagerando, mas toda a sequência com o remix de Bolero de Maurice Ravel é um dos momentos mais fantásticos que eu já vi numa série de TV. É um clímax poderoso, criativo, ousado, brincando novamente com a incapacidade dos personagens de falarem - ou de falarem como num filme mudo -, é uma junção de tantos elementos, uma salada tão boa de se provar. A música se encaixa perfeitamente enquanto Oliver protege nosso casal (com a palavra 'shield' aparecendo em volta deles); Dan Stevens loucaço tentando libertar-se do plano astral; e Aubrey fucking Plaza insanamente insana tocando o terror no hospício com uma vestimenta dark e criando uma das mortes mais sinistras que já vi em tela... Como não gostar de uma série dessas, bicho?

Enfim, não tenho mais elogios para Legion, para os atores, os roteiristas, todo o cuidado desde o som (a trilha sonora tanto criada pra série como as músicas adicionais são do caralho) como a imagem, a distribuição das cores, os aspectos narrativos e desenvolvimento de personagens. Até quando é didática, ela ainda é fascinante e segura de toda a sua bizarrice.
Depois de um episódio desses, nem vou esperar muito da season finale pra não ficar decepcionado caso não alcance o nível desse aqui.

Episodio 1x8 - Nota 9 2017-03-29 05:02:34

É interessante esses oito episódios porque não deu tempo da trama ficar cansativa e você percebe que com menos episódios, a equipe inteira teve mais tempo pra trabalhar neles e deixá-los mais polidos. Todo episódio meio que único um do outro, revela algo diferente, introduz algum conceito novo (ou uma pira nova). É aquele negócio meio clichê de "menos é mais" e que dá certo.
Mas com tanta qualidade que a série mostrou até agora, esperar um ano vai ser tenso mesmo (isso se o Noah não fazer como fez na terceira de Fargo e Legion agora só em 2019 :V).

Episodio 1x8 - Nota 9 2017-03-31 01:36:50

Se bem que o Shadow King escapando com o Oliver já é um bom cliffhanger, né? Essa cena pós-créditos foi mais um WTF do que qualquer coisa. Husahusahsuah!

Episodio 1x8 - Nota 9 2017-03-31 01:38:06

E os caras ainda tem American Crime Story e Atlanta. Tá foda.

Episodio 1x8 - Nota 9 2017-03-31 01:40:26

Ele se descuidou ali, pensou que era algo do Cary. Por isso a cena foi tão engraçada, pelo menos pra mim.

Episodio 1x8 - Nota 9 2017-04-01 01:32:15

Legion fez o que muita série anda fazendo ultimamente: deixa o clímax pro penúltimo episódio e o último arruma a casa para o que vai vir na próxima temporada. Dessa forma, esse oitavo capítulo não é tão bom como os três que vieram antes, talvez porque aborda uma narrativa mais focada agora que toda a trama já foi revelada.

Mas ainda tem momentos interessantes, como o David se importando em parar com a guerra, querendo fazer parte de algo que não tem ele no centro. É meio inocente pensar que conversar com o Clark resolveria algo, porém faz sentido pro personagem se focar em alguma coisa diferente. E Clark parece que será uma peça importante nisso tudo, talvez uma ponte entre os mutantes e a Divisão 3. Com o retorno do personagem, vem discussões que eu imaginava ver desde o primeiro episódio se Legion fosse uma série mais padrão de super-heróis, com o debate de que os mutantes são deuses e como eles podem iniciar uma nova era em que humanos normais não terão vez. Vamos ver como uma série tão focada em personagens pode explorar esse tema de forma mais ampla futuramente.

A trama do Shadow King "finalizou" do jeito que eu imaginava, tirando o parasita da cabeça de David, mas continuando vivo na mente de outra pessoa e nada mais normal que ser a de Oliver que sempre pareceu ser um personagem que não ficaria muito tempo com os mutantes, para o desespero da Melodie. Não dá pra reclamar do Noah Hawley querer manter a Aubrey Plaza na série depois da atuação fodástica que teve e serve como um cliffhanger decente pra fechar a temporada.
E o que dizer daquele outro cliffhanger totalmente WTF do David sendo capturado? Dei uma risada com a comicidade da cena.

Enfim, foi um final mais padrão, sem muitas viagens e que deixa bastante coisa em aberto. Por sorte a série foi renovada mesmo com a baixa audiência mostrando que o FX tem muita confiança no Noah continuar fazendo o que ele faz. Depois dessa ótima temporada, estou mais empolgado com Fargo.

Episodio 2x4 - Nota 9 2018-04-29 03:27:36

Quatro episódios depois, Legion não virou super character driven, ainda há os momentos WTF e a pretensão visual que a série ficou conhecida na primeira temporada continua intacta. Porém, percebo uma preocupação maior em caracterizar seus personagens e fazer o público entender melhor seus anseios e quem eles são. Cary e Kerry são mais presentes e a dinâmica dos dois é mais trabalhada; o episódio passado mergulhou na mente de Ptonomy e Melanie, apesar de não entregar nada novo; e até Farouk teve sua motivação e rancor pelo Xavier explanado. Então mais que normal termos um inteiro dedicado a mente de Syd.

Puxando fortes influências em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças num loop que me lembrou Feitiço do Tempo se ocorresse dentro da mente de alguém, Chapter 12 exibe como o poder pode ficar no caminho de uma vida normal e como isso molda o comportamento de Syd. Gosto muito como David tenta simplificar das formas mais clichês e óbvias a vida dela e como ele erra toda vez, tendo que voltar pro início das memórias selecionadas. Claro que Syd sente falta do toque, claro que ela sabe que fez coisas ruins, entretanto, não é o que a resume.

A vida é uma guerra e Syd sente que cresceu mais forte por isso. Ela sabe que tem algo bom com David, mas não idealiza. Gosto muito quando ela diz que o amor não salva, mas é algo que eles precisam salvar. É um pensamento mais pé no chão, possivelmente o momento mais realista da série toda. Não sei o quanto o David parece entender a mensagem, já que ele está feliz o suficiente apenas por estar do lado dela "vivendo" um "conto de fadas", mas acredito que essa lição será importante mais pra frente.

É um dos episódios mais legais de Legion, tanto pela estrutura que se repete e encontra novas formas de explorar o looping como por dar mais profundidade pra Syd e sua história de vida. E adoro como o episódio meio que reconhece que foi um "filler", deixando a abertura apenas pro final. Lenny está de volta e agora podemos voltar pra seja lá o que estiver acontecendo em Legion.

Episodio 2x5 - Nota 8.5 2018-05-07 03:07:39

A Amy não apareceu e nem foi citada em nenhum momento desta temporada e é até estranho que David tenha voltado após um ano e simplesmente não se preocupe em saber onde está a irmã. Aí ela aparece apenas pra morrer por causa do twist no final do episódio. E sim, é uma boa explicação do porque David resolveria enfrentar Farouk e ir contra o pedido da Syd do futuro e tô curioso pra saber porque o King fez isso (provavelmente porque quer batalhar mentalmente com David), porém, como a Amy foi negligenciada pela temporada até agora, serviu apenas como um recurso pra isso e aí não há nenhum impacto pela perda porque foi repentino demais (Claro que isso é subjetivo, apenas dando minha opinião). E é uma pena porque o Dan Stevens se entregou muito bem na última cena.

De qualquer forma, o episódio ainda tem o que gostamos de Legion. A cinematografia continua linda e surreal, Aubrey Plaza dando um banho como sempre e curti ver mais da dinâmica do Farouk com Oliver.

Só acho que está na hora de Legion fazer mais. Não está ruim, mas também não está empolgante como o primeiro ano. Já foram cinco episódios e a trama continua na mesma praticamente, com a busca do corpo de Farouk. Este Chapter 13 apenas ficou alimentando um mistério pro plot twist no final. Talvez esse seja o mal de ganhar três episódios a mais do que os oito de antes.
Porém, eu gosto de Legion e vou dar um voto de confiança pro Noah Hawley e sua equipe pros próximos episódios. Espero ser surpreendido.


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Rafael Mattos

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries