IMPORTANTE: O Banco de Séries não serve para assistir séries! Somos uma rede social onde os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio. Somos totalmente contra a pirataria e não disponibilizamos conteúdo que fere direitos autorais.

Merlí By Matheus Ribeiro





Episodio 1x13 - Nota 10 2020-03-31 21:27:04

Diante do fim dessa primeira temporada, só me resta um arrependimento nesta vida, o de não ter assistido essa série o quanto antes. Merlí mostra que todo professor é um herói, para aqueles que não submetem a serem medíocres em suas profissões. Irreverente, transformou-se pouco, porém transformou muito alunos e família e sobretudo, o instituto.

A essência da série está no fato da filosofia explicar grandes acontecimentos do ser humano. Todos os personagens têm defeitos e lados bons (até mesmo o Merlí, Eugeni), mas não podemos vê-los através de olhos normatizados apenas por adjetivos, mas na essência do ser humano em qualquer que seja a filosofia (de vida) que você siga. Aliás, que aulas contextualizadas. Valem mais que muito ensino médio.

Não me assusta que Merlí tenha sofrido tanto ceticismo e até mesmo em um lugar que deveria preconizar a reflexão como o instituto. Lógico, já que "árvores que dão frutos, sempre levam pedradas" e como uma espécie de apêndice no sistema, que insiste em fazer alunos que produzam, mas não pensem, Merlí sofreu quase sua demissão compulsória. Quase uma conexão com o professor do filme Sociedade dos Poetas Mortos, já que, independente de ser no filme, na série, ou até mesmo na realidade, o que mais se teme é o que Paulo Freie já falava: autonomia.

Por fim, Merlí, é o que todo professor deve ser. Ser professor, ter um identidade de um, e ser mais prático que epistemológico, ou seja, isso não é o que filosofia nos quer?

Episodio 2x10 - Nota 8.5 2020-04-03 20:25:40

Verdade! Na realidade, Merlí e Coralina são iguais em alguns aspectos. Aliás, a série sempre aborda a questão de nós lidarmos com nossos fracassos sem transpô-los aos outros. No entanto, Coralina é mais fracassada, já que mesmo a situação na sua frente, como foi a conversa com Bruno, e mesmo ela sabendo que Bruno teve uma relação complicada, ela insiste e não faz nada para reparar seu erro, pois no fundo ela quer que os outros sofram como ela. Não vejo isso em Merlí, muito embora tenha muito que aprender. Todas as intervenções dele resultaram em reflexões nas pessoas e não em rememorações de traumas, há que se pontuar isso também. E também pode ser que exista machismo, mas Merlí sempre implicou com Toni também e este sempre quis tirar Merlí do instituto, e a Coralina o que faz? Destrói-o, pq gosta de vê-lo sofrendo.

Episodio 2x10 - Nota 8.5 2020-04-03 20:30:03

A gente se surpreende com Joan, mas ele sempre foi surtado. A diferença é que a surtada na primeira temporada a gente "concorda", já que realmente os pais estavam errados. Agora, ele está surtado e errado e o pior é que não quer conversar com ninguém sobre isso.

Episodio 2x12 - Nota 10 2020-04-04 09:45:44

Vocês falando e o Pol, e a Tania? E eu só pensando no coitado do Merlí

Episodio 2x13 - Nota 9 2020-04-04 18:03:34

Uma pena não terem desenvolvido a parte da família de Coralina. E gente uma coisa. Quando vão conscientizar esses alunos sobre cigarros? kkkkkkkkk

Episodio 3x2 - Nota 8.5 2020-04-05 10:44:03

Eu sinceramente não vejo como chato esse plot de Merlí com a professora de História, Silvana. Pode ser até irritante, mas super relevante. O que os escritores estão tentando nos mostrar é justamente a dicotomia do "novo" jeito de ensinar com o "tradicional" jeito de ensinar e se é que realmente há um "novo" ou até mesmo "tradicional". Silvana utiliza o celular em sala, mas acabou na verdade fazendo, como diz Merlí, que os alunos aprendessem ou vencessem o jogo? Merlí utiliza do seu método tradicional e será que todos realmente entendem o assunto dessa forma? Não há certo ou errado, mas tem que existir reflexão após aplicações.

Além disso, há outro problema aí também. A dificuldade em se trabalhar de forma interdisciplinar. De toda forma, Merlí é bem mais orgulhoso que Silvana e isso gera de fato a inveja. Ela pelo contrário, se molda, pensa, reflete em suas ações, Merlí é muito fechado pedagogicamente. Há que se ter Freud nas salas dos professores urgentemente para lidarmos com nossos egos.

O problema é que quando se critica a escola, não necessariamente se quer o fim dela. Pelo contrário, é para que situações como ocorreram com Pau não resulte colocando-o como um elemento que não faz parte do sistema e acabando criando uma desmotivação para a pessoa. Merlí entendeu isso e passou uma atividade diferente, mas com o mesmo objetivo pedagógico. A solução reside na faculdade de rememorar.

Episodio 3x5 - Nota 8.5 2020-04-05 18:45:35

Impressionado que Pol e Tània são iguais, por isso se chocam. Ambos gostam de Bruno, têm dificuldades em expressar seus sentimentos (muito embora sejam sentimentais) e têm uma capacidade enorme de pontuar a falha do outro na mesma proporção. Acho forçado o casal, mas né

Episodio 3x14 - Nota 10 2020-04-07 19:02:16

"Creio que vocês aprenderam que o objetivo da filosofia é combater a tolice, e a não se conformarem com uma existência inumana e superficial. Estou muito orgulhoso. Meus parabéns. Vocês são pessoas críticas. E o mais importante, a filosofia os deixou excitados".

OBRIGADO MERLÍ! ESTOU CHORANDO!!11!!11!


Obs:Precisa de mais de 5 comentarios para aparecer o icone de livro no seu perfil. Colaboradores tem infinitos icones de livrinhos, nao colaboradores tem 5 icones de livrinho do perfil

Matheus Ribeiro

Copyright© 2023 Banco de Séries - Todos os direitos reservados
Índice de Séries A-Z | Contatos: | DMCA | Privacy Policy
Pedidos de Novas Séries